Jump to content
  • 0

Bova11


Károly Hunkár

Pergunta

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 minutes ago, Károly Hunkár disse:

Já terminei as aulas, fiz sim o piar deu equilibrado. 

@Károly Hunkár o BOVA11 é um ETF do Índice Bovespa, portanto não paga dividendos. Por exemplo, para mim que tenho 55 anos, que tenho como objetivo em até 10 anos ter de renda passiva o suficiente para pagar as despesas mensais. A ideia não é parar de trabalhar, mas tirar a pressão de precisar trabalhar. Investir em ETFs não faz tanto sentido ter um ativo que não vai me pagar dividendos. Claro que posso ter ETF em carteira, mas faria sentido ter uma posição pequena. Mas isto é para mim, não é uma recomendação de compra ou de não compra. 

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Vc deve ter visto que BOVA11 é um fundo de indice que replica o IBOVESPA.  Ou seja, ele vai acompanhar a variação do IBOVESPA, que vc tb deve ter visto que não é um índice mutio bom, ou representativo, porque alguns ativos têm um peso muito grande.   

Mas representaria investir passivamente no ibovespa, sem decidir quais seriam as melhores ações ou empresas para a sua estratégia de investimento.  Se a estratégia for essa mesmo, investir passivamente na bolsa brasileira, então compra-se BOVA11.  Se vc considera que aprendeu a escolher as empresar e seus ativos e que quer vc mesmo decidir de que empresas quer ser sócio, aí vc faz o processo de avaliar cada empresa e compra as ações que vc quer.

Vai ter gente que vai dizer que não vale, pq o índice é ruim e dá ter melhores rendimentos escolhendo suas empresas/ações.  Tem gente que vai dizer que dá muito trabalho avaliar, ou que é muito difícil, e vai preferir investir no índice, passivamente.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Károly Hunkár o BOVA11 é um ETF do Índice Bovespa, portanto não paga dividendos. Por exemplo, para mim que tenho 55 anos, que tenho como objetivo em até 10 anos ter de renda passiva o suficiente para pagar as despesas mensais. A ideia não é parar de trabalhar, mas tirar a pressão de precisar trabalhar. Investir em ETFs não faz tanto sentido ter um ativo que não vai me pagar dividendos. Claro que posso ter ETF em carteira, mas faria sentido ter uma posição pequena. Mas isto é para mim, não é uma recomendação de compra ou de não compra. 

Entendi. Interessante o seu pensamento sim. Talvez num outro cenário poderia ser uma ideia. Valeu 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
25 minutes ago, Károly Hunkár disse:

Bova11 Vale a pena comprar ? 

Boa tarde, Károly!

Apenas dando meus centavinhos de contribuição no tópico.

Eu vejo esse ETF dependendo um pouco do cenário que a pessoa está. Se ela quer um ativo que não necessita de análise árdua como uma ação de uma empresa e tem um espaço para um ativo com certa volatilidade, beleza ter essa exposição nessa classe de ativo.

Caso o objetivo seja menor volatilidade, ser mais atrativo um tipo de investimento que pague dividendo, eu já acho ele tão legal assim.

 

Eu particularmente prefiro ter empresas na carteira e mantê-las via buy and hold do que seguir um índice que pode sofrer certas alterações pois, como ele é uma carteira teórica e possui algumas representatividades "duvidosas" (algumas empresas que compõem o indice aparecem no mesmo duas vezes pois é composto tanto pelos papéis ON como os PN), eu prefiro gerir meu próprio portifólio do que seguir um portifólio com diferentes critérios dos meus.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
59 minutes ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Não gosto de Bova11 porque ele replica o Ibovespa, que não é um bom índice. Prefiro escolher meus próprios ativos. Se fosse seguir um índice no Brasil, seria o IDIV.

 

2 horas atrás, Károly Hunkár disse:

Bova11 Vale a pena comprar ? 

Seria o DIVO11

https://investidor10.com.br/etfs/divo11

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 17/10/2023 at 19:04, Flavio Prado disse:

Interessante que, nos últimos 5 anos, o DIVO11 seguiu fidedignamente o IDIV, enquanto o IDIV rendeu mais que o dobro do IBOV, ainda que seguindo forte correlação com as oscilações ao longo desse período.

Vi que o fundo usa os dividendos para aumentar o patrimônio, de forma a repassar aos cotistas os dividendos, na forma de valorização das cotas.

- Dá para concluir daí que o pagamento de dividendos também teria forte correlação com a variação do IBOV, e que o IDIV descolaria do IBOV nos momentos de alta da bolsa brasileira?

- Ou descolaria na baixa da bolsa, onde o pagamento de dividendos representa o negócio em si e não o valor de mercado?

Eu tb tenho mais idade e planos para a aposentadoria em 10 a 15 anos, de forma a buscar uma carteira de dividendos, mas para quem busca aumento de patrimônio e não quer fazer stock picking,  seria o DIVO11 uma boa estratégia?

Editado por Andre Gomes
ampliar a pergunta
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...