Jump to content
  • 0

Dúvida sobre o real rendimento das FIIs


Bruno Lopes

Pergunta

Fala pessoal tudo bem?

Recentemente acabei de concluir as aulas sobre os FIIs e mesmo assistindo mais de uma vez fiquei com algumas dúvidas que apenas o vídeo não me respondeu.

Vou usar como exemplo a KNRI11 que nesse momento esta por R$ 158,86 e seu último dividendo foi de R$ 1,00 por mes.

Fazendo uma conta rápida aqui, sei que 10% do valor investido no fundo (isso no período de um ano) é igual a R$ 15,88 e o mesmo período de dividendos vão se totalizar em R$ 12,00.  Logo não seria mais vantajoso eu ter esse valor investido em renda fixa que me traz uma segurança maior e menos volatilidade?

 

Sei que tem alguns parâmetros que não estou considerando aqui como o fato de não pagar IR sobre os dividendos e se não me engano já esta acompanhando a inflação, mas não consegui colocar esses parâmetros em cálculos pra entender qual seria os ganhos reais com esse fundo por exemplo.

 

Ps1: Esse fundo é só para exemplificar, não quer dizer que estou investindo nele.

Ps2: No fundo sei que as FIIs vão tem maior lucratividade para compensar a volatilidade, mas estou com dificuldade de ver isso nos calculos

Ps3: Peguei esses número daqui https://www.fundsexplorer.com.br/funds/knri11

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
31 minutes ago, Bruno Lopes disse:

Fala pessoal tudo bem?

Recentemente acabei de concluir as aulas sobre os FIIs e mesmo assistindo mais de uma vez fiquei com algumas dúvidas que apenas o vídeo não me respondeu.

Vou usar como exemplo a KNRI11 que nesse momento esta por R$ 158,86 e seu último dividendo foi de R$ 1,00 por mes.

Fazendo uma conta rápida aqui, sei que 10% do valor investido no fundo (isso no período de um ano) é igual a R$ 15,88 e o mesmo período de dividendos vão se totalizar em R$ 12,00.  Logo não seria mais vantajoso eu ter esse valor investido em renda fixa que me traz uma segurança maior e menos volatilidade?

 

Sei que tem alguns parâmetros que não estou considerando aqui como o fato de não pagar IR sobre os dividendos e se não me engano já esta acompanhando a inflação, mas não consegui colocar esses parâmetros em cálculos pra entender qual seria os ganhos reais com esse fundo por exemplo.

 

Ps1: Esse fundo é só para exemplificar, não quer dizer que estou investindo nele.

Ps2: No fundo sei que as FIIs vão tem maior lucratividade para compensar a volatilidade, mas estou com dificuldade de ver isso nos calculos

 

Se vc esta com o objetivo de crescimento de patrimônio, deveria se expor menos as FIIs, pois elas são para outro objetivo.

Precisa continuar com as aulas, para apos aprender sobre os tipos de ativos, saber como diversificar de acordo com o seu objetivo.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
33 minutes ago, Bruno Lopes disse:

Ps2: No fundo sei que as FIIs vão tem maior lucratividade para compensar a volatilidade, mas estou com dificuldade de ver isso nos calculos

FIIs não tem maior lucratividade, eles sempre vão render menos que acoes (no longo prazo)

Se não fosse assim, as empresas não poderiam gerar lucro suficiente para pagar o aluguel

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Bruno Lopes Como você mesmo já respondeu, FIIs, principalmente de tijolo, acompanham a inflação no longo prazo além do pagamento de proventos, geralmente mensal, isento de IR.

E como todo produto de renda variável existe bons e maus momentos de compra, se você comprar quando o mercado estiver eufórico, pagando um ágio, pode ser sim que não seja a melhor escolha comparado com renda fixa, já que você vai ter uma rentabilidade melhor, mas agora se você aproveitar de mercados de baixa, comprar bons FIIs a bons preços, seus FIIs iram perfomar bem sim.

 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Valeu pelas respostas pessoal!

Sim claro entendo que as FIIs vão performer menos que ações, e talvez eu tenha tentado dar muitos detalhes e deixei minha pergunta muito ampla, vou tentar resumir aqui.

Porque devo considerar FIIs como parte dos meus investimentos sendo que a maioria dos investimentos de renda fixa já traz essa mesma rentabilidade ou maior?

Porque vou colocar meu dinheiro em algo que em teoria esta me gerando mais risco sem um premio proporcional?

Fazendo os cálculos da pergunta inicial (que tenho certeza que estão erradas) as FIIs me soam como um mal investimento, sendo que qualquer renda fixa ja me garante isso ou mais.

Editado por Bruno Lopes
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 minutes ago, Bruno Lopes disse:

Valeu pelas respostas pessoal!

Sim claro entendo que as FIIs vão performer menos que ações, e talvez eu tenha tentado dar muitos detalhes e deixei minha pergunta muito ampla, vou tentar resumir aqui.

Porque devo considerar FIIs como parte dos meus investimentos sendo que a maioria dos investimentos de renda fixa já traz essa mesma rentabilidade ou maior?

Porque vou colocar meu dinheiro em algo que em teoria esta me gerando mais risco sem um premio proporcional?

Fazendo os cálculos da pergunta inicial (que tenho certeza que estão erradas) as FIIs me soam como um mal investimento, sendo que qualquer renda fixa ja me garante isso ou mais.

Boa tarde, Bruno!

Não vejo o FII como um mal investimento. Ele só pode não ser adequado a sua estratégia e ao seu momento como dito pelo @Ricardo.

FII ajuda na diversificação (FIIs de papel podem investir em CRIs de forma mais tranquila do que o próprio investidor investir nesses títulos s.cobertira do FGC), é essencial para aqueles que já irão viver de renda e irão utilizar rendimentos mensais, ajuda com uma certa estabilidade na carteira (FIIs de tijolos tendem a ser menos voláteis então a volatilidade da carteira diminui um pouco).

 

Novamente, depende da estratégia, do objetivo e do momento em que se está.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Bruno Lopes disse:

Valeu pelas respostas pessoal!

Sim claro entendo que as FIIs vão performer menos que ações, e talvez eu tenha tentado dar muitos detalhes e deixei minha pergunta muito ampla, vou tentar resumir aqui.

Porque devo considerar FIIs como parte dos meus investimentos sendo que a maioria dos investimentos de renda fixa já traz essa mesma rentabilidade ou maior?

Porque vou colocar meu dinheiro em algo que em teoria esta me gerando mais risco sem um premio proporcional?

Fazendo os cálculos da pergunta inicial (que tenho certeza que estão erradas) as FIIs me soam como um mal investimento, sendo que qualquer renda fixa ja me garante isso ou mais.

Na sua conta inicial, esta faltando a valorização dos imoveis apos um ano, o que levaria a uma valorização das cotas. De qualquer modo, um ano é pouco tempo para fazer essa comparação, dependendo de que ponto ate que ponto você escolher no gráfico, isso pode mostrar resultados diferentes.

Seguindo essa logica é que muita gente sai dos FIIs e coloca na renda fixa, com isso os preços das FIIs ficaram descontados, quem investiu bem antes da selic começar a cair já obteve uma boa valorização.

 

Renda fixa, é um empréstimo, tem o risco de não receber, FIIs de tijolo tem os prédios como garantia, não são de tao alto risco. Não é porque o preço do FIIs caiu que o preço do prédio ou o valor do aluguel cobrado diminuiu, apenas uma mudança do valor negociado por ação, de acordo com a procura do mercado.

 

renda fixa nos níveis atuais da taxa selic, podem fazer os FIIs parecer ruins, por isso vários (ainda) estão descontados e seria uma boa oportunidade de investimento para longo prazo.

Poderia se pensar a mesma coisa, para que investir em qualquer empresa se a ITAUSA (por exemplo) cresceu mais que todas as outras? você precisa diversificar, nao pode ficar dependente de uma (ou um tipo de ação) e os FIIs de tijolo, se valorizam com o tempo, podem te proteger da inflação.

Tem uma aula de contrafluxo, e tem um modulo sobre como você deveria diversificar de acordo com os seus objetivos, e sua tolerância ao risco.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Valeu mesmo pelas respostas pessoal!

Não estava considerando a variação da taxa Selic como o @Adriano Umemura comentou e nem mesmo a diversificação da carteira e o reajuste das cotas de acordo com a infração.

Ajudaram de mais pessoal todos vcs, são feras de mais!!! 🙏

Editado por Bruno Lopes
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 19/10/2023 at 12:26, Bruno Lopes disse:

Fala pessoal tudo bem?

Recentemente acabei de concluir as aulas sobre os FIIs e mesmo assistindo mais de uma vez fiquei com algumas dúvidas que apenas o vídeo não me respondeu.

Vou usar como exemplo a KNRI11 que nesse momento esta por R$ 158,86 e seu último dividendo foi de R$ 1,00 por mes.

Fazendo uma conta rápida aqui, sei que 10% do valor investido no fundo (isso no período de um ano) é igual a R$ 15,88 e o mesmo período de dividendos vão se totalizar em R$ 12,00.  Logo não seria mais vantajoso eu ter esse valor investido em renda fixa que me traz uma segurança maior e menos volatilidade?

 

Sei que tem alguns parâmetros que não estou considerando aqui como o fato de não pagar IR sobre os dividendos e se não me engano já esta acompanhando a inflação, mas não consegui colocar esses parâmetros em cálculos pra entender qual seria os ganhos reais com esse fundo por exemplo.

 

Ps1: Esse fundo é só para exemplificar, não quer dizer que estou investindo nele.

Ps2: No fundo sei que as FIIs vão tem maior lucratividade para compensar a volatilidade, mas estou com dificuldade de ver isso nos calculos

Ps3: Peguei esses número daqui https://www.fundsexplorer.com.br/funds/knri11

Boa Noite

Prezados,

Bruno Lopes

Os amigos que costumam interagir sobre Fiis vieram antes rsrsrs, bom como você mesmo colocou Fiis são livres de IR

e como o @Adriano Umemura bem sinalizou 3 anos atras a selic era de 2% só ai tem um belo comparativo e acho que de todos o mais assertivo.

porem tem outro aspecto que chamamos de carrego e valor pago nas cotas, todo fundo tem seu momento certo de compra ou melhor você leva em consideração o valor de DY pelo valor da cota e entende se esta dentro da expectativa e estratégia tenho fundos pagando 1,43% na minha carteira porem sei dos risco,

Vou usar o fundo que citou 

KNRI fundo muito conhecido com liquidez diária de 3MM ( tipo de Fii de pouca dor de cabeça)

Hoje valor da cota

160,00 ultimo DY 1,00 então corresponde 0,63% eu não entraria neste momento, porem olha isso ele ja esteve em 125,00 ai as coisas já mudam e muito, então a ideia é saber a hora de comprar um FII de qualidade  no longo prazo tendencia de aumento de DY e reinvestindo pode ser melhor que muita ação por ai! Quem generaliza e fala que não não conhece o seguimento rsrsrs para não falar em outras palavras não sabe oque esta falando.

Quando os amigos falam em diversificar em penso em diversificar dentro do próprio mundo Fii primeiro. 

Desenvolvimento, Shopping, Logístico, Agro, etc etc cada um tem uma rentabilidade e nível de risco.

image.png.5e61e02c461d8662f12f98fb58a1e6d6.png

 

image.png.1e63d02d0eaa8575876e8e850addc90d.png

Editado por Carlos Madeira
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Convidado
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Criar novo...