Jump to content

Pergunta

Postado

Meu pai tem um dinheiro alocado em um fundo de ações da Petrobras na Caixa Econômica desde 17/08/2020 quando o Lula incentivou a compra de ações com o FGTS. O fundo tem 95% em ações da petro e 5% renda fixa, se valorizou muito em 23 anos. Conversando com ele esses dias dei a sugestão pra vender tudo e alocar em ações dos setores bancário, saneamento básico, seguradora, energia e petróleo, acho que vai ter que pagar imposto sobre a valorização quando sair do fundo mas por outro lado ele não está recebendo os dividendos dessas ações, não sei como funciona o pagamento de dividendos no caso de ser um Fundo? O que vcs acham que ele deve fazer sair ou ficar? 

WhatsApp Image 2023-10-24 at 19.01.02.jpeg

• Brabo 1

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

@Fabrício Augusto Pereira Magalhães cara realmente é uma alternativa , desde que sei pai entenda e aceite , só de ver aquela taxa ali de 1,4% de Adm na doeu, pois você mesmo conseguirá gerar uma carteira com ações e renda fixa sem pagar está taxa !

teria que ver a lâmina desta fundo mas provavelmente deve ter reinvestimento dos dividendos no próprio fundo … (aumento de cotas por exemplo, daria até pra você comparar com extratos anteriores , já que tem um resumo do total do fundo na parte de baixo do extrato)

acho que sim, seria um ótima estratégia para seu pai, e ao menos está fundo não te deu preju! Mas você pode ajudar seu pai gerir melhor a aposentadoria dele! (Sempre com o aval dele e ele sabendo como será feito isso )

• Brabo 3
  • 0
Postado

@Fabrício Augusto Pereira Magalhães

Primeiramente, parabéns ao seu pai e para o ótimo exemplo que ele nos deu, quanto a qualidade do investimento, realmente não foi o melhor que existe, mas ter tido a paciência rendeu bons frutos.

para formar carteira de ações ou renda fixa, seria uma boa entender primeiro o que ele deseja, quantos anos tem, como quer usufruir do patrimônio…

• Brabo 1
  • 0
Postado

Bom dia @Fabrício Augusto Pereira Magalhães. Antes de tomar qualquer decisão seria interessante ler o regulamento do fundo para verificar as condições de resgate.

Outro fator a ser avaliado. Caso o resgate venha a ser realizado, seria direcionado para geração de renda para o seu pai? Caso seja, não seria mais interessante um direcionamento para a renda fixa ou fundos imobiliarios?

Ele ja iria usufruir dos rendimentos? Ou quanto tempo ele pretende usufruir?

Todos estes questionamentos nos levariam a uma decisão mais acertada.

• Brabo 1
  • 0
Postado
12 horas atrás, Fabrício Augusto Pereira Magalhães disse:

Meu pai tem um dinheiro alocado em um fundo de ações da Petrobras na Caixa Econômica desde 17/08/2020 quando o Lula incentivou a compra de ações com o FGTS. O fundo tem 95% em ações da petro e 5% renda fixa, se valorizou muito em 23 anos. Conversando com ele esses dias dei a sugestão pra vender tudo e alocar em ações dos setores bancário, saneamento básico, seguradora, energia e petróleo, acho que vai ter que pagar imposto sobre a valorização quando sair do fundo mas por outro lado ele não está recebendo os dividendos dessas ações, não sei como funciona o pagamento de dividendos no caso de ser um Fundo? O que vcs acham que ele deve fazer sair ou ficar? 

WhatsApp Image 2023-10-24 at 19.01.02.jpeg

@Fabrício Augusto Pereira Magalhães seria bom verificar se o resgate pode ser sacado ou se volta para a conta do FGTS do seu pai, pois até onde sei, estes investimentos de saldo de FGTS, quando resgatados, voltam para o FGTS e não para a conta bancária da pessoa.

• Brabo 1
  • Criar novo...