Jump to content
  • 0

Meu Pai tem um fundo na Caixa Econômica de ações da Petrobrás.


Fabrício Augusto Pereira Magalhães

Pergunta

Meu pai tem um dinheiro alocado em um fundo de ações da Petrobras na Caixa Econômica desde 17/08/2020 quando o Lula incentivou a compra de ações com o FGTS. O fundo tem 95% em ações da petro e 5% renda fixa, se valorizou muito em 23 anos. Conversando com ele esses dias dei a sugestão pra vender tudo e alocar em ações dos setores bancário, saneamento básico, seguradora, energia e petróleo, acho que vai ter que pagar imposto sobre a valorização quando sair do fundo mas por outro lado ele não está recebendo os dividendos dessas ações, não sei como funciona o pagamento de dividendos no caso de ser um Fundo? O que vcs acham que ele deve fazer sair ou ficar? 

WhatsApp Image 2023-10-24 at 19.01.02.jpeg

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

@Fabrício Augusto Pereira Magalhães cara realmente é uma alternativa , desde que sei pai entenda e aceite , só de ver aquela taxa ali de 1,4% de Adm na doeu, pois você mesmo conseguirá gerar uma carteira com ações e renda fixa sem pagar está taxa !

teria que ver a lâmina desta fundo mas provavelmente deve ter reinvestimento dos dividendos no próprio fundo … (aumento de cotas por exemplo, daria até pra você comparar com extratos anteriores , já que tem um resumo do total do fundo na parte de baixo do extrato)

acho que sim, seria um ótima estratégia para seu pai, e ao menos está fundo não te deu preju! Mas você pode ajudar seu pai gerir melhor a aposentadoria dele! (Sempre com o aval dele e ele sabendo como será feito isso )

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Fabrício Augusto Pereira Magalhães

Primeiramente, parabéns ao seu pai e para o ótimo exemplo que ele nos deu, quanto a qualidade do investimento, realmente não foi o melhor que existe, mas ter tido a paciência rendeu bons frutos.

para formar carteira de ações ou renda fixa, seria uma boa entender primeiro o que ele deseja, quantos anos tem, como quer usufruir do patrimônio…

 

 
 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia @Fabrício Augusto Pereira Magalhães. Antes de tomar qualquer decisão seria interessante ler o regulamento do fundo para verificar as condições de resgate.

Outro fator a ser avaliado. Caso o resgate venha a ser realizado, seria direcionado para geração de renda para o seu pai? Caso seja, não seria mais interessante um direcionamento para a renda fixa ou fundos imobiliarios?

Ele ja iria usufruir dos rendimentos? Ou quanto tempo ele pretende usufruir?

Todos estes questionamentos nos levariam a uma decisão mais acertada.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Fabrício Augusto Pereira Magalhães disse:

Meu pai tem um dinheiro alocado em um fundo de ações da Petrobras na Caixa Econômica desde 17/08/2020 quando o Lula incentivou a compra de ações com o FGTS. O fundo tem 95% em ações da petro e 5% renda fixa, se valorizou muito em 23 anos. Conversando com ele esses dias dei a sugestão pra vender tudo e alocar em ações dos setores bancário, saneamento básico, seguradora, energia e petróleo, acho que vai ter que pagar imposto sobre a valorização quando sair do fundo mas por outro lado ele não está recebendo os dividendos dessas ações, não sei como funciona o pagamento de dividendos no caso de ser um Fundo? O que vcs acham que ele deve fazer sair ou ficar? 

WhatsApp Image 2023-10-24 at 19.01.02.jpeg

@Fabrício Augusto Pereira Magalhães seria bom verificar se o resgate pode ser sacado ou se volta para a conta do FGTS do seu pai, pois até onde sei, estes investimentos de saldo de FGTS, quando resgatados, voltam para o FGTS e não para a conta bancária da pessoa.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...