Jump to content
  • 0

Ferramentas para Estudar Setores


Enzo Erbert

Pergunta

Olá, tudo bem?
gostaria de saber de vocês quais ferramentas usam pra estudar e pesquisar sobre setores e subsetores, essa acredito estar sendo a parte em que estou encontrando mais dificuldade na analise de ações. Principalmente quando entra no setor de bens industriais, pq os subsetores dentro dele são muito amplos, parece tudo muito diferente uma coisa da outra.

Estou usando o Investidor10 para ver quais empresas estão dentro de setores especificos e para entender quais os setores e subsetores da bolsa, e tenho tentado estudar alguns (Saúde, Seguradoras e Energia Elétrica) pesquisando no google, perguntando no chatGPT e afins. Mas ainda assim não acho uma tarefa fácil.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
45 minutes ago, Enzo Erbert disse:

Certo, mas nesse caso eu não estaria focando diretamente nas empresas de um setor?

Não minha visão, não necessariamente. Pois olhando empresas do setor e subsetor consequentemente nos leva a um entendimento do mesmo. Eu sigo nesse raciocínio.

46 minutes ago, Enzo Erbert disse:

como você faz pra realmente entender um setor, se é perene, independente, privisivel, ... ?

O estudo do setor e também o conteúdo das aulas nos levam a essas conclusões. A perenidade de setores basta pensar quanto tempo existe determinada atividade. Por exemplo: Bancos existem há milhares de anos e estão aqui até hoje. Olhando alguns bancos, vemos que tendem a ser muito lucrativos. Energia elétrica existe há um bom tempo mas nada comparado aos bancos. Porém ainda se faz muito necessário, é um setor que não imaginamos viver sem mesmo que ele passe por alterações da forma de geração de energia, ainda é necessário ter energia. Este setor inclusive possui dentro dele a RAP que ajuda a entender e dar certa previsibilidade incluindo alguns números. Aviação existe a um certo também mas podemos ver o tanto de empresas aéreas que faliram. É um setor perene mas não lucrativo para se tornar sócio.

Aqui faz realmente sentido em algumas pesquisas a mais na internet como você comentou. É o caminho pois aqui você acharia, por exemplo, quantas empresas do setor de aviação já faliram.

52 minutes ago, Enzo Erbert disse:

eu queria olhar setor por setor, sem olhar empresa nenhuma e entender como eles funcionam, isso faz sentido ou viajei?

Na minha opinião seria uma análise um tanto incompleta. É possível nesse caminho entender um setor de forma mais geral. Mas pegando algumas empresas que compõem o setor e ir um pouco mais no detalhe seria a cereja do bolo para entender o setor pois você teria exemplos de estratégias que empresas usam e como é o retorno disso.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, Enzo Erbert disse:

Olá, tudo bem?
gostaria de saber de vocês quais ferramentas usam pra estudar e pesquisar sobre setores e subsetores, essa acredito estar sendo a parte em que estou encontrando mais dificuldade na analise de ações. Principalmente quando entra no setor de bens industriais, pq os subsetores dentro dele são muito amplos, parece tudo muito diferente uma coisa da outra.

Estou usando o Investidor10 para ver quais empresas estão dentro de setores especificos e para entender quais os setores e subsetores da bolsa, e tenho tentado estudar alguns (Saúde, Seguradoras e Energia Elétrica) pesquisando no google, perguntando no chatGPT e afins. Mas ainda assim não acho uma tarefa fácil.

Boa tarde, Enzo!

 

No que você sente dificuldade exatamente em suas pesquisas para podermos tentar ajudar?

 

Eu uso justamente o investidor10 e sempre me atendeu.

Ali localizo ao menos os nomes das empresas que tem capital aberto na bolsa e faço já uma análise eliminatória observando tag along, lucros, dentre outros.

Após isso, ela é separada para eu adentrar mais a fundo em números, RIs, etc. Com estes dados das empresas, aí começo a compará-las e entender seus números.

 

 

Editado por Edison Paulini
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Edison Paulini disse:

Boa tarde, Enzo!

 

No que você sente dificuldade exatamente em suas pesquisas para podermos tentar ajudar?

 

Eu uso justamente o investidor10 e sempre me atendeu.

Ali localizo ao menos os nomes das empresas que tem capital aberto na bolsa e faço já uma análise eliminatória observando tag along, lucros, dentre outros.

Após isso, ela é separada para eu adentrar mais a fundo em números, RIs, etc. Com estes dados das empresas, aí começo a compará-las e entender seus números.

 

 

Certo, mas nesse caso eu não estaria focando diretamente nas empresas de um setor?
como você faz pra realmente entender um setor, se é perene, independente, privisivel, ... ?
não seria melhor antes de olhar as empresas do setor enteder as nuancias dele e como ele funciona? como gera lucro, se isso vai continuar sendo possivel no futuro, doque ele depende pra funcionar, quais sao as inovacoes modernas no setor e coisas do tipo?

eu queria olhar setor por setor, sem olhar empresa nenhuma e entender como eles funcionam, isso faz sentido ou viajei?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 minutes ago, Edison Paulini disse:

Não minha visão, não necessariamente. Pois olhando empresas do setor e subsetor consequentemente nos leva a um entendimento do mesmo. Eu sigo nesse raciocínio.

faz muito sentido isso!! talvez eu estivesse querendo fazer o que o Raul comenta sobre Fisher na segunda aula sobre análise de ações e querer "Ler profundamente sobre motores elétricos antes de comprar Weg" e isso seria desnecessário.

Vou seguir por esse meio de analise então, realmente faz sentido que após entender o "básico" de um setor estudar as empresas pertencentes a eles "procurando uma boa história" fale mais sobre o setor doque pesquisar de outra forma.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Enzo Erbert disse:

faz muito sentido isso!! talvez eu estivesse querendo fazer o que o Raul comenta sobre Fisher na segunda aula sobre análise de ações e querer "Ler profundamente sobre motores elétricos antes de comprar Weg" e isso seria desnecessário.

Vou seguir por esse meio de analise então, realmente faz sentido que após entender o "básico" de um setor estudar as empresas pertencentes a eles "procurando uma boa história" fale mais sobre o setor doque pesquisar de outra forma.

Jóia, Enzo!

A análise do Fisher (método Scuttlebutt) já é mais voltada para uma empresa em específico e a análise tem todo um fundamento. A leitura do livro "ações comuns, lucros extraordinários" ensina no detalhe sobre.

Dá um certo trabalho mas é muito bom para quem é metódico e gosta de ir a fundo boa detalhes.

 

Espero que ajude e bora pra cima!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...