Jump to content

Programando uma viagem


Recommended Posts

Boa tarde. Estou programando uma viagem para a Europa para meados do ano de 2025 com minha esposa. A princípio uns vinte dias. Será nossa primeira viagem internacional e por enquanto só tiramos o passaporte e entrei para o clube Latam. Nem o destino definimos ainda, estamos pensando em Portugal e Itália. Pretendo tirar as passagens pelo clube Latam e separar uns 25k para hospedagem, alimentação e passeios. Onde invisto esse dinheiro até a data da viagem? Qual estratégia é melhor  para pagar os gastos lá (cartão de crédito, abrir uma conta internacional, levar um pouco de dinheiro em espécie)?

Desde já agradeço cada sugestão, seja de destino ou financeiro.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Fala, Rogério.

Eu estava pensando em fazer uma parecida com a tua, mas por apenas 12 dias.

Não tenho muita experiência ainda, mas eu havia pensado em manter no Selic de liquidez diária, pra que eu possa ter liquidez caso ache alguma oportunidade boa para pagar a hospedagem e os eventos.

Ao meu ver, você pode colocar também em algum CDB de 1 ano. Como você planeja ir só em 2025, tem mais de um ano aí pra organizar tudo, né?

Em relação a gastos lá, evita o máximo de usar cartão de crédito, as taxas são bem altas. Usa algum cartão de débito internacional (Wise, Nomad, C6) e dinheiro em espécie. O dinheiro em espécie é bom que você já pode até usar como comprovação de valor na imigração. Saca apenas a quantidade necessária pra apresentar (pra Europa, se não me engano, são 100 euros por dia por pessoa).

Em relação a destino, eu havia pensado na Itália e para Londres pra estar visitando ano que vem. Como sou meio fascinado por automobilismo, a maior quantidade de dias eu ficaria na Itália e iria nos museus da Ferrari, Alfa, Pagani. Além dos carros, a arquitetura das cidades é magnifica, os museus de arte nem se fala. Então, Itália é uma ótima ideia.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa tarde, Rogério! Tudo bem? Eu e meu marido fizemos uma viagem semelhante no ano passado. Como nós emitimos nossas passagens inteiramente por milhas e iríamos nos hospedar na casa de amigos Europa afora, separamos os valores dos gastos de 2 formas: uma parte, que seria para pagar hotéis, transporte dentro da Europa e passeios (que compraríamos ainda no Brasil) em FIIs que já tínhamos experiência. Para a outra parte, que seria de alimentos e torra-torra por lá, fomos comprando euro aos poucos, pela Wise. 

A escolha de ir comprando euro aos poucos foi muito acertada, pois fizemos um bom preço-médio. E nós amamos o cartão da Wise! Levamos pouca coisa em espécie (bem pouco mesmo, só pra uma emergência).

Usamos cartão de crédito lá também, o PDA, pelo spread zero. 

Sugiro já pesquisar as passagens da Itália para Portugal, pra você ter uma noção do melhor preço (oscila demais).

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

45 minutes ago, Rogério Rodrigues disse:

Boa tarde. Estou programando uma viagem para a Europa para meados do ano de 2025 com minha esposa. A princípio uns vinte dias. Será nossa primeira viagem internacional e por enquanto só tiramos o passaporte e entrei para o clube Latam. Nem o destino definimos ainda, estamos pensando em Portugal e Itália. Pretendo tirar as passagens pelo clube Latam e separar uns 25k para hospedagem, alimentação e passeios. Onde invisto esse dinheiro até a data da viagem? Qual estratégia é melhor  para pagar os gastos lá (cartão de crédito, abrir uma conta internacional, levar um pouco de dinheiro em espécie)?

Desde já agradeço cada sugestão, seja de destino ou financeiro.

@Rogério Rodrigues complementando os colegas, como é uma viagem com data "meio acertada" e a curto prazo, nunca aportar em renda variável, o melhor é uma parte em renda fixa com vencimento para o mesmo período e outra parte em renda fica com liquidez diária ou vencimento mais curto para compra de passagem e reserva de hotel e passeios. Lembrando que passagem são vendidas com no máximo 11 meses para viajar. Acima disto, pode ser uma 123Milhas da vida e dá ruim quando for emitir. 

Você também pode comprar a passagem com STOP OVER, que é fazer uma conexão prolongada de uns 3-5 dias. Por exemplo, você quer visitar Portugal e Itália, então pega um voo para Roma com conexão em Lisboa, e pega um stop over em Lisboa de 5 dias, portanto a conexão que seriam algumas horas, virão 5 dias.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Rogério Rodrigues disse:

Boa tarde. Estou programando uma viagem para a Europa para meados do ano de 2025 com minha esposa. A princípio uns vinte dias. Será nossa primeira viagem internacional e por enquanto só tiramos o passaporte e entrei para o clube Latam. Nem o destino definimos ainda, estamos pensando em Portugal e Itália. Pretendo tirar as passagens pelo clube Latam e separar uns 25k para hospedagem, alimentação e passeios. Onde invisto esse dinheiro até a data da viagem? Qual estratégia é melhor  para pagar os gastos lá (cartão de crédito, abrir uma conta internacional, levar um pouco de dinheiro em espécie)?

Desde já agradeço cada sugestão, seja de destino ou financeiro.

Para 2025, primeira viagem internacional, bem planejado.

Eu aconselharia viajar em 2024 para algum pais proximo por uns 5 dias, só para ter a experiencia de viagem internacional aos poucos, e ter algum ponto de comparação, sugiro Lima, por ter uma maior variedade, na mesma faixa de preços tem Buenos Aires e Santiago, com preços acesssiveis e tambem pela latam no caso Santiago e Lima.

Para levar moeda, tem que ir comprando aos poucos para fazer um preço medio, abrir uma conta na wise que permite inclusive ter euros, ou nomad que seria apenas dolares, mas tem cobertura FGC e opcao de investimentos em ETFs (daqui a algumas semanas vai aprender sobre investimentos internacionais)

Latam deve ter nos proximos dias alguma promo de compra de pontos, que espero seja de 70% (custo sairia a 21 reais o milheiro) pontos (milhas) que costumam ter validade de 24 meses

Se tiver bom relacionamento com o Itau, pode solicitar o cartao latam, se chegar no nivel infinite o black (pode nao ser de cara, pode obter algum gold ou platinum e conforme vai usando pedir upgrade) tem direito a check in e embarque prioritario, alem de voucher para upgrade para clase executiva (dificil de usar)

Mas o clube tem opcoes melhores para quem tem o cartao, alem de poder melhorar seu status na latam, virando gold já tem algumas vatagens.

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigado pessoal, quanta dica boa. Vou estudar abrir uma conta Wise, ir comprando Euro para fazer um bom preço médio, tentar fazer uma viagem de duração menor para um destino mais próximo. Já tenho cartão Platinum Latam sem anuidade para acumulo de pontos/milhas e também ficar ligado para as promoções. Uma parte dos investimentos, será em renda fixa visando o provisão de recursos para a viagem (mas apenas depois de avançar mais no curso, por enquanto só Selic mesmo).

Bora investir e realizar sonhos galera. No mais acrescento que cada dia aumenta mais minha admiração por essa comunidade.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 semanas depois...
×
×
  • Criar novo...