Jump to content
  • 0

COMPARANDO RENDA FIXA


Lincoln De Toledo Ferreira

Pergunta

Então vamos lá?!

Estou com dificuldade em comparar títulos vinculados a índices diferentes.

Antes de comprar um título bancário, o Raul aconselha comparar com um tesouro diante da segurança. 

Mas não consigo comparar esses títulos já que a taxa é diferente! 

Alguém consegue me ajudar?

 

No mais, não lembro de ver nas aulas os títulos públicos LFT e NTN. Comi bola?

 

Screenshot_20231109_121602_Investimentos.jpg

Screenshot_20231109_121543_Investimentos.jpg

Screenshot_20231109_121513_Investimentos.jpg

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Recommended Posts

  • 0
1 hour ago, Maila Silva disse:

Oi @Luis Eugênio Gomes Freitas

Eu que montei essa tabela, tenho que fazer mais alguns testes nas fórmulas de aportes mensais, se estiver tudo certinho eu te envio o link 😊

Nossa, parabéns, ficou muito boa, muito obrigado, me ajudaria demais, fico no aguardo.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 10/11/2023 at 08:11, Maila Silva disse:

Bom dia @Adriano Umemura
Sua lógica é a que eu estou seguindo!

Por isso acho mais importante entender o contrafluxo do que saber comparar rentabilidade de títulos indexados ao CDI/IPCA/pré-fixados.

Entendendo o contrafluxo você já "corta" alguns títulos que não são interessantes e se foca na rentabilidade e riscos dos títulos relevantes.

No momento, seria interessante analisar os pré-fixados e IPCA +. 

Nesse trecho do exemplo que eu citei então teríamos um título pre-fixado pagando 13%aa e um IPCA pagando 10.25%aa.

O pré-fixado está oferencendo um prêmio maior, agora o segundo passo seria analisar os riscos dos dois títulos e entender se "vale a pena" ficar mesmo com o pré-fixado que está pagando mais.

Coloquei os exemplos que eu dei em uma tabela para "comparar" os investimentos, lembrando que essa tabela não vale nada (e pode induzir ao erro) se você antes não entender o contrafluxo:

image.png.db53eac71158329ca100c601a2246dbc.png

 

@Maila Silva uma mão na roda sua tabela, fez no google sheets ? 

Pode disponibilizar ?

Já tem uns " if " nela para conforme o prazo ela muda o IR automaticamente ?

Posso fazer uma sugestão ??? rsrsrss ... pode colocar uma coluna Retorno a.a. padrão CDB , igual tem na ISA... da pra bater o olho nesta coluna e comparar quem esta pagando mais, ou mesmo ordenar por ela... e até ter uma noção do rendimento a.a. do ativo

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 horas atrás, Maila Silva disse:

Oi @Marcelo R @Luis Eugênio Gomes Freitas desculpem a demora, meu trabalho é um completo caos no final do ano 😓

Fiz alguns ajustes na tabela e acho que agora está funcionando direitinho, mas se vocês testarem e algo não funcionar, por favor me avisem.

A coluna C possui a rentabilidade ao ano e a coluna I, o retorno percentual.

A parte de "Aplicação Mensal" afetará somente os cálculos do "CDB % do CDI", "Tesouro Selic" e "Poupança".

Os campos B4:G4 serão preenchidos manualmente, o mesmo se aplica aos campos C8:C16 (preenchidos manualmente de acordo com o investimento a ser analisado.

 

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1BSnjicryY9pGnuSZmTR3lsQcwwKJsl40vdQLxOCY0d0/edit?usp=sharing

 

Parabéns pela tabela, ficou ótima! 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
23 horas atrás, Maila Silva disse:

Oi @Marcelo R @Luis Eugênio Gomes Freitas desculpem a demora, meu trabalho é um completo caos no final do ano 😓

Fiz alguns ajustes na tabela e acho que agora está funcionando direitinho, mas se vocês testarem e algo não funcionar, por favor me avisem.

A coluna C possui a rentabilidade ao ano e a coluna I, o retorno percentual.

A parte de "Aplicação Mensal" afetará somente os cálculos do "CDB % do CDI", "Tesouro Selic" e "Poupança".

Os campos B4:G4 serão preenchidos manualmente, o mesmo se aplica aos campos C8:C16 (preenchidos manualmente de acordo com o investimento a ser analisado.

 

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1BSnjicryY9pGnuSZmTR3lsQcwwKJsl40vdQLxOCY0d0/edit?usp=sharing

 

Maila, hoje tirei um tempinho pra dar uma olhada (mesmo que por cima) nessa planilha.

Tá show demais!

Baita contribuição para o pessoal!!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Edison Paulini disse:

Maila, hoje tirei um tempinho pra dar uma olhada (mesmo que por cima) nessa planilha.

Tá show demais!

Baita contribuição para o pessoal!!

Que bom que gostou, @Edison Paulini 🙂

Estou trabalhando agora em uma planilha de FIIs.
Alguém enviou essa planilha para o meu cunhado mas ela não está muito boa e também está em Excel.
Estou melhorando ela e montando no Google Sheets. Daqui algumas semanas compartilho ela com vocês.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 05/12/2023 at 20:05, Maila Silva disse:

Oi @Marcelo R @Luis Eugênio Gomes Freitas desculpem a demora, meu trabalho é um completo caos no final do ano 😓

Fiz alguns ajustes na tabela e acho que agora está funcionando direitinho, mas se vocês testarem e algo não funcionar, por favor me avisem.

A coluna C possui a rentabilidade ao ano e a coluna I, o retorno percentual.

A parte de "Aplicação Mensal" afetará somente os cálculos do "CDB % do CDI", "Tesouro Selic" e "Poupança".

Os campos B4:G4 serão preenchidos manualmente, o mesmo se aplica aos campos C8:C16 (preenchidos manualmente de acordo com o investimento a ser analisado.

 

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1BSnjicryY9pGnuSZmTR3lsQcwwKJsl40vdQLxOCY0d0/edit?usp=sharing

 

Muito obrigado 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 06/12/2023 at 20:38, Maila Silva disse:

Que bom que gostou, @Edison Paulini 🙂

Estou trabalhando agora em uma planilha de FIIs.
Alguém enviou essa planilha para o meu cunhado mas ela não está muito boa e também está em Excel.
Estou melhorando ela e montando no Google Sheets. Daqui algumas semanas compartilho ela com vocês.

Nossa, com certeza será ótima, obrigado 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 24/11/2023 at 14:12, Maila Silva disse:

Oi @Luis Eugênio Gomes Freitas

Eu que montei essa tabela, tenho que fazer mais alguns testes nas fórmulas de aportes mensais, se estiver tudo certinho eu te envio o link 😊

Parabéns pela tabela! Obrigado por compartilhar.

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...