Jump to content

Ajuda para empreender (Software)


Recommended Posts

Confesso que tenho o mesmo interesse que você, e as mesmas dúvidas. E sempre fui bastante cheio de ideias (tenho uma que estou cogitando colocar em prática no próximo ano), e já tentei algumas startups no passado. Um dos motivos pelo qual eu desejo viver de renda é justamente para empreender.

Edit:

A propósito, meu grande sonho é fundar uma fintech. Tanto é que nos últimos 3 anos tenho trabalhado em duas fintechs (uma de pagamentos, outra de planejamento financeiro) buscando aprender ao máximo. Bom, apenas seguindo já dizia o Pai Rico: trabalhe para aprender, não pelo dinheiro.

Editado por Maxsuel Maccari
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

14 minutes ago, Maxsuel Maccari disse:

Confesso que tenho o mesmo interesse que você, e as mesmas dúvidas. E sempre fui bastante cheio de ideias (tenho uma que estou cogitando colocar em prática no próximo ano), e já tentei algumas startups no passado. Um dos motivos pelo qual eu desejo viver de renda é justamente para empreender.

Na area de software também Maxsuel ?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Este tema de empreendedorismos me fascina ! 

Desde sempre eu queria empreender, tanto é que fui CLT até os 24 anos por ai... tive uma carreira meteórica e bem legal, mas quanto mais eu crescia mais eu via que ia ficar preso naquilo... foi quando rompi e fui empreender, e estou na batalha desde então, já há uns 26 anos... 23 de empresa aberta oficialmente...

E atualmente tenho bastante vontade de iniciar novas empreitadas, vamos trocando ideias pra ver o que surge !

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

28 minutes ago, Maxsuel Maccari disse:

Confesso que tenho o mesmo interesse que você, e as mesmas dúvidas. E sempre fui bastante cheio de ideias (tenho uma que estou cogitando colocar em prática no próximo ano), e já tentei algumas startups no passado. Um dos motivos pelo qual eu desejo viver de renda é justamente para empreender.

Edit:

A propósito, meu grande sonho é fundar uma fintech. Tanto é que nos últimos 3 anos tenho trabalhado em duas fintechs (uma de pagamentos, outra de planejamento financeiro) buscando aprender ao máximo. Bom, apenas seguindo já dizia o Pai Rico: trabalhe para aprender, não pelo dinheiro.

 

1 hour ago, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Pessoal, estou querendo aumentar minha renda e como o Raul suderiu na última live, vim pedir ajuda aqui na comunidade.

Me considero uma pessoa esforçada e inteligente (na parte racional).
Me formei no ITA (engenharia de computação), fiz mestrado na USP (machine learning) e já trabalhei no Facebook e Microsoft (EUA / Canada). Também já trabalhei em empresas menores e hoje moro no Brasil (já faz uns 8 anos - estou com 33).
Já tentei startups, principalmente na época da faculdade, mas nunca deu certo por motivos diferentes, por exemplo:
- Só eu trabalhava no time.
- O produto não fez sucesso.
- Eu não fui um bom vendedor (e nunca encontrei alguém para fazer esse papel para mim).
- Não sou muito bom em entender as necessidades de pessoas "normais" para ter boas idéias (eu sou meio estranho mesmo).

Alguém poderia me dar sugestões do que fazer?
Ou alguém que tenha essa habilidade de saber qual idéia vai dar certo e saber vender teria interesse em se juntar comigo para empreender?

 

Ps.: Estou disposto a tentar aprender qualquer coisa.

Gostaria de saber mais sobre essas vontades, estratégias, etc. Tenho 20 anos agora, estou no mesmo ramo que o Rodrigo, só passei por estágios ainda, me mudei pra São Paulo recentemente pra entrar mais no mercado, com o mesmo objetivo que todos nós: ganhar mais dinheiro. Eu queria usar do recurso mais abundante que eu tenho agora que é o tempo, e procurar aprender mais e mais como pessoas tipo o @Rodrigo Amorim Ruiz, que como eu havia dito se parece muito comigo, nos problemas, ideias, modo de pensar e tal. Gostaria de ver os próximos passos que você vai dar, então se não se importar compartilha com a gente aqui na comunidade!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Pessoal, estou querendo aumentar minha renda e como o Raul suderiu na última live, vim pedir ajuda aqui na comunidade.

Me considero uma pessoa esforçada e inteligente (na parte racional).
Me formei no ITA (engenharia de computação), fiz mestrado na USP (machine learning) e já trabalhei no Facebook e Microsoft (EUA / Canada). Também já trabalhei em empresas menores e hoje moro no Brasil (já faz uns 8 anos - estou com 33).
Já tentei startups, principalmente na época da faculdade, mas nunca deu certo por motivos diferentes, por exemplo:
- Só eu trabalhava no time.
- O produto não fez sucesso.
- Eu não fui um bom vendedor (e nunca encontrei alguém para fazer esse papel para mim).
- Não sou muito bom em entender as necessidades de pessoas "normais" para ter boas idéias (eu sou meio estranho mesmo).

Alguém poderia me dar sugestões do que fazer?
Ou alguém que tenha essa habilidade de saber qual idéia vai dar certo e saber vender teria interesse em se juntar comigo para empreender?

 

Ps.: Estou disposto a tentar aprender qualquer coisa.

O que você sabe fazer ?

Gostaria de empreender em qual area ?

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Pessoal, estou querendo aumentar minha renda e como o Raul suderiu na última live, vim pedir ajuda aqui na comunidade.

Me considero uma pessoa esforçada e inteligente (na parte racional).
Me formei no ITA (engenharia de computação), fiz mestrado na USP (machine learning) e já trabalhei no Facebook e Microsoft (EUA / Canada). Também já trabalhei em empresas menores e hoje moro no Brasil (já faz uns 8 anos - estou com 33).
Já tentei startups, principalmente na época da faculdade, mas nunca deu certo por motivos diferentes, por exemplo:
- Só eu trabalhava no time.
- O produto não fez sucesso.
- Eu não fui um bom vendedor (e nunca encontrei alguém para fazer esse papel para mim).
- Não sou muito bom em entender as necessidades de pessoas "normais" para ter boas idéias (eu sou meio estranho mesmo).

Alguém poderia me dar sugestões do que fazer?
Ou alguém que tenha essa habilidade de saber qual idéia vai dar certo e saber vender teria interesse em se juntar comigo para empreender?

 

Ps.: Estou disposto a tentar aprender qualquer coisa.

Boa noite, Rodrigo!

Tentando contribuir um pouquinho com seu tópico com meus centavinhos.

Tenho um afilhado de casamento (que pasmem é muito amigo meu) que seguiu na área de desenvolvimento de sistemas. O que ele fez:

Na última empresa que ele trabalhava, a empresa recusou alguns projetos de alguns clientes seja por tempo, por algum motivo que seja. Ele simplesmente pegava esses projetos quando eram menores e fazia por fora. Ligava ao cliente e falava "olha, sou fulano aqui da empresa X mas eu gostaria de negociar com você seu projeto". O cliente aceitava e ele fez sociedade com um colega de trabalho.

Foram pegando o que ninguém queria.

Eis que hoje eles tem sociedade, empresa aberta e pegam projetos maiores, emitem nota, tem contratos e já contrataram o primeiro funcionário.

Eles foram através de contatos conquistando clientes através de pessoas que eles conhecem que trabalham como CLT. Vira e mexe tem um colega dele que fala "uma pessoa X tem empresa e quer um sistema que integre pagamento de cartão. Pediu pra eu fazer mas eu estou sem tempo. Quer conversar com ele para ver se pega o projeto e fatura um troco?"

Exemplo mais ou menos do que já aconteceu que ele dividiu comigo, mas a ideia foi essa. Sempre tem uma indicação por ele saber do assunto.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

11 horas atrás, Marcelo R disse:

Na area de software também Maxsuel ?

Sim, na área de software também. Aliás, eu gostaria de fazer algo bastante relacionado à finanças. Eu estou me planejando para desenvolver um app de organização financeira para quem é PJ, com emissão de NF e tudo mais. Já tenho nome e domínio registrado.

Editado por Maxsuel Maccari
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

14 horas atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Pessoal, estou querendo aumentar minha renda e como o Raul suderiu na última live, vim pedir ajuda aqui na comunidade.

Me considero uma pessoa esforçada e inteligente (na parte racional).
Me formei no ITA (engenharia de computação), fiz mestrado na USP (machine learning) e já trabalhei no Facebook e Microsoft (EUA / Canada). Também já trabalhei em empresas menores e hoje moro no Brasil (já faz uns 8 anos - estou com 33).
Já tentei startups, principalmente na época da faculdade, mas nunca deu certo por motivos diferentes, por exemplo:
- Só eu trabalhava no time.
- O produto não fez sucesso.
- Eu não fui um bom vendedor (e nunca encontrei alguém para fazer esse papel para mim).
- Não sou muito bom em entender as necessidades de pessoas "normais" para ter boas idéias (eu sou meio estranho mesmo).

Alguém poderia me dar sugestões do que fazer?
Ou alguém que tenha essa habilidade de saber qual idéia vai dar certo e saber vender teria interesse em se juntar comigo para empreender?

 

Ps.: Estou disposto a tentar aprender qualquer coisa.

Salve, Rodrigão!!

Acompanhei teu relato na live de ontem, muito massa! Acredito que muitos de nós aqui, se encontram na mesma situação que você, em busca de um norte para empreender.
Quanto ao que falou acerca dos "pontos fracos", como "não ser um bom vendedor" ou "não entender as necessidades das pessoas 'normais' para ter boas ideias", acho que super faz parte, visto que a tendência seria exatamente acertar um time polivalente que conseguisse otimizar todas essas frentes.
Apesar da minha formação e atuação, professor por uns 7/8 anos e, atualmente biólogo em uma ilha aqui em SC. Atuo bastante no fronte e nos bastidores do setor comercial turístico aqui da região e, acredito que o "bom produto" é mais uma questão de um "bom convencimento" para o público foco.
Você mesmo, já tens uma ideia do que gostaria de fazer? Dessa forma nós conseguimos te auxiliar de forma mais assertiva também.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

14 horas atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Ou alguém que tenha essa habilidade de saber qual idéia vai dar certo e saber vender teria interesse em se juntar comigo para empreender?

Oi, Rodrigo. Também sou programador e tenho alguns amigos e familiares formados no ITA, já trabalhei com alguns outros da T11, por exemplo.

Tentar empreender e não conseguir por N motivos é mais comum do que parece. O sucesso não depende só da capacidade técnica de execução, mas outros fatores (time-to-market, networking, momento de mercado..). Ter confiança na idéia é um bom indicador de empenho dos sócios fundadores, mas "saber qual idéia vai dar certo" vai um pouco além da confiança.

Se você quiser discutir alguma idéia, fica à vontade pra por aqui. Além da idéia, entender mais do mercado, procurar pesquisas que tragam números sobre o tamanho, quanto movimenta, sazonalidade, carências claras, barreiras de entrada.. tudo isso ajuda a dar uma noção mais próxima à realidade.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

18 horas atrás, Marcelo R disse:

O que você sabe fazer ?

Gostaria de empreender em qual area ?

 

Desenvolvimento de software (diversas áreas como: desktop, mobile, web - frontend e backend, computação distribuída, machine learning, entre outras).

Gostaria de trabalhar com desenvolvimento de software, a área em si como saúde, mercado financeiro ou qualquer outra indifere pra mim. Ou seja, quero escrever código e ganhar dinheiro 😂.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Yuri Oliveira disse:

Oi, Rodrigo. Também sou programador e tenho alguns amigos e familiares formados no ITA, já trabalhei com alguns outros da T11, por exemplo.

Tentar empreender e não conseguir por N motivos é mais comum do que parece. O sucesso não depende só da capacidade técnica de execução, mas outros fatores (time-to-market, networking, momento de mercado..). Ter confiança na idéia é um bom indicador de empenho dos sócios fundadores, mas "saber qual idéia vai dar certo" vai um pouco além da confiança.

Se você quiser discutir alguma idéia, fica à vontade pra por aqui. Além da idéia, entender mais do mercado, procurar pesquisas que tragam números sobre o tamanho, quanto movimenta, sazonalidade, carências claras, barreiras de entrada.. tudo isso ajuda a dar uma noção mais próxima à realidade.

Que legal, eu sou da T13.

Esse é exatamente meu problema, ter a idéia.
Time-to-market incluo como "ter a idéia".
Gostaria de não depender de networking, simplesmente desenvolver um software e as pessoas gostarem e utilizarem.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

18 horas atrás, Edison Paulini disse:

Boa noite, Rodrigo!

Tentando contribuir um pouquinho com seu tópico com meus centavinhos.

Tenho um afilhado de casamento (que pasmem é muito amigo meu) que seguiu na área de desenvolvimento de sistemas. O que ele fez:

Na última empresa que ele trabalhava, a empresa recusou alguns projetos de alguns clientes seja por tempo, por algum motivo que seja. Ele simplesmente pegava esses projetos quando eram menores e fazia por fora. Ligava ao cliente e falava "olha, sou fulano aqui da empresa X mas eu gostaria de negociar com você seu projeto". O cliente aceitava e ele fez sociedade com um colega de trabalho.

Foram pegando o que ninguém queria.

Eis que hoje eles tem sociedade, empresa aberta e pegam projetos maiores, emitem nota, tem contratos e já contrataram o primeiro funcionário.

Eles foram através de contatos conquistando clientes através de pessoas que eles conhecem que trabalham como CLT. Vira e mexe tem um colega dele que fala "uma pessoa X tem empresa e quer um sistema que integre pagamento de cartão. Pediu pra eu fazer mas eu estou sem tempo. Quer conversar com ele para ver se pega o projeto e fatura um troco?"

Exemplo mais ou menos do que já aconteceu que ele dividiu comigo, mas a ideia foi essa. Sempre tem uma indicação por ele saber do assunto.

Bem interessante a história.
Nunca me vi nesse cenário, já que a maioria das empresas que trabalhei foram empresas grandes com seus próprios produtos, mas achei bem interessante.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, Maxsuel Maccari disse:

Sim, na área de software também. Aliás, eu gostaria de fazer algo bastante relacionado à finanças. Eu estou me planejando para desenvolver um app de organização financeira para quem é PJ, com emissão de NF e tudo mais. Já tenho nome e domínio registrado.

Você é desenvolvedor ou está contratando devs para fazer seu projeto?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Douglas Miguel Gonzaga Pasqueta disse:

Salve, Rodrigão!!

Acompanhei teu relato na live de ontem, muito massa! Acredito que muitos de nós aqui, se encontram na mesma situação que você, em busca de um norte para empreender.
Quanto ao que falou acerca dos "pontos fracos", como "não ser um bom vendedor" ou "não entender as necessidades das pessoas 'normais' para ter boas ideias", acho que super faz parte, visto que a tendência seria exatamente acertar um time polivalente que conseguisse otimizar todas essas frentes.
Apesar da minha formação e atuação, professor por uns 7/8 anos e, atualmente biólogo em uma ilha aqui em SC. Atuo bastante no fronte e nos bastidores do setor comercial turístico aqui da região e, acredito que o "bom produto" é mais uma questão de um "bom convencimento" para o público foco.
Você mesmo, já tens uma ideia do que gostaria de fazer? Dessa forma nós conseguimos te auxiliar de forma mais assertiva também.

Concordo com você, só ainda não consegui achar esse time (já tentei algumas vezes, mas sempre acabava que só eu trabalhava 😂).

Esse é o problema, não, eu estou em busca da idéia. A execução eu consigo cuidar (inclusive a parte de vendas eu acredito).

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Também sou da área e tenho dúvidas parecidas.

Assim como o Maxsuel também tenho planos para o ano seguinte, inclusive um deles na área financeira. Acho bem legal a idéia de nos unirmos para conversarmos sobre. Caso a gente não consiga fazer algo juntos, podemos pelo menos trocar experiências.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 months later...

Obrigado pelo tópico @Rodrigo Amorim Ruiz.

Eu tenho muito interesse em empreender também. E os meus problemas são dois, um deles mais ou menos como o seu, sobre não saber o que as pessoas querem.

Sou pesquisador, hoje com ~10 anos de trabalho com projetos de IA aplicada em perguntas biológicas. Consigo  propor e desenvolver/orientar um projeto na área, tranquilo. O problema é que eu não sei o que as pessoas querem pagar para ter.

O meu segundo problema é dinheiro, claro.

Mas gostaria muito de interagir com pessoas que queiram somar essas expertises. Juntar forças.

Valeu. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Também tenho vontade de empreender. Porém muita coisas resolver para começar a empreender. Esse início de ano elaborei em transformar um software da empresa em SaaS para diminuir o custos e agregar sustentabilidade, de bom grado vou ganhar comissão pelas vendas de assinaturas desses app.

Segue outra dica do Raul quanto mais você conhecer pessoas é melhor. Conheci um dono uma empresa de marketing que tem uma gama grande de clientes propondo produtos para criar. Hoje estou tentando ver as viabilidades desses projetos.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Opa, graças ao Guilherme que desenterrou esse post eu cheguei aqui. Vou soltar meio solto os pensamentos aqui:

Vou trazer o conselho mais simples, ficar atento ao que tem em volta e ver o que as pessoas precisam, ok, pra quem quer empreender esse é um dos conceitos básicos que se depara lá no inicio, no seu post inicial diz que "hoje moro no Brasil", então imagino que tenha morado fora, pode ver o que tinha fora que não tem no Brasil, até mesmo dentro do Brasil podem ter  coisas pequenas que tem em alguns lugares e não em outros, por exemplo em grandes metrópoles você tem o iFood como líder (aqui no RJ tem alguns concorrentes a eles, até redes de lanchonetes lançam aplicativos próprios), um rapaz pensou em criar um app pra cidades do interior, (Delivery Much) ele também mudou o modelo de negócio, mas basicamente é um iFood local, hoje tem concorrentes, mas foi algo "simples".

Pode fazer curso, me vem a cabeça a Hashtag que é uma empresa que vende cursos, o rapaz começou pequeno com um curso simples e foi crescendo, você ainda tem no currículo grandes empresas, de programação só me vem a cabeça o Filipe Deschamps, ele teve uma pegada diferente de curso, não é voltado pro iniciante e os alunos trabalham na prática em um projeto real em andamento e ele não tem grandes empresas no currículo, só a pagar.me. Pode também fazer consultoria de carreira, hoje o mercado de Dev está muito cheio, mas muita gente perdida (eu por exemplo, haha) o fundados da Koni (não sei se tem na sua região) depois que vendeu pro grupo Trigo começou a fazer consultoria de carreia a Karol Attekita (youtube Attekita Dev) também. Inclusive o Raul já teve um site que fazia "a ponte" entre quem buscava ajuda / consultoria e quem fornecia o Brainship.

Você falou em programação e hospital, tem uma coisa que coça a minha cabeça desde novo e que depois que o "microsoft healthvault" faliu eu acho que seria algo promissor, criar um sistema de prontuário online e histórico de exames, mas focar no b2b, seu cliente final sendo as clinicas, hospitais, etc. Eu acho muito ruim em geral os sistemas, nunca vi um que fosse realmente interessante, pode ter um ponto ou outro interessante, mas o todo nunca é, além de que diversos sistemas separados fica ruim pra juntar, quando novo eu tinha uma planilha que colocava os exames de sangue e ficava comparando, mas nunca achei esse sistema online (a microsoft tinha, mas o foco era o usuário final, não lembro se tinha venda de algum serviço, mas não resistiu).

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Levy Anesi Py Júnior disse:

no seu post inicial diz que "hoje moro no Brasil", então imagino que tenha morado fora, pode ver o que tinha fora que não tem no Brasil, até mesmo dentro do Brasil podem ter  coisas pequenas que tem em alguns lugares e não em outros,

Rapaz, esse teu comentário me lembrou uma coisa interessante.
Por alguns anos eu trabalhei em uma empresa atendendo clientes internacionais que tinha atuação local (como engenheiro de Soluções) e posteriormente puxei uma iniciativa de abrir o mercado internacional dentro da empresa (como Vendedor).
Nessas andanças tive contato com muita gente do mundo inteiro, e tive a oportunidade de ver como eram os sistemas "similares" em outros lugares do mundo. 

Cheguei a uma conclusão interessante: Os problemas são sempre os mesmos, porém as vezes a solução em algum lugar está "a frente" do que em outros lugares, como se fosse uma visão do futuro.

No meu caso era uma empresa que atuava na área de dispositivos para controle de tráfego (monitoramento de trânsito, controle semafórico, pedágios e etc). E é impressionante ver que as coisas como estão hoje aqui no Brasil e a direção que estão tomando é o que já se via em alguns países da Europa e Ásia a vários anos atrás (5~10). e que em outros países, principalmente na América Latina o Brasil está a uns 5~10 anos na frente.

Então a gente tinha uma baita vantagem pra abrir o mercado nesses países que estavam no "passado", era como se a gente já tivesse visto como seria o futuro!

 

Olhando hoje parece óbvio isso, mas de dentro as vezes é difícil a gente ter esse tipo de insight.
Mas essa minha observação generalizou bem para várias outras coisas que eu fiz ou vi serem feitas depois em outros mercados/segmentos.
Sempre da pra achar alguém que está no "futuro" e pegar algumas lições para aplicar aqui no presente, como se tivesse uma máquina pra viajar no tempo.
Cada mercado tem suas particularidades, alguns são regulados, alguns são bastante atrelados a cultura local, mas sempre da pra achar alguma lição lá no futuro pra te ajudar a dar uns passos na frente.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...