Jump to content
  • 0

Reserva de Emergência


Auri Ramos Vilela

Pergunta

Bom dia, Sardinhas.

Sou aluna da Turma26 e estou com algumas dúvidas.

Ao assistir a aula de fundos de investimentos constatei que estou aportada em péssimos fundos. Nas aulas, o Raul diz que seria melhor resgatá-los e investir em Tesouro Selic.

Minha dúvida seria: todos os tesouros permitem fazer aportes mensais ou apenas o Tesouro SELIC? Apenas o Tesouro Selic tem liquidez diária? Tenho um valor de 60 mil nesses fundos pensei em aportar 30 mil no tesouro SELIC + 0,1680% 2029 para fazer minha reserva de emergência; e 30 mil no tesouro IPCA + 5,64% 2029 com aportes de R$ 3.000,00. O que acham ?

Desde já agradeço a atenção

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
8 minutes ago, Auri Ramos Vilela disse:

Minha dúvida seria: todos os tesouros permitem fazer aportes mensais ou apenas o Tesouro SELIC?

Bom dia @Auri Ramos Vilela. Cada aporte que voce faz em um tipo de tesouro, mesmo sendo no mesmo vencimento sera em titulos diferentes. Por exemplo, voce pode fazer este mes um aporte no tesouro prefixado com vencimento em 2026 com taxa de 10,32%. No proximo mes, ao aportar novamente no prefixado 2026 voce pode contratar um titulo com taxa de 9%.

Respondendo então sua pergunta, sim, todos os titulos permite que voce faça aportes mensais, mas em titulos diferentes.

11 minutes ago, Auri Ramos Vilela disse:

Apenas o Tesouro Selic tem liquidez diária?

Não. Todos os titulos adquiridos via tesouro direto possuem liquidez diaria, ja que o tesouro garante a recompra. Contudo, titulos prefixados e indexados ao IPCA sofrem marcação a mercado podendo em um resgate antecipado ter perda da rentabilidade ou mesmo do capital investido.

13 minutes ago, Auri Ramos Vilela disse:

Tenho um valor de 60 mil nesses fundos pensei em aportar 30 mil no tesouro SELIC + 0,1680% 2029 para fazer minha reserva de emergência; e 30 mil no tesouro IPCA + 5,64% 2029 com aportes de R$ 3.000,00. O que acham ?

Ate entender como ira funcionar a dinamica da sua carteira de investimentos o ideal seria deixar tudo no tesouro selic. Após assistir as aulas e entender como funciona cada tipo de titulo, seus riscos e particularidades, a escolha para sua carteira sera baseado no contrafluxo aula 17 do modulo 3. Caso ainda não tenha assistido, procure entender o conceito que ficara mais claro aonde aportar.

A reserva de emergencia voce pode deixar uma parte em uma conta corrente de um banco consolidado como Itau, BRadesco ou BB e a outra parte no tesouro selic.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia, Auri!

 

2 minutes ago, Auri Ramos Vilela disse:

todos os tesouros permitem fazer aportes mensais ou apenas o Tesouro SELIC?

Sim, é possível fazer aportes mensais no tesouro em qualquer modalidade. A cada aporte, você compra um título de um determinado tesouro escolhido.

3 minutes ago, Auri Ramos Vilela disse:

Apenas o Tesouro Selic tem liquidez diária?

Todos possuem liquidez. O que é importante lembrar neste caso é que os tesouros IPCA e pré fixado sofrem da marcação a mercado e os resgates possuem dedução do IR e também do IOF nos primeiros 30 dias.

5 minutes ago, Auri Ramos Vilela disse:

Tenho um valor de 60 mil nesses fundos pensei em aportar 30 mil no tesouro SELIC + 0,1680% 2029 para fazer minha reserva de emergência; e 30 mil no tesouro IPCA + 5,64% 2029 com aportes de R$ 3.000,00. O que acham ?

Se o valor de 30mil não for o valor total da sua reserva de emergência, ok. Lembre-se que o recomendável seria metade no tesouro Selic e a outra metade em um bancão (Bradesco, Itaú, etc).

Quanto ao tesouro IPCA, lembre-se novamente da marcação a mercado que o título pode sofrer. 

Uma alternativa seria deixar todo o valor resgatado aportado no tesouro Selic até a conclusão do cvrso para você ter mais bagagem em dar um melhor direcionamento ao dinheiro.

 

Espero que ajude a pensar!

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 horas atrás, Auri Ramos Vilela disse:

Bom dia, Sardinhas.

Sou aluna da Turma26 e estou com algumas dúvidas.

Ao assistir a aula de fundos de investimentos constatei que estou aportada em péssimos fundos. Nas aulas, o Raul diz que seria melhor resgatá-los e investir em Tesouro Selic.

Minha dúvida seria: todos os tesouros permitem fazer aportes mensais ou apenas o Tesouro SELIC? Apenas o Tesouro Selic tem liquidez diária? Tenho um valor de 60 mil nesses fundos pensei em aportar 30 mil no tesouro SELIC + 0,1680% 2029 para fazer minha reserva de emergência; e 30 mil no tesouro IPCA + 5,64% 2029 com aportes de R$ 3.000,00. O que acham ?

Desde já agradeço a atenção

Bom dia. Reserva de emergência é uma parte no tesouro selic porque pode resgatar a qualquer momento, independe do prazo, e uma parte na conta corrente msm. Se possível com rendimento com o CDI de resgate imediato. O IPCA terá marcação de mercado, vê se o rendimento anual está razoável. Ou espera uma oportunidade melhor. Uma hora vai aparecer. Não adianta ter pressa. Não se esqueça do valor de reserva de 6 a 12 meses do seu custo mensal guardado, que vc tem que ter de previsão. Mas se preocupe agora em terminar as aulas para vc compreender o que fazer de melhor. 

 

Editado por Károly Hunkár
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Auri Ramos Vilela disse:

@Edison Paulini@Adriano UmemuraObrigada, meninos pelos esclarecimentos. Apenas, confirmando deixar minha reserva de emergência na Selic seria exatamente esse investimento que coloquei acima, SELIC + 0,1680%, correto?

Bom dia, Auri!

Você poderá deixar no tesouro Selic mais longo que normalmente tende a ter um rendimento um pouquinho melhor.

Basta verificar qual estará oferecendo a melhor taxa no momento e seguir com os aporte no tesouro escolhido.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Auri Ramos Vilela disse:

@Edison Paulini@Adriano UmemuraObrigada, meninos pelos esclarecimentos. Apenas, confirmando deixar minha reserva de emergência na Selic seria exatamente esse investimento que coloquei acima, SELIC + 0,1680%, correto?

Pode ser tanto no tesouro selic 2026 ou 2029, aquele que estiver oferecendo um desagio maior.

Esta taxa adicional de 0,1680% pode mudar todos os dias. Hoje por exemplo esta em 0,1682%

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 16/11/2023 at 09:07, Auri Ramos Vilela disse:

Bom dia, Sardinhas.

Sou aluna da Turma26 e estou com algumas dúvidas.

Ao assistir a aula de fundos de investimentos constatei que estou aportada em péssimos fundos. Nas aulas, o Raul diz que seria melhor resgatá-los e investir em Tesouro Selic.

Minha dúvida seria: todos os tesouros permitem fazer aportes mensais ou apenas o Tesouro SELIC? Apenas o Tesouro Selic tem liquidez diária? Tenho um valor de 60 mil nesses fundos pensei em aportar 30 mil no tesouro SELIC + 0,1680% 2029 para fazer minha reserva de emergência; e 30 mil no tesouro IPCA + 5,64% 2029 com aportes de R$ 3.000,00. O que acham ?

Desde já agradeço a atenção

uma parte da reserva de emergência (RE) deve ficar na conta corrente de um bancão (ou dois), se possível com rendimento automático próximo de 100% de CDI.

Não se aconselha colocar toda a RE na Selic pois não tem como sacar finais de semana ou feriados.

O dinheiro que tirou dos fundos, ficara muito bem nos fundos que indicou, ate completar as aulas e souber melhor como montar a sua carteira.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia, Ainda sobre o assunto dos fundos estou realizando o resgate e fiquei com receio da minha análise.

Eu entendo que esse fundo não seria interessante em razão da alta taxa de administração (2% a 2,5%) + taxa de performace ( 20%). Além da composição da carteira ser composta por 80,12% de títulos públicos federais ( traduzindo Tesouro Direto que eu poderia ter investir sozinha).

@Adriano Umemura esse fundo é péssimo mesmo, correto? Ou estou esquecendo de algum detalhe.

Lamina_23922063000109_v2.pdf

Editado por Auri Ramos Vilela
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
26 minutes ago, Auri Ramos Vilela disse:

Bom dia, Ainda sobre o assunto dos fundos estou realizando o resgate e fiquei com receio da minha análise.

Eu entendo que esse fundo não seria interessante em razão da alta taxa de administração (2% a 2,5%) + taxa de performace ( 20%). Além da composição da carteira ser composta por 80,12% de títulos públicos federais ( traduzindo Tesouro Direto que eu poderia ter investir sozinha).

@Adriano Umemura esse fundo é péssimo mesmo, correto? Ou estou esquecendo de algum detalhe.

Lamina_23922063000109_v2.pdf 208 kB · 0 downloads

Bom dia @Auri Ramos Vilela. Trata-se de um fundo multimercado, e realmente a taxa de administração é bem alta. O doumento que voce me enviou é de 2018, hoje a composição do fundo mudou bastante. Eles investem cerca de 50% do fundo em titulos publicos federais e o restante em ativos de renda variavel como ações e derivativos. Desde o seu inicio em 2016 o fundo consegui bater o CDI com um acumulado em torno de IPCA + 60%. Se tomarmos como base a nossa meta de IPCA + 8% teriamos uma rentabilidade acumulada em torno de IPCA + 75%.

Alem da rentabilidade, temos que avaliar 2 outros fatores. Os fundos multimercados possuem o come cotas, que seria uma antecipação do imposto de renda cobrado nos meses de maio e novembro, o que compromete o efeito dos juros compostos. Alem disso, o periodo de descotização do seu fundo é de D+30, ou seja, após o pedido de resgate voce somente recebe os recursos após 1 mes.

Na minha opinião, eu acredito que voce conseguiria um resultado melhor administrando a sua propria carteira.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...