Jump to content
  • 0

Duvidas na Perguntas do diagrama do cerrado


Vivaldo Coelho Cardoso

Pergunta

Boa noite a todos.

1- A empresa investe amplamente em pesquisa e inovação ?  Esta pergunta e pertinente aos bancos também ?

     Eu considerei que sim.

2- O Preço/Lucro da empresa está abaixo de 30?  A maioria das empresas que verifiquei , este indicador e bem longe de 30 ?

    Já verifiquei mais de 12 empresas , e normalmente estão bem longe de 30.  O 30 e um valor correto ?

3-  lucro líquido dos últimos 12 meses? Devo considerar o exercício anterior tipo 2022  ou como estamos em novembro

     tento levantar as informações de novembro/ 22 para cá ?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
32 minutes ago, VivaldoCC disse:

Boa noite a todos.

1- A empresa investe amplamente em pesquisa e inovação ?  Esta pergunta e pertinente aos bancos também ?

     Eu considerei que sim.

2- O Preço/Lucro da empresa está abaixo de 30?  A maioria das empresas que verifiquei , este indicador e bem longe de 30 ?

    Já verifiquei mais de 12 empresas , e normalmente estão bem longe de 30.  O 30 e um valor correto ?

3-  lucro líquido dos últimos 12 meses? Devo considerar o exercício anterior tipo 2022  ou como estamos em novembro

     tento levantar as informações de novembro/ 22 para cá ?

 

Boa noite, Vivaldo!

 

1 - Sim, também acho coerente um banco se inovar dentro do que lhe for possível no seu nicho;

2 - Eu particularmente acho um valor muito alto considerar 30. Um benchmark deste indicador mais aceitável pelos investidores em geral é de 15 (inclusive é utilizado na fórmula de cálculo de valores intrínsecos de Graham). Mas pode variar de acordo seu ponto de vista, estudos e critérios;

3 - Eu particularmente vejo o exercício anterior por ser um fechamento total de tudo que já ocorreu na empresa.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
39 minutes ago, VivaldoCC disse:

1- A empresa investe amplamente em pesquisa e inovação ?  Esta pergunta e pertinente aos bancos também ?

 

Boa noite @VivaldoCC. Sim, nos relatorios trimestrais as empresas do setor financeiro descrevem quais são as iniciativas voltadas a pesquisa e desenvolvimento

41 minutes ago, VivaldoCC disse:

2- O Preço/Lucro da empresa está abaixo de 30?  A maioria das empresas que verifiquei , este indicador e bem longe de 30 ?

    Já verifiquei mais de 12 empresas , e normalmente estão bem longe de 30.  O 30 e um valor correto ?

 

Não existe um valor correto. O que consideramos seria a interpretação do indicador e o que voce considera como risco ou não. O P/L seria o quanto o mercado esta disposto a pagar baseado no lucro da empresa. Voce teria que ajustar baseado nos seus criterios em uma tentativa de mensurar se o valor esta esticado ou não. Eu particularmente uso 15

 

43 minutes ago, VivaldoCC disse:

3-  lucro líquido dos últimos 12 meses? Devo considerar o exercício anterior tipo 2022  ou como estamos em novembro

 

Como agora voce esta realizando a sua analise inicial, o ideal seria pegar o lucro liquido dos ultimos 12 meses. Depois que voce analisou a empresa e decidiu coloca-la em carteira, voce pode fazer a analise do diagrama 1x ao ano, no fechamento do resultado anual.

No site fundamentus é mostrado o lucro acumulado dos ultimos 12 meses. Se voce quiser conferir se o valor esta correto pode buscar os dados nos relatorios trimestrais da empresa. Segue abaixo alguns prints dos dados da Unipar

 

Captura de Tela 2023-11-16 às 22.17.17.png

Captura de Tela 2023-11-16 às 22.17.31.png

Captura de Tela 2023-11-16 às 22.17.48.png

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
26 minutes ago, VivaldoCC disse:

boa noite!

Tem um crescimento de receitas (Ou lucro) superior a 5% nos últimos 5 anos? 

Adriano aqui também ficou uma duvida, o fato de aumentar a receita, não quer dizer que aumentou o lucro, procede ?

Neste caso vejo o crescimento de receitas ou lucros superior a 5% ?

 

Boa noite Vivaldo!

Sim, está correta sua afirmação. Um aumento de receita não necessariamente faz com que o lucro ande junto.

Para você avaliar estes números, o próprio site do investidor10 tem um gráfico que mostra tanto a receita como o lucro.

Porém, a fonte mais fidedigna dos dados será sempre o RI da empresa e nela você poderá acompanhar no detalhe através dos relatórios e inclusive entender o crescimento da receita e lucro.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, VivaldoCC disse:

boa noite!

Tem um crescimento de receitas (Ou lucro) superior a 5% nos últimos 5 anos? 

Adriano aqui também ficou uma duvida, o fato de aumentar a receita, não quer dizer que aumentou o lucro, procede ?

Neste caso vejo o crescimento de receitas ou lucros superior a 5% ?

 

Sim, pode aumentar a receita mas não aumentar o lucro. Empresas de crescimento podem ter um aumeto significativo na receita mas devido a reinvestimentos não refletem isso no lucro. Teria que avaliar em qual momento a empresa se encontra e qual o motivo dela ter um aumento de receita e não do lucro

O indicador que reflete o aumento da receita ou lucro é o CAGR.

 

Captura de Tela 2023-11-20 às 21.51.45.png

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...