Jump to content
  • 0

Exercicio de comparação de rentabilidade


Adriano Umemura

Pergunta

Boa tarde. Vai la um exercicio de comparação de rentabilidade

Considere os seguintes títulos:

I. Caderneta de poupança; 

II. LCI, que rende 80% do CDI;

III. CDB pré-fixado, com rentabilidade de 9,8% ao ano;

IV. LTN, com preço de R$ 866,78. 

V. CDB que rende 95% CDI

Supondo que a LCI, o CDB pré-fixado, a LTN e o CDB pós fixado vencem todos em 1,5 ano e que o CDI foi constante em 10% ao ano e que a Meta da Selic se manteve acima de 8,5% ao ano e a TR foi de 0% durante todo o período. O investimento que proporcionaria maior rentabilidade líquida, ao investidor PF, seria....

Justifique a resposta apresentando as rentabilidades anuais liquidas de cada investimento

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Aplicando um valor de R$ 1000 como exemplo, o mais indicado seria II. LCI, que rende 80% do CDI.

A taxa anualizada seria de 8% e renderia na aplicação do valor R$ 122,37 dentro do período de 18 meses totalizando R$ 1.122,37 líquidos sem dedução do IR o que é uma característica da LCI.

As rentabilidades dos demais títulos seriam:

I. 6,17% a.a. isento de IR mas com o rendimento anualizado baixo não bate o valor da opção II;

III. 9,8% a.a.

IV. 10% a.a.

V. 9,5% a.a.

Onde III, IV e V possuem dedução do IR de 17,5% o que reduz o valor do rendimento fazendo com que a opção II se sobressaia com maior rendimento mesmo com uma taxa anualizada menor com relação a essas opções.

 

Espero não ter comido bola em nada  😅

 

PS: Adriano, estava com sdds desses exercícios!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 17/11/2023 at 17:48, Adriano Umemura disse:

Boa tarde. Vai la um exercicio de comparação de rentabilidade

Considere os seguintes títulos:

I. Caderneta de poupança; 

II. LCI, que rende 80% do CDI;

III. CDB pré-fixado, com rentabilidade de 9,8% ao ano;

IV. LTN, com preço de R$ 866,78. 

V. CDB que rende 95% CDI

Supondo que a LCI, o CDB pré-fixado, a LTN e o CDB pós fixado vencem todos em 1,5 ano e que o CDI foi constante em 10% ao ano e que a Meta da Selic se manteve acima de 8,5% ao ano e a TR foi de 0% durante todo o período. O investimento que proporcionaria maior rentabilidade líquida, ao investidor PF, seria....

Justifique a resposta apresentando as rentabilidades anuais liquidas de cada investimento

Boa noite, primeiramente queria agradecer as perguntas, pois me ajudaram a compreender melhor a RF, espero que meus cálculos estejam corretos kk (não tenho tanta experiência com RF, então não estou 100 % seguro)

I- A poupança rende 0,5 ao mês mais TR, nesse caso tendo uma rentabilidade final de 9,39%.

II- O LCI neste caso renderia 8 % ao ano, rendendo ao final dos 18 meses o total de 12,24 % já livre de IR.

III- CDB pré fixado de 9,8 % ao ano, teria rendimento bruto de 15,05%, mas ao se descontar o IR (de 17,5 % devido a quantidade de tempo) teria rentabilidade real de 12,41 %. 

IV- LTN é a antiga denominação para os tesouros prefixados, tendo que valer no seu vencimento o total de 1000 reais. Nesse caso, a rentabilidade bruta seria de 13,32 %, ao se descontar o IR teria rentabilidade real de 10,98 %.

V- CDB que rende 95% do CDI ao longo de 18 meses teria rendimento bruto de 14,58 %, ao as descontar o IR teríamos rendimento real de 12,02 %.

Portanto, a melhor opção seria o CDB pré fixado nesta simulação. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 17/11/2023 at 16:48, Adriano Umemura disse:

Boa tarde. Vai la um exercicio de comparação de rentabilidade

Considere os seguintes títulos:

I. Caderneta de poupança; 

II. LCI, que rende 80% do CDI;

III. CDB pré-fixado, com rentabilidade de 9,8% ao ano;

IV. LTN, com preço de R$ 866,78. 

V. CDB que rende 95% CDI

Supondo que a LCI, o CDB pré-fixado, a LTN e o CDB pós fixado vencem todos em 1,5 ano e que o CDI foi constante em 10% ao ano e que a Meta da Selic se manteve acima de 8,5% ao ano e a TR foi de 0% durante todo o período. O investimento que proporcionaria maior rentabilidade líquida, ao investidor PF, seria....

Justifique a resposta apresentando as rentabilidades anuais liquidas de cada investimento

Opa, valeu pelo exercício, legal para colocar em prática algumas informações que achamos simples mas por vezes deixamos passar.

Fiz as contas aqui, e bateu quase tudo igual ao @Luis Eugênio Gomes Freitas, exceto pelo item abaixo:
 

On 20/11/2023 at 23:58, Luis Eugênio Gomes Freitas disse:

 

IV- LTN é a antiga denominação para os tesouros prefixados, tendo que valer no seu vencimento o total de 1000 reais. Nesse caso, a rentabilidade bruta seria de 13,32 %, ao se descontar o IR teria rentabilidade real de 10,98 %.

 

No caso, a minha conta foi 1000/866,78 para descobrir a rentabilidade do título prefixado hoje, chegando a 15,37% em um ano e meio, ou 10% a.a.. Aplicando a alíquota de 17,5% do IR, teríamos uma rentabilidade real do título no período igual a 12,68%.

Sendo assim: 

I - 6,17% a.a. -> 9,39% no período
II - 8,00% a.a. -> 12,24% no período
III - 8,09% a.a. -> 12,42% no período
IV - 8,25% a.a. -> 12,68% no período
V - 7,84% a.a. -> 12,03% no período

Logo, o LTN seria a melhor opção, segundo meus cálculos.

 

Editado por Murillo Bertolini
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
50 minutes ago, Murillo Bertolini disse:

Opa, valeu pelo exercício, legal para colocar em prática algumas informações que achamos simples mas por vezes deixamos passar.

Fiz as contas aqui, e bateu quase tudo igual ao @Luis Eugênio Gomes Freitas, exceto pelo item abaixo:
 

No caso, a minha conta foi 1000/866,78 para descobrir a rentabilidade do título prefixado hoje, chegando a 15,37% em um ano e meio, ou 10% a.a.. Aplicando a alíquota de 17,5% do IR, teríamos uma rentabilidade real do título no período igual a 12,68%.

Sendo assim: 

I - 6,17% a.a. -> 9,39% no período
II - 8,00% a.a. -> 12,24% no período
III - 8,09% a.a. -> 12,42% no período
IV - 8,25% a.a. -> 12,68% no período
V - 7,84% a.a. -> 12,03% no período

Logo, o LTN seria a melhor opção, segundo meus cálculos.

 

Boa tarde, agora que você comentou que vi meu erro kkk (fiz na madrugada, acabei calculando errado a LTN ). Concordo com você aí nesse resultado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 22/11/2023 at 15:41, Murillo Bertolini disse:

Opa, valeu pelo exercício, legal para colocar em prática algumas informações que achamos simples mas por vezes deixamos passar.

Fiz as contas aqui, e bateu quase tudo igual ao @Luis Eugênio Gomes Freitas, exceto pelo item abaixo:
 

No caso, a minha conta foi 1000/866,78 para descobrir a rentabilidade do título prefixado hoje, chegando a 15,37% em um ano e meio, ou 10% a.a.. Aplicando a alíquota de 17,5% do IR, teríamos uma rentabilidade real do título no período igual a 12,68%.

Sendo assim: 

I - 6,17% a.a. -> 9,39% no período
II - 8,00% a.a. -> 12,24% no período
III - 8,09% a.a. -> 12,42% no período
IV - 8,25% a.a. -> 12,68% no período
V - 7,84% a.a. -> 12,03% no período

Logo, o LTN seria a melhor opção, segundo meus cálculos.

 

Muito interessante o exercício. Fiz minhas contas e depois olhando as respostas dos colegas fui vendo alguns pontos de desatenção minha, em outros pontos desatenção de alguns colegas.

Creio que essa resposta do Murillo esteja correta.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 22/11/2023 at 15:41, Murillo Bertolini disse:

Opa, valeu pelo exercício, legal para colocar em prática algumas informações que achamos simples mas por vezes deixamos passar.

Fiz as contas aqui, e bateu quase tudo igual ao @Luis Eugênio Gomes Freitas, exceto pelo item abaixo:
 

No caso, a minha conta foi 1000/866,78 para descobrir a rentabilidade do título prefixado hoje, chegando a 15,37% em um ano e meio, ou 10% a.a.. Aplicando a alíquota de 17,5% do IR, teríamos uma rentabilidade real do título no período igual a 12,68%.

Sendo assim: 

I - 6,17% a.a. -> 9,39% no período
II - 8,00% a.a. -> 12,24% no período
III - 8,09% a.a. -> 12,42% no período
IV - 8,25% a.a. -> 12,68% no período
V - 7,84% a.a. -> 12,03% no período

Logo, o LTN seria a melhor opção, segundo meus cálculos.

 

Boa tarde. Parabens @Murillo Bertolinié isso mesmo. Os principais pontos que deveriamos observar nesta comparação:

I - A rentabilidade da poupança funciona da seguinte forma. Quando a Selic esta acima de 8,5% a poupança rende 0,5%am + TR. Quando esta abaixo de 8,5% o rendimento é de 70% da selic + TR

II - Se atentar ao fato de que LCIs são isentas de IR

III - CDBs obedecem a aliquota regressiva de IR. Sendo assim para um prazo de 1,5 anos a aliquota seria de 17,5%. Seguq abaixo a tabela regressiva de IR para renda fixa

IV - LTN ou Letras do Tesouro Nacional ou Tesouro Prefixado precisa estar valendo R$1000 no vencimento. Se utilizando desta informação, o valor de compra e o periodo ate o vencimento obtemos a taxa oferecida. Segue tambem a aliquota regressiva de IR com valor de 17,5%

V - mesma raciocinio do item III

 

Captura de Tela 2023-11-28 às 13.05.54.png

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...