Jump to content
  • 0

Valor das ações


Leonardo Junior Bernieri

Pergunta

Pessoal, bom dia!
São dúvidas bem iniciantes, sou muito leigo em ações fora da teoria, tenham paciência rs

1. Empresas sólidas e famosas são sempre interessantes de comprar, independente do valor? Aqui eu não estou considerando a Análise de Indicadores, digamos que tenha passado em tudo, uma empresa pode estar "cara" para se comprar em um momento que seja melhor esperar uma queda? Pq no Buy and Hold, o preço não importaria tanto, já que considero que a empresa se perpetuará no mercado por muitos anos, né? Pq as regras de Valuation são subjetivas né, aparentemente.

2. Como funciona o retorno financeiro com ações? Pq eu sempre tive a idéia que deveríamos comprar barato, e vender caro pra lucrar o spread. Mas pelo o que entendi isso é Swing Trade. Como funciona no Buy and Hold? Eu sei que existe o pagamento de dividendos, mas e nas empresas que não pagam dividendos? E mesmo as que pagam, é um valor relevante pra poucas ações?

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Bom dia, Leonardo!

14 minutes ago, Leonardo Junior Bernieri disse:

1. Empresas sólidas e famosas são sempre interessantes de comprar, independente do valor? Aqui eu não estou considerando a Análise de Indicadores, digamos que tenha passado em tudo, uma empresa pode estar "cara" para se comprar em um momento que seja melhor esperar uma queda? Pq no Buy and Hold, o preço não importaria tanto, já que considero que a empresa se perpetuará no mercado por muitos anos, né? Pq as regras de Valuation são subjetivas né, aparentemente

Primeiro de tudo seria ideal avaliar empresas que estão de acordo com seus princípios.

Uma empresa famosa na bolsa as vezes pode ser mais utilizada para fazer trade do que se ter para um longo prazo dentro de uma estratégia de buy ad hold.

No longo prazo o objetivo são aportes constantes. Dessa forma, teremos bons momentos bem como algumas vezes poderemos "comprar mal". Mas no final a conta fecha por conta da constância.

Além disso, a questão de preço é subjetiva. Vamos ao exemplo da WEG. É uma empresa que praticamente sempre esteve cara no quesito preço via indicadores. Mas é importante separar preço de valor (existem aulas no módulo 4 que abordam melhor este tema e conceito de preço X valor).

Já foi comprovado que os aportes constantes se sobressaem sobre as oportunidades. Essas oportunidades são praticamente impossíveis de se prever e uma vez que se tenta prever isso, ficamos de fora do papel sem aportar nele o que não vale a pena em comparação a estar sempre exposto no papel no longo prazo onde estaremos sempre pegando suas valorizações e aproveitando oportunidades de algumas quedas. Ficar sempre exposto é muito melhor do que tentar acertar o c$ da mosca em uma queda que almejamos.

 

14 minutes ago, Leonardo Junior Bernieri disse:

2. Como funciona o retorno financeiro com ações? Pq eu sempre tive a idéia que deveríamos comprar barato, e vender caro pra lucrar o spread. Mas pelo o que entendi isso é Swing Trade. Como funciona no Buy and Hold? Eu sei que existe o pagamento de dividendos, mas e nas empresas que não pagam dividendos? E mesmo as que pagam, é um valor relevante pra poucas ações?

Você está correto na afirmação que isso de comprar na baixa e vender na alta é puramente trade.

Pense que você está se tornando sócio de empresas. Um exemplo muito simples apenas para você captar a ideia:

O Juca vai abrir uma padaria e precisa de 10mil seus e ele também vai colocar 10mil. Vocês serão sócios.

A padaria foi aberta com um capital de 20mil e depois de 2 anos, a padaria está valendo 100mil que será dividido em partes iguais para você e o Juca. Logo, seu patrimônio valorizou, foi de um investimento de 10mil e se tornou 50mil.

Nosso objetivo nos investimentos primeiramente é acumular patrimônio. 

E quando investimos em empresas na bolsa, estamos seguindo essa ideia e colocar dinheiro em uma empresa nos tornando sócios dela e participando nesse crescimento e valorização.

 

A questão de dividendos é para o segundo momento que seria para viver de renda onde iríamos usufruir da distribuição de lucros das empresas.

 

Espero que tenha esclarecido!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 minutes ago, Leonardo Junior Bernieri disse:

Pessoal, bom dia!
São dúvidas bem iniciantes, sou muito leigo em ações fora da teoria, tenham paciência rs

1. Empresas sólidas e famosas são sempre interessantes de comprar, independente do valor? Aqui eu não estou considerando a Análise de Indicadores, digamos que tenha passado em tudo, uma empresa pode estar "cara" para se comprar em um momento que seja melhor esperar uma queda? Pq no Buy and Hold, o preço não importaria tanto, já que considero que a empresa se perpetuará no mercado por muitos anos, né? Pq as regras de Valuation são subjetivas né, aparentemente.

2. Como funciona o retorno financeiro com ações? Pq eu sempre tive a idéia que deveríamos comprar barato, e vender caro pra lucrar o spread. Mas pelo o que entendi isso é Swing Trade. Como funciona no Buy and Hold? Eu sei que existe o pagamento de dividendos, mas e nas empresas que não pagam dividendos? E mesmo as que pagam, é um valor relevante pra poucas ações?

 

Minha resposta foi pra malha fina  😅

Já já aparece aí para tentar te ajudar!

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
32 minutes ago, Leonardo Junior Bernieri disse:

Empresas sólidas e famosas são sempre interessantes de comprar, independente do valor

Partindo da premissa que a empresa passou na sua avaliação de risco, para nós que aportamos valores relativamente baixos, não importa muito o preço. De toda forma é importante seguir o Diagrama do Cerrado, pois há momentos de se aportar mais e momentos de se aportar menos.

 

34 minutes ago, Leonardo Junior Bernieri disse:

2. Como funciona o retorno financeiro com ações? Pq eu sempre tive a idéia que deveríamos comprar barato, e vender caro pra lucrar o spread. Mas pelo o que entendi isso é Swing Trade. Como funciona no Buy and Hold? Eu sei que existe o pagamento de dividendos, mas e nas empresas que não pagam dividendos? E mesmo as que pagam, é um valor relevante pra poucas ações?

As empresas que não pagam dividendos estão reinvestindo nelas mesmas. Isso pode fazer com que elas cresçam, valorizando suas ações e, no futuro, passando a pagar altos dividendos em comparação ao valor que você aportou, pois o DY em relação ao seu PM vai acabar sendo bem mais alto do que o DY pelo preço da ação no longo prazo.

Por questões lógicas, é esperado que a empresa cresça e valorize mais quando distribui dividendos baixos (ou quando não distribui). Claro que isso depende do desempenho da empresa.

Eu priorizo empresas que tenham ao menos algum retorno de dividendos, pois assim fica claro que existe o dinheiro, evitando fraudes.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
42 minutes ago, Leonardo Junior Bernieri disse:

Pessoal, bom dia!
São dúvidas bem iniciantes, sou muito leigo em ações fora da teoria, tenham paciência rs

1. Empresas sólidas e famosas são sempre interessantes de comprar, independente do valor? Aqui eu não estou considerando a Análise de Indicadores, digamos que tenha passado em tudo, uma empresa pode estar "cara" para se comprar em um momento que seja melhor esperar uma queda? Pq no Buy and Hold, o preço não importaria tanto, já que considero que a empresa se perpetuará no mercado por muitos anos, né? Pq as regras de Valuation são subjetivas né, aparentemente.

2. Como funciona o retorno financeiro com ações? Pq eu sempre tive a idéia que deveríamos comprar barato, e vender caro pra lucrar o spread. Mas pelo o que entendi isso é Swing Trade. Como funciona no Buy and Hold? Eu sei que existe o pagamento de dividendos, mas e nas empresas que não pagam dividendos? E mesmo as que pagam, é um valor relevante pra poucas ações?

 

Como o Raí disse as que não pagam dividendos, podem ter um crescimento maior, no meu caso eu também priorizo boas empresas que pagam dividendos, ate porque a minha ideia é nunca vender, a não ser que não faça mais sentido pra mim a estratégia da empresa. Como a bolsa funciona subindo e caindo eu procuro aportar todo mês, assim pego todos os valores e assim conseguindo um preço médio, além das oportunidades de uma queda maior e poder comprar mais. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Eduardo P Santos disse:

Como o Raí disse as que não pagam dividendos, podem ter um crescimento maior, no meu caso eu também priorizo boas empresas que pagam dividendos, ate porque a minha ideia é nunca vender, a não ser que não faça mais sentido pra mim a estratégia da empresa. Como a bolsa funciona subindo e caindo eu procuro aportar todo mês, assim pego todos os valores e assim conseguindo um preço médio, além das oportunidades de uma queda maior e poder comprar mais. 

Minha ideia é nunca vender também. Espero que elas paguem dividendos no longo prazo, ou que ao menos se valorizem muito a ponto de valer a pena eu trocar para um FII ou outra ação que já paga dividendo mas que não se valorizou tanto.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Raí Nunes disse:

Minha ideia é nunca vender também. Espero que elas paguem dividendos no longo prazo, ou que ao menos se valorizem muito a ponto de valer a pena eu trocar para um FII ou outra ação que já paga dividendo mas que não se valorizou tanto.

Exatamente penso igual.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

1 - As regras de valuetion são subjetivas mesmo, pq é impossível prever precisamente o que vai acontecer. Eu não gosto muito de esperar a ação baixar pq eu não sei quando isso vai acontecer, pode demorar anos. Então eu vejo se o preço da ação faz sentido naquele momento. Pra ser sincero eu só penso mais na hora de adicionar a empresa no Diagrama, depois de adicionado eu passo a comprar sempre que o diagrama manda comprar. 
 

2 - o retorno financeiro pode demorar anos pra acontecer. A minha carteira é composta por FIIs, Renda Fixa, algumas ações de dividendos e ações de valorização. Todo mês eu faço um aporte e reinvisto os proventos. Meio que todo mês o valor dos proventos cresce e isso é algo legal. O valor realmente não é muito relevante no começo, mas é algo que vc vai compondo e reinvestindo. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Para mim o ponto principal é entender o negocio da empresa, de onde ela obtém lucro e se ela tem chances de continuar dando lucro. Os indicadores são muito importantes para triagem, mas entender a empresa é muito mais importante, as informações podem ser encontradas no site de relações com investidor, famoso R.I da empresa, ler os release da empresa, não apenas o ultimo, mas pelo menos uns 4, buscando as analises futuras e comparando com o que aconteceu de fato é a forma que fato, foi a forma que eu encontrei de entender o quanto a empresa esta comprometida com o que fala para o investidor. Da um trabalho do capeta, mas se eu quero ter uma posição a longo prazo, não tem jeito.

Quanto ao desfrute da carteira acionaria, ela pode se dar por 2 formas, dividendos, que é a mais simples, pois você recebe o dinheiro na conta ou por vendas e consequente dilapidação do patrimônio, mas isso ocorreria no futuro e de maneira controlada, pode ser uma boa forma de desfrutar do patrimônio.  

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Obrigado pelas respostas, ajudaram bastante!

Porém ainda estou com dúvidas. 

Eu entendo que ao comprar uma ação eu serei sócio dela, então quando ela performar, minha ação será valorizada e eu "ganharei" junto pq meu papel se valorizará.

Mas o lucro real, o que entrará de fato no meu bolso, será só quando eu vender a ação? (Tirando os dividendos)

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
27 minutes ago, Leonardo Junior Bernieri disse:

Obrigado pelas respostas, ajudaram bastante!

Porém ainda estou com dúvidas. 

Eu entendo que ao comprar uma ação eu serei sócio dela, então quando ela performar, minha ação será valorizada e eu "ganharei" junto pq meu papel se valorizará.

Mas o lucro real, o que entrará de fato no meu bolso, será só quando eu vender a ação? (Tirando os dividendos)

 

Sim, além dos proventos, é quando vc vende a ação que você REALIZA um lucro ou prejuízo.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Leonardo Junior Bernieri disse:

Obrigado pelas respostas, ajudaram bastante!

Porém ainda estou com dúvidas. 

Eu entendo que ao comprar uma ação eu serei sócio dela, então quando ela performar, minha ação será valorizada e eu "ganharei" junto pq meu papel se valorizará.

Mas o lucro real, o que entrará de fato no meu bolso, será só quando eu vender a ação? (Tirando os dividendos)

 

Isso mesmo, você pode optar por vender as acoes e assim auferir lucro da valorização da empresa, no melhor dos mundos, a empresa que você investiu pode também passar a pagar dividendos.

Em um exemplo pratico, se a 30 anos atrás você tivesse investido em Apple, feito isso ao longo dos 30 anos e hoje quisesse usufruir do dinheiro, pois se aposentou e deseja viver dos investimentos, todos os meses você realizaria uma venda e utilizaria o dinheiro para custear a aposentadoria. 

Os aportes mensais de 30 anos atrás, teriam não somente rendido inflação, mas também um valor absurdo de valorização. 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Ao meu entendimento o buy and hold é um sistema de criação de empresários que investem em empresas. E empresas que tenham históricos e indicadores de crescimento. Para que a empresa cresce e se valorize. Os dividendos são consequências daquilo que vocês estão construindo. Na formação do seu patrimônio é plantar agora para colher no futuro. Nem toda colheita é boa. Mas na filosofia teremos melhores colheitas. O programa ainda te ensina a procurar situações que junto com o crescimento você também empreste dinheiro para bancos ou tesouro ou empresas que estão investindo atrás de novos investimentos. E novas receitas e novos lucros. Mas que você tenha ainda reservas emergenciais para poder usar sem precisar se desfazer da construção patrimonial ou da evolução atrás dos lucros e das valorizações. E ainda te orienta a ter reservas de oportunidades para achar os momentos de baixa para vc alavancar em situações contra fluxo. E ter retornos melhores. Em cima disso investir em fundos imobiliários que a médio longo prazo com os dividendos recebidos e reinvestidos na sua fase de construção atinja número de cotas suficiente. Acabamos num círculo de investir, reinvestir e recebimentos constantes. Até Que você consiga ter a sua liberdade financeira. A liberdade financeira nada mais é a soma de tudo isso que vc está construindo agora a médio e longo prazo. 

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...