Jump to content
  • 1

Acelerar liberdade financeira? Mesquinharia?


Convidado Anônimo

Pergunta

Tenho 25 anos e atualmente possuo um patrimônio de 489k em ações, FIIS e CDBs (não contando o salário mensal) e possuo um carro com valor de cerca de 115k (quitado). Meu salário bruto (PJ) fica em torno de 30k mensais.

Gostaria de ter a renda passiva de cerca de 10k mensais para minha liberdade financeira (isso cobre hoje em dias os meus gastos mensais, que poder vir a diminuir no futuro visto que no momento pago a minha faculdade, a do meu irmão mais novo e ajudo meus pais). Estou pensando se seria uma boa ideia vender o carro e colocar em algum tipo de investimento para acelerar esse processo.

Imagino que se investir o valor do patrimônio + o valor do carro e continuar aportando de 15k a 20k por mês em cerca de 5 anos conseguiria minha meta.

Ao mesmo tempo penso se não é mesquinharia demais minha querer acelerar tanto assim o processo.

Essa ansia de acelerar o processo é porque apesar de possuir uma boa renda hoje, não posso garantir quanto tempo a renda se manterá tao boa assim devido a mudanças mudanças que podem acontecer. Vim de uma familia de classe media media/baixa e pretendo não passar pelas dificuldades que passei na infância novamente, meu objetivo não é necessariamente ser muito rico, mas sim ter uma segurança financeira.

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
On 04/12/2023 at 16:58, Convidado Anônimo disse:

Tenho 25 anos e atualmente possuo um patrimônio de 489k em ações, FIIS e CDBs (não contando o salário mensal) e possuo um carro com valor de cerca de 115k (quitado). Meu salário bruto (PJ) fica em torno de 30k mensais.

Gostaria de ter a renda passiva de cerca de 10k mensais para minha liberdade financeira (isso cobre hoje em dias os meus gastos mensais, que poder vir a diminuir no futuro visto que no momento pago a minha faculdade, a do meu irmão mais novo e ajudo meus pais). Estou pensando se seria uma boa ideia vender o carro e colocar em algum tipo de investimento para acelerar esse processo.

Imagino que se investir o valor do patrimônio + o valor do carro e continuar aportando de 15k a 20k por mês em cerca de 5 anos conseguiria minha meta.

Ao mesmo tempo penso se não é mesquinharia demais minha querer acelerar tanto assim o processo.

Essa ansia de acelerar o processo é porque apesar de possuir uma boa renda hoje, não posso garantir quanto tempo a renda se manterá tao boa assim devido a mudanças mudanças que podem acontecer. Vim de uma familia de classe media media/baixa e pretendo não passar pelas dificuldades que passei na infância novamente, meu objetivo não é necessariamente ser muito rico, mas sim ter uma segurança financeira.

Anônimo, complementando o @Adriano Umemura, com uma carteira inicial de R$489mil + aportes de R$15mil/mês com uma rentabilidade real de 8%aa em 6 anos você terá uma renda mensal de pouco mais de R$13mil/mês e reinvestindo 25% você terá uma renda passiva de cerca de R$10mil/mês. Como você é muito jovem, quando você atingir a renda passiva é de suma importância que você reinvista no mínimo 25% da renda passiva, pois você ainda vai viver uns 50 anos. 

PS: claro que se você resolver parar de trabalhar, porém com 31 anos, se fosse eu, não ia parar não. Ia continuar a trabalhar, só que mais leve, mais tranquilo, ganhando uma grana com o trabalho e melhorando a renda passiva.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Me identifiquei muito contigo.

Minha situação é parecida... apesar de que, tenho 35 anos.
Minha renda varia entre 30k a 35k, tenho cerca de 800k investidos entre renda fixa e variável, dentro e fora do país, com apartamento e carro quitados.

Também guardo algo em torno de 15k a 20k dependendo do mês, consigo viver com um padrão de vida bom mesmo guardando 50% da minha renda e tenho a mesma ideia que a sua, acelerar ao máximo minha independência financeira.

Por mais que minha renda venha de 3 lugares diferentes, por algum motivo eu tenho medo de perder essas rendas e regredir o padrão atual. Por mais que ela seja diversificada e não existam sinais de que ela possa a vir a reduzir, parece que esse é meu maior medo.


Obrigado ao pessoal que respondeu, também serviu para mim.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...