Jump to content
  • 0

Dúvidas sobre módulo 4


Rodrigo Amorim Ruiz

Pergunta

Pessoal, eu juntei todas as dúvidas e organizei por aulas, mas se acharem que faz mais sentido, eu posso quebrar em um tópico pra cada dúvida (algumas das perguntas não são especificamente de uma aula, por isso estão sem a mesma indentação).

 

- Aula 4:
    - Não entendi se é obrigatório distribuir 25% dos lucros ou se o João pode optar por não distribuir nada.

- Aula 6:
    - A aula fala sobre vários índices e características para se olhar, mas ainda me pareceu muito subjetivo. Que "formula" efetivamente eu uso pra saber se a empresa é boa ou não?

- Aula 8:
    - A aula fala sobre o que é importante pra mim vs pra você, mas o importante pra mim é aumentar meu patrimônio (não importa como). Como isso se diferencia da sua visão?
    - Não entendi porque rentabilidade não é importante. Não é isso que aumenta meu patrimônio?
    - A aula fala de perfil mais conservador ou não. Meu perfil é de maior valor esperado, independente de risco. Tem como avaliar isso? Minha colocação faz sentido?
    - Se não existe uma análise fundamentalista para criptomoedas, você se basea em que para investir nelas? (se isso for assunto do próximo módulo, pode ignorar essa)

- Aula 9:
    - Ignorando taxa de corretagem, não daria pra fazer arbitragem comprando ações em lote e vendendo fracionadas?
    - Porque eu usaria qualquer outra corretora além da Clear pra comprar e vender ações se ela não cobra taxa?

- Aula 10:
    - @Raul Sena, eu ouvi você falar em alguma live que não tem reserva de oportunidade. Nessa aula você fala que tem. Porque você mudou de opinião?

 

- Porque eu compraria uma ON ao invés de uma PN?
- Uma empresa com lucro é obrigada a distribuir dividendos (pelo que eu entendi das próximas aulas. sim, mas queria confirmar)?

 

- Aula 11:
    - Esse mínimo de distribuir 25% do lucro líquido vale pra todas as empresas (inclusive americanas)?
    - Se a empresa reinveste o lucro, isso deixa de contar como lucro pra distribuição dos 25%?

- Aula 15:
    - O IVVB11 não deveria ter o mesmo gráfico que o S&P 500?
    - Como faço para ver o IVVB11 em USD?
    - Qual a diferneça entre investir no S&P 500 vs IVVB11 (além da pequena taxa)? E investir em S&P 500 você não perde na conversão do dólar?
    - Onde eu vejo essas taxas de administração de cada fundo ou ETF?
    - Em qual aula você falou dessa isenção de até R$ 20.000,00 na venda de ações com lucro? (essa eu já tinha criado outro tópico

mas vou deixar aqui também por organização)

- Aula 16:
    - E se o gestor / dono do fundo resolver "fugir" com o dinheiro?
    - O que é o "terreno com nascente de água"?
    - "FII" é a mesma coisa que "Fundo imobiliário de desenvolvimento" e "Fundos de desenvolvimento imobiliário"?

- Aula 17:
    - Existe algum tipo diferente do investidor que quer ganhar dinheiro? (eu sei, exagerei um pouco, eu sei que tem os que precisam do dinheiro agora vs longo prazo, os que tem mais ou menos patrimônio, etc, mas minha questão é mais relacionada ao fato de que eu não entendo porque risco importa, a única coisa que deveria importar é valor esperado)
    - Em alguma aula anterior, você comenta que todos os fundos são ruins. Você se referiu a que tipo de fundos?
    - O que me garante que o VP é avaliado de forma correta?
    - Os FIIs rendem na média 20% a.a., é isso mesmo? Como isso é possível se aluguéis são na média 0.5% a.m.?

- Aula 17 - parte 2:
    - O Fundo KNRI11 tem o Dividend Yield de 0,64%. Isso é a.a. ou a.m.? E isso não é muito longe daquela média de 20% a.a. que você tinha falado?

- Aula 18:
    - Meu perfil é buscar maior valor esperado, independente do risco. Como faço para montar uma carteira? Ex.: jogar na mega-sena nunca faria sentido, porque o valor esperado é negativo.
    - FIIs são (de forma geral) mais seguros que ações de empresas seguras?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1

Fala, Rodrigo!

Vogue tentar te ajudar com algumas dúvidas, beleza?

Espero que contribua com suas dúvidas!

 

21 minutes ago, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Aula 4:
    - Não entendi se é obrigatório distribuir 25% dos lucros ou se o João pode optar por não distribuir nada.

Uma empresa com ação na bolsa é obrigada a distribuir no mínimo 25% do lucro de um exercício aos seus acionistas. No estatuto da empresa ela pode descrever como será feita a distribuição e as cláusulas para isso podendo inclusive distribuir mais do que 25%. Em caso do estatuto não ter informação sobre a distribuição, ela automaticamente estará obrigada a distribuir 25%, nunca menos.

24 minutes ago, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Aula 6:
    - A aula fala sobre vários índices e características para se olhar, mas ainda me pareceu muito subjetivo. Que "formula" efetivamente eu uso pra saber se a empresa é boa ou não?

Não existe fórmula ao certo. Para saber se uma empresa é boa para você, é necessario estudar ela, comparar com outras empresas do mesmo setor e entender seus índices. Com o tempo e o entendimento, o investidor passa a entender o que é bom para ele.

26 minutes ago, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Aula 8:
    - A aula fala sobre o que é importante pra mim vs pra você, mas o importante pra mim é aumentar meu patrimônio (não importa como). Como isso se diferencia da sua visão?

Aqui entendo que vai do perfil e do momento de cada investidor. Uma pessoa já com 40 anos por exemplo, não tem mais tempo hábil para se correr tantos riscos e precisa já de uma carteira mais conservadora.

Algumas pessoas estão mais dispostas a riscos, outras não. Algumas tem suas estratégias baseadas em fundamentos (próprio Raul por exemplo não investe em estatais mas tem investidores que investem sem problemas). Perceba que varia para cada investidor e o ideal é você entender o que vale para você.

28 minutes ago, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

A aula fala de perfil mais conservador ou não. Meu perfil é de maior valor esperado, independente de risco. Tem como avaliar isso? Minha colocação faz sentido?

Ao final do cvrso no módulo 8 terá uma etapa a qual você fará um teste que lhe dirá sobre seu perfil e até uma sugestão de percentuais em categorias de ativos. Poderá te ajudar.

29 minutes ago, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Se não existe uma análise fundamentalista para criptomoedas, você se basea em que para investir nelas? (se isso for assunto do próximo módulo, pode ignorar essa)

No módulo de reserva de valor será melhor discutido pois como criptos são um mercado deveras novo que ainda não foi testado pelo tempo, suas avaliações são diferentes.

30 minutes ago, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Porque eu usaria qualquer outra corretora além da Clear pra comprar e vender ações se ela não cobra taxa?

A clear tem sua plataforma mais voltada para o trader. A filosofia e metodo que aprendemos e utilizamos aqui na AUVP não envolve o trade (nem o day nem o swing trade). Seguimos o buy and hold. Logo, não operamos com venda de ações em suma (salvo no momento de viver de renda que pode se fazer necessário se desfazer de alguns papéis de crescimento para papéis de dividendos).

32 minutes ago, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Aula 10:
    - @Raul Sena, eu ouvi você falar em alguma live que não tem reserva de oportunidade. Nessa aula você fala que tem. Porque você mudou de opinião?

O Raul já comentou que mudou só rê a reserva de emergência pois matematicamente falando focar um período esperando oportunidades para se entrar é menos rentável do quem aporta mensalmente e está sempre exposto na bolsa. Consequentemente você capta mais oportunidades do que ficando de fora esperando um bom momento sendo que é difícil (para não dizer praticamente impossível) prever estes momentos.

34 minutes ago, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Porque eu compraria uma ON ao invés de uma PN?
- Uma empresa com lucro é obrigada a distribuir dividendos (pelo que eu entendi das próximas aulas. sim, mas queria confirmar)?

Para nós investidores minoritários não faz tanta diferença no fim das contas. Uma das diferenças seriam o direito a voto mas isso na minha opinião é irrelevante para nós.

Pode se comprar uma ação PN se assim optar sem probelmas. As vezes ela está com melhor p/VP e DY. Mas quando a pessoa tem dúvida, ela vai na ON.

36 minutes ago, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Qual a diferneça entre investir no S&P 500 vs IVVB11 (além da pequena taxa)? E investir em S&P 500 você não perde na conversão do dólar?

Ivvb11 o investimento é feito em reais. Investir direto em um S&P 500 a exposição é feita em dólar. Ou seja, depende da sua estratégia se você quer seguir um índice americano para livrar em reais ou investir diretamente no exterior para lucrar diretamente em dólar.

37 minutes ago, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Onde eu vejo essas taxas de administração de cada fundo ou ETF?

Eu costumo ver pelo Yahoo finances. E se não me falha a memória, o @Matheus Malheiros Pintotem um tópico onde ele fala sobre alguns ETFs americanos e lá tem as taxas.

38 minutes ago, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Em qual aula você falou dessa isenção de até R$ 20.000,00 na venda de ações com lucro? (essa eu já tinha criado outro tópico

Se não me falha a memória está mais detalhado no módulo de imposto de renda.

39 minutes ago, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

O que é o "terreno com nascente de água"?

São terrenos com nascente naturais de água onde pode-se criar poços e se usufruir de um bem natural. É o surgimento na superfície de um lençol d'água.

42 minutes ago, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Aula 17:
    - Existe algum tipo diferente do investidor que quer ganhar dinheiro? (eu sei, exagerei um pouco, eu sei que tem os que precisam do dinheiro agora vs longo prazo, os que tem mais ou menos patrimônio, etc, mas minha questão é mais relacionada ao fato de que eu não entendo porque risco importa, a única coisa que deveria importar é valor esperado)

Imagine uma pessoa que sofre para conseguir investir 300 todo mês. Ele investe em coisa arriscada e perde 280. Sobrou 20. Para que tem pouco, a perca é grande

Agora um investidor com muito dinheiro e ambicioso. Ele vê uma investimento (vamos imaginar uma CRA por exemplo) que é arriscado e tem potencial de triplicar o patrimônio. O cara investe mas dá zica e ele perde tudo que investiu lá.

Por isso é importante gerir riscos. Se você perder, perderá pouco.

Investir em algo mais arriscado não é proibido.

Mas é imprudente jogar tudo no risco pois você pode ficar sem nada mesmo podendo alavancar.

45 minutes ago, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Em alguma aula anterior, você comenta que todos os fundos são ruins. Você se referiu a que tipo de fundos?

Fundos de investimentos. Aqueles tipos de fundos de multimercado, etc.

Os fundos que tem em seus portifólios cotas de outras fundos e assim por diante.

Não são os fundos imobiliários caso tenha sido essa dúvida.

46 minutes ago, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

O que me garante que o VP é avaliado de forma correta?

O VP acaba sendo uma conta simples: o patrimônio líquido dividido pelas ações em circulação. 

O patrimônio líquido quem oferece é a própria empresa em seus relatórios (a fonte mais confiável para ceder este número.

Já o valor em si do indicador P/VP quem faz é o mercado. Ou seja, é uma precificação humana por assim dizer.

Por isso é importante entender o valor da empresa realmente.

WEG é um bom exemplo. Ela entra no consenso de muitos investidores de ser uma excelente empresa (não é recomendação) mas sempre esteve precificado de forma elevada. Mas muitos acreditam que ela não está precificado certo por conta do mercado em si e não do valor da empresa. 

Lembre-se que preço é diferente de valor.

50 minutes ago, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Os FIIs rendem na média 20% a.a., é isso mesmo? Como isso é possível se aluguéis são na média 0.5% a.m.?

Não é necessariamente correta a afirmação. Vamos por partes.

Um FII de papel pode dar rentabilidades elevadas ao ano mas o risco é maior.

FIIs de tijolo tendem em média 8% ao ano para bons FIIs deste tipo.

51 minutes ago, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Aula 17 - parte 2:
    - O Fundo KNRI11 tem o Dividend Yield de 0,64%. Isso é a.a. ou a.m.? E isso não é muito longe daquela média de 20% a.a. que você tinha falado?

Este percentual menor refere-se ao mês.

52 minutes ago, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Meu perfil é buscar maior valor esperado, independente do risco. Como faço para montar uma carteira? Ex.: jogar na mega-sena nunca faria sentido, porque o valor esperado é negativo.

No módulo 8 você terá esses detalhes melhores trabalhados.

52 minutes ago, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

FIIs são (de forma geral) mais seguros que ações de empresas seguras?

Não é correta a afirmação. Eles podem oscilar menos que as ações. Mas cada categoria tem seu tipo de risco.

  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Rodrigo Amorim Ruiz vou tentar responder cada item.

1 hora atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

- Aula 4:
    - Não entendi se é obrigatório distribuir 25% dos lucros ou se o João pode optar por não distribuir nada.

Esta é uma Lei da década de 1970 (se não me falha a pouca memória) e que na realidade precisavam rever. No entanto se a empresa definir no Estatuto outro percentual de distribuição, ela pode fazer. Caso não defina, são os 25% do lucro. Lembrando que ela pode usar o lucro para investimento, e portanto o lucro será menor, ou pode até ser zero.

 

1 hora atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

- Aula 6:
    - A aula fala sobre vários índices e características para se olhar, mas ainda me pareceu muito subjetivo. Que "formula" efetivamente eu uso pra saber se a empresa é boa ou não?

Não tem "fórmula", e é subjetivo mesmo rsrsrs.

Porém algumas "coisas" são mais concretas, como por exemplo, 10 anos de lucros. O lucro é concreto, porém é subjetivo o quanto de lucro a empresa tem. Para um investidor um lucro de R$1milhão/ano pode ser ok, mas para outro, não.

 

1 hora atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

- Aula 8:
    - A aula fala sobre o que é importante pra mim vs pra você, mas o importante pra mim é aumentar meu patrimônio (não importa como). Como isso se diferencia da sua visão?
    - Não entendi porque rentabilidade não é importante. Não é isso que aumenta meu patrimônio?
    - A aula fala de perfil mais conservador ou não. Meu perfil é de maior valor esperado, independente de risco. Tem como avaliar isso? Minha colocação faz sentido?
    - Se não existe uma análise fundamentalista para criptomoedas, você se basea em que para investir nelas? (se isso for assunto do próximo módulo, pode ignorar essa)

Para mim a frase "não importa como" é um diferencial. Ela é muito ampla e posso deduzir que você poderia fazer coisas ilegais para aumentar o seu patrimônio. Eu já não faria. Posso estar enganado na interpretação da frase, mas ela permite isto.

Claro que a rentabilidade aumenta patrimônio, porém não será somente ela que fará você chegar no seu objetivo. Os aportes constantes em empresas boas é que farão isto. E para ter aportes constantes é preciso ganhar dinheiro, e reinvestir a rentabilidade, claro.

Se você quer a maior rentabilidade possível, independente do risco, o seu perfil é bem arrojado ou agressivo. Não entendi a dúvida rsrsrs

Para mim, criptomoeda não é investimento, e como eu não estudei a fundo, então ou colocar o que vejo nos vídeos do Raul, e vai ter nas aulas também. A criptomoeda precisa ter um propósito, uma finalidade, uma utilidade. Ler o paper para entender que problema ela resolve e se faz sentido. Fora isto, no meu caso, seria somente para especular mesmo e valores ínfimos, tipo 1% da carteira.

1 hora atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

- Aula 9:
    - Ignorando taxa de corretagem, não daria pra fazer arbitragem comprando ações em lote e vendendo fracionadas?
    - Porque eu usaria qualquer outra corretora além da Clear pra comprar e vender ações se ela não cobra taxa?

A liquidação da compra são dois dias, quem garante que você teria um preço maior no momento de vender? Ideia de trader futurólogo hahahaha

Não conheço a plataforma da Clear, mas quando o Raul lançou a iSaEx transferi a custódia das minhas 10 ações (literalmente 10 ações, não 10 lotes kkkk). Na renda variável e Tesouro não faz diferença para o investidor, e na renda fixa temos a taxa private. Porém para a AUVP INVESTIMENTOS quanto maior a carteira sob custódia da AUVP INVESTIMENTOS, mas benefícios o Raul consegue para nós clientes, então centralizei tudo na AUVP INVESTIMENTOS e bora crescer juntos.

1 hora atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

- Aula 10:
    - @Raul Sena, eu ouvi você falar em alguma live que não tem reserva de oportunidade. Nessa aula você fala que tem. Porque você mudou de opinião?

Aula antiga e sendo regravada. Tem estudo mostrando que estar posicionado rende mais que estar fora aguardando uma oportunidade, que pode levar anos para acontecer.

1 hora atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

- Porque eu compraria uma ON ao invés de uma PN?
- Uma empresa com lucro é obrigada a distribuir dividendos (pelo que eu entendi das próximas aulas. sim, mas queria confirmar)?

Vai depender da usa análise; Em teoria a base dos dados é a mesma, o que muda no resultado dos índices são para aqueles que usam o preço no cálculo. Há também a liquidez da ON e da PN que pode influenciar na escolha. E normalmente a PN paga um pouco mais de dividendos que a ON.

Respondido acima. É obrigada, mas a empresa pode investir em novas instalações ou em pesquisa, e diminui o lucro ou zera.

2 horas atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

- Aula 11:
    - Esse mínimo de distribuir 25% do lucro líquido vale pra todas as empresas (inclusive americanas)?
    - Se a empresa reinveste o lucro, isso deixa de contar como lucro pra distribuição dos 25%?

É uma Lei brasileira. Creio que lá fora seja diferente.

Sim, se usar o dinheiro em pesquisas, novas instalações, compra de outra empresa, o lucro vai diminuir ou zerar.

 

Continua depois .... rsrsrsrs

  • Aí cê deu aula... 1
  • Você é pobre premium 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Mas o que garante que a empresa não está mentindo?

Não tem como saber se ela está sendo 100% honesta. 

Por isso uma análise a fundo da empresa e ver todo seu histórico e que não tenha relatos de corrupção e afins irá minar esse problema.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 05/12/2023 at 20:06, Flavio Prado disse:

Se você quer a maior rentabilidade possível, independente do risco, o seu perfil é bem arrojado ou agressivo. Não entendi a dúvida rsrsrs

Pensa que você tem 3 opções de investimento:
A. 50% de chance de conseguir um rendimento de 300%
B. 99% de chance de conseguir um rendimento de 100%
C. 10% de chance de conseguir um rendimento de 1400%

Eu necessariamente vou escolher A.
Não porque tem menos risco que C ou mais risco que B ou porque está no meio termo, mas porque fazendo a conta, o valor esperado é 150%.
Valor esperado:
A. 50% x 300% = 150%
B. 99% x 100% = 99%
C. 10% x 1400% = 140%

Se C tivesse um rendimento de 1550%, eu escolheria C, porque o valor esperado seria levemente maior que A.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 05/12/2023 at 20:06, Flavio Prado disse:

Para mim a frase "não importa como" é um diferencial. Ela é muito ampla e posso deduzir que você poderia fazer coisas ilegais para aumentar o seu patrimônio. Eu já não faria. Posso estar enganado na interpretação da frase, mas ela permite isto.

Ilegal eu não faria, porque não quero ser preso 😂. Mas só por isso também... 👀

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
23 horas atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Então como existe day trade?

@Rodrigo Amorim Ruiz porque a corretora permite que você compre e venda (ou venda e compre) o mesmo ativo no mesmo dia. Além disto, a sua carteira na corretora está como garantia. Eles podem vender parte das ações para cobrir um saldo negativo, por exemplo.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...