Jump to content
  • 0

rendimento de uma ação - DY


Ricardo Miguel

Pergunta

Olá amigos,

Supondo que eu tenha um valor total investido na empresa "ACME" R$ 28.180,00 e no final do ano, ou seja, em um periodo de um ano eu recebi de dividendos R$ 2.818,00 eu posso dizer que a rentabilidade dessa empresa no ano foi de 10%? e Seu DY seria de 10%?

E eu uma outra interpretação, se eu tivesse uma carteira de ações com 10 ações com pagamentos de dividendos variados, onde na soma total da carteira em um ano era de 200.000,00 e a soma total dos dividendos recebidos nesse ano foi de 29.320,00, oderia afirmar que o rendimento dessa carteira foi em torno de 14,5% ?

obrigado

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Recommended Posts

  • 0
25 minutes ago, Ricardo Alexandre Miguel disse:

Olá amigos,

Supondo que eu tenha um valor total investido na empresa "ACME" R$ 28.180,00 e no final do ano, ou seja, em um periodo de um ano eu recebi de dividendos R$ 2.818,00 eu posso dizer que a rentabilidade dessa empresa no ano foi de 10%? e Seu DY seria de 10%?

E eu uma outra interpretação, se eu tivesse uma carteira de ações com 10 ações com pagamentos de dividendos variados, onde na soma total da carteira em um ano era de 200.000,00 e a soma total dos dividendos recebidos nesse ano foi de 29.320,00, oderia afirmar que o rendimento dessa carteira foi em torno de 14,5% ?

obrigado

Acredito que sim para as duas perguntas. 
No primeiro caso você já tinha R$ 28.180,00 no início da contagem dos 12 meses, ou foi aportando durante o ano para chegar ao final de 12 meses com este valor?

A mesma pergunta vale para o segundo caso, você já tinha R$ 200.000,00 no início da contagem dos 12 meses ou foi aportando durante o ano para chegar neste valor?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Complementando o que o Adriano disse, o YOC é até mais importante que o DY ... pois se você não ficar atento a isso, pode se decepcionar ou ter uma falsa impressão...

Por exemplo no inicio do ano investiu 100k numa ação... ai recebeu 10k...  

Seu YOC foi de 10%

Porem sem no momento do pagamento as ações valessem 200k ... seu DY seria de 5%

Já se elas tivessem sofrido muito e reduzissem para 50k seu DY seria de 20%

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Marcelo R disse:

Complementando o que o Adriano disse, o YOC é até mais importante que o DY ... pois se você não ficar atento a isso, pode se decepcionar ou ter uma falsa impressão...

Por exemplo no inicio do ano investiu 100k numa ação... ai recebeu 10k...  

Seu YOC foi de 10%

Porem sem no momento do pagamento as ações valessem 200k ... seu DY seria de 5%

Já se elas tivessem sofrido muito e reduzissem para 50k seu DY seria de 20%

Uma dúvida: como faço para saber o YOC para cada empresa que tenho ações em carteira?Procurei no Gorila e no Status Invest mas não encontrei esse campo.
Tenho que calcular manualmente fazendo a média do preço da ação em cada vez que realizei o aporte? 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 minutes ago, Maila Silva disse:

Uma dúvida: como faço para saber o YOC para cada empresa que tenho ações em carteira?Procurei no Gorila e no Status Invest mas não encontrei esse campo.
Tenho que calcular manualmente fazendo a média do preço da ação em cada vez que realizei o aporte? 

Bom dia @Maila Silva.Voce pode usar o preço medio para realizar o calculo

O myprofit tambem mostra os valores do YOC

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Maila Silva disse:

Uma dúvida: como faço para saber o YOC para cada empresa que tenho ações em carteira?Procurei no Gorila e no Status Invest mas não encontrei esse campo.
Tenho que calcular manualmente fazendo a média do preço da ação em cada vez que realizei o aporte? 

Bom dia, Maila!

No status invest possui a informação dentro da parte de proventos. Após clicar você terá as opções das classes de ativos. Basta expandir a classe selecionada que terá a informação do YOC.

Exemplo abaixo de umas ações minhas:

Screenshot_20231212-115913-305.png.24abd63564e59d23852f2c2866e1ac41.png

 

Espero que ajude!

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Maila Silva disse:

Uma dúvida: como faço para saber o YOC para cada empresa que tenho ações em carteira?Procurei no Gorila e no Status Invest mas não encontrei esse campo.
Tenho que calcular manualmente fazendo a média do preço da ação em cada vez que realizei o aporte? 

Oi Maila,

No Status Invest, no menu de proventos ele mostra os 2 campos... DY e YOC

image.png.e7775ade1ab678d1fc9e8c3926530448.png

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Obrigada pessoal! Encontrei o YOC no Status Invest também.
Mais uma pergunta: o YOC é algo que a gente não tem como controlar, correto?
Isso vai se ajustar conforme a variação no valor na ação no momento do aporte?
Comecei a investir há 4 meses atrás e algumas empresas/FIIs estão apresentando o YOC maior do que o DY no momento.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 minutes ago, Maila Silva disse:

Obrigada pessoal! Encontrei o YOC no Status Invest também.
Mais uma pergunta: o YOC é algo que a gente não tem como controlar, correto?
Isso vai se ajustar conforme a variação no valor na ação no momento do aporte?
Comecei a investir há 4 meses atrás e algumas empresas/FIIs estão apresentando o YOC maior do que o DY no momento.

Como compramos os ativos a preços diferentes, o objetivo no longo prazo é que o YOC esteja muito acima do DY

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
25 minutes ago, Maila Silva disse:

Obrigada pessoal! Encontrei o YOC no Status Invest também.
Mais uma pergunta: o YOC é algo que a gente não tem como controlar, correto?
Isso vai se ajustar conforme a variação no valor na ação no momento do aporte?
Comecei a investir há 4 meses atrás e algumas empresas/FIIs estão apresentando o YOC maior do que o DY no momento.

Um controle exato na minha opinião não é possível.

Como ele é baseado no preço médio e constantemente fazemos aportes alterando o preço, o yield consequentemente vai junto.

Mas a tendência para boas empresas e no longo prazo é que o YOC fique sempre acima do DY que se trata de uma métrica geralmente do preço atual.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
22 horas atrás, Ricardo Tuller Mendes disse:

Acredito que sim para as duas perguntas. 
No primeiro caso você já tinha R$ 28.180,00 no início da contagem dos 12 meses, ou foi aportando durante o ano para chegar ao final de 12 meses com este valor?

A mesma pergunta vale para o segundo caso, você já tinha R$ 200.000,00 no início da contagem dos 12 meses ou foi aportando durante o ano para chegar neste valor?

Então na hipotese que coloquei...no inicio do exercicio ja tinha os valores. a rentabilidade aconteceu durante o periodo de um ano

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Ricardo Alexandre Miguel. Sim, voce pode considerar desta forma.

Contudo, como as ações sofrem valorização e desvalorização constantemente, existe um outro indicador que é o YOC. O yield on cost é o dividendo em relação ao preço médio de aquisição. Diferentemente do dividend yield, ele não considera o preço de mercado. Então por exemplo, se o investidor recebe R$ 1 de dividendo e a ação custou R$ 10, o yield on cost será de 10%.

Ou seja, voce tera um valor de rentabilidade baseado no quanto voce aportou no ativo ou na sua carteira, sem levar em consideração a flutuação no preço dos ativos.

Então se eu entendi bem, quanto menor o PM maior será o YOC ?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 horas atrás, Marcelo R disse:

Complementando o que o Adriano disse, o YOC é até mais importante que o DY ... pois se você não ficar atento a isso, pode se decepcionar ou ter uma falsa impressão...

Por exemplo no inicio do ano investiu 100k numa ação... ai recebeu 10k...  

Seu YOC foi de 10%

Porem sem no momento do pagamento as ações valessem 200k ... seu DY seria de 5%

Já se elas tivessem sofrido muito e reduzissem para 50k seu DY seria de 20%

Então, ficou um pouco confuso agora rs, mas assim como vc diz: Porem sem no momento do pagamento as ações valessem 200k ... seu DY seria de 5%....contudo digo, o yoc continuaria o mesmo já que independente do valor da valorização da ação eu teria recebido baseado nos 100k, é isso?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Ricardo Alexandre Miguel disse:

Então se eu entendi bem, quanto menor o PM maior será o YOC ?

Exatamente. Por isso que na nossa estrategia incorporamos aportes mensais, por que dessa forma independente da evolução do ativos iremos comprar a preços diferentes.

Veja que é diferente voce aportar um valor em uma data x e avaliar sua evolucão ate a a data y, comparando com um investidor que foi fazendo diversos aportes entre a data x e y

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Ricardo Alexandre Miguel disse:

Então, ficou um pouco confuso agora rs, mas assim como vc diz: Porem sem no momento do pagamento as ações valessem 200k ... seu DY seria de 5%....contudo digo, o yoc continuaria o mesmo já que independente do valor da valorização da ação eu teria recebido baseado nos 100k, é isso?

A diferença entre avaliar pelo YOC e pelo DY é que o ultimo é influenciado pelo preço do ativo. Ou seja, se o preço do ativo sobe e voce continua a receber o mesmo rendimento, o DY diminui. O oposto tambem acontece, se o preço diminui e o rendimento se mantem o DY aumenta

Ja o YOC voce tera uma noção do quanto voce esta tendo de rendimento baseado no valor que voce investiu na empresa, e não baseado na sua cotação.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Ricardo Alexandre Miguel disse:

Então, ficou um pouco confuso agora rs, mas assim como vc diz: Porem sem no momento do pagamento as ações valessem 200k ... seu DY seria de 5%....contudo digo, o yoc continuaria o mesmo já que independente do valor da valorização da ação eu teria recebido baseado nos 100k, é isso?

Exato isso aí…

Seu YOC não depende da cotação atual, e sim do seu preço médio (ou no caso de compra única, do seu preço de compra)

por isso no exemplo que dei o YOC ficou em 10% em todos cenários que citei de DY variando

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Ricardo Alexandre Miguel disse:

Então, ficou um pouco confuso agora rs, mas assim como vc diz: Porem sem no momento do pagamento as ações valessem 200k ... seu DY seria de 5%....contudo digo, o yoc continuaria o mesmo já que independente do valor da valorização da ação eu teria recebido baseado nos 100k, é isso?

Bom dia, Ricardo!

Apenas como complemento ao nosso amigo @Adriano Umemura.

É importante entender o que os indicadores de um ativo estão nos dizendo. Por exemplo (dados fictícios abaixo):

Vamos imaginar que estamos procurando uma ação pelo seu pagamentos de dividendos. Ao olhar os indicadores, a ação está com um DY bem baixo. A priori poderíamos dizer que ela nao paga dividendos elevados mas isso olhando apenas este indicador.

Todavia, podemos observar que essa mesma ação está com uma valorização altíssima em sua cotação. Vamos nos lembrar que o DY é calculado com base no preço atual. Logo, uma cotação alta tenderá a ter o DY mais baixo.

Mas isso não quer dizer que ela não pague bons dividendos. Por isso sempre a necessidade do estudo e do entendimento dos indicadores e suas eventuais correlações.

 

Espero que agregue no tema!

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 12/12/2023 at 07:36, Ricardo Alexandre Miguel disse:

Olá amigos,

Supondo que eu tenha um valor total investido na empresa "ACME" R$ 28.180,00 e no final do ano, ou seja, em um periodo de um ano eu recebi de dividendos R$ 2.818,00 eu posso dizer que a rentabilidade dessa empresa no ano foi de 10%? e Seu DY seria de 10%?

E eu uma outra interpretação, se eu tivesse uma carteira de ações com 10 ações com pagamentos de dividendos variados, onde na soma total da carteira em um ano era de 200.000,00 e a soma total dos dividendos recebidos nesse ano foi de 29.320,00, oderia afirmar que o rendimento dessa carteira foi em torno de 14,5% ?

obrigado

@Ricardo Alexandre Miguel complementando os colegas. Antes de investir em uma empresa olhamos o DY, pois não temos nada aportado na empresa e portanto é uma das métricas que temos de análise. A partir do momento que aportamos na empresa passamos a ter também a métrica do YOC. 

O DY é calculado com base na cotação atual da empresa. E o YOC é calculado pelo valor que você aportou na empresa. 

Com estes dois conceitos (DY e YOC) vamos conseguir analisar algumas situações.

Hipótese: comprei 100 ações de ACME3 a R$11,00 = R$1.100,00.

Recebi R$90,00 de dividendos.

O preço médio é R$11,00

O YOC é de 8,18% (R$90 / R$1.100 x 100)

Se a cotação hoje for R$13,00 seu patrimônio é de R$1.300,00. O seu DY será de 6,92% (R$90 / R$1.300 x 100). E o YOC não muda, será de 8,18% (R$90 / R$1.100 x 100).

Agora se a cotação hoje for R$8,00 seu patrimônio é de R$800,00. O seu DY será de 11,25% (R$90 / R$800 x 100). E o YOC também não muda, será de 8,18% (R$90 / R$1.100 x 100).

Veja que tendo a empresa em carteira o que vale para mim não é mais tanto o DY, prefiro olhar o YOC, pois vai me dar o retorno sobre o valor que eu desembolsei. Por outro lado, o dinheiro que eu desembolsei não existe mais, o dinheiro que eu posso vir a ter é o valor de mercado caso eu venda, ou seja, a cotação atual se estiver caído fará com que o percentual dos dividendos aumente, mas terei um patrimônio menor, na outra ponta, se a cotação subiu, o percentual dos dividendos ficou menor, mas terei um patrimônio maior.

Ficou um pouco confuso, né? Rsrsrs Dá uma refletida nos cálculos, e vamos conversando. E espero ter ajudado.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...