Jump to content
  • 0

Momento do mercado


Károly Hunkár

Pergunta

Vamos lá. Com o momento da taxa de juros. É melhor segurar a mão em ações e FIIs e buscar renda fixa a médio e longo prazo para segurar as taxas ? Fica em CDIs maiores ? 
e na bolsa se fixar em ações perenes se for comprar? Vale a pena mudar o diagrama para uma porcentagem maior de renda fixa e diminuir ações e fundos? Mas vamos conversar sem enigmas rs. Vamos ser mais assertivos. Agora é a hora de aprender a realidade. Evitar o bull market

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

17 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
7 horas atrás, Edison Paulini disse:

Acho que principal objetivo é focar na nossa estratégia que foi montada como dito pelo @Henrique Magalhães.

A partir disso, a coisa fica mais simples pois o diagrama direciona. Apesar de ele seguir um método burro ele acaba sendo mais esperto que a gente por não ter emoções e não se basear em notícias  😅

Também vejo que o vídeo que o Raul postou hoje falando sobre a euforia da bolsa ajude a fixarmos nosso pensamento sobre seguir uma estratégia. Notícias vem e vão o tempo todo. Inclusive agora é hora de falar que o mercado de ações é uma maravilha por estarmos em alta e ter superado um topo. Se na semana que vem tiver um quedinha já teremos notícias do "fim do mundo".

 

Renda fixa é só seguir o contrafluxo. Bolsa é seguir em boas empresas que já temos em carteira com boas notas e aplicar o que o diagrama sugerir. E notícias é ler para se divertir com os traders e mãos de alface focando doidos  😂

Não tem erro!

🔝 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Károly Hunkár sem enigmas, o @Henrique Magalhães e o @Edison Paulini pontuaram perfeitamente. A sua resposta está nas respostas deles.

A nossa estratégia não é imutável, mas não quer dizer que iremos mudá-la a casa trimestre. Ela deve ser pensada a longo prazo, e eventualmente faremos pequenos ajustes, porém se ficarmos a cada subida ou descida do Mercado mudando a estratégia, na realidade estamos sem estratégia. 

Deixe o Diagrama do Cerrado trabalhar. Mantenha os aportes constantes, independente se estamos na alta ou na baixa. Em 20 anos teremos feito 240 aportes, nem todos estarão na alta, nem todos estarão na baixa. 

Confia no processo, ele é de longo prazo. Temos a tendência de olhar uma janela de tempo muito pequena.

Espero ter ajudado.

Muito bom msm. Foi bom para concretizar o diagrama. 🔝 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Károly Hunkár disse:

Vamos lá. Com o momento da taxa de juros. É melhor segurar a mão em ações e FIIs e buscar renda fixa a médio e longo prazo para segurar as taxas ? Fica em CDIs maiores ? 
e na bolsa se fixar em ações perenes se for comprar? Vale a pena mudar o diagrama para uma porcentagem maior de renda fixa e diminuir ações e fundos? Mas vamos conversar sem enigmas rs. Vamos ser mais assertivos. Agora é a hora de aprender a realidade. Evitar o bull market

Além de tudo que o pessoal já disse… o momento de travar as taxas da RF já passou… era lá no 14%
Agora é esperar aparecer os CDBs com 150% do CDI e travar neles (pra pegar a subida, mas isso pode levar muitos meses pra chegar senão anos)

Com a Selic baixa, naturalmente a RV vai subir… 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Marcelo R disse:

Além de tudo que o pessoal já disse… o momento de travar as taxas da RF já passou… era lá no 14%
Agora é esperar aparecer os CDBs com 150% do CDI e travar neles (pra pegar a subida, mas isso pode levar muitos meses pra chegar senão anos)

Com a Selic baixa, naturalmente a RV vai subir… 

No máximo pinga uns pré secundários na faixa de 13,30% o que pra renda fixa tá bom ainda …. Ontem mesmo travei um p 2027! 🤑 as raspinhas do tacho!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Marcelo R disse:

Além de tudo que o pessoal já disse… o momento de travar as taxas da RF já passou… era lá no 14%
Agora é esperar aparecer os CDBs com 150% do CDI e travar neles (pra pegar a subida, mas isso pode levar muitos meses pra chegar senão anos)

Com a Selic baixa, naturalmente a RV vai subir… 

Isso . Bom demais 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 minutes ago, Marcelo R disse:

Fala Henrique, seu diagrama continua pedindo RF ?

muitas das minhas Rfs antigas venceram este ano, e o diagrama ja começa a pedir um teco, mas no meu caso em partiucular eu ainda tenho a consultoria - neste caso as vezes eu faço um desbalanceamento propositalmente em alguma coisa pra depois ir corrigindo pelo diagrama - até por que minha carteira ja estava cheia de RF e FII quando comecei e so agora o diagrama esta ficando mais pratico pra mim na integra

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

muitas das minhas Rfs antigas venceram este ano, e o diagrama ja começa a pedir um teco, mas no meu caso em partiucular eu ainda tenho a consultoria - neste caso as vezes eu faço um desbalanceamento propositalmente em alguma coisa pra depois ir corrigindo pelo diagrama - até por que minha carteira ja estava cheia de RF e FII quando comecei e so agora o diagrama esta ficando mais pratico pra mim na integra

É fazer literalmente a verdadeira baguncinha kkkkk

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Károly Hunkár disse:

É fazer literalmente a verdadeira baguncinha kkkkk

a baguncinha sempre tem kkk, mas pra mim a parte mais dificil foi chegar nas % das metas por classe de ativos, eu entrei na AUVP com 75~80% em RF.... hoje consegui chegar nos 30% de acoes uns 18% FII, mas por outro lado eu optei (decisão minha) em nao iniciar (ainda) a classe de internacionais, devo fazer no proximo ano (o motivo da decisão eu devo colocar num post que farei em breve aqui , que espero motivar os novatos)

Mas pessoal, agora que estou conseguindo usar melhor o diagrama, ele realmente aponta na direção certa, isso é fato (principalmente para os aportes mensais), se vc tiver um valor expressivo (bem maior) e ai quiser tentar uma manobra, te que estar sempre ciente do risco, mas ainda sim, dividindo o valor e usando o diagrama, seu risco sera minimizado...

eu sinto isso quando olho este gráfico ( periodo de 1 ano - curto ainda) mas minha carteira segue uma linha estavel (que acaba sendo reflexo tambem do meu perfil e estrategia), ai o normal é eu dormir tranquilo  (olha la os 8% real que o Raul sempre comenta)

 

image.png.b969ca03a4bf3c13762583bcb017dc4d.png

  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

a baguncinha sempre tem kkk, mas pra mim a parte mais dificil foi chegar nas % das metas por classe de ativos, eu entrei na AUVP com 75~80% em RF.... hoje consegui chegar nos 30% de acoes uns 18% FII, mas por outro lado eu optei (decisão minha) em nao iniciar (ainda) a classe de internacionais, devo fazer no proximo ano (o motivo da decisão eu devo colocar num post que farei em breve aqui , que espero motivar os novatos)

Mas pessoal, agora que estou conseguindo usar melhor o diagrama, ele realmente aponta na direção certa, isso é fato (principalmente para os aportes mensais), se vc tiver um valor expressivo (bem maior) e ai quiser tentar uma manobra, te que estar sempre ciente do risco, mas ainda sim, dividindo o valor e usando o diagrama, seu risco sera minimizado...

eu sinto isso quando olho este gráfico ( periodo de 1 ano - curto ainda) mas minha carteira segue uma linha estavel (que acaba sendo reflexo tambem do meu perfil e estrategia), ai o normal é eu dormir tranquilo  (olha la os 8% real que o Raul sempre comenta)

 

image.png.b969ca03a4bf3c13762583bcb017dc4d.png

Topissimo. Muito bom ver a sua evolução e saber que funciona. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
24 minutes ago, Marcelo Golfeto De Siqueira disse:

Eu entrei a pouco tempo na comunidade, e estava topado de RF. Então pelos próximos meses os aportes serão todos em RV (Ações e FIIs). E seguirei o plano sem olhar pra trás, literalmente vou DEIXAR ARDER. 

Gera uma angústia msm ver. Mas em pouco tempo tb. Já percebo que é totalmente coerente a evolução 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...