Vamos lá. Aprendi recentemente sobre poder ser usado o tesouro IPCA no contrafluxo e queria confirmar se meu raciocínio estaria correto no seguinte:
Atrelamos títulos indexados ao IPCA quando a inflação está baixa e a expectativa é de alta.
Porém se pegarmos hoje um título desses e o cenário de alta da inflação se concretizar eu entendo que estaríamos perdendo na marcação a mercado uma vez que se a taxa sobe, o valor do título cai.
Faz sentido essa linha de raciocínio?
Ou quando pensamos no tesouro IPCA para contrafluxo não devemos considerar a marcação a mercado?
Ou ainda o momento de um aporte deveria ser diferente pensando em alocar quando a taxa de juros está elevada a fins de que se ela cair o valor do título aumenta?
Pergunta
Edison Paulini
Boa noite, sardinhada!
Vamos lá. Aprendi recentemente sobre poder ser usado o tesouro IPCA no contrafluxo e queria confirmar se meu raciocínio estaria correto no seguinte:
Atrelamos títulos indexados ao IPCA quando a inflação está baixa e a expectativa é de alta.
Porém se pegarmos hoje um título desses e o cenário de alta da inflação se concretizar eu entendo que estaríamos perdendo na marcação a mercado uma vez que se a taxa sobe, o valor do título cai.
Faz sentido essa linha de raciocínio?
Ou quando pensamos no tesouro IPCA para contrafluxo não devemos considerar a marcação a mercado?
Ou ainda o momento de um aporte deveria ser diferente pensando em alocar quando a taxa de juros está elevada a fins de que se ela cair o valor do título aumenta?
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
6
4
3
2
DIAS POPULARES
16/Dez
10
18/Dez
6
20/Dez
2
Top Posters For This Question
Edison Paulini 6 posts
Victor Leonardo Barreto 4 posts
Adriano Umemura 3 posts
Marcelo R 2 posts
DIAS POPULARES
16/Dez 2023
10 posts
18/Dez 2023
6 posts
20/Dez 2023
2 posts
Os mais famosos desse tópico
Flavio Prado
@Edison Paulini complementando os colegas. Quando começamos a estudar Renda Fixa nos deparamos com a marcação a mercado e nos últimos meses o assunto teve muita visibilidade, aí então vem o Raul com o
Erick F
e aí, @Edison Paulini Boa noite! Então cara, na marcação a mercado, o teu título sobe quando o mercado está oferecendo uma taxa menor que a sua. E desce quando o mercado tá oferecendo uma ta
Marcelo R
Pegando carona no que o Adriano disse… em “resumo ultra resumido” com selic alta comprar os pre-fixados com selic baixa comprar os pos-fixados (CDB x% CDI) com inflação baixa compr
17 respostas para essa pergunta
Recommended Posts