Jump to content
  • 0

Tesouro IPCA


Edison Luis Paulini

Pergunta

Boa noite, sardinhada!

 

Vamos lá. Aprendi recentemente sobre poder ser usado o tesouro IPCA no contrafluxo e queria confirmar se meu raciocínio estaria correto no seguinte:

Atrelamos títulos indexados ao IPCA quando a inflação está baixa e a expectativa é de alta.

Porém se pegarmos hoje um título desses e o cenário de alta da inflação se concretizar eu entendo que estaríamos perdendo na marcação a mercado uma vez que se a taxa sobe, o valor do título cai.

Faz sentido essa linha de raciocínio?

Ou quando pensamos no tesouro IPCA para contrafluxo não devemos considerar a marcação a mercado?

Ou ainda o momento de um aporte deveria ser diferente pensando em alocar quando a taxa de juros está elevada a fins de que se ela cair o valor do título aumenta?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

17 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
3 horas atrás, Edison Paulini disse:

Boa noite, sardinhada!

 

Vamos lá. Aprendi recentemente sobre poder ser usado o tesouro IPCA no contrafluxo e queria confirmar se meu raciocínio estaria correto no seguinte:

Atrelamos títulos indexados ao IPCA quando a inflação está baixa e a expectativa é de alta.

Porém se pegarmos hoje um título desses e o cenário de alta da inflação se concretizar eu entendo que estaríamos perdendo na marcação a mercado uma vez que se a taxa sobe, o valor do título cai.

Faz sentido essa linha de raciocínio?

Ou quando pensamos no tesouro IPCA para contrafluxo não devemos considerar a marcação a mercado?

Ou ainda o momento de um aporte deveria ser diferente pensando em alocar quando a taxa de juros está elevada a fins de que se ela cair o valor do título aumenta?

e aí, @Edison Paulini

Boa noite!

Então cara, na marcação a mercado, o teu título sobe quando o mercado está oferecendo uma taxa menor que a sua. E desce quando o mercado tá oferecendo uma taxa maior que a sua.

o que significa isso no caso do tesouro IPCA +…? 
Todos os títulos ipca+ oferecem o IPCA+ uma taxa pré fixada, isso significa que não importa o valor do IPCA, pq todos os títulos oferecem o IPCA + uma taxa, independentemente do IPCA, todos os títulos vão estar oferecendo o IPCA + uma taxa…

não tem IPCA maior que o outro… 

mas então pq quando o IPCA sobe, o teu título sobe de valor pela marcação a mercado… ?! 
Isso acontece porque o mercado passa a oferecer, normalmente, títulos com a parte prefixada menor(quando o IPCA está alto)

ou seja… segue a mesma lógica de um título pré-fixado.. quando você tem um título pré fixado a 6% a.a. E o mercado oferece apenas 2% o seu título sobe… mesma ideia pra IPCA+ 6 ou IPCA + 2.

espero ter ajudado. 

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Edison Paulini disse:

Porém se pegarmos hoje um título desses e o cenário de alta da inflação se concretizar eu entendo que estaríamos perdendo na marcação a mercado uma vez que se a taxa sobe, o valor do título cai.

 

Bom dia @Edison Paulini. Quando o IPCA sobe o valor do titulo não se altera, ja que o valor final de R$1mil sera reajustado pelo IPCA tambem. A variação do titulo acontecera quando a taxa prefixada adicional ao IPCA sofrer alteração.

 

10 horas atrás, Edison Paulini disse:

Ou quando pensamos no tesouro IPCA para contrafluxo não devemos considerar a marcação a mercado?

Ela ira acontecer normalmente se a taxa prefixada diminuir

10 horas atrás, Edison Paulini disse:

Ou ainda o momento de um aporte deveria ser diferente pensando em alocar quando a taxa de juros está elevada a fins de que se ela cair o valor do título aumenta?

Na minha opinião, a marcação a mercado é um bonus que ira acontecer em um cenario de diminuição das taxas oferecidas. Contudo, o contrafluxo é a base principal para a escolha dos titulos, independente se o beneficio da marcação acontecer ou não.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Erick Freitas disse:

e aí, @Edison Paulini

Boa noite!

Então cara, na marcação a mercado, o teu título sobe quando o mercado está oferecendo uma taxa menor que a sua. E desce quando o mercado tá oferecendo uma taxa maior que a sua.

o que significa isso no caso do tesouro IPCA +…? 
Todos os títulos ipca+ oferecem o IPCA+ uma taxa pré fixada, isso significa que não importa o valor do IPCA, pq todos os títulos oferecem o IPCA + uma taxa, independentemente do IPCA, todos os títulos vão estar oferecendo o IPCA + uma taxa…

não tem IPCA maior que o outro… 

mas então pq quando o IPCA sobe, o teu título sobe de valor pela marcação a mercado… ?! 
Isso acontece porque o mercado passa a oferecer, normalmente, títulos com a parte prefixada menor(quando o IPCA está alto)

ou seja… segue a mesma lógica de um título pré-fixado.. quando você tem um título pré fixado a 6% a.a. E o mercado oferece apenas 2% o seu título sobe… mesma ideia pra IPCA+ 6 ou IPCA + 2.

espero ter ajudado. 

 

1 hour ago, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Edison Paulini. Quando o IPCA sobe o valor do titulo não se altera, ja que o valor final de R$1mil sera reajustado pelo IPCA tambem. A variação do titulo acontecera quando a taxa prefixada adicional ao IPCA sofrer alteração.

Bom dia, pessoal!

Entendido. Aí que estava minha confusão. Me perdi no raciocínio pensando apenas na inflação para mudança do valor do título.

 

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Adriano Umemura disse:

Na minha opinião, a marcação a mercado é um bonus que ira acontecer em um cenario de diminuição das taxas oferecidas. Contudo, o contrafluxo é a base principal para a escolha dos titulos, independente se o beneficio da marcação acontecer ou não.

Isso me leva então a um outro ponto.

Como que a gente se beneficiaria em um cenário de compra de um tesouro IPCA pelo contrafluxo sendo que ele irá valer R$1000 no vencimento?

Se pegarmos um CDB por exemplo, IPCA+7%. Se o IPCA chega a um percentual de 8%, estamos a uma rentabilidade de 15% e o título irá valer sabe-se lá quanto até o vencimento  😅

Mas e seguindo essa lógica para o tesouro IPCA que vai valer R$ 1000 no vencimento?

Para eu me beneficiar do tesouro, só consigo enxergar isso realizando uma marcação.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Marcelo R disse:

Pegando carona no que o Adriano disse…

em “resumo ultra resumido”

com selic alta comprar os pre-fixados

com selic baixa comprar os pos-fixados (CDB x% CDI)

com inflação baixa comprar os IPCA+
 

 

Valeu, o reforço, Marcelão!

Rapaz, tenho isso anotadinho até no celular pra não ter erro de esquecimento  😂

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Edison Paulini disse:

Isso me leva então a um outro ponto.

Como que a gente se beneficiaria em um cenário de compra de um tesouro IPCA pelo contrafluxo sendo que ele irá valer R$1000 no vencimento?

Se pegarmos um CDB por exemplo, IPCA+7%. Se o IPCA chega a um percentual de 8%, estamos a uma rentabilidade de 15% e o título irá valer sabe-se lá quanto até o vencimento  😅

Mas e seguindo essa lógica para o tesouro IPCA que vai valer R$ 1000 no vencimento?

Para eu me beneficiar do tesouro, só consigo enxergar isso realizando uma marcação.

R$ 1000 no vencimento corrigido... e mais o premio que você contratou...

Diferente de um titulo pre-fixado que vai ter o valor de face realmente de R$ 1000,00 no vencimento, e você vai negocia-lo sempre abaixo de 1000,00

No caso do IPCA+ ele vale 1000 no vencimento corrigido pelo IPCA desde o lancamento dele, ou seja, no vencimento ele pode valer 3000, 4000 ... que vai ser os 1000 corrigidos pelo IPCA

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Edison Paulini disse:

Isso me leva então a um outro ponto.

Como que a gente se beneficiaria em um cenário de compra de um tesouro IPCA pelo contrafluxo sendo que ele irá valer R$1000 no vencimento?

Se pegarmos um CDB por exemplo, IPCA+7%. Se o IPCA chega a um percentual de 8%, estamos a uma rentabilidade de 15% e o título irá valer sabe-se lá quanto até o vencimento  😅

Mas e seguindo essa lógica para o tesouro IPCA que vai valer R$ 1000 no vencimento?

Para eu me beneficiar do tesouro, só consigo enxergar isso realizando uma marcação.

Esse é um equivoco recorrente, confundir o contrafluxo com marcação a mercado. O objetivo do contrafluxo é se posicionar em titulos que irão se beneficiar com os ciclos de mercado, tentando antever estes movimentos. Ja os ganhos com a marcação a mercado irão acontecer somente em um cenario de queda nas taxas oferecidas. Ou seja, voce não realiza o contrafluxo para se beneficiar com a marcação a mercado, mas sim, realizando o contrafluxo voce pode ser beneficiado com ganhos na marcação.

Em relação a sua segunda duvida, voce só tera a rentabilidade de um titulo marcado a mercado se voce vender antecipadamente. Caso leve ate o vencimento tera a taxa contratada. Neste ponto temos que nos lembrar que o valor do titulo no momento da compra é calculado baseado no seu valor nominal de vencimento. Sendo assim, se voce levar ate o vencimento ira ter a rentabilidade do IPCA + a taxa contratada. Resumindo, acontece no tesouro o mesmo que voce descreveu no CDB.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Marcelo R disse:

R$ 1000 no vencimento corrigido... e mais o premio que você contratou...

Diferente de um titulo pre-fixado que vai ter o valor de face realmente de R$ 1000,00 no vencimento, e você vai negocia-lo sempre abaixo de 1000,00

No caso do IPCA+ ele vale 1000 no vencimento corrigido pelo IPCA desde o lancamento dele, ou seja, no vencimento ele pode valer 3000, 4000 ... que vai ser os 1000 corrigidos pelo IPCA

Esse era o detalhe que me faltava. Esquecer e me prender que o valor seriam exatos 1000 e não 1000 corrigidos.

 

2 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Esse é um equivoco recorrente, confundir o contrafluxo com marcação a mercado. O objetivo do contrafluxo é se posicionar em titulos que irão se beneficiar com os ciclos de mercado, tentando antever estes movimentos. Ja os ganhos com a marcação a mercado irão acontecer somente em um cenario de queda nas taxas oferecidas. Ou seja, voce não realiza o contrafluxo para se beneficiar com a marcação a mercado, mas sim, realizando o contrafluxo voce pode ser beneficiado com ganhos na marcação.

Em relação a sua segunda duvida, voce só tera a rentabilidade de um titulo marcado a mercado se voce vender antecipadamente. Caso leve ate o vencimento tera a taxa contratada. Neste ponto temos que nos lembrar que o valor do titulo no momento da compra é calculado baseado no seu valor nominal de vencimento. Sendo assim, se voce levar ate o vencimento ira ter a rentabilidade do IPCA + a taxa contratada. Resumindo, acontece no tesouro o mesmo que voce descreveu no CDB.

Obrigado mais uma vez, pessoal!
Dúvida sanada!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 16/12/2023 at 08:02, Marcelo R disse:

Pegando carona no que o Adriano disse…

em “resumo ultra resumido”

com selic alta comprar os pre-fixados

com selic baixa comprar os pos-fixados (CDB x% CDI)

com inflação baixa comprar os IPCA+
 

 

Bom dia, amigo!! 

Estou ainda nos estudos sobre renda fixa e gostei bastante desse tópico e desse comentário especificamente, mas ainda fiquei com dúvidas. 

1ª dúvida: Esse "com selic alta comprar os pré-fixados" seria para se beneficiar de uma marcação a mercado futuramente? 

2ª dúvida: Os outros exemplos todos seguem a lógica de ganhar em cima da marcação a mercado? 

Desde já agradeço a colaboração!! 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Victor Leonardo Barreto disse:

1ª dúvida: Esse "com selic alta comprar os pré-fixados" seria para se beneficiar de uma marcação a mercado futuramente? 

Boa tarde @Victor Leonardo Barreto. O objetivo principal seria travar uma rentabilidade posivelmente superior as oferecidas futuramente.

Como objetivo secundario voce podera ter uma rentabilidade anualizada superior a contratada.

1 hour ago, Victor Leonardo Barreto disse:

2ª dúvida: Os outros exemplos todos seguem a lógica de ganhar em cima da marcação a mercado? 

Os ganhos com a marcação a mercado só irão acontecer em um cenario de taxa de juros alta com expectativa de baixa.

A aula 17 do modulo 3 de contrafluxo irá te explicar como funciona o processo.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @Victor Leonardo Barreto. O objetivo principal seria travar uma rentabilidade posivelmente superior as oferecidas futuramente.

Como objetivo secundario voce podera ter uma rentabilidade anualizada superior a contratada.

Os ganhos com a marcação a mercado só irão acontecer em um cenario de taxa de juros alta com expectativa de baixa.

A aula 17 do modulo 3 de contrafluxo irá te explicar como funciona o processo.

Muito obrigado @Adriano Umemura !!! Vou continuar estudando e vou assistir a aula que você indicou!! 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Flavio Prado disse:

@Edison Paulini complementando os colegas. Quando começamos a estudar Renda Fixa nos deparamos com a marcação a mercado e nos últimos meses o assunto teve muita visibilidade, aí então vem o Raul com o contrafluxo e acabamos misturando os dois temas. A marcação a mercado com o contrafluxo.

Todos os títulos de renda fixa sofrem da marcação a mercado, que nada mais é que o preço a mercado do título. Quando você compra um título você contrata uma rentabilidade, e ela será paga a você no vencimento. Durante a data de compra e o vencimento o título sofre oscilações na rentabilidade a ser paga para novos aportes. Com exceção do Tesouro Direto, os demais títulos de renda fixa que você tem em carteira somente poderão ser negociados (vendidos) pela mesa de operações da sua Corretora, e nesta negociação a Corretora vai cobrar pelo serviço e o preço poderá ser menor, e portanto vai "comer" parte da sua rentabilidade, ou seja, vender renda fixa antecipado dificilmente será melhor que ficar com o título até o vencimento, sem dizer que vai depender de outro investidor querer comprar o seu título. E porque tem investidor que vende antecipado? Porque ele precisa de dinheiro ou então ele acha que pode conseguir um investimento que será mais rentável ao longo do período que ainda falta para aquele título.

Já para o Tesouro Direto a marcação a mercado é onde realmente podemos ganhar dinheiro, pois se quisermos vender um Tesouro Direto o Governo vai comprar na hora e pelo preço a mercado e sem comissão para a Corretora.

Agora o Contrafluxo é desvinculado a marcação a mercado, e vamos nos beneficiar em todos os títulos de renda fixa. Ele nos ajuda na escolha de títulos do Tesouro Direto para ganharmos na marcação a mercado, mas principalmente nos ajuda com os demais títulos de renda fixa, onde conseguimos comprar CDB pagando 145% do CDI, ou um prefixado pagando 15%aa ou um IPCA+10%. A intenção do contrafluxo não é a marcação a mercado e sim aportarmos em renda fixa que no futuro vamos ter uma Selic a 13,75% e na carteira o CDB 145% do CDI, ou ter no futuro uma inflação de 10%aa e na carteira o CDB IPCA+10%, ou ter no futuro uma Selic de 5% e na carteira um prefixado de 15%aa. 

Então, precisamos ter os olhos no contrafluxo não para ganhar com marcação a mercado, mas para ganhar com rentabilidades que iremos nos beneficiar no futuro com a variação os juros, e a marcação a mercado vamos nos beneficiar nos aportes no Tesouro Direto quando os juros estiverem altos e a expectativa futura que eles caiam.

Espero ter ajudado.

Muito obrigado, Flávio!

Me ajudou sim a fixar mais ainda o conteúdo e aprender a separar as coisas que eu estava fazendo uma zona  😅

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
59 minutes ago, Victor Leonardo Barreto disse:

Muito obrigado @Adriano Umemura !!! Vou continuar estudando e vou assistir a aula que você indicou!! 

Só uma última dúvida @Adriano Umemura... então pensando em uma possível manutenção de queda da Selic nos próximos meses... Tem sentido comprar algum desses investimentos de renda fixa com marcação a mercado e se desfazer deles a medida que as taxas estiverem caindo? 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 18/12/2023 at 20:02, Victor Leonardo Barreto disse:

Só uma última dúvida @Adriano Umemura... então pensando em uma possível manutenção de queda da Selic nos próximos meses... Tem sentido comprar algum desses investimentos de renda fixa com marcação a mercado e se desfazer deles a medida que as taxas estiverem caindo? 

@Victor Leonardo Barreto na hipótese de uma possível continuidade na queda dos juros, se você comprar agora o Tesouro Pré ou Tesouro IPCA (com o vencimento mais longe), a possibilidade de marcação a mercado será boa.

Lembrando, marcação a mercado acontece no Tesouro Pré e Tesouro IPCA, para os demais títulos de Renda Fixa, a rentabilidade com a marcação a mercado é bem mais difícil de conseguir, pois depende de ter outro investidor para comprar o seu título e a corretora vai cobrar comissão para vender.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Victor Leonardo Barreto na hipótese de uma possível continuidade na queda dos juros, se você comprar agora o Tesouro Pré ou Tesouro IPCA (com o vencimento mais longe), a possibilidade de marcação a mercado será boa.

Lembrando, marcação a mercado acontece no Tesouro Pré e Tesouro IPCA, para os demais títulos de Renda Fixa, a rentabilidade com a marcação a mercado é bem mais difícil de conseguir, pois depende de ter outro investidor para comprar o seu título e a corretora vai cobrar comissão para vender.

Excelente, meu amigo!!! Muito obrigado pela ajuda!! 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...