Jump to content
  • 0

Investir em empresas brasileiras vs americanas


Rodrigo Amorim Ruiz

Pergunta

13 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
7 horas atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Porque faria sentido investir em empresas brasileiras se eu posso investir em empresas americanas (inclusive com vários ETFs) que rendem bem mais na maioria das vezes?

Só pela diversificação? Porque se for esse o caso, eu sempre posso investir em renda fixa no Brasil e renda variável nos EUA.

Se você pensa em morar no Brasil e usufruir da renda aqui, investir majoritariamente lá fora lhe traz muitos custos para trazer o dinheiro aqui. Por isso um equilíbrio e um entendimento dos objetivos ajuda a se ter exposições coerentes com nossas metas.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 horas atrás, Edison Paulini disse:

Se você pensa em morar no Brasil e usufruir da renda aqui, investir majoritariamente lá fora lhe traz muitos custos para trazer o dinheiro aqui. Por isso um equilíbrio e um entendimento dos objetivos ajuda a se ter exposições coerentes com nossas metas.

Mesmo com as taxas de trazer o dinheiro, ainda assim, investir lá acaba rendendo líquido muito mais se considerar, por exemplo S&P 500 contra BOVA11, ou, na média, qualquer carteira que você queira montar usando análises fundamentalistas.

Ou estou falando muita besteira sem perceber?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Na minha percepção, se você mora no Brasil e pretende viver de renda em reais no futuro, faz sentido ter uma parte considerável aqui (e esse é o único caso onde faz sentido). Pq não conseguimos prever o futuro, o dólar está num momento fraco e não é só preço baixo, é mais estrutural.

Caso a moeda de reserva mundial mude as coisas podem mudar demais nos anos depois disso, então faz sentido ter parte do patrimônio alocado no pais em que vc pensa viver, pra cobrir qualquer variações daquele pais ( e, sendo assim, acho importante ter pelo menos as empresas boas e centenárias). Não falando que o Brasil vai virar potencia, mas seus investimentos vão ajustar para as condições do Brasil.

da uma olhada no documentário do Ray Dalio: “Principles for dealing with the changing world order”

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Mesmo com as taxas de trazer o dinheiro, ainda assim, investir lá acaba rendendo líquido muito mais se considerar, por exemplo S&P 500 contra BOVA11, ou, na média, qualquer carteira que você queira montar usando análises fundamentalistas.

Ou estou falando muita besteira sem perceber?

Seu raciocínio na minha visão até faz sentido.

Mas ainda assim não vejo como vantajoso o trabalho e custos para se trazer o dinheiro de fora e usufruir aqui.

Além disso, entendo que investir majoritariamente fora em dólar é um risco. Centralizar em uma única moeda mesmo com seu histórico é um risco grande a se correr em comparação com uma diversificação e uma estratégia mais equilibrada.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 10/01/2024 at 01:35, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Porque faria sentido investir em empresas brasileiras se eu posso investir em empresas americanas (inclusive com vários ETFs) que rendem bem mais na maioria das vezes?

Só pela diversificação? Porque se for esse o caso, eu sempre posso investir em renda fixa no Brasil e renda variável nos EUA.

@Rodrigo Amorim Ruiz complementando os colegas, vale lembrar que alguns setores têm empresas melhores que as americanas, como por exemplo, Banco e Agronegócio. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Rodrigo Amorim Ruiz complementando os colegas, vale lembrar que alguns setores têm empresas melhores que as americanas, como por exemplo, Banco e Agronegócio. 

Eu ainda ouso dizer que conseguimos aproveitar melhor nosso investimentos nacionais por conhecermos a coisa aqui de perto incluindo as taxas de juros que possuimos.

É correto afirmar isso, Flávio?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 minutes ago, Edison Paulini disse:

Eu ainda ouso dizer que conseguimos aproveitar melhor nosso investimentos nacionais por conhecermos a coisa aqui de perto incluindo as taxas de juros que possuimos.

É correto afirmar isso, Flávio?

Com certeza @Edison Paulini. Apesar de muitas empresas serem multinacionais, é sempre mais fácil analisar quando estamos no nosso "bairro" rsrsrs 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 11/01/2024 at 08:29, Edison Paulini disse:

Além disso, entendo que investir majoritariamente fora em dólar é um risco. Centralizar em uma única moeda mesmo com seu histórico é um risco grande a se correr em comparação com uma diversificação e uma estratégia mais equilibrada.

Verdade, minha idéia era ações lá fora e renda fixa aqui, dado que ações me parecem render muito mais lá fora e pra investir em ações aqui dá muito trabalho e ainda me parece muito subjetivo.
E mesmo que eu fosse muito foda em análise fundamentalista, na média, vou ganhar absurdamente mais investindo lá fora.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Complementando as respostas dos colegas, não vou me estender muito, pois alguns já falaram sobre excelentes pontos, mas aproveito para citar outros três:

1. No Brasil, pela quantidade de empresas e por aqui estarmos é muito mais fácil fazer stock picking do que nos EUA - aqui você pode argumentar que investe via ETF e você tem razão, mas aí, vem o segundo item.

2. Por maior facilidade de análise das ações individualmente, você tem um potencial maior de aumentar o patrimônio, isto é, uma assimetria mais convidativa.

3. Não da para negar, renda fixa no Brasil vale muito a pena!


Dito isto, é uma decisão de foro íntimo a parcela de investimentos que terá lá fora, de repente, para o seu perfil, a sua realidade e a sua estratégia, faça sentido se expor mais ao mercado estrangeiro do que ao brasileiro.

Editado por Fernando Buzaneli
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...