Rodrigo Amorim Ruiz Postado 10 de Janeiro Compartilhar Postado 10 de Janeiro Faz sentido ficar vendendo e recomprando ações dentro do limite de R$ 20k para aumentar o valor médio? E posso vender as ações que foram compradas no valor mais baixo? 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Edison Paulini Postado 10 de Janeiro Compartilhar Postado 10 de Janeiro 6 horas atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse: Faz sentido ficar vendendo e recomprando ações dentro do limite de R$ 20k para aumentar o valor médio? E posso vender as ações que foram compradas no valor mais baixo? Eu não acho que faz sentido. A tendência no longo prazo com aportes constantes em uma carteira com ativos de qualidade é que sempre tenhamos um bom preço médio. Focar comprando e vendendo é transformar nossos investimentos em sabonete: quanto mais mexe, menor fica. No ato da venda você não escolhe se vai vender a ação que pagou R$10 ou R$30. Será vendido a quantidade informada no valor que está sendo negociado no mercado no momento. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Flavio Prado Postado 10 de Janeiro Compartilhar Postado 10 de Janeiro 8 horas atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse: Faz sentido ficar vendendo e recomprando ações dentro do limite de R$ 20k para aumentar o valor médio? E posso vender as ações que foram compradas no valor mais baixo? @Rodrigo Amorim Ruiz fazer esta movimentação você corre o risco de vender e a ação subir e você vai pagar mais caro por aqui que você já tinha em carteira. Além disto, a cotação precisaria cair o suficiente para compensar as taxas da B3 e impostos cobrados na nota de corretagem na vende e na compra. Vale lembrar que você corre o risco de comer bola e vender uma ação e ficar desposicionado justamente na data.com e perder dividendos ou subscrição ou bonificação. Eu acho uma operação arriscada e desnecessária. Uma errada nisto e já era todo o "ganho" que você teria na manobra fiscal. Espero ter ajudado. 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Rodrigo Amorim Ruiz Postado 11 de Janeiro Author Compartilhar Postado 11 de Janeiro 18 horas atrás, Edison Paulini disse: Eu não acho que faz sentido. A tendência no longo prazo com aportes constantes em uma carteira com ativos de qualidade é que sempre tenhamos um bom preço médio. Focar comprando e vendendo é transformar nossos investimentos em sabonete: quanto mais mexe, menor fica. No ato da venda você não escolhe se vai vender a ação que pagou R$10 ou R$30. Será vendido a quantidade informada no valor que está sendo negociado no mercado no momento. Não sei se fui muito claro na minha dúvida, mas quando disse "ficar vendendo e recomprando", quis dizer na mesma hora, pelo mesmo valor atual da ação. Ou seja, ainda com o objetivo de segurar a ação a longo prazo. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Rodrigo Amorim Ruiz Postado 11 de Janeiro Author Compartilhar Postado 11 de Janeiro 17 horas atrás, Flavio Prado disse: @Rodrigo Amorim Ruiz fazer esta movimentação você corre o risco de vender e a ação subir e você vai pagar mais caro por aqui que você já tinha em carteira. Além disto, a cotação precisaria cair o suficiente para compensar as taxas da B3 e impostos cobrados na nota de corretagem na vende e na compra. Vale lembrar que você corre o risco de comer bola e vender uma ação e ficar desposicionado justamente na data.com e perder dividendos ou subscrição ou bonificação. Eu acho uma operação arriscada e desnecessária. Uma errada nisto e já era todo o "ganho" que você teria na manobra fiscal. Espero ter ajudado. A parte de perder dividendos eu não tinha pensado 🤔... Mas quanto ao risco, é só vender e comprar logo em seguida. Quanto a taxas, compra e venda de ações não tem taxas em corretoras como a AUVP ou Rico, certo? IR só se aplica se o valor mensal passar de R$ 20.000, por isso justamente a ideia seria vender R$ 19.999 e logo em seguida comprar a mesma ação com esses R$ 19.999 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Edison Paulini Postado 11 de Janeiro Compartilhar Postado 11 de Janeiro 4 horas atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse: Não sei se fui muito claro na minha dúvida, mas quando disse "ficar vendendo e recomprando", quis dizer na mesma hora, pelo mesmo valor atual da ação. Ou seja, ainda com o objetivo de segurar a ação a longo prazo. Porém existem as taxas da b3 para operações de day trade. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Adriano Umemura Postado 11 de Janeiro Compartilhar Postado 11 de Janeiro 4 horas atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse: Mas quanto ao risco, é só vender e comprar logo em seguida. Bom dia @Rodrigo Amorim Ruiz. Para venda de ações existe um prazo para liquidação fisica e financeira, que na B3 é de D+2. Ou seja, voce somente recebe os recursos financeiros após 2 dias uteis a contar da data da venda. Algumas plataformas de investimentos não permitem a negociação de compra quando voce não possui o valor financeiro disponivel em conta. Sendo assim, voce corre o risco de nestes 2 dias o valor do ativo sofrer uma valorização e voce perder este movimento 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Flavio Prado Postado 11 de Janeiro Compartilhar Postado 11 de Janeiro 6 horas atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse: A parte de perder dividendos eu não tinha pensado 🤔... Mas quanto ao risco, é só vender e comprar logo em seguida. Quanto a taxas, compra e venda de ações não tem taxas em corretoras como a AUVP ou Rico, certo? IR só se aplica se o valor mensal passar de R$ 20.000, por isso justamente a ideia seria vender R$ 19.999 e logo em seguida comprar a mesma ação com esses R$ 19.999 Venda e compra no mesmo dia será day trade e não tem a isenção de R$20mil no mês, além disto provavelmente não será pelo mesmo valor de cotação, e para compensar vai precisar ter um valor de compra menor que o de venda para cobrir as taxas cobradas na nota de corretagem (não falo da taxa de corretagem, que é zero), caso contrário vai desembolsar mais dinheiro para recomprar as ações. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Lucas Augusto Moimaz Costa Postado 11 de Janeiro Compartilhar Postado 11 de Janeiro (edited) Dependendo da economia dele com os impostos compensa sim! Também vai depender do resultado que ele tem em aberto. Se o lucro dele estiver muito alto, por exemplo acima de 100%, ele economizaria 15% sobre PELO MENOS 50% da posição (lucro). O que daria 7,5% sobre a posição total, no caso de 100% (exatos) de valorização. (O ativo precisaria cair mais de 7,5% - no caso dos 100% de valorização - em UM ÚNICO DIA para não compensar) Fica o adendo: você precisa que as ordens de compra e venda sejam feitas em dias diferentes para não ser considerado Day Trade. Fica a dica: fazer próximo do final do mês para evitar a impossibilidade de você vender outro ativo. Caso o resultado dele tenha sido muito alto, além de 100%, acho que é muito sensato essa movimentação. Editado 11 de Janeiro por Lucas Moimaz palavra errônea Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Lucas Augusto Moimaz Costa Postado 11 de Janeiro Compartilhar Postado 11 de Janeiro (edited) 8 horas atrás, Adriano Umemura disse: Bom dia @Rodrigo Amorim Ruiz. Para venda de ações existe um prazo para liquidação fisica e financeira, que na B3 é de D+2. Ou seja, voce somente recebe os recursos financeiros após 2 dias uteis a contar da data da venda. Algumas plataformas de investimentos não permitem a negociação de compra quando voce não possui o valor financeiro disponivel em conta. Sendo assim, voce corre o risco de nestes 2 dias o valor do ativo sofrer uma valorização e voce perder este movimento Mas dependendo do tamanho do resultado o risco se torna compensador: se vc vai economizar 10% da posição(em futuras isenções de impostos), e ficar somente 1 dia sem o ativo, você acha que não compensaria o risco por exemplo? Editado 11 de Janeiro por Lucas Moimaz Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Adriano Umemura Postado 11 de Janeiro Compartilhar Postado 11 de Janeiro 3 minutes ago, Lucas Moimaz disse: Mas dependendo do tamanho do resultado o risco se torna compensador: se vc vai economizar 10% da posição(em futuras isenções de impostos), e ficar somente 1 dia sem o ativo, você acha que não compensaria o risco por exemplo? Boa tarde @Lucas Moimaz. Tomando como base de que dificilmente venderemos um ativo, e quando o fizermos ainda teremos a isenção dos R$20 mil, na minha opinião não compensa 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Lucas Augusto Moimaz Costa Postado 11 de Janeiro Compartilhar Postado 11 de Janeiro (edited) 15 minutes ago, Adriano Umemura disse: Boa tarde @Lucas Moimaz. Tomando como base de que dificilmente venderemos um ativo, e quando o fizermos ainda teremos a isenção dos R$20 mil, na minha opinião não compensa Boa tarde @Adriano Umemura! Acho um pouco de sardinhagem também, mas acho que mudaria o conceito de errado para uma operação dessa. Para alguns o risco é compensador, para outros não. Eu acho que eu faria se tivesse até uns 2M investidos, em um ativo que valorizou mais de 100%, por exemplo. Não entra no conceito de vender o ativo(mesmo vendendo ele na prática), mas sim de realizar um tipo de "operação estruturada" com ele para evitar custos. Editado 11 de Janeiro por Lucas Moimaz Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Anderson Lucena Postado 11 de Janeiro Compartilhar Postado 11 de Janeiro 13 horas atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse: A parte de perder dividendos eu não tinha pensado 🤔... Mas quanto ao risco, é só vender e comprar logo em seguida. Quanto a taxas, compra e venda de ações não tem taxas em corretoras como a AUVP ou Rico, certo? IR só se aplica se o valor mensal passar de R$ 20.000, por isso justamente a ideia seria vender R$ 19.999 e logo em seguida comprar a mesma ação com esses R$ 19.999 entendi o que você quer fazer. parei para pensar isso fora o risco nao seria uma manobra de soma 0? ja que você realiza o lucro e depois compra pelo valor maior. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Lucas Augusto Moimaz Costa Postado 11 de Janeiro Compartilhar Postado 11 de Janeiro (edited) 15 minutes ago, Anderson Oliveira De Lucena disse: entendi o que você quer fazer. parei para pensar isso fora o risco nao seria uma manobra de soma 0? ja que você realiza o lucro e depois compra pelo valor maior. Não seria se ele, um dia, talvez precisar vender o ativo. Pois, mesmo se acabar pagando um pouquinho por essa arbitragem, aumenta o Preço Médio (da declaração) dele. Editado 11 de Janeiro por Lucas Moimaz Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Flavio Prado Postado 11 de Janeiro Compartilhar Postado 11 de Janeiro 1 hour ago, Lucas Moimaz disse: Dependendo da economia dele com os impostos compensa sim! Também vai depender do resultado que ele tem em aberto. Se o lucro dele estiver muito alto, por exemplo acima de 100%, ele economizaria 15% sobre PELO MENOS 50% da posição (lucro). O que daria 7,5% sobre a posição total, no caso de 100% (exatos) de valorização. (O ativo precisaria cair mais de 7,5% - no caso dos 100% de valorização - em UM ÚNICO DIA para não compensar) Fica o adendo: você precisa que as ordens de compra e venda sejam feitas em dias diferentes para não ser considerado Day Trade. Fica a dica: fazer próximo do final do mês para evitar a impossibilidade de você vender outro ativo. Caso o resultado dele tenha sido muito alto, além de 100%, acho que é muito sensato essa movimentação. @Lucas Moimaz mesmo no exemplo que você colocou há riscos que simplesmente não valem a pena correr, independente se a sua carteira seja de R$20mil ou R$2milhões. - pode perder a data.com e ficar de fora do evento. - precisa vender e comprar menos que R$20mil dentro do mês, se passar R$0,01 vai pagar 15% de IR. - corre o risco de fazer day trade. Achamos que nunca vamos errar, mas acontece. - se a ação subir para a recompra você vai precisar colocar mais dinheiro, e vai ser um dinheiro que poderia ser investido e estaria rendendo por anos e anos. - vai precisar de dinheiro para poder comprar no dia seguinte, pois a liquidação da venda será em D+2, ou então esperar a liquidação para recomprar e ter que colocar mais dinheiro. - gastar muito tempo para controlar as variáveis todas, quando poderia estar fazendo outras coisas rsrsrs Eu acho que não vale a pena em nenhum cenário. Daqui 20-30 anos provavelmente não vai ser necessário vender nada para ter renda passiva, e se precisar, vende dentro do limite. Se precisar passar do limite, vamos ter dinheiro para pagar o IR. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Lucas Augusto Moimaz Costa Postado 11 de Janeiro Compartilhar Postado 11 de Janeiro 37 minutes ago, Flavio Prado disse: @Lucas Moimaz mesmo no exemplo que você colocou há riscos que simplesmente não valem a pena correr, independente se a sua carteira seja de R$20mil ou R$2milhões. - pode perder a data.com e ficar de fora do evento. - precisa vender e comprar menos que R$20mil dentro do mês, se passar R$0,01 vai pagar 15% de IR. - corre o risco de fazer day trade. Achamos que nunca vamos errar, mas acontece. - se a ação subir para a recompra você vai precisar colocar mais dinheiro, e vai ser um dinheiro que poderia ser investido e estaria rendendo por anos e anos. - vai precisar de dinheiro para poder comprar no dia seguinte, pois a liquidação da venda será em D+2, ou então esperar a liquidação para recomprar e ter que colocar mais dinheiro. - gastar muito tempo para controlar as variáveis todas, quando poderia estar fazendo outras coisas rsrsrs Eu acho que não vale a pena em nenhum cenário. Daqui 20-30 anos provavelmente não vai ser necessário vender nada para ter renda passiva, e se precisar, vende dentro do limite. Se precisar passar do limite, vamos ter dinheiro para pagar o IR. Esse é o ponto ksksksks: "- gastar muito tempo para controlar as variáveis todas, quando poderia estar fazendo outras coisas rsrsrs" É sardinhagem, mas pra alguém, numa situação muito específica, pode ser um artifício inteligente. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Rodrigo Amorim Ruiz
Faz sentido ficar vendendo e recomprando ações dentro do limite de R$ 20k para aumentar o valor médio?
E posso vender as ações que foram compradas no valor mais baixo?
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
5
3
3
2
DIAS POPULARES
11/Jan
13
10/Jan
3
Top Posters For This Question
Lucas Augusto Moimaz Costa 5 posts
Flavio Prado 3 posts
Rodrigo Amorim Ruiz 3 posts
Edison Paulini 2 posts
DIAS POPULARES
11/Jan 2024
13 posts
10/Jan 2024
3 posts
Os mais famosos desse tópico
Flavio Prado
@Rodrigo Amorim Ruiz fazer esta movimentação você corre o risco de vender e a ação subir e você vai pagar mais caro por aqui que você já tinha em carteira. Além disto, a cotação precisaria cair o sufi
Rodrigo Amorim Ruiz
Faz sentido ficar vendendo e recomprando ações dentro do limite de R$ 20k para aumentar o valor médio? E posso vender as ações que foram compradas no valor mais baixo?
Adriano Umemura
Bom dia @Rodrigo Amorim Ruiz. Para venda de ações existe um prazo para liquidação fisica e financeira, que na B3 é de D+2. Ou seja, voce somente recebe os recursos financeiros após 2 dias uteis a cont
15 respostas para essa pergunta
Recommended Posts