Jump to content

IA vai substituir todos os trabalhadores...


Recommended Posts

A pedidos da última live, aqui está o tópico.

Que inteligência artificial vai substituir todos os trabalhadores eu tenho quase certeza, só não sei exatamente quando, principalmente por questões sociais (pessoas com medo / preconceito).

Ex.: Carro autônomo já era para ter substituido todos os motoristas, dado que não só são mais baratos como estatisticamente mais seguros.
Só não substituiu ainda, porque as pessoas querem precisão de 100%. Ou seja, se na média um ser humano dirigindo mata 5% das vezes e um carro autônomo mata 1%, as pessoas preferem ser humano, porque carro autônomo mata 1% das vezes...

Agora mais na linha do tópico em si, desafio qualquer um a achar um trabalho que não possa ser substituido por IA + robôs.

Já existe hoje tecnologia para substituir motoristas, cozinheiros, todo tipo de fabricação em indústria, plantações e colheitas, construção civil (sim, já existe a mais de 10 anos impressão de casa de concreto).

Agora voltou mais a moda de IA por causa de IA generative, como ChatGPT para texto e Midjourney para imagens, mas a maior parte do que agora as empresas estão aceitando em IA já foi desenvolvido a mais de 10 anos.
É mais ou menos assim: "Nossa, IA é muito foda, ela consegue conversar igual um ser humano, acho que agora da pra confiar que IA vai fazer classificação de imagem..."

  • Brabo 2
  • Você é pobre premium 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Tópico polêmico hein... eu não acredito que a IA vai substituir todos os trabalhadores não... mas que vai revolucionar o mercado de trabalho... do mesmo jeito que a eletricidade e os computadores fizeram.  Acredito que serão mais valorizados os profissionais capazes de trabalhar com AS inteligências artificiais.  

Já fiz alguns testes no meu campo de trabalho e a IA certamente é mais eficiente que qualquer junior.  Mas ainda precisamos dos senior.  A medida que a IA for capaz de realizar as tarefas atuais, o ser humano assume as outras tarefas.  

Mas indo na linha do pensamento desesperador, tem duas coisas que eu não consegui "resolver" : como desenvolver os junior, se a IA substituiu todos? E como fazer o ser humano voltar a pensar, por que na média o QI da humanidade está diminuindo. 

E pra não deixar de responder sua pergunta, acredito que a IA só vai substituir de fato os trabalhos que não envolvem criação de conhecimento.  Para todos os que envolvem conhecimento ela irá transformar, complementar, criar novas dimensões e complexidades.  

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom, eu estava pensando exatamente nisso e nem sabia da live, rs

Eu acho assim, pra esse povo moderno de hoje em dia que não sabe nem trocar uma lampada, que acha que o mundo se resume a internet, a tecnologia, IT, marketing digital, bla bla bla (claro tudo com seu devido valor) tem medo de IA realmente. Um monte de cagão na minha opinião.

A IA só vai substituir "trabalhadores preguiçosos" ou seja pessoas que não sabem fazer o minimo para sobreviver.

Eu sou muito simplista sabe, afinal pra mim a vida é bem simples. Que a IA vai substituir alguns trabalhadores sim irá, mas NUNCA IRÁ SUBSTITUIR, um marceneiro, um encanador, um eletricista, um padeiro, um lixeiro pelos menos não nos próximos 100 anos, bom até lá acho que quase ninguem estará por aqui mesmo.

Honestamente se alguem tem medo de ser substituido por qualquer IA é pq tem muita baixa estima e nem sequer sabe do que é capaz de fazer intelectualmente/criativamente/manualmente.

Claro que cada um precisa se colocar no seu lugar...não dá pra pedir para um peixe dentro de um aquario subir numa arvore, coisa que um macaco faria facilmente, então eu não iria me comparar com uma IA para jogar xadrez ou fazer um sequenciamento de quaiquer DNA, contudo eu duvido que exista alguma IA hoje em dia que possa substituir um marceneiro que faz um móvel do zero.

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Podem existir tecnologias que substituam várias profissões. Mas é o querer disso?

Não acho que a IA irá substituir tudo.

Como dito pelo @Enzo Erbert temos muitas variáveis que necessitam de pensamento, discernimento e um intelecto específico.

Se a IA alcançar isso eu duvido que estaríamos vivos para ver. Além do fato de que para a IA existir, é necessário o ser humano.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

A IA não irá substituir pessoas e sim aprimorar as tecnologias e processos.

Na minha área de Logística por exemplo, tenho 80 colaboradores fazendo a minha operação, hoje em dia existem várias tecnologias que poderiam substituí-los, como por exemplo Transelevadores mas o investimento é altíssimo, sem contar que eu precisaria de mão de obra qualificada pra manutenção preventiva e controle destes robôs, o ROI levaria anos e anos para compensar.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu fiz uma cirurgia na mão nesse domingo e por isso estou impossibilitado de digitar algo longo/profundo, porém gostaria de dar minha opinião de forma simples.

A IA eh revolucionária e vai mudar as coisas? Sim, ela é e vai mudar mtas coisas, todavia dizer que ele vai substituir todos os trabalhadores na minha visão eh um delirio mto grande, inclusive o mesmo se dizia na chegada dos computadores e o que estamos próximos eh uma revolução tal como... O que talvez venha a acontecer eh que as atividades possam mudar de formato...

Indo ainda além mesmo que a IA tenha capacidade de criar, para poder substituir trabalhadores braçais as fábricas teriam que investir em robótica o que não eh algo trivial (veja não estou falando de grandes montadoras de carro que ja possuem boa parte do trabalho robotizado).

Mesmo em setores de Tecnologia da Informação é um assunto complexo, devido a informações confidenciais, vazamentos de dados, precisão das informações, processo criativo entre diversas outras razões.

Mas sim, as coisas mudarão de como são hoje e aqui surgem oportunidades, pq não estar na vanguarda e ser vc quem domina essa tecnologia e programa os prompts ou mesmo cria as IAs? 

 

 

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

9 horas atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

A pedidos da última live, aqui está o tópico.

Que inteligência artificial vai substituir todos os trabalhadores eu tenho quase certeza, só não sei exatamente quando, principalmente por questões sociais (pessoas com medo / preconceito).

Ex.: Carro autônomo já era para ter substituido todos os motoristas, dado que não só são mais baratos como estatisticamente mais seguros.
Só não substituiu ainda, porque as pessoas querem precisão de 100%. Ou seja, se na média um ser humano dirigindo mata 5% das vezes e um carro autônomo mata 1%, as pessoas preferem ser humano, porque carro autônomo mata 1% das vezes...

Agora mais na linha do tópico em si, desafio qualquer um a achar um trabalho que não possa ser substituido por IA + robôs.

Já existe hoje tecnologia para substituir motoristas, cozinheiros, todo tipo de fabricação em indústria, plantações e colheitas, construção civil (sim, já existe a mais de 10 anos impressão de casa de concreto).

Agora voltou mais a moda de IA por causa de IA generative, como ChatGPT para texto e Midjourney para imagens, mas a maior parte do que agora as empresas estão aceitando em IA já foi desenvolvido a mais de 10 anos.
É mais ou menos assim: "Nossa, IA é muito foda, ela consegue conversar igual um ser humano, acho que agora da pra confiar que IA vai fazer classificação de imagem..."

Discordo que isso vá acontecer. A IA é uma criação nossa, e precisa ser "alimentada" com o conhecimento que nós geramos. Se muitos trabalhadores forem substituídos, as IAs vão ficar mais "burras" com o tempo e precisamoremos novamente do toque humano.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

11 horas atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Que inteligência artificial vai substituir todos os trabalhadores eu tenho quase certeza

Está “quase certeza” me quebrou , nós mal temos humanos “pensadores” de verdade , imagina IA tomar conta de tudo!

mas eu daria tudo pra ver uma IA 100% malandramente BR ….

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

20 horas atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

A pedidos da última live, aqui está o tópico.

Que inteligência artificial vai substituir todos os trabalhadores eu tenho quase certeza, só não sei exatamente quando, principalmente por questões sociais (pessoas com medo / preconceito).

Ex.: Carro autônomo já era para ter substituido todos os motoristas, dado que não só são mais baratos como estatisticamente mais seguros.
Só não substituiu ainda, porque as pessoas querem precisão de 100%. Ou seja, se na média um ser humano dirigindo mata 5% das vezes e um carro autônomo mata 1%, as pessoas preferem ser humano, porque carro autônomo mata 1% das vezes...

Agora mais na linha do tópico em si, desafio qualquer um a achar um trabalho que não possa ser substituido por IA + robôs.

Já existe hoje tecnologia para substituir motoristas, cozinheiros, todo tipo de fabricação em indústria, plantações e colheitas, construção civil (sim, já existe a mais de 10 anos impressão de casa de concreto).

Agora voltou mais a moda de IA por causa de IA generative, como ChatGPT para texto e Midjourney para imagens, mas a maior parte do que agora as empresas estão aceitando em IA já foi desenvolvido a mais de 10 anos.
É mais ou menos assim: "Nossa, IA é muito foda, ela consegue conversar igual um ser humano, acho que agora da pra confiar que IA vai fazer classificação de imagem..."

Boa noite!

Um exemplo: No plantio de cana-de-açúcar por exemplo, estão deixando de plantar mecanizado para voltar ao plantio manual, pois fica mais bem feito (utiliza-se menos mudas, plantio mais homogêneo trazendo maior produtividade). Consequentemente é mais rentável.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 minutes ago, Ricardo Tuller Mendes disse:

Boa noite!

Um exemplo: No plantio de cana-de-açúcar por exemplo, estão deixando de plantar mecanizado para voltar ao plantio manual, pois fica mais bem feito (utiliza-se menos mudas, plantio mais homogêneo trazendo maior produtividade). Consequentemente é mais rentável.

Até pensando neste seu exemplo, falo da minha profissão de cozinheiro.

Não conheci ninguém até hoje que seja entusiasta de uma máquina fazendo uma comida de forma totalmente mecânica do que uma pessoa se atentando aos detalhes, trabalhando os sentidos e oferecendo algo que o cliente vai muito mais do que se satisfazer apenas.

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Embora a inteligência artificial (IA) e robôs tenham avançado significativamente em muitas áreas, existem certos aspectos e tipos de trabalho nos quais os seres humanos continuam a ter uma vantagem distintiva. Alguns desses aspectos incluem:

1 - Criatividade e Inovação: A capacidade de pensar fora da caixa, ser criativo e inovar é uma característica humana única. A IA pode ajudar a gerar ideias, mas muitas vezes carece da originalidade e da sensibilidade humana para criar algo verdadeiramente novo.

2 - Empatia e Habilidades Sociais: A empatia é uma habilidade fundamental em muitos campos, como cuidados de saúde, aconselhamento e relações interpessoais. As máquinas podem simular empatia, mas não possuem uma compreensão genuína das emoções humanas.

3 - Tomada de Decisão Ética e Moral: A tomada de decisões éticas muitas vezes envolve nuances, contextos complexos e dilemas morais. Os seres humanos têm a capacidade de considerar fatores éticos e morais de maneira subjetiva, algo que a IA ainda luta para replicar completamente.

4 - Trabalhos Criativos e Artísticos: Atividades como arte, design, escrita criativa e outras formas de expressão artística frequentemente requerem uma compreensão profunda da cultura, emoções e contexto social, aspectos que a IA pode ter dificuldade em capturar.

5 - Trabalho Manual Altamente Complexo e Variável: Embora robôs possam realizar tarefas físicas repetitivas e previsíveis, atividades que exigem uma coordenação motora fina, adaptação a situações imprevisíveis ou uma combinação de habilidades físicas e cognitivas ainda são desafios para a automação completa.

6 - Ensino e Educação: A interação humana desempenha um papel crucial no processo educacional. Professores oferecem suporte emocional, compreendem as necessidades individuais dos alunos e adaptam o ensino de acordo com as circunstâncias, aspectos que a IA não pode replicar totalmente.

7 - Trabalho Criativo e de Entretenimento: Campos como entretenimento, atuação e escrita criativa dependem fortemente da expressão pessoal e da interpretação única de cada indivíduo, algo difícil de ser substituído por máquinas.

Embora a IA e os robôs estejam se tornando cada vez mais capazes em várias áreas, esses exemplos destacam aspectos nos quais a singularidade humana e a abordagem multifacetada continuam a ser essenciais.

 

 

Disse o ChatGPT ! kkkkkkk

 

  • HAHAHAHA 4
Link para compartilhar
Share on other sites

As maquinas são muito boas sim para nos substituir em tarefas. Qualquer tarefa. E nem precisa ser uma maquina dirigida por uma IA. As vezes apenas um bom algoritmo já resolve o problema. Se você der "vontade" para uma IA e os sensores corretos, ela pode sim resolver problemas que nós não conseguimos resolver, de formas muito criativas (ja ví coisas inacreditáveis). Desde criar uma obra de arte, que por sinal é algo que todos diziam que seria impossível, até problemas administrativos ou estabilizar plasma para fusões nucleares (aparentemente a caminho).

E pra quem diz que o que a IA faz não é arte, é copia... TODO artista é um copiador. Leonardo da Vinci não é o criador da Mona Lisa, tão pouco do ser humano ou de qualquer coisa que esteja representado em suas obras. Ele é um "copiador da realidade" com bom gosto. Assim como todo humano é um bom copiador em suas respectivas areas.

Então, Sim! É dificil pensar em algo que IAs não possam fazer. E nem estou falando de hoje, mas em um futuro não muito distante. Só que nós temos alguns gargalos muito complexos.

1- Material e Energia: Pense que recentemente tivemos uma crise de hardwares e energia "apenas" por causa de Bitcoins. GPUs a preços exorbitantes e China caçando fazendas de Bitcoins por conta de consumo de energia e Água. A fabricação de chips hoje, se eu não me engano, é um monopólio. Pra rodar IAs são necessárias máquinas muito boas. Pode melhorar no futuro? Certamente que sim. Mas pra substituir TODA mão de obra do mundo eu acho que não rola. Nós não conseguimos nem mesmo utilizar energia solar de forma eficiente. Seria possível se houvesse uma redução brusca da população mundial. 👀

2- A falta de capacidade dos humanos em se organizarem como um todo (Ainda bem por isso). Como acabei de falar, não conseguimos nos organizar como espécie nem para gerar energia e comida para nossa população. Vivemos em guerra com nós mesmos. Fatores sociais influenciam de mais. Quando eu era estagiário, conversando com ex chefes meus (pra contextualizar, Engenharia Civil), eu estava falando exatamente sobre como poderiamos melhorar vários processos utilizando maquinas e IAs e tudo mais. A resposta foi: "E o que faremos com os trabalhadores? Que outro serviço você acha que eles poderiam fazer? Você se esquece que muitas vezes empregamos pessoas que sairam do sistema carcerário e estão tentando se ressocializar?"

E pra isso, não encontrei solução viável. Alguem pode dizer "É só ensinar outra coisa pra eles". Eu sei que existem soluções teóricas. Mas teoria e pratica são coisas muito distantes.

E pra nossa "sorte" temos políticos, mas não vou nem comentar mais sobre isso. Quem sabe sabe...

Poderia citar outros pontos mas já virou uma redação. Em resumo, acredito que o gargalo não seja a capacidade das IAs, mas a energia, recursos e a sociedade em sí. 

Dito isso, eu sempre digo "Obrigado" ao ChatGPT toda vez que ele me ajuda. Nunca se sabe, né?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...