Jump to content
  • 0

Perguntas Diagrama do cerrado


Gustavo Zanotti Souza

Pergunta

Boa noite! Conclui o curso mas não me senti totalmente confiante para começar a fazer as analises da empresa, estou revendo as aulas e gostaria de saber quantas perguntas existem no diagrama de vocês, se por volta de 15 de acordo com os pontos da analise fundamentalista ou se inclui também os conceitos de Philip Fisher. Entendo que e algo bem particular, e tem coisas que não cabem dentro do diagrama porque devemos filtrar antes, como o tag along de 0%. Minha duvida eh quanto a isso.

Vamos tomar como exemplo a seguinte pergunta: A empresa procura sempre se reinventar?
Diferente do tag along, uma empresa não entrar nesse critério não desclassifica ela, como alguma do setor de energia, ou seguros, por exemplo, então por isso, acredito que como ela não e eliminatória e eu aceito empresas fora desse critério, essa pergunta deve entrar no diagrama. 
 

Outra situacao. Eu tomei como verdade que o minimo aceitavel para o EBIT eh de 8% para industria. Nesse caso, se uma empresa tiver margem menor que isso eu nem cogitaria. As que tivessem mais de 8% eu compararia entre elas e colocaria alguma pergunta no diagrama para atribuir de alguma forma um peso diferente entre as melhores, ou faria no olho mesmo.

Alguém consegue validar ou invalidar esse pensamento? Desculpem mas estou bem receoso de fazer merda e só descobrir daqui a 30 anos

Obrigado

Editado por Gustavo Zanotti Souza
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
1 minute ago, Gustavo Zanotti Souza disse:

Vamos tomar como exemplo a seguinte pergunta: A empresa procura sempre se reinventar?
Diferente do tag along, uma empresa não entrar nesse critério não desclassifica ela, como alguma do setor de energia, ou seguros, por exemplo, então por isso, acredito que como ela não e eliminatória e eu aceito empresas fora desse critério, essa pergunta deve entrar no diagrama.

Boa noite @Gustavo Zanotti Souza. Sim, como esta pergunta não é relacionado a um critério de exclusão, ela pode fazer parte do diagrama

Mas o questionamento que voce deve fazer é se este critério voce considera um avaliador de risco de uma empresa. Uma empresa que não se reinventa, não somente em relação a criação de novos produtos ou serviços, mas tambem em relação ao seu modelo de gestão, possui um risco maior do que uma que atende este critério.

Caso sua resposta seja sim, poderia ser uma pergunta que cabe no diagrama

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Esse questionamento esta como em sua analise, Adriano?

 Outra situacao. Eu tomei como verdade que o minimo aceitavel para o EBIT eh de 8% para industria. Nesse caso, se uma empresa tiver margem menor que isso eu nem cogitaria. As que tivessem mais de 8% eu compararia entre elas e colocaria alguma pergunta no diagrama para atribuir de alguma forma um peso diferente entre as melhores, ou faria no olho mesmo.
Isso esta correto?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
8 minutes ago, Gustavo Zanotti Souza disse:

Outra situacao. Eu tomei como verdade que o minimo aceitavel para o EBIT eh de 8% para industria. Nesse caso, se uma empresa tiver margem menor que isso eu nem cogitaria. As que tivessem mais de 8% eu compararia entre elas e colocaria alguma pergunta no diagrama para atribuir de alguma forma um peso diferente entre as melhores, ou faria no olho mesmo.

Somente se atente que setores diferentes possuem caracteristicas diferentes. Em determinados casos margens reduzidas podem ser sinal de barreira de entrada no setor, ou seja, a empresa mantém margens baixas para não estimular o aparecimento de concorrentes.

Veja o caso da Ambev por exemplo. Em 2018 ela tinha uma margem ebit de 34%. Isso atraiu a concorrencia, e hoje para tentar manter a sua fatia de mercado teve que reduzir suas margens fechando 2022 com uma margem de 22%.

Sendo assim, na minha opinião eu prefiro analisar o setor e realizar um comparativo entre peers do mesmo segmento.

6 minutes ago, Gustavo Zanotti Souza disse:

Esse questionamento esta como em sua analise, Adriano?

Eu utilizo as perguntas padrão neste quesito, se a empresa investe em pesquisa e tecnologia e se é lider no mercado onde atua.

Mas como eu disse, o "reinventar" pode estar relacionado a forma com que a gestão da empresa é conduzida. Então eu relaciono os resultados operacionais com a forma em que a empresa é conduzida.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
48 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Boa noite @Gustavo Zanotti Souza. Sim, como esta pergunta não é relacionado a um critério de exclusão, ela pode fazer parte do diagrama

Mas o questionamento que voce deve fazer é se este critério voce considera um avaliador de risco de uma empresa. Uma empresa que não se reinventa, não somente em relação a criação de novos produtos ou serviços, mas tambem em relação ao seu modelo de gestão, possui um risco maior do que uma que atende este critério.

Caso sua resposta seja sim, poderia ser uma pergunta que cabe no diagrama

Muito obrigado, Adriano! Voce e como um pai para mim! Precisar pode me chamar

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...