Jump to content
  • 0

Mais de uma empresa do mesmo segmento na carteira ?


Lucas Silva Alves

Pergunta

Boa noite pessoal !

Gostaria de um esclarecimento sobre ter mais de uma empresa do mesmo subsetor/segmento em carteira.

Depois de bem avaliado e concluir que há mais de uma empresa boa no segmento, por exemplo, dois bancos como Itaú e Santander, vale a pena ir aportando cada vez naquele que estiver em uma fase melhor com base nos indicadores, e tentar construir um melhor preço médio ao logo prazo para obter um bom retorno... Ou isso de alguma forma se anularia no longo prazo e só daria mais trabalho para ficar acompanhando as duas empresas ?

Sabendo que as duas opções basicamente sofrem influencias dos mesmo fatores, seria considerado para proporção de carteira um percentual como se fossem apenas uma empresa, pra reduzir o efeito da correlação.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
30 minutes ago, Lucas Silva Alves disse:

Boa noite pessoal !

Gostaria de um esclarecimento sobre ter mais de uma empresa do mesmo subsetor/segmento em carteira.

Depois de bem avaliado e concluir que há mais de uma empresa boa no segmento, por exemplo, dois bancos como Itaú e Santander, vale a pena ir aportando cada vez naquele que estiver em uma fase melhor com base nos indicadores, e tentar construir um melhor preço médio ao logo prazo para obter um bom retorno... Ou isso de alguma forma se anularia no longo prazo e só daria mais trabalho para ficar acompanhando as duas empresas ?

Sabendo que as duas opções basicamente sofrem influencias dos mesmo fatores, seria considerado para proporção de carteira um percentual como se fossem apenas uma empresa, pra reduzir o efeito da correlação.

@Lucas Silva Alves ter duas empresas do mesmo subsetor/segmento não chega a ser um problema. O cuidado que precisamos ter é prestar atenção em não ter uma posição muito grande nas empresas em relação ao total da carteira. Vamos supor que para ações você define uma meta de 30% e as duas empresas juntas têm 20% e as demais têm os 10% restante. A sua carteira estaria muito desbalanceada.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Lucas Silva Alves disse:

Depois de bem avaliado e concluir que há mais de uma empresa boa no segmento, por exemplo, dois bancos como Itaú e Santander, vale a pena ir aportando cada vez naquele que estiver em uma fase melhor com base nos indicadores, e tentar construir um melhor preço médio ao logo prazo para obter um bom retorno... Ou isso de alguma forma se anularia no longo prazo e só daria mais trabalho para ficar acompanhando as duas empresas ?

bom dia @Lucas Silva Alves. Somente complementando a resposta do @Flavio Prado. Mesmo sendo 2 empresas do mesmo segmento, possivelmente elas terão caracteristicas e resultados diferentes. Sendo assim o ideal seria deixar o diagrama do cerrado quantificar o risco de cada uma para direcionar os aportes. Desta forma tiramos criterios subjetivos que poderiam nos induzir a aportar mais ou menos em determinada empresa a qual achamos estar em uma fase melhor.

 

9 horas atrás, Lucas Silva Alves disse:

Sabendo que as duas opções basicamente sofrem influencias dos mesmo fatores, seria considerado para proporção de carteira um percentual como se fossem apenas uma empresa, pra reduzir o efeito da correlação.

Devido ao comentario que fiz acima, eu trataria as 2 como elas realmente são de fato. 2 Empresas do mesmo segmento que possuem fatores que geram uma correlação positiva, mas que devido a caracteristicas individuais da operação podem ter indicadores e resultados diferentes.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu gosto de ter mais de uma empresa dos setores, mas claro, a proporção dos setores é muito importante. 

Em elétricas principalmente o momento da empresa gera oportunidades e a diversificação pode me ajudar em momentos de crise, para elétrica sobre tudo, por exemplo, a Neo energia provavelmente vai perder o contrato de distribuição da Bahia, deve perder para Equatorial, eu tenho as 2 em carteira, então não estou muito preocupado com quem ganha, claro que se tivesse mais informações e uma bola de cristal, so teria a grande campeã, mas não é meu caso. 

Posso estar muito errado e prejudicando a minha carteira a longo prazo, mas a media do crescimento das melhores empresas dos setores mais consolidados ja me parece um bom investimento a longo prazo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...