Jump to content
  • 0

Duvida - Indicadores


Edjunior Loyo Silveira

Pergunta

Recommended Posts

  • 0
4 minutes ago, Alessandro Da Silva Brito Amaral disse:

Obrigado vou volta estudar de novo . 

@Alessandro Da Silva Brito Amaral o que tiver de duvidas poste aqui na comunidade, qualquer que seja. O objetivo é que todos os alunos consigam entender o processo de analise para que desta forma consigam conduzir de forma saudavel os seus investimentos.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 19/01/2024 at 10:08, Adriano Umemura disse:

Estes graficos de rentabilidade não refletem a mesma rentabilidade que um investidor que faz aportes mensais constantemente. Eles medem a variação da ação de um ponto X para um ponto Y. Ja o investidor que faz aportes mensais compra a ação por diversos preços diferentes.

Por exemplo. Suponhamos que no ano 1 a ação estava a 100,00 e no ano 10 a ação estava a 95,00. Pelo calculo de rentabilidade dos sites de coleta de dados a ação teve 5% de desvalorização nos ultimos 10 anos.

Contudo, o invetsidor buy and hold que realiza compras constantemente teria o seguinte resultado

- ano 1 comprou com preço medio de 100
- ano 2 comprou com preço medio de 90
- ano 3 comprou com preço medio de 80
- ano 4 comprou com preço medio de 70
- ano 5 comprou com preço medio de 60
- ano 6 comprou com preço medio de 70
- ano 7 comprou com preço medio de 80
- ano 8 comprou com preço medio de 90
- ano 9 comprou com preço medio de 100
- ano 10 comprou com preço medio de 95

Este investidor tera uma valorização de 13,77% no mesmo periodo, um resultado totalmente diferente

Não se importe com o preço, se importe com o valor da empresa. A empresa é sólida, sua operação faz sentido, é lucrativa? Estes são os criterios a serem avaliados

Acho bacana destacar algo que o valor da ação não mostra, que são os dividendos. Lembrando que quando uma empresa paga dividendos, aquele valor pago por ação é "retirado" do preço da ação. Se ela valia R$ 10,00 e pagou R$ 0,50 por ação, ela vai passar a valer R$ 9,50

Vou usar a própria PSSA3 que comecei a analisar essas semanas (assim como o @Edjunior Loyo Silveira, nunca investi em nada e estou nos meus primeiros passos para a renda variável).

Se você olhar a cotação dela no dia 15/02/2019 era R$29,52. Hoje (11/02/2024) é R$ 26,65. Quando você olha assim, você pensa: "Nossa desvalorizou R$ 2,87 por ação (9,7%)", porém quando você observa quanto a PSSA3 distribuiu de dividendos entre 2019 a 2023 R$ 9,44. por ação.
image.png.3c7da4fbd0f517699f1991e15664314f.pngimage.png.f455fa0205164a43df60443be0313b16.png

Notamos então uma rentabilidade real (contando a cotação e os dividendos) de R$ 9,44 - R$ 2,87 = R$ 6,57 (22,2%)

Essa é mais uma das vantagens que, com o tempo comecei a entender, sobre ser buy and holding

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Achei bem interessante a discussão, eu mesmo me encontro nesse iato ai desde q terminei a auvp.. ai quando eu fui investir a primeira vez de fato em etf, entrou em uns 3 meses de queda de ação, eu fiquei extremamente assustado com aquilo e fiquei sem investir.. Ai eu fui lá, e refiz a minha analise, e comecei a investir na queda, hj as carteiras estão em valorização.. Eu particulamente gostei de investir em ETF pq achei bem mais fácil.. Agora em ação aconteceu a mesma coisa, comprei klabin, taesa, cosan (tava com o PL negativo, mas eu gostei da empresa) e itub (não sabia qual era a melhor para investir). Moral, hj cheguei a conclusão q é se não molhar o pé, investir mesmo com insegurança, a gente nunca investe, e depois que vc percebe q não sabe de nada direito, vc volta e refaz as analises, e vai melhorando (pelo menos é o que eu acredito)

 

Só um ponto de atenção, acho q os exemplos que o Raul coloca nas lives, e as duvidas que o pessoal pergunta tanto lá, quanto aqui, acaba ajudando a gente em muito no aprendizado, porque quando vc pega os videos da auvp, é muita informação, q acaba deixando a gente bem confuso. Então recomendo a todos acompanhar as duvidas, pq a gente pega umas explicações muito boas igual o Adriano deu nesse tópico

Editado por Douglas Henrique Leme Gomes
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 25/01/2024 at 09:00, Cíntia Monique Dias Ferreira disse:

@Adriano Umemura eu estou iniciando tambem e me sinto bem perdida nos indicadores, comecei pelo setor eletrico e em um topico vc tinha sugerido esses criterios para uma analise previa e poder eliminar "empresas ruins". Agora estou analisando bancos nesse setor nao se avalia divida liquida /ebitda ? o que posso usar de filtro inicial para bancos ? a margem liquida entraria nesse primeiro filtro ? na aula o raul disse que para serviços a margem liquida é em torno de 20%, bancos entraria nesse parametro? se sim teria que ser acima de 20% o ideal?

@Adriano Umemuraeu comecei a ver os setores de energia e saneamento olhando os "indicadores de filtro inicial"( empresa com mais de 10 anos, tempo de ipo, tag along, divida/ebidda<3, lucros consistentes,receita aumenta, tamanho empresa) que voce colocou, mas para banco parece que nao esta funcionando rs, pois nao exclui quase nada ou eu nao to sabendo analisar, ja vi revi a a aula 3 de renda variavel,  li o pdf, mas continuo perdida em relação aos bancos, pois parece ser um "mundo muito diferente" para analise. Tem alguma outra dica ou outro ponto das aulas que não estou me atentando ? 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Cíntia Monique Dias Ferreira disse:

@Adriano Umemuraeu comecei a ver os setores de energia e saneamento olhando os "indicadores de filtro inicial"( empresa com mais de 10 anos, tempo de ipo, tag along, divida/ebidda<3, lucros consistentes,receita aumenta, tamanho empresa) que voce colocou, mas para banco parece que nao esta funcionando rs, pois nao exclui quase nada ou eu nao to sabendo analisar, ja vi revi a a aula 3 de renda variavel,  li o pdf, mas continuo perdida em relação aos bancos, pois parece ser um "mundo muito diferente" para analise. Tem alguma outra dica ou outro ponto das aulas que não estou me atentando ? 

Oi @Cíntia Monique Dias Ferreira boa noite. Dos critérios que voce citou, o unico que não sera aplicavel para bancos é o de divida liquida/ebitda, ja que os bancos não possuem dividas da forma que avaliamos em empresas de outros setores.

Quando voce diz que não esta funcionando pois não exclui nada, voce quer dizer que quando aplica este filtro nas empresas que voce escolheu, todas elas passam nos critérios? Se for isso, é algo que pode acontecer.

Quando isso acontecer voce passa para o proximo passo que seria comparar as empresas do mesmo setor que passaram nos criterios iniciais para avaliar qual seria a melhor entre elas. Voce pode usar como critério de comparação indicadores de eficiencia como o ROE. Indicadores de preço como o P/L ou P/VP. Se o criterio de dividendos é algo relevante para voce, voce pode comparar o DY.

Tente então avaliar os indicadores que aprendeu em aulas para realizar esta etapa da analise. Se mais alguma duvida permanecer, poste aqui para tentarmos ajudar.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 18/01/2024 at 21:19, Edjunior Loyo Silveira disse:

continuo super perdido e me achando um idiota

Rapaz, passei por isso também.

Você vai acompanhando as dúvidas da galera na comunidade, assistindo as lives e reassistindo as aulas algumas vezes. Em paralelo vai acompanhando as empresas no dia a dia, no começo fica até meio bitolado. Logo mais você vai se sentir mais "em casa" e confiante.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 18/01/2024 at 21:19, Edjunior Loyo Silveira disse:

Fala galera. Nunca investi em renda variavel, já terminei o curso e assisti por diversas e diversas vezes, mas continuo super perdido e me achando um idiota. Mais alguém com esse sentimento ou to sozinho nessa?

Estou na mesma situação, só consigo investir em renda fixa até agora. Comecei a analisar os setores como o Raul recomenda, fiquei perdida e não consegui avançar. Aí fui pra Fundos imobiliários, analisei vários e não consegui decidir, o bom está caro e o que está comprável tem mais riscos. Também me sinto uma idiota por terminar o curso e não saber pra onde ir.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Waleska Barros disse:

Estou na mesma situação, só consigo investir em renda fixa até agora. Comecei a analisar os setores como o Raul recomenda, fiquei perdida e não consegui avançar. Aí fui pra Fundos imobiliários, analisei vários e não consegui decidir, o bom está caro e o que está comprável tem mais riscos. Também me sinto uma idiota por terminar o curso e não saber pra onde ir.

@Waleska Barros é normal esta insegurança de iniciar. Agora que temos mais conhecimento tudo parece mais ariscado. Sem conhecimento entramos e está tudo bem, mas agora sabendo olhar para as empresas para que tudo fica mais nebuloso.

Minha sugestão é: vai aos poucos. Veja algumas empresas e FIIS e compra algumas ações e cotas. Vai acompanhando. Mês seguinte compra mais um pouco das mesmas empresas e FIIs, e inclui mais algumas. Vai com calma. Não queira compensar anos sem investir fazendo ALL IN em uma semana. 

O importante é começar, mesmo estando insegura. Vai melhorar.

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 18/01/2024 at 21:19, Edjunior Loyo Silveira disse:

Fala galera. Nunca investi em renda variavel, já terminei o curso e assisti por diversas e diversas vezes, mas continuo super perdido e me achando um idiota. Mais alguém com esse sentimento ou to sozinho nessa?

Gostaria de algumas dicas, se possivel.

tipo:

Quais os principais indicadores devo utilizar para determinados setores? pq vi que em alguns setores usamos determinados indicadores, porém onde acho essas informações de quais indicadores para quais setores?

Onde acompanho o que esta acontecendo com as ações? Ex: Quando olho no RI das empresas, ali tudo é maravilha, todas as empresas falam bem delas mesmas, porém existe algum site mais confiavel onde posso acessar informações confiaveis a respeito de ações ou do cenario global? pq tipo, vi que o Raul fala para não assitir ao youtube antes de você fazer a sua propria pesquisa para não acabar te influenciando, mas tipo, vou analisar algumas empresas Ex: setor financeiro, e todas ou uma grande maioria apresenta bons indicadores, como saber qual é a melhor? pq analisar o RI de cada uma levaria uma vida, ainda mais eu que não entendo nada, se eu for analisar todas as empresas que estão com bons indicadores eu passaria uma vida e não compraria nada.

Outra duvida é a respeito do mercado, vejo gente falando que tipo: a o petroleo esta dando bom no momento por causa de tal e tal coisa, mas vai cair em breve e tals. Como saber dessas coisas?

Desculpa tantas perguntas, quero muito aprender sobre isso e estou bastante empolgado, mas quanto mais pesquiso, mais idiota fico me sentindo e frustrado.

Depois desse tempo aqui entendi muitas coisas. Já que vc tem dúvidas, receios e medos. Comece devagar. Compre empresas perenes. Inicie a construir seu patrimônio. Não queira superar o índice do ibovespa. Va em empresas que tem história. E dificilmente irão quebrar. Bancos, energia, seguros, saneamento. Compre mais elas. E vai entendendo os balanços trimestrais. Não cai em notícia de especulação de mercado. Tire dúvidas aki com os meninos. Compre açao de fundos imobiliários que tenham patrimônio alto. Pode começar com os que tem acima de 2 bilhões, eles são os mais estáveis. De as notas do diagrama. E vai vendo a evolução. Faça aporte daí de acordo com diagrama nesses ativos que vc comprar e instalar no diagrama. Renda fixa não é talvez um bom momento pois as taxas oferecidas vão aumentar. Mas compre alguma renda para vc entender, alguma que rendimento ainda razoável. Compre valor baixo. Ali por volta de 12 a 14 % aa . Mexe com um tesouro para vc aprender selic. Ipca . Pré fixado. Agora está na hora de comprar renda pós fixada para vc fixar atrelado ao cdi. Nao queira sair zoado, correndo. E vai vendo as dúvidas aqui na comunidade, que tenho certeza que muitas serão suas dúvidas. Quando começar a entender e vai se ganhando confiança. Não ache que vc é melhor que o sistema. Pq mercado financeiro não é uma ciência exata. 

Editado por Károly Hunkár
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 minutes ago, Károly Hunkár disse:

Depois desse tempo aqui entendi muitas coisas. Já que vc tem dúvidas, receios e medos. Comece devagar. Compre empresas perenes. Inicie a construir seu patrimônio. Não queira superar o índice do ibovespa. Va em empresas que tem história. E dificilmente irão quebrar. Bancos, energia, seguros, saneamento. Compre mais elas. E vai entendendo os balanços trimestrais. Não cai em notícia de especulação de mercado. Tire dúvidas aki com os meninos. Compre açao de fundos imobiliários que tenham patrimônio alto. Pode começar com os que tem acima de 2 bilhões, eles são os mais estáveis. De as notas do diagrama. E vai vendo a evolução. Faça aporte daí de acordo com diagrama nesses ativos que vc comprar e instalar no diagrama. Renda fixa não é talvez um bom momento pois as taxas oferecidas vão aumentar. Mas compre alguma renda para vc entender, alguma que rendimento ainda razoável. Compre valor baixo. Ali por volta de 12 a 14 % aa . Mexe com um tesouro para vc aprender selic. Ipca . Pré fixado. Agora está na hora de comprar renda pós fixada para vc fixar atrelado ao cdi. Nao queira sair zoado, correndo. E vai vendo as dúvidas aqui na comunidade, que tenho certeza que muitas serão suas dúvidas. Quando começar a entender e vai se ganhando confiança. Não ache que vc é melhor que o sistema. Pq mercado financeiro não é uma ciência exata. 

Ainda falando sobre o momento. Como trabalhamos em contra fluxo. Estamos esperando a renda fixa dar taxas mais altas para comprar e virar o canhão para ela. A bolsa está em bull market. Consequência do momento. Mas vai passar. Como temos que fazer aportes mensais devido ao nosso sistema de investimento ser o buy and hold. E por sinal foi a melhor escola para nao sair fazendo besteira. Parece que a bolsa está nas pontas. Mas queremos cdi altos. E depois a taxa de juros vai voltar a subir e bolsa vai entrar em baixa. Ciclo de mercado. Nós estamos sempre esperando a xepa (contrafluxo). 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Algo que está me ajudando bastante foi assinar “AUVP pra sempre” com a ferramenta “AUVP analítica”. Nós que ainda estamos inseguros com as análises e saber se estamos fazendo o certo, com essa ferramenta já nos deixa mais confortáveis.

 

O Raul publicou no YouTube recentemente um vídeo explicando as 4 análises iniciais da AUVP analitica

Vídeo “4 indícios que você não deveria ter essa ação em carteira”

ali ele explica os itens

LUCROS CONSISTENTES 

DIVIDA LÍQUIDA/ EBITDA

TAG ALONG

SETOR

Eu particularmente joguei essas 4 opções no meu diagrama do cerrado.

 

Adiciono a ação na AUVP analítica e vejo o resultado dos 4 itens citados acima , aí vou no diagrama do cerrado e dou a nota conforme me foi fornecido.

 

Adicionei mais algumas perguntas pessoais lá para me ajudar nas escolhas de aportes. Talvez seria interessante o Raul abordar em uma live de segunda feira, como adaptar para o diagrama do cerrado as informações que temos com a AUVP ANALÍTICA. Para nós iniciantes inseguros já iria ajudar bastante na hora de filtrar as escolhas de aportes.

Adaptar também algumas as perguntas adicionais com base nesses dados que já estão fornecidos para facilitar:

 

 

 

1FBC3A5E-77D2-43EF-A46C-828F99F96272.png

Editado por Lucas Consoli Pereira
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
43 minutes ago, Lucas Consoli Pereira disse:

O Raul publicou no YouTube recentemente um vídeo explicando as 4 análises iniciais da AUVP analitica

Vídeo “4 indícios que você não deveria ter essa ação em carteira”

ali ele explica os itens

LUCROS CONSISTENTES 

DIVIDA LÍQUIDA/ EBITDA

TAG ALONG

SETOR

Eu particularmente joguei essas 4 opções no meu diagrama do cerrado.

 

Adiciono a ação na AUVP analítica e vejo o resultado dos 4 itens citados acima , aí vou no diagrama do cerrado e dou a nota conforme me foi fornecido.

Bom dia @Lucas Consoli Pereira. Se estes indicadores voce considera como criterios de exclusão eles não devem ser colocados no diagrama. POr exemplo, voce investiria em uma empresa sem tag along? Caso a resposta seja não este sera um criterio de exclusão e não deve ser colocado no diagrama ja que todas as empresas serão pontuadas positivamente.

Veja que o diagrama é um gestor de risco e não um mecanismo de escolha de ações. Sendo assim, voce ira realizar uma analise previa utilizando criterios de seleção para as melhores empresas, como por exemplo o indicador da auvp analitica, e adiciona-las em sua carteira. Após a inlcusão voce determinar os fatores de risco e adiciona em forma de pergunta no diagrama.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Entendi Adriano, mas na minha carteira selecionei empresas que passam pela AUVP analítica, mas os itens variam entre verde e amarelo, por exemplo:

WEG tem os 4 itens verdes, então no cerrado ela teria 4 pontos

 

ITUB4 já tem o tagalong amarelo então ela teria pontuação 3 nas prioridades 

BBSEGURIDADE já tem lucros em amarelo e dívida em vermelho, então apenas dois itens verde, teria então nota 2 no diagrama 

 

dessa forma estou utilizando errado?

 

eu adicionei esses 4 itens da auvp analítica no diagrama junto com as perguntas, acho que me equivoquei então rsrsrs

Editado por Lucas Consoli Pereira
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
55 minutes ago, Lucas Consoli Pereira disse:

Entendi Adriano, mas na minha carteira selecionei empresas que passam pela AUVP analítica, mas os itens variam entre verde e amarelo, por exemplo:

WEG tem os 4 itens verdes, então no cerrado ela teria 4 pontos

 

ITUB4 já tem o tagalong amarelo então ela teria pontuação 3 nas prioridades 

BBSEGURIDADE já tem lucros em amarelo e dívida em vermelho, então apenas dois itens verde, teria então nota 2 no diagrama 

 

dessa forma estou utilizando errado?

 

eu adicionei esses 4 itens da auvp analítica no diagrama junto com as perguntas, acho que me equivoquei então rsrsrs

Então... Mas veja que para cada cor existe um valor limite determinado. O que voce teria que avaliar é se tem algum valor a qual voce não admite ter a empresa em carteira, sendo então considerado um criterio de exclusão.

Por exemplo, o tag along. Verde é 100%, amarelo 80% e vermelho sem tag along. Ate onde voce admite ter a empresa?

Se admite comprar uma empresa sem tag along ou com 80%, mas acredita que um tag along menor do que 100% não é um criterio de risco, não há sentido em ter esta pergunta, ja que todas as empresas receberão ponto positivo.

Agora, se voce não aceitar comprar uma empresa sem tag along (o que na nossa metodologia seria o indicado) mas aceita uma empresa que possui 80% considerando que esta empresa é mais arriscada do que a que tenha 100%, a sua pergunta tera que ser: "A empresa possui um tag along de 100%?" POr que dessa forma voce penaliza as ações que possuem tag along de 80%

E uma ultima possibilidade seria se, voce só aceita ações com 100% de tag along na sua carteira. Dessa forma tambem não faz sentido ter uma pergunta relacionada ao tag along no diagrama.

A mesma linha de raciocinio deve ser extendida aos outros indicadores, não só referente a classificação da AUVP analitica, mas referente a qualquer pergunta que voce for adicionar no diagrama.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Entendi sim, é basicamente o que eu pensei em fazer, eu aceito investir por exemplo na WEG e na bbseguridade, já estão na carteira mas no diagrama adicionei a pergunta “a empresa tem 100% de tagalong?”, então na WEG coloquei ligado e na bbseguridade desligado, isso me colocou uma nota maior para WEG.

Outro exemplo é com o preço justo, adicionei a pergunta, está com preço abaixo do justo(graham)?

 

não sei se faz muito sentido utilizar dessa forma tentando aproveitar as informações que tenho na auvp analitica enquanto não termino o curso, ou enquanto não me sinto seguro, estava usando assim. Tenho apenas 5 ações na carteira, investindo 95% em renda fixa, e apenas 5% em variável por enquanto (500 reais) para ir me acostumando com o mercado. 
 

acho que a maior parte dos alunos que estão terminando, ou terminaram recentemente, ficam com a mesma sensação de insegurança e medo

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Lucas Consoli Pereira disse:

Entendi sim, é basicamente o que eu pensei em fazer, eu aceito investir por exemplo na WEG e na bbseguridade, já estão na carteira mas no diagrama adicionei a pergunta “a empresa tem 100% de tagalong?”, então na WEG coloquei ligado e na bbseguridade desligado, isso me colocou uma nota maior para WEG.

Outro exemplo é com o preço justo, adicionei a pergunta, está com preço abaixo do justo(graham)?

 

não sei se faz muito sentido utilizar dessa forma tentando aproveitar as informações que tenho na auvp analitica enquanto não termino o curso, ou enquanto não me sinto seguro, estava usando assim. Tenho apenas 5 ações na carteira, investindo 95% em renda fixa, e apenas 5% em variável por enquanto (500 reais) para ir me acostumando com o mercado. 
 

acho que a maior parte dos alunos que estão terminando, ou terminaram recentemente, ficam com a mesma sensação de insegurança e medo

Normal ficar inseguro, são muitas informações a serem assimiladas. Voce esta no caminho certo, procure revisar as aulas e os indicadores para ir direcionando as suas perguntas baseado nos seus criterios de risco.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 23/02/2024 at 20:42, Flavio Prado disse:

@Waleska Barros é normal esta insegurança de iniciar. Agora que temos mais conhecimento tudo parece mais ariscado. Sem conhecimento entramos e está tudo bem, mas agora sabendo olhar para as empresas para que tudo fica mais nebuloso.

Minha sugestão é: vai aos poucos. Veja algumas empresas e FIIS e compra algumas ações e cotas. Vai acompanhando. Mês seguinte compra mais um pouco das mesmas empresas e FIIs, e inclui mais algumas. Vai com calma. Não queira compensar anos sem investir fazendo ALL IN em uma semana. 

O importante é começar, mesmo estando insegura. Vai melhorar.

Criei coragem e comprei minha primeira ação! 🎉

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...