Post popular Edjunior Loyo Silveira Postado 19 de Janeiro Post popular Compartilhar Postado 19 de Janeiro Fala galera. Nunca investi em renda variavel, jĆ” terminei o curso e assisti por diversas e diversas vezes, mas continuo super perdido e me achando um idiota. Mais alguĆ©m com esse sentimento ou to sozinho nessa? Gostaria de algumas dicas, se possivel. tipo: Quais os principais indicadores devo utilizar para determinados setores? pq vi que em alguns setores usamos determinados indicadores, porĆ©m onde acho essas informaƧƵes de quais indicadores para quais setores? Onde acompanho o que esta acontecendo com as aƧƵes? Ex: Quando olho no RI das empresas, ali tudo Ć© maravilha, todas as empresas falam bem delas mesmas, porĆ©m existe algum site mais confiavel onde posso acessar informaƧƵes confiaveis a respeito de aƧƵes ou do cenario global? pq tipo, vi que o Raul fala para nĆ£o assitir ao youtube antes de vocĆŖ fazer a sua propria pesquisa para nĆ£o acabar te influenciando, mas tipo, vou analisar algumas empresas Ex: setor financeiro, e todas ou uma grande maioria apresenta bons indicadores, como saber qual Ć© a melhor? pq analisar o RI de cada uma levaria uma vida, ainda mais eu que nĆ£o entendo nada, se eu for analisar todas as empresas que estĆ£o com bons indicadores eu passaria uma vida e nĆ£o compraria nada. Outra duvida Ć© a respeito do mercado, vejo gente falando que tipo: a o petroleo esta dando bom no momento por causa de tal e tal coisa, mas vai cair em breve e tals. Como saber dessas coisas? Desculpa tantas perguntas, quero muito aprender sobre isso e estou bastante empolgado, mas quanto mais pesquiso, mais idiota fico me sentindo e frustrado. 9 Link para compartilhar Share on other sites Mais opƧƵes...
0 Alessandro Da Silva Brito Amaral Postado 2 de Fevereiro Compartilhar Postado 2 de Fevereiro Obrigado vou volta estudar de novo .Ā Link para compartilhar Share on other sites Mais opƧƵes...
0 Adriano Umemura Postado 2 de Fevereiro Compartilhar Postado 2 de Fevereiro 4 minutes ago, Alessandro Da Silva Brito Amaral disse: Obrigado vou volta estudar de novo .Ā @Alessandro Da Silva Brito AmaralĀ o que tiver de duvidas poste aqui na comunidade, qualquer que seja. O objetivo Ć© que todos os alunos consigam entender o processo de analise para que desta forma consigam conduzir de forma saudavel os seus investimentos. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opƧƵes...
0 Gabriel De Oliveira Santana Postado 11 de Fevereiro Compartilhar Postado 11 de Fevereiro On 19/01/2024 at 10:08, Adriano Umemura disse: Estes graficos de rentabilidade nĆ£o refletem a mesma rentabilidade que um investidor que faz aportes mensais constantemente. Eles medem a variaĆ§Ć£o da aĆ§Ć£o de um ponto X para um ponto Y. Ja o investidor que faz aportes mensais compra a aĆ§Ć£o por diversos preƧos diferentes. Por exemplo. Suponhamos que no ano 1 a aĆ§Ć£o estava a 100,00 e no ano 10 a aĆ§Ć£o estava a 95,00. Pelo calculo de rentabilidade dos sites de coleta de dados a aĆ§Ć£o teve 5% de desvalorizaĆ§Ć£o nos ultimos 10 anos. Contudo, o invetsidor buy and hold que realiza compras constantemente teria o seguinte resultado - ano 1 comprou com preƧo medio de 100 - ano 2 comprou com preƧo medio de 90 - ano 3 comprou com preƧo medio de 80 - ano 4 comprou com preƧo medio de 70 - ano 5 comprou com preƧo medio de 60 - ano 6 comprou com preƧo medio de 70 - ano 7 comprou com preƧo medio de 80 - ano 8 comprou com preƧo medio de 90 - ano 9 comprou com preƧo medio de 100 - ano 10 comprou com preƧo medio de 95 Este investidor tera uma valorizaĆ§Ć£o de 13,77% no mesmo periodo, um resultado totalmente diferente NĆ£o se importe com o preƧo, se importe com o valor da empresa. A empresa Ć© sĆ³lida, sua operaĆ§Ć£o faz sentido, Ć© lucrativa? Estes sĆ£o os criterios a serem avaliados Acho bacana destacar algo que o valor da aĆ§Ć£o nĆ£o mostra, que sĆ£o os dividendos. Lembrando que quando uma empresa paga dividendos, aquele valor pago por aĆ§Ć£o Ć© "retirado" do preƧo da aĆ§Ć£o. Se ela valia R$ 10,00 e pagou R$ 0,50 por aĆ§Ć£o, ela vai passar a valer R$ 9,50 Vou usar a prĆ³pria PSSA3Ā que comecei a analisar essas semanas (assim como o @Edjunior Loyo Silveira, nunca investi em nada e estou nos meus primeiros passos para a renda variĆ”vel). Se vocĆŖ olhar a cotaĆ§Ć£o dela no dia 15/02/2019 era R$29,52. Hoje (11/02/2024) Ć© R$ 26,65. Quando vocĆŖ olha assim, vocĆŖ pensa: "Nossa desvalorizou R$ 2,87 por aĆ§Ć£o (9,7%)", porĆ©m quando vocĆŖ observa quanto a PSSA3 distribuiu de dividendos entre 2019 a 2023 R$ 9,44. por aĆ§Ć£o. Notamos entĆ£o uma rentabilidade real (contando a cotaĆ§Ć£o e os dividendos) de R$ 9,44 - R$Ā 2,87Ā = R$ 6,57 (22,2%) Essa Ć© mais uma das vantagens que, com o tempo comecei a entender, sobre ser buy and holding 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opƧƵes...
0 DGomes Postado 15 de Fevereiro Compartilhar Postado 15 de Fevereiro (edited) Achei bem interessante a discussĆ£o, eu mesmo me encontro nesse iato ai desde q terminei a auvp.. ai quando eu fui investir a primeira vez de fato em etf, entrou em uns 3 meses de queda de aĆ§Ć£o, eu fiquei extremamente assustado com aquilo e fiquei sem investir.. Ai eu fui lĆ”, e refiz a minha analise, e comecei a investir na queda, hj as carteiras estĆ£o em valorizaĆ§Ć£o.. Eu particulamente gostei de investir em ETF pq achei bem mais fĆ”cil.. Agora em aĆ§Ć£o aconteceu a mesma coisa, comprei klabin, taesa, cosan (tava com o PL negativo, mas eu gostei da empresa) e itub (nĆ£o sabia qual era a melhor para investir). Moral, hj cheguei a conclusĆ£o q Ć© se nĆ£o molhar o pĆ©, investir mesmo com inseguranƧa, a gente nunca investe, e depois que vc percebe q nĆ£o sabe de nada direito, vc volta e refaz as analises, e vai melhorando (pelo menos Ć© o que eu acredito) Ā SĆ³ um ponto de atenĆ§Ć£o, acho q os exemplos que o Raul coloca nas lives, e as duvidas que o pessoal pergunta tanto lĆ”, quanto aqui, acaba ajudando a gente em muito no aprendizado, porque quando vc pega os videos da auvp, Ć© muita informaĆ§Ć£o, q acaba deixando a gente bem confuso. EntĆ£o recomendo a todos acompanhar as duvidas, pq a gente pega umas explicaƧƵes muito boas igual o Adriano deu nesse tĆ³pico Editado 15 de Fevereiro por Douglas Henrique Leme Gomes 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opƧƵes...
0 CĆntia Monique Dias Ferreira Postado 20 de Fevereiro Compartilhar Postado 20 de Fevereiro On 25/01/2024 at 09:00, CĆntia Monique Dias Ferreira disse: @Adriano Umemura eu estou iniciando tambem e me sinto bem perdida nos indicadores, comecei pelo setor eletrico e em um topico vc tinha sugerido esses criterios para uma analise previa e poder eliminar "empresas ruins". Agora estou analisando bancos nesse setor nao se avalia divida liquida /ebitda ? o que posso usar de filtro inicial para bancos ? a margem liquida entraria nesse primeiro filtro ? na aula o raul disse que para serviƧos a margem liquida Ć© em torno de 20%, bancos entraria nesse parametro? se sim teria que ser acima de 20% o ideal? @Adriano Umemuraeu comecei a ver os setores de energia e saneamento olhando os "indicadores de filtro inicial"( empresa com mais de 10 anos, tempo de ipo, tag along, divida/ebidda<3, lucros consistentes,receita aumenta, tamanho empresa) que voce colocou, mas para banco parece que nao esta funcionando rs, pois nao exclui quase nada ou eu nao to sabendo analisar, ja vi revi a a aula 3 de renda variavel,Ā li o pdf, mas continuo perdida em relaĆ§Ć£o aos bancos, pois parece ser um "mundo muito diferente" para analise. Tem alguma outra dica ou outro ponto das aulas que nĆ£o estou me atentando ?Ā 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opƧƵes...
0 Adriano Umemura Postado 20 de Fevereiro Compartilhar Postado 20 de Fevereiro 1 hour ago, CĆntia Monique Dias Ferreira disse: @Adriano Umemuraeu comecei a ver os setores de energia e saneamento olhando os "indicadores de filtro inicial"( empresa com mais de 10 anos, tempo de ipo, tag along, divida/ebidda<3, lucros consistentes,receita aumenta, tamanho empresa) que voce colocou, mas para banco parece que nao esta funcionando rs, pois nao exclui quase nada ou eu nao to sabendo analisar, ja vi revi a a aula 3 de renda variavel,Ā li o pdf, mas continuo perdida em relaĆ§Ć£o aos bancos, pois parece ser um "mundo muito diferente" para analise. Tem alguma outra dica ou outro ponto das aulas que nĆ£o estou me atentando ?Ā Oi @CĆntia Monique Dias FerreiraĀ boa noite. Dos critĆ©rios que voce citou, o unico que nĆ£o sera aplicavel para bancos Ć© o de divida liquida/ebitda, ja que os bancos nĆ£o possuem dividas da forma que avaliamos em empresas de outros setores. Quando voce diz que nĆ£o esta funcionando pois nĆ£o exclui nada, voce quer dizer que quando aplica este filtro nas empresas que voce escolheu, todas elas passam nos critĆ©rios? Se for isso, Ć© algo que pode acontecer. Quando isso acontecer voce passa para o proximo passo que seria comparar as empresas do mesmo setor que passaram nos criterios iniciais para avaliar qual seria a melhor entre elas. Voce pode usar como critĆ©rio de comparaĆ§Ć£o indicadores de eficiencia como o ROE. Indicadores de preƧo como o P/L ou P/VP. Se o criterio de dividendos Ć© algo relevante para voce, voce pode comparar o DY. Tente entĆ£o avaliar os indicadores que aprendeu em aulas para realizar esta etapa da analise. Se mais alguma duvida permanecer, poste aqui para tentarmos ajudar. 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opƧƵes...
0 Rai Nunes Espindola Postado 22 de Fevereiro Compartilhar Postado 22 de Fevereiro On 18/01/2024 at 21:19, Edjunior Loyo Silveira disse: continuo super perdido e me achando um idiota Rapaz, passei por isso tambĆ©m. VocĆŖ vai acompanhando as dĆŗvidas da galera na comunidade, assistindo as lives e reassistindo as aulas algumas vezes. Em paralelo vai acompanhando as empresas no dia a dia, no comeƧo fica atĆ© meio bitolado. Logo mais vocĆŖ vai se sentir mais "em casa" e confiante. Link para compartilhar Share on other sites Mais opƧƵes...
0 Waleska Barros Postado 23 de Fevereiro Compartilhar Postado 23 de Fevereiro On 18/01/2024 at 21:19, Edjunior Loyo Silveira disse: Fala galera. Nunca investi em renda variavel, jĆ” terminei o curso e assisti por diversas e diversas vezes, mas continuo super perdido e me achando um idiota. Mais alguĆ©m com esse sentimento ou to sozinho nessa? Estou na mesma situaĆ§Ć£o, sĆ³ consigo investir em renda fixa atĆ© agora. Comecei a analisar os setores como o Raul recomenda, fiquei perdida e nĆ£o consegui avanƧar. AĆ fui pra Fundos imobiliĆ”rios, analisei vĆ”rios e nĆ£o consegui decidir, o bom estĆ” caro e o que estĆ” comprĆ”vel tem mais riscos. TambĆ©m me sinto uma idiota por terminar o curso e nĆ£o saber pra onde ir. Link para compartilhar Share on other sites Mais opƧƵes...
0 Flavio Prado Postado 23 de Fevereiro Compartilhar Postado 23 de Fevereiro 9 horas atrĆ”s, Waleska Barros disse: Estou na mesma situaĆ§Ć£o, sĆ³ consigo investir em renda fixa atĆ© agora. Comecei a analisar os setores como o Raul recomenda, fiquei perdida e nĆ£o consegui avanƧar. AĆ fui pra Fundos imobiliĆ”rios, analisei vĆ”rios e nĆ£o consegui decidir, o bom estĆ” caro e o que estĆ” comprĆ”vel tem mais riscos. TambĆ©m me sinto uma idiota por terminar o curso e nĆ£o saber pra onde ir. @Waleska BarrosĀ Ć© normal esta inseguranƧa de iniciar. Agora que temos mais conhecimento tudo parece mais ariscado. Sem conhecimento entramos e estĆ” tudo bem, mas agora sabendo olhar para as empresas para que tudo fica mais nebuloso. Minha sugestĆ£o Ć©: vai aos poucos. Veja algumas empresas e FIIS e compra algumas aƧƵes e cotas. Vai acompanhando. MĆŖs seguinte compra mais um pouco das mesmas empresas e FIIs, e inclui mais algumas. Vai com calma. NĆ£o queira compensar anos sem investir fazendo ALL IN em uma semana.Ā O importante Ć© comeƧar, mesmo estando insegura. Vai melhorar. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opƧƵes...
0 Karoly Hunkar Postado 24 de Fevereiro Compartilhar Postado 24 de Fevereiro (edited) On 18/01/2024 at 21:19, Edjunior Loyo Silveira disse: Fala galera. Nunca investi em renda variavel, jĆ” terminei o curso e assisti por diversas e diversas vezes, mas continuo super perdido e me achando um idiota. Mais alguĆ©m com esse sentimento ou to sozinho nessa? Gostaria de algumas dicas, se possivel. tipo: Quais os principais indicadores devo utilizar para determinados setores? pq vi que em alguns setores usamos determinados indicadores, porĆ©m onde acho essas informaƧƵes de quais indicadores para quais setores? Onde acompanho o que esta acontecendo com as aƧƵes? Ex: Quando olho no RI das empresas, ali tudo Ć© maravilha, todas as empresas falam bem delas mesmas, porĆ©m existe algum site mais confiavel onde posso acessar informaƧƵes confiaveis a respeito de aƧƵes ou do cenario global? pq tipo, vi que o Raul fala para nĆ£o assitir ao youtube antes de vocĆŖ fazer a sua propria pesquisa para nĆ£o acabar te influenciando, mas tipo, vou analisar algumas empresas Ex: setor financeiro, e todas ou uma grande maioria apresenta bons indicadores, como saber qual Ć© a melhor? pq analisar o RI de cada uma levaria uma vida, ainda mais eu que nĆ£o entendo nada, se eu for analisar todas as empresas que estĆ£o com bons indicadores eu passaria uma vida e nĆ£o compraria nada. Outra duvida Ć© a respeito do mercado, vejo gente falando que tipo: a o petroleo esta dando bom no momento por causa de tal e tal coisa, mas vai cair em breve e tals. Como saber dessas coisas? Desculpa tantas perguntas, quero muito aprender sobre isso e estou bastante empolgado, mas quanto mais pesquiso, mais idiota fico me sentindo e frustrado. Depois desse tempo aqui entendi muitas coisas. JĆ” que vc tem dĆŗvidas, receios e medos. Comece devagar. Compre empresas perenes. Inicie a construir seu patrimĆ“nio. NĆ£o queira superar o Ćndice do ibovespa. Va em empresas que tem histĆ³ria. E dificilmente irĆ£o quebrar. Bancos, energia, seguros, saneamento. Compre mais elas. E vai entendendo os balanƧos trimestrais. NĆ£o cai em notĆcia de especulaĆ§Ć£o de mercado. Tire dĆŗvidas aki com os meninos. Compre aƧao de fundos imobiliĆ”rios que tenham patrimĆ“nio alto. Pode comeƧar com os que tem acima de 2 bilhƵes, eles sĆ£o os mais estĆ”veis. De as notas do diagrama. E vai vendo a evoluĆ§Ć£o. FaƧa aporte daĆ de acordo com diagrama nesses ativos que vc comprar e instalar no diagrama. Renda fixa nĆ£o Ć© talvez um bom momento pois as taxas oferecidas vĆ£o aumentar. Mas compre alguma renda para vc entender, alguma que rendimento ainda razoĆ”vel. Compre valor baixo. Ali por volta de 12 a 14 % aa . Mexe com um tesouro para vc aprender selic. Ipca . PrĆ© fixado. Agora estĆ” na hora de comprar renda pĆ³s fixada para vc fixar atrelado ao cdi. Nao queira sair zoado, correndo. E vai vendo as dĆŗvidas aqui na comunidade, que tenho certeza que muitas serĆ£o suas dĆŗvidas. Quando comeƧar a entender e vai se ganhando confianƧa. NĆ£o ache que vc Ć© melhor que o sistema. Pq mercado financeiro nĆ£o Ć© uma ciĆŖncia exata.Ā Editado 24 de Fevereiro por KĆ”roly HunkĆ”r 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opƧƵes...
0 Karoly Hunkar Postado 24 de Fevereiro Compartilhar Postado 24 de Fevereiro 16 minutes ago, KĆ”roly HunkĆ”r disse: Depois desse tempo aqui entendi muitas coisas. JĆ” que vc tem dĆŗvidas, receios e medos. Comece devagar. Compre empresas perenes. Inicie a construir seu patrimĆ“nio. NĆ£o queira superar o Ćndice do ibovespa. Va em empresas que tem histĆ³ria. E dificilmente irĆ£o quebrar. Bancos, energia, seguros, saneamento. Compre mais elas. E vai entendendo os balanƧos trimestrais. NĆ£o cai em notĆcia de especulaĆ§Ć£o de mercado. Tire dĆŗvidas aki com os meninos. Compre aƧao de fundos imobiliĆ”rios que tenham patrimĆ“nio alto. Pode comeƧar com os que tem acima de 2 bilhƵes, eles sĆ£o os mais estĆ”veis. De as notas do diagrama. E vai vendo a evoluĆ§Ć£o. FaƧa aporte daĆ de acordo com diagrama nesses ativos que vc comprar e instalar no diagrama. Renda fixa nĆ£o Ć© talvez um bom momento pois as taxas oferecidas vĆ£o aumentar. Mas compre alguma renda para vc entender, alguma que rendimento ainda razoĆ”vel. Compre valor baixo. Ali por volta de 12 a 14 % aa . Mexe com um tesouro para vc aprender selic. Ipca . PrĆ© fixado. Agora estĆ” na hora de comprar renda pĆ³s fixada para vc fixar atrelado ao cdi. Nao queira sair zoado, correndo. E vai vendo as dĆŗvidas aqui na comunidade, que tenho certeza que muitas serĆ£o suas dĆŗvidas. Quando comeƧar a entender e vai se ganhando confianƧa. NĆ£o ache que vc Ć© melhor que o sistema. Pq mercado financeiro nĆ£o Ć© uma ciĆŖncia exata.Ā Ainda falando sobre o momento. Como trabalhamos em contra fluxo. Estamos esperando a renda fixa dar taxas mais altas para comprar e virar o canhĆ£o para ela. A bolsa estĆ” em bull market. ConsequĆŖncia do momento. Mas vai passar. Como temos que fazer aportes mensais devido ao nosso sistema de investimento ser o buy and hold. E por sinal foi a melhor escola para nao sair fazendo besteira. Parece que a bolsa estĆ” nas pontas. Mas queremos cdi altos. E depois a taxa de juros vai voltar a subir e bolsa vai entrar em baixa. Ciclo de mercado. NĆ³s estamos sempre esperando a xepa (contrafluxo).Ā 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opƧƵes...
0 Lucas Consoli Pereira Postado 25 de Fevereiro Compartilhar Postado 25 de Fevereiro (edited) Algo que estĆ” me ajudando bastante foi assinar āAUVP pra sempreā com a ferramenta āAUVP analĆticaā. NĆ³s que ainda estamos inseguros com as anĆ”lises e saber se estamos fazendo o certo, com essa ferramenta jĆ” nos deixa mais confortĆ”veis. Ā O Raul publicou no YouTube recentemente um vĆdeo explicando as 4 anĆ”lises iniciais da AUVP analitica VĆdeo ā4 indĆcios que vocĆŖ nĆ£o deveria ter essa aĆ§Ć£o em carteiraā ali ele explica os itens LUCROS CONSISTENTESĀ DIVIDA LĆQUIDA/ EBITDA TAG ALONG SETOR Eu particularmente joguei essas 4 opƧƵes no meu diagrama do cerrado. Ā Adiciono a aĆ§Ć£o na AUVP analĆtica e vejo o resultado dos 4 itens citados acima , aĆ vou no diagrama do cerrado e dou a nota conforme me foi fornecido. Ā Adicionei mais algumas perguntas pessoais lĆ” para me ajudar nas escolhas de aportes. Talvez seria interessante o Raul abordar em uma live de segunda feira, como adaptar para o diagrama do cerrado as informaƧƵes que temos com a AUVP ANALĆTICA. Para nĆ³s iniciantes inseguros jĆ” iria ajudar bastante na hora de filtrar as escolhas de aportes. Adaptar tambĆ©m algumas as perguntas adicionais com base nesses dados que jĆ” estĆ£o fornecidos para facilitar: Ā Ā Ā Editado 25 de Fevereiro por Lucas Consoli Pereira 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opƧƵes...
0 Adriano Umemura Postado 25 de Fevereiro Compartilhar Postado 25 de Fevereiro 43 minutes ago, Lucas Consoli Pereira disse: O Raul publicou no YouTube recentemente um vĆdeo explicando as 4 anĆ”lises iniciais da AUVP analitica VĆdeo ā4 indĆcios que vocĆŖ nĆ£o deveria ter essa aĆ§Ć£o em carteiraā ali ele explica os itens LUCROS CONSISTENTESĀ DIVIDA LĆQUIDA/ EBITDA TAG ALONG SETOR Eu particularmente joguei essas 4 opƧƵes no meu diagrama do cerrado. Ā Adiciono a aĆ§Ć£o na AUVP analĆtica e vejo o resultado dos 4 itens citados acima , aĆ vou no diagrama do cerrado e dou a nota conforme me foi fornecido. Bom dia @Lucas Consoli Pereira. Se estes indicadores voce considera como criterios de exclusĆ£o eles nĆ£o devem ser colocados no diagrama. POr exemplo, voce investiria em uma empresa sem tag along? Caso a resposta seja nĆ£o este sera um criterio de exclusĆ£o e nĆ£o deve ser colocado no diagrama ja que todas as empresas serĆ£o pontuadas positivamente. Veja que o diagrama Ć© um gestor de risco e nĆ£o um mecanismo de escolha de aƧƵes. Sendo assim, voce ira realizar uma analise previa utilizando criterios de seleĆ§Ć£o para as melhores empresas, como por exemplo o indicador da auvp analitica, e adiciona-las em sua carteira. ApĆ³s a inlcusĆ£o voce determinar os fatores de risco e adiciona em forma de pergunta no diagrama. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opƧƵes...
0 Lucas Consoli Pereira Postado 25 de Fevereiro Compartilhar Postado 25 de Fevereiro (edited) Entendi Adriano, mas na minha carteira selecionei empresas que passam pela AUVP analĆtica, mas os itens variam entre verde e amarelo, por exemplo: WEG tem os 4 itens verdes, entĆ£o no cerrado ela teria 4 pontos Ā ITUB4 jĆ” tem o tagalong amarelo entĆ£o ela teria pontuaĆ§Ć£o 3 nas prioridadesĀ BBSEGURIDADE jĆ” tem lucros em amarelo e dĆvida em vermelho, entĆ£o apenas dois itens verde, teria entĆ£o nota 2 no diagramaĀ Ā dessa forma estou utilizando errado? Ā eu adicionei esses 4 itens da auvp analĆtica no diagrama junto com as perguntas, acho que me equivoquei entĆ£o rsrsrs Editado 25 de Fevereiro por Lucas Consoli Pereira 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opƧƵes...
0 Adriano Umemura Postado 25 de Fevereiro Compartilhar Postado 25 de Fevereiro 55 minutes ago, Lucas Consoli Pereira disse: Entendi Adriano, mas na minha carteira selecionei empresas que passam pela AUVP analĆtica, mas os itens variam entre verde e amarelo, por exemplo: WEG tem os 4 itens verdes, entĆ£o no cerrado ela teria 4 pontos Ā ITUB4 jĆ” tem o tagalong amarelo entĆ£o ela teria pontuaĆ§Ć£o 3 nas prioridadesĀ BBSEGURIDADE jĆ” tem lucros em amarelo e dĆvida em vermelho, entĆ£o apenas dois itens verde, teria entĆ£o nota 2 no diagramaĀ Ā dessa forma estou utilizando errado? Ā eu adicionei esses 4 itens da auvp analĆtica no diagrama junto com as perguntas, acho que me equivoquei entĆ£o rsrsrs EntĆ£o... Mas veja que para cada cor existe um valor limite determinado. O que voce teria que avaliar Ć© se tem algum valor a qual voce nĆ£o admite ter a empresa em carteira, sendo entĆ£o considerado um criterio de exclusĆ£o. Por exemplo, o tag along. Verde Ć© 100%, amarelo 80% e vermelho sem tag along. Ate onde voce admite ter a empresa? Se admite comprar uma empresa sem tag along ou com 80%, mas acredita que um tag along menor do que 100% nĆ£o Ć© um criterio de risco, nĆ£o hĆ” sentido em ter esta pergunta, ja que todas as empresas receberĆ£o ponto positivo. Agora, se voce nĆ£o aceitar comprar uma empresa sem tag along (o que na nossa metodologia seria o indicado) mas aceita uma empresa que possui 80% considerando que esta empresa Ć© mais arriscada do que a que tenha 100%, a sua pergunta tera que ser: "A empresa possui um tag along de 100%?" POr que dessa forma voce penaliza as aƧƵes que possuem tag along de 80% E uma ultima possibilidade seria se, voce sĆ³ aceita aƧƵes com 100% de tag along na sua carteira. Dessa forma tambem nĆ£o faz sentido ter uma pergunta relacionada ao tag along no diagrama. A mesma linha de raciocinio deve ser extendida aos outros indicadores, nĆ£o sĆ³ referente a classificaĆ§Ć£o da AUVP analitica, mas referente a qualquer pergunta que voce for adicionar no diagrama. Link para compartilhar Share on other sites Mais opƧƵes...
0 Lucas Consoli Pereira Postado 25 de Fevereiro Compartilhar Postado 25 de Fevereiro Entendi sim, Ć© basicamente o que eu pensei em fazer, eu aceito investir por exemplo na WEG e na bbseguridade, jĆ” estĆ£o na carteira mas no diagrama adicionei a pergunta āa empresa tem 100% de tagalong?ā, entĆ£o na WEG coloquei ligado e na bbseguridade desligado, isso me colocou uma nota maior para WEG. Outro exemplo Ć© com o preƧo justo, adicionei a pergunta, estĆ” com preƧo abaixo do justo(graham)? Ā nĆ£o sei se faz muito sentido utilizar dessa forma tentando aproveitar as informaƧƵes que tenho na auvp analitica enquanto nĆ£o termino o curso, ou enquanto nĆ£o me sinto seguro, estava usando assim. Tenho apenas 5 aƧƵes na carteira, investindo 95% em renda fixa, e apenas 5% em variĆ”vel por enquanto (500 reais) para ir me acostumando com o mercado.Ā Ā acho que a maior parte dos alunos que estĆ£o terminando, ou terminaram recentemente, ficam com a mesma sensaĆ§Ć£o de inseguranƧa e medo 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opƧƵes...
0 Adriano Umemura Postado 25 de Fevereiro Compartilhar Postado 25 de Fevereiro 3 horas atrĆ”s, Lucas Consoli Pereira disse: Entendi sim, Ć© basicamente o que eu pensei em fazer, eu aceito investir por exemplo na WEG e na bbseguridade, jĆ” estĆ£o na carteira mas no diagrama adicionei a pergunta āa empresa tem 100% de tagalong?ā, entĆ£o na WEG coloquei ligado e na bbseguridade desligado, isso me colocou uma nota maior para WEG. Outro exemplo Ć© com o preƧo justo, adicionei a pergunta, estĆ” com preƧo abaixo do justo(graham)? Ā nĆ£o sei se faz muito sentido utilizar dessa forma tentando aproveitar as informaƧƵes que tenho na auvp analitica enquanto nĆ£o termino o curso, ou enquanto nĆ£o me sinto seguro, estava usando assim. Tenho apenas 5 aƧƵes na carteira, investindo 95% em renda fixa, e apenas 5% em variĆ”vel por enquanto (500 reais) para ir me acostumando com o mercado.Ā Ā acho que a maior parte dos alunos que estĆ£o terminando, ou terminaram recentemente, ficam com a mesma sensaĆ§Ć£o de inseguranƧa e medo Normal ficar inseguro, sĆ£o muitas informaƧƵes a serem assimiladas. Voce esta no caminho certo, procure revisar as aulas e os indicadores para ir direcionando as suas perguntas baseado nos seus criterios de risco. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opƧƵes...
0 Waleska Barros Postado 28 de Fevereiro Compartilhar Postado 28 de Fevereiro On 23/02/2024 at 20:42, Flavio Prado disse: @Waleska BarrosĀ Ć© normal esta inseguranƧa de iniciar. Agora que temos mais conhecimento tudo parece mais ariscado. Sem conhecimento entramos e estĆ” tudo bem, mas agora sabendo olhar para as empresas para que tudo fica mais nebuloso. Minha sugestĆ£o Ć©: vai aos poucos. Veja algumas empresas e FIIS e compra algumas aƧƵes e cotas. Vai acompanhando. MĆŖs seguinte compra mais um pouco das mesmas empresas e FIIs, e inclui mais algumas. Vai com calma. NĆ£o queira compensar anos sem investir fazendo ALL IN em uma semana.Ā O importante Ć© comeƧar, mesmo estando insegura. Vai melhorar. Criei coragem e comprei minha primeira aĆ§Ć£o! š 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opƧƵes...
0 Waleska Barros Postado 28 de Fevereiro Compartilhar Postado 28 de Fevereiro Corrigindo, nĆ£o comprei nĆ£o. Deu erro "UsuĆ”rio nĆ£o habilitado para operar no mercado de aƧƵes." Acho que Ć© um aviso para permanecer na renda fixa. kkkkkkkk Brincadeira, vou ver aqui o que tenho que fazer. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opƧƵes...
Pergunta
Edjunior Loyo Silveira
Fala galera. Nunca investi em renda variavel, jƔ terminei o curso e assisti por diversas e diversas vezes, mas continuo super perdido e me achando um idiota. Mais alguƩm com esse sentimento ou to sozinho nessa?
Gostaria de algumas dicas, se possivel.
tipo:
Quais os principais indicadores devo utilizar para determinados setores? pq vi que em alguns setores usamos determinados indicadores, porƩm onde acho essas informaƧƵes de quais indicadores para quais setores?
Onde acompanho o que esta acontecendo com as aƧƵes? Ex: Quando olho no RI das empresas, ali tudo Ć© maravilha, todas as empresas falam bem delas mesmas, porĆ©m existe algum site mais confiavel onde posso acessar informaƧƵes confiaveis a respeito de aƧƵes ou do cenario global? pq tipo, vi que o Raul fala para nĆ£o assitir ao youtube antes de vocĆŖ fazer a sua propria pesquisa para nĆ£o acabar te influenciando, mas tipo, vou analisar algumas empresas Ex: setor financeiro, e todas ou uma grande maioria apresenta bons indicadores, como saber qual Ć© a melhor? pq analisar o RI de cada uma levaria uma vida, ainda mais eu que nĆ£o entendo nada, se eu for analisar todas as empresas que estĆ£o com bons indicadores eu passaria uma vida e nĆ£o compraria nada.
Outra duvida Ć© a respeito do mercado, vejo gente falando que tipo: a o petroleo esta dando bom no momento por causa de tal e tal coisa, mas vai cair em breve e tals. Como saber dessas coisas?
Desculpa tantas perguntas, quero muito aprender sobre isso e estou bastante empolgado, mas quanto mais pesquiso, mais idiota fico me sentindo e frustrado.
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
11
5
3
3
DIAS POPULARES
19/Jan
10
25/Fev
6
30/Jan
5
25/Jan
3
Top Posters For This Question
Adriano Umemura 11 posts
Edjunior Loyo Silveira 5 posts
Waleska Barros 3 posts
Alessandro Da Silva Brito Amaral 3 posts
DIAS POPULARES
19/Jan 2024
10 posts
25/Fev 2024
6 posts
30/Jan 2024
5 posts
25/Jan 2024
3 posts
Os mais famosos desse tĆ³pico
Adriano Umemura
Boa noite @Edjunior Loyo Silveira. A maioria dos indicadores podem ser usados para a maioria dos setores. Algumas exceƧƵes podem acontecer como por exemplo, indicadores relacionados a dividas em empre
Edjunior Loyo Silveira
Fala galera. Nunca investi em renda variavel, jƔ terminei o curso e assisti por diversas e diversas vezes, mas continuo super perdido e me achando um idiota. Mais alguƩm com esse sentimento ou to sozi
Adriano Umemura
Estes graficos de rentabilidade nĆ£o refletem a mesma rentabilidade que um investidor que faz aportes mensais constantemente. Eles medem a variaĆ§Ć£o da aĆ§Ć£o de um ponto X para um ponto Y. Ja o investido
Posted Images
39 respostas para essa pergunta
Recommended Posts