Jump to content
  • 0

Nota diagrama TAEE11


Rodrigo Moretto Da Silva

Pergunta

Será que fui muito rígido na minha análise da Taesa? A nota dela ficou em 2 apenas. Pontos negativos devido a: dívida líq alta em relação ao lucro líq, baixo crescimento de receita/lucro, baixo lucro operacional (considerei que EV/Ebit e P/Ebit estão aumentando, então está valorizada/cara), fundada em 2006 então nova, é small cap, P/L>10 e dívida líquida/ ebitda > 3

São 7 pontos negativos. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
21 minutes ago, Rodrigo Moretto Da Silva disse:

Será que fui muito rígido na minha análise da Taesa? A nota dela ficou em 2 apenas. Pontos negativos devido a: dívida líq alta em relação ao lucro líq, baixo crescimento de receita/lucro, baixo lucro operacional (considerei que EV/Ebit e P/Ebit estão aumentando, então está valorizada/cara), fundada em 2006 então nova, é small cap, P/L>10 e dívida líquida/ ebitda > 3

São 7 pontos negativos. 

Boa noite, Rodrigo!

Quantas perguntas possui seu diagrama?

 

Também tenho Taesa e no meu diagrama onde a nota máxima é de 15 ela pontua com 5.

É penalizada pelo P/VP, dívidas, tempo de mercado e também dentro dos meus critérios ela não é a maior do ramo então não se destaca.

 

Se quiser, poste suas perguntas e notas para ela para avaliarmos juntos.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

ROE historicamente maior que 15% OK

A dívida líquida da empresa é menor que o lucro líquido NOK

Tem um crescimento de receitas (Ou lucro) superior a 10% nos últimos 5 anos NOK

A empresa está negociada com um P/VP abaixo de 5 OK

A empresa teve lucro operacional no último exercício? EV/Ebit, P/Ebit baixo NOK (não sei se estou avaliando corretamente, estava tentando analisar isso hoje apenas) NOK

Tem mais de 30 anos de mercado NOK

É líder nacional ou mundial no setor OK

O setor em que a empresa atua tem mais de 100 anos OK

BLUE CHIP NOK

A empresa tem uma boa gestão OK

É livre de controle ESTATAL OK

O Preço/Lucro da empresa está abaixo de 10 NOK

Div. Líquida/EBITDA é menor que 3 NOK

AZULIM na AUVP OK

Histórico de distribuição de dividendos E DY médio > 5%  OK

Novo Mercado? (100% PN) OK

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 horas atrás, Rodrigo Moretto Da Silva disse:

ROE historicamente maior que 15% OK

A dívida líquida da empresa é menor que o lucro líquido NOK

Tem um crescimento de receitas (Ou lucro) superior a 10% nos últimos 5 anos NOK

A empresa está negociada com um P/VP abaixo de 5 OK

A empresa teve lucro operacional no último exercício? EV/Ebit, P/Ebit baixo NOK (não sei se estou avaliando corretamente, estava tentando analisar isso hoje apenas) NOK

Tem mais de 30 anos de mercado NOK

É líder nacional ou mundial no setor OK

O setor em que a empresa atua tem mais de 100 anos OK

BLUE CHIP NOK

A empresa tem uma boa gestão OK

É livre de controle ESTATAL OK

O Preço/Lucro da empresa está abaixo de 10 NOK

Div. Líquida/EBITDA é menor que 3 NOK

AZULIM na AUVP OK

Histórico de distribuição de dividendos E DY médio > 5%  OK

Novo Mercado? (100% PN) OK

Para mim ela também é nota 5, a empresa teve lucro operacional no último exercício. 

Talvez esta resposta que esta penalizando a empresa, não que seja uma coca cola, mas teve lucro, kkk

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 horas atrás, Rodrigo Moretto Da Silva disse:

Tem um crescimento de receitas (Ou lucro) superior a 10% nos últimos 5 anos

Bom dia @Rodrigo Moretto Da Silva. A Taesa tem CAGR superior a 10% tanto na receita quanto no lucro nos ultimos 5 anos

14 horas atrás, Rodrigo Moretto Da Silva disse:

A empresa teve lucro operacional no último exercício? EV/Ebit, P/Ebit baixo NOK (não sei se estou avaliando corretamente, estava tentando analisar isso hoje apenas)

Lucro operacional é o EBIT. Ela teve um lucro operacional em 2022 de R$2,41BI

 

Captura de Tela 2024-01-21 às 09.20.23.png

Captura de Tela 2024-01-21 às 09.20.33.png

Captura de Tela 2024-01-21 às 09.20.45.png

Captura de Tela 2024-01-21 às 09.22.06.png

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
22 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Rodrigo Moretto Da Silva. A Taesa tem CAGR superior a 10% tanto na receita quanto no lucro nos ultimos 5 anos

Lucro operacional é o EBIT. Ela teve um lucro operacional em 2022 de R$2,41BI

Ué, por que no Investidor 10 mostra diferente o CAGR então? Lá ele mostra que tanto para receita como lucro ele estava em queda recentemente por isso considerei não.

Sobre o Lucro Operacional, eu estava vendo se poderia utilizar mais dados (EV/EBIT e P/EBIT) para analisar, mas vou voltar a usar apenas o EBIT então, muito obrigado! Estava me perguntando se com muitas dívidas eu poderia utilizar esse indicador de lucro operacional apenas pelo EBIT.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Rodrigo Moretto Da Silva disse:

Ué, por que no Investidor 10 mostra diferente o CAGR então? Lá ele mostra que tanto para receita como lucro ele estava em queda recentemente por isso considerei não.

Tem que ver se ele não esta considerando o ano não fechado de 2023. Uma outra coisa que as vezes acontece é dos sites de coleta pegarem o resultado da controladora. Na minha opinião o ideal é sempre pegar o consolidado que ja leva em consideração em cada categoria as receitas e custos das controladas

Por vias das duvidas planilhei o DRE dos ultimos 5 anos da Taesa. Se for levar em consideração a média teremos um valor de CAGR acima de 10% tanto para receita quanto para o lucro. Contudo a taesa possui uma variancia muito grande tendo aumento de receita de 94% em 2020 e queda de -25% em 2022. O mesmo acontece com o lucro. Quando isso acontece eu procuro avaliar como esta o crescimento nos ultimos anos, e tanto em 2021 como 2022 a taesa apresentou diminuição em receita e lucro

Sendo assim eu consideraria da mesma forma que voce, e daria negativo para esta pergunta

 

Captura de Tela 2024-01-21 às 10.50.01.png

Captura de Tela 2024-01-21 às 10.52.48.png

Captura de Tela 2024-01-21 às 10.54.07.png

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Rodrigo Moretto Da Silva disse:

Sobre o Lucro Operacional, eu estava vendo se poderia utilizar mais dados (EV/EBIT e P/EBIT) para analisar, mas vou voltar a usar apenas o EBIT então, muito obrigado! Estava me perguntando se com muitas dívidas eu poderia utilizar esse indicador de lucro operacional apenas pelo EBIT.

EV/EBIT ou P/EBIT são multiplos que mostram como esta a relação do valor da empresa com seu lucro operacional. Mas o lucro operacional em si seria o EBIT

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 horas atrás, Edison Paulini disse:

Boa noite, Rodrigo!

Quantas perguntas possui seu diagrama?

 

Também tenho Taesa e no meu diagrama onde a nota máxima é de 15 ela pontua com 5.

É penalizada pelo P/VP, dívidas, tempo de mercado e também dentro dos meus critérios ela não é a maior do ramo então não se destaca.

 

Se quiser, poste suas perguntas e notas para ela para avaliarmos juntos.

Edison, penalizada no PVP ?? eita... quando você usa de PVP ? aqui no meu PVP abaixo de 5 pontua.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Adriano Umemura disse:

N aminha opinião é um valor muito baixo para empresas. Corre o risco de começar a aumentar o aporte não porque a empresa esta descontada, mas por não estar sendo mais um bom negocio

Eu tomei como base no conceito de Graham onde essa é uma das variáveis de sua fórmula.

Acredito que outros indicadores e acompanhamento da empresa acabam me deixando mais a par e minando esse risco que comentou o qual não nego que possa existir.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 minutes ago, Edison Paulini disse:

Eu tomei como base no conceito de Graham onde essa é uma das variáveis de sua fórmula.

Acredito que outros indicadores e acompanhamento da empresa acabam me deixando mais a par e minando esse risco que comentou o qual não nego que possa existir.

O calcanhar de Aquiles de Graham é que ele não comprava para vida toda, de tempos em tempos ele mexia na carteira, talvez para nos não seja um solução. Rodava a carteira toda, para aproveitar novas guimbas de charuto. Por isso ele era tão restritivo com P/VP

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...