Jump to content
  • 0

Quando Vender Tesouro com Juros Semestrais


Tiago Aguiar

Pergunta

Olá! Montei uma carteira antes de entrar na AUVP. Claro, não tinha um entendimento pleno do que eu estava fazendo.

Acabei de terminar o Módulo de Renda Fixa e Já entendi que preciso re-alocar meus Tesouros com Juros Semestrais, dado que ainda não estou na fase de viver da renda. Dei sorte na época de ter comprado com a SELIC em 13%.

Só ficou uma dúvida: Com a nova promessa de corte na SELIC e chance de valorizar um pouco mais o título, devo esperar um pouco mais para vender, ou devo vender antes do novo corte e aproveitar para comprar renda fixa com taxa mais alta?

Valeu por tirar a dúvida!

Editado por Tiago Aguiar
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
15 minutes ago, Tiago Aguiar disse:

Olá! Montei uma carteira antes de entrar na AUVP. Claro, não tinha um entendimento pleno do que eu estava fazendo.

Acabei de terminar o Módulo de Renda Fixa e Já entendi que preciso re-alocar meus Tesouros com Juros Semestrais, dado que ainda não estou na fase de viver da renda. Dei sorte na época de ter comprado com a SELIC em 13%.

Só ficou uma dúvida: Com a nova promessa de corte na SELIC e chance de valorizar um pouco mais o título, devo esperar um pouco mais para vender, ou devo vender antes do novo corte e aproveitar para comprar renda fixa antes do novo corte na taxa?

Valeu por tirar a dúvida!

Boa tarde, Tiago!

Acredito que o tesouro que você tenha seja IPCA+, certo?

Se sim, se optar por de fato vender é necessário se atentar a marcação a mercado pois na veda você poderá estar perdendo rentabilidade ou até mesmo o valor investido em caso de o preço real estar abaixo do teórico.

Esse acredito que seria o primeiro ponto a ser avaliado para se tomar essa decisão.

 

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá Edison!

Sim, já dei uma olhada. Além dos juros semestrais, ela está valorizando em 10% vs. quando comprei (seguindo o que a Nu Invest está me falanndo). Ela já chegou a estar mais, mas ACHO que como acabou de pagar dividendo, ela acabou caindo um pouco.

Segue o gráfico do gorila app em anexo desde a data da minha compra.

Também tem outro fator: Acabei de cair na faixa de 17,5% de IR.

Curva IPCA+ Juros semestrais.PNG

Editado por Tiago Aguiar
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, Tiago Aguiar disse:

Olá Edison!

Sim, já dei uma olhada. Além dos juros semestrais, ela está valorizando em 10% vs. quando comprei (seguindo o que a Nu Invest está me falanndo). Ela já chegou a estar mais, mas ACHO que como acabou de pagar dividendo, ela acabou caindo um pouco.

Segue o gráfico do gorila app em anexo.

Também tem outro fator: Acabei de cair na faixa de 17,5% de IR.

Curva IPCA+ Juros semestrais.PNG

Tiago, seria interessante você olhar seu título também dentro do site do tesouro direito pois lá você tem a opção de gráfico do seu títulos mostrando os valores teórico e real do título.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 minutes ago, Edison Paulini disse:

Tiago, seria interessante você olhar seu título também dentro do site do tesouro direito pois lá você tem a opção de gráfico do seu títulos mostrando os valores teórico e real do título.

Boa. Olhando lá dá esse gráfico em anexo.

Não sei bem como avaliar... Sei que a inflação veio acima do esperado em Dezembro e que é antecipado que vai ter novo corte na SELIC, mas não sei se isso tem a ver com alguma coisa do preço real atual ou não.

É uma boa sair agora ou devo esperar?

Curva IPCA+ Juros semestrais.PNG

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Tiago Aguiar disse:

Só ficou uma dúvida: Com a nova promessa de corte na SELIC e chance de valorizar um pouco mais o título, devo esperar um pouco mais para vender, ou devo vender antes do novo corte e aproveitar para comprar renda fixa com taxa mais alta?

Boa noite @Tiago Aguiar. O seu titulo se valorizou porque as taxas que estão sendo oferecidas agora são menores do que a taxa que voce contratou. Procure assistir a aula de marcação a mercado que voce entendera o processo.

Via de regra, voce teria que calcular se, caso resgatasse o titulo hoje e aplicasse em um novo investimento, se teria uma rentabilidade maior caso levasse até o vencimento.

 

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 21/01/2024 at 21:08, Adriano Umemura disse:

Boa noite @Tiago Aguiar. O seu titulo se valorizou porque as taxas que estão sendo oferecidas agora são menores do que a taxa que voce contratou. Procure assistir a aula de marcação a mercado que voce entendera o processo.

Via de regra, voce teria que calcular se, caso resgatasse o titulo hoje e aplicasse em um novo investimento, se teria uma rentabilidade maior caso levasse até o vencimento.

 

Posso pegar uma carona aqui???

Eu tenho títulos IPCA+, mas caí no conto do acessor e comprei da corretora um título com vencimento em 2060.   Portanto, não tenho qq expectativa de levar até vencimento.

E aí fica a mesma pergunta do Tiago,  quando vender, pensando nesse caso, que não há perspectiva de levar até o vencimento??

Abs!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
43 minutes ago, Andre Gomes disse:

Posso pegar uma carona aqui???

Eu tenho títulos IPCA+, mas caí no conto do acessor e comprei da corretora um título com vencimento em 2060.   Portanto, não tenho qq expectativa de levar até vencimento.

E aí fica a mesma pergunta do Tiago,  quando vender, pensando nesse caso, que não há perspectiva de levar até o vencimento??

Abs!

Boa noite, Andre!

Semelhante ao caso do nosso amigo Tiago, você precisará ponderar alguns pontos sendo:

- olhar no site do tesouro e ver se o seu título está acima do valor teórico;

- estando acima, será necessário fazer o desconto do IR (olhar a tabela do IR regressivo e ver em qual alíquota você está);

- após isso você terá seu valor e você poderá procurar algum título que aplicando hoje lhe traria uma rentabilidade superior comparado se você levasse o título do tesouro até o vencimento.

 

Lembrando que seu título sofre da marcação a mercado então seria interessante observar estes pontos para você não perder rentabilidade ou até mesmo parte do valor investido. Por isso vender com o título estando abaixo do valor teórico seria ruim.

 

Espero que ajude!

 

PS: demite amanhã mesmo esse assessor  😂

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Andre Gomes disse:

Posso pegar uma carona aqui???

Eu tenho títulos IPCA+, mas caí no conto do acessor e comprei da corretora um título com vencimento em 2060.   Portanto, não tenho qq expectativa de levar até vencimento.

E aí fica a mesma pergunta do Tiago,  quando vender, pensando nesse caso, que não há perspectiva de levar até o vencimento??

Abs!

Boa noite @Andre Gomes. Se ja decidiu que não ira levar até o vencimento, nem que seja para deixar para os filhos, estando rendendo mais na taxa real do que da teorica considernado o IR, eu ja venderia e daria liquidez neste montante

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...