Jump to content
  • 0

Financiamento de imóvel


Convidado Anônimo

Pergunta

Olá! Gostaria de compartilhar a minha situação em relação ao financiamento do meu apartamento e saber a opinião de vocês:

Comprei um apartamento de 220 mil, financiando 144mil pelo banco.  O financiamento foi pela tabela SAC com uma taxa nominal de 7,6% aa e taxa efetiva de 7,93%.  Atualmente pago uma prestação de 1370,00 por mês, ainda devo 141 mil e o apartamento está alugado por 850 reis.

Tenho quase 89 mil investidos em 100% do CDI. Mês passado me rendeu 680 reais, rendendo a uma taxa líquida de 9,2% aa.

A  meu ver devo deixar esse dinheiro investido enquanto estiver rendendo mais que 7,93%a.a., mas as vezes penso pegar parte desse dinheiro e amortizar para diminuir o valor da prestação, reduzir a prestação ao valor do aluguel. Hoje o meu salário é a metade do que eu ganhava na época do financiamento.

O que vocês acham? kkk

Abraços

 

Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

A  meu ver devo deixar esse dinheiro investido enquanto estiver rendendo mais que 7,93%a.a., mas as vezes penso pegar parte desse dinheiro e amortizar para diminuir o valor da prestação, reduzir a prestação ao valor do aluguel. Hoje o meu salário é a metade do que eu ganhava na época do financiamento.

Boa noite anonimo. Se este imovel foi adquirido para fins de investimento, temos que avaliar pelo lado matematico mesmo. Se os seus rendimentos estiverem acima do CET do financiamento é melhor deixar este dinheiro aplicado, ainda mais considerando que, com o valor do aluguel seu CET real acaba diminuindo ainda mais

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Comprei um apartamento de 220 mil, financiando 144mil pelo banco.  O financiamento foi pela tabela SAC com uma taxa nominal de 7,6% aa e taxa efetiva de 7,93%.  Atualmente pago uma prestação de 1370,00 por mês, ainda devo 141 mil e o apartamento está alugado por 850 reis.

Amortizar esse valor vai te trazer um bem psicologico, vc vai passar a enxergar que o aluguel ja paga o AP, e q vc nao precisa mais "aportar" nele, mas matematicamente, enquanto vc tiver um rendimento superior ao CET, não compensa amortizar

caso vc seja CLT, vale olhar se vc tem saldo do FGTS para amortizar alguma coisa, geralmente da pra fazer isso a cada 2 anos, ja que o dinheiro do FGTS praticamente nao rende nada

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Não fui eu quem criou o tópico, mas pelas respostas me surgiu uma dúvida.

Estão falando que enquanto o rendimento estiver superior ao CET vale a pena investir ao invés de amortizar, porém não deveriamos tirar do rendimento do valor do imposto de renda? Digo isso pois lido com uma situação semelhante com o apartamento da minha esposa e nós meus cálculos estou considerando o rendimento líquido, mesmo que não esteja fazendo o resgate no momento.

 

Complemento a sugestão do FGTS, recomendando analisar a viabilidade do saque aniversário, visto que todo ano, no mês do aniversário é possível sacar uma quantia do FGTS e usa-lo para investir ou amortizar e a cada 2 anos é possível amortizar com o saldo total do FGTS.

Editado por Raul Tomaz Graczyk
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Raul Tomaz Graczyk disse:

Estão falando que enquanto o rendimento estiver superior ao CET vale a pena investir ao invés de amortizar, porém não deveriamos tirar do rendimento do valor do imposto de renda? Digo isso pois lido com uma situação semelhante com o apartamento da minha esposa e nós meus cálculos estou considerando o rendimento líquido, mesmo que não esteja fazendo o resgate no momento.

Boa tarde @Raul Tomaz Graczyk. Sim, o ideal seria calcular a rentabilidade liquida nos seus investimentos para comparar com o CET do financiamento.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...