Jump to content
  • 0

Aéreas


Evandro

Pergunta

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1

Bom dia @Evandro. Existem algumas caracteristicas do setor aéreo que não beneficiam as empresas, como por exemplo o extremo controle regulatorio e as margens reduzidas.

Em 1949 um homem chamado Benjamin Graham criou um livro chamado “O investidor inteligente”.

Ainda nessa época ele já falava sobre alguns setores mais perigosos, entre eles o de aviação.

Naquele contexto os aviões não era essa indústria massiva como são hoje, se tratavam de um produto extremamente caro e de pouca acessibilidade.

Mas enquanto falavam “é irreversível, o ser humano nunca vai deixar de voar”, Benjamin começa a analisar o setor e chega nas seguintes conclusões:

Apesar de ser um setor perene (com boa duração e que dura ao longo dos anos), apesar de ser o setor que todos sabem que será uma grande revolução do século, seria um setor não lucrativo!

Poucos anos após essa afirmação as empresas de aviação começaram a crescer loucamente fazendo Graham parecer um idiota na percepção de muitos.

Eventualmente custos dos mais variados começam a resultar em margens apertadíssimas para as empresas do setor, assim algumas começam a quebrar no início da década de 60/70.

Aqui está uma lista das empresas de aviação que faliram SÓ NO BRASIL: https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Empresas_a%C3%A9reas_extintas_do_Brasil

Não se trata de uma culpa da gestão dessas empresas e sim do setor!

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Evandro disse:

Você investe em alguma empresa aérea, nacional ou não? Qual(ais)? Investiria?

Alguma(s) delas parece(m), daqui e de fora, economicamente saudável(eis), operacionalmente confiável(eis)?

Jamais.

Setor aereo na minha opinião consegue ser pior que o varejo.

Até a estrutura e organização de como funcionam as empresas aéreas não me agrada.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Aviação é um serviço básico com problemas sérios.

Os aviões são caríssimos, geralmente alugados, o maior custo é combustível que fica exposto ao petróleo, manutenção cara e complexa, a demanda de passagens depende do aquecimento da economia. Tripulação especializada de difícil formação, a malha aeroviária péssima no Brasil com aeroportos com estrutura ruim, tirou as capitais é um show de horror.

Ai junta tudo isso em um mercado que tem a geração de renda em Reais e uma matriz de custos que 90% é em Dólar.

É tipo uma arapuca com dinamites.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

cara setor aereo é um setor muito burocrático e muito difícil de atuar por ficar muito refém da cotação do petróleo (que hoje em dia varia muito devido ao conflito entre a Ucrania e a Russia), e alem disso muitas empresas aereas ainda estão endividadas desde o covid

Vamos pegar como exemplo a GOL, no ano de 2023 a GOL realizou 222.000 voos, chegando a bater 39.000.000 de assentos vendidos, parando para analisar é muita coisa, não só isso mas ela ainda é a segunda maior empresa em participação no mercado nacional de aviação, só que nem tudo é mar de rosas, ela ainda conseguiu encerrar o mês de dezembro com um endividamento grotesco de 20 BILHÕES e não só isso mas também com um patrimônio liquido negativo de 23 BILHÕES, entrando agora em recuperação judicial.

em minha opnião o setor aereo deve ser evitado por todos, eu sempro busco investir em setores que tenho um pouco de dominio e busco acompanhar diariamente, busca dar uma analisada no setor e nas empresas. 

Espero ter ajudado

 

fato relevante que a gol postou dia 25 de janeiro - https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/5e992a5e-252e-44bd-acfa-11cbee904064/b8b9077e-84f4-fcf3-a6da-356d46afe1b3?origin=1

mais noticias sobre o fato relevante https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/5e992a5e-252e-44bd-acfa-11cbee904064/87d60e25-58b0-ff3f-3c43-d976372f4a4b?origin=1

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...