Evandro Postado 26 de Janeiro Compartilhar Postado 26 de Janeiro Você investe em alguma empresa aérea, nacional ou não? Qual(ais)? Investiria? Alguma(s) delas parece(m), daqui e de fora, economicamente saudável(eis), operacionalmente confiável(eis)? 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Edison Paulini Postado 26 de Janeiro Compartilhar Postado 26 de Janeiro 7 horas atrás, Evandro disse: Você investe em alguma empresa aérea, nacional ou não? Qual(ais)? Investiria? Alguma(s) delas parece(m), daqui e de fora, economicamente saudável(eis), operacionalmente confiável(eis)? Jamais. Setor aereo na minha opinião consegue ser pior que o varejo. Até a estrutura e organização de como funcionam as empresas aéreas não me agrada. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Cliscerio Cavalcante Uchoa Postado 26 de Janeiro Compartilhar Postado 26 de Janeiro Como diria o Raul: Vcs tem uma mania de querer fazer merda... 100% das pessoas que entendem de investimento a longo prazo afirmam que aéreas são um pessimo investimento. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
1 Adriano Umemura Postado 26 de Janeiro Compartilhar Postado 26 de Janeiro Bom dia @Evandro. Existem algumas caracteristicas do setor aéreo que não beneficiam as empresas, como por exemplo o extremo controle regulatorio e as margens reduzidas. Em 1949 um homem chamado Benjamin Graham criou um livro chamado “O investidor inteligente”. Ainda nessa época ele já falava sobre alguns setores mais perigosos, entre eles o de aviação. Naquele contexto os aviões não era essa indústria massiva como são hoje, se tratavam de um produto extremamente caro e de pouca acessibilidade. Mas enquanto falavam “é irreversível, o ser humano nunca vai deixar de voar”, Benjamin começa a analisar o setor e chega nas seguintes conclusões: Apesar de ser um setor perene (com boa duração e que dura ao longo dos anos), apesar de ser o setor que todos sabem que será uma grande revolução do século, seria um setor não lucrativo! Poucos anos após essa afirmação as empresas de aviação começaram a crescer loucamente fazendo Graham parecer um idiota na percepção de muitos. Eventualmente custos dos mais variados começam a resultar em margens apertadíssimas para as empresas do setor, assim algumas começam a quebrar no início da década de 60/70. Aqui está uma lista das empresas de aviação que faliram SÓ NO BRASIL: https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Empresas_a%C3%A9reas_extintas_do_Brasil Não se trata de uma culpa da gestão dessas empresas e sim do setor! 2 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Cézar Busato Postado 31 de Janeiro Compartilhar Postado 31 de Janeiro Aviação é um serviço básico com problemas sérios. Os aviões são caríssimos, geralmente alugados, o maior custo é combustível que fica exposto ao petróleo, manutenção cara e complexa, a demanda de passagens depende do aquecimento da economia. Tripulação especializada de difícil formação, a malha aeroviária péssima no Brasil com aeroportos com estrutura ruim, tirou as capitais é um show de horror. Ai junta tudo isso em um mercado que tem a geração de renda em Reais e uma matriz de custos que 90% é em Dólar. É tipo uma arapuca com dinamites. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Lucca Tonetto De Carvalho Postado 2 de Fevereiro Compartilhar Postado 2 de Fevereiro muita burocracia para nada de retorno, e consequentemente um prejuízo. basicamente quem quer rir tem que fazer rir Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Lucca Tonetto De Carvalho Postado 2 de Fevereiro Compartilhar Postado 2 de Fevereiro cara setor aereo é um setor muito burocrático e muito difícil de atuar por ficar muito refém da cotação do petróleo (que hoje em dia varia muito devido ao conflito entre a Ucrania e a Russia), e alem disso muitas empresas aereas ainda estão endividadas desde o covid Vamos pegar como exemplo a GOL, no ano de 2023 a GOL realizou 222.000 voos, chegando a bater 39.000.000 de assentos vendidos, parando para analisar é muita coisa, não só isso mas ela ainda é a segunda maior empresa em participação no mercado nacional de aviação, só que nem tudo é mar de rosas, ela ainda conseguiu encerrar o mês de dezembro com um endividamento grotesco de 20 BILHÕES e não só isso mas também com um patrimônio liquido negativo de 23 BILHÕES, entrando agora em recuperação judicial. em minha opnião o setor aereo deve ser evitado por todos, eu sempro busco investir em setores que tenho um pouco de dominio e busco acompanhar diariamente, busca dar uma analisada no setor e nas empresas. Espero ter ajudado fato relevante que a gol postou dia 25 de janeiro - https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/5e992a5e-252e-44bd-acfa-11cbee904064/b8b9077e-84f4-fcf3-a6da-356d46afe1b3?origin=1 mais noticias sobre o fato relevante https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/5e992a5e-252e-44bd-acfa-11cbee904064/87d60e25-58b0-ff3f-3c43-d976372f4a4b?origin=1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Evandro
Você investe em alguma empresa aérea, nacional ou não? Qual(ais)? Investiria?
Alguma(s) delas parece(m), daqui e de fora, economicamente saudável(eis), operacionalmente confiável(eis)?
Link para compartilhar
Share on other sites
Top Posters For This Question
2
1
1
1
DIAS POPULARES
26/Jan
4
2/Fev
2
31/Jan
1
Top Posters For This Question
Lucca Tonetto De Carvalho 2 posts
Cliscerio Cavalcante Uchoa 1 post
Edison Paulini 1 post
Evandro 1 post
DIAS POPULARES
26/Jan 2024
4 posts
2/Fev 2024
2 posts
31/Jan 2024
1 post
Os mais famosos desse tópico
Adriano Umemura
Bom dia @Evandro. Existem algumas caracteristicas do setor aéreo que não beneficiam as empresas, como por exemplo o extremo controle regulatorio e as margens reduzidas. Em 1949 um homem chamado B
Cliscerio Cavalcante Uchoa
Como diria o Raul: Vcs tem uma mania de querer fazer merda... 100% das pessoas que entendem de investimento a longo prazo afirmam que aéreas são um pessimo investimento.
Cézar Busato
Aviação é um serviço básico com problemas sérios. Os aviões são caríssimos, geralmente alugados, o maior custo é combustível que fica exposto ao petróleo, manutenção cara e complexa, a demanda de
6 respostas para essa pergunta
Recommended Posts