Jump to content
  • 0

Dúvidas sobre Tesouro IPCA+


Pergunta

Caros colegas sardinhas, espero que todos estejam bem.

Estou atualmente no módulo 3 e algumas coisas não ficaram claras pra mim.

Primeiro, não entendi muito bem do porquê o valor do título na data de vencimento ser maior do que R$ 1000. O Raul disse que o valor é ajustado pela inflação, mas seria em relação a data que você está adquirindo o título? Por exemplo, se o site mostra um valor de R$ 2000 na data de vencimento em 2030, esses R$ 2000 de 2030 seriam os R$ 1000 de hoje?

Outro ponto interessante é que o Raul disse que é possível especular no Tesouro assim como na bolsa, não entendi esse tópico. Como você especula no Tesouro?

Obrigado e boa tarde!

Felipe

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Recommended Posts

  • 0
45 minutes ago, Vitor Hugo Magrinelli disse:

Uma pergunta que talvez seja meio boba, no tesouro direto a liquidez é sempre diária? Pode tirar quanto quiser? Porque eu vejo la tesouro pré fixado 2026 , ai entro nele está escrito liquidez diária, ai fiquei confuso.

Bom dia @Vitor Hugo Magrinelli. Todos os titulos do tesouro direto possuem rentabilidade e liquidez diaria, ja que o tesouro tem o compromisso da recompra.

Contudo os titulos prefixados e indexados ao ipca sofrem de marcação a mercado, podendo em um resgate antecipado ocasionar perdas da rentabilidade ou mesmo do capital investido.

Somente o tesouro selic que basicamente não sofre de marcação. Devido a isso é um titulo indicado para reserva de emergencia ou com objetivos a qual tenha necessidade de resgate a qualquer momento.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Vitor Hugo Magrinelli. Todos os titulos do tesouro direto possuem rentabilidade e liquidez diaria, ja que o tesouro tem o compromisso da recompra.

Contudo os titulos prefixados e indexados ao ipca sofrem de marcação a mercado, podendo em um resgate antecipado ocasionar perdas da rentabilidade ou mesmo do capital investido.

Somente o tesouro selic que basicamente não sofre de marcação. Devido a isso é um titulo indicado para reserva de emergencia ou com objetivos a qual tenha necessidade de resgate a qualquer momento.

Ah muito obrigado Adriano, estou com valores parados em conta e estou criando minha reserva de emergência, não deu tempo de chegar nessa parte do curso ainda ai já quero direcionar esse dinheiro.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Vitor Hugo Magrinelli disse:

Ah muito obrigado Adriano, estou com valores parados em conta e estou criando minha reserva de emergência, não deu tempo de chegar nessa parte do curso ainda ai já quero direcionar esse dinheiro.

A reserva de emergencia voce pode deixar uma parte em conta corrente de instituições mais consolidadas como BB ou Itau e o restante no tesouro selic.

Caso tenha aportes a qual ainda esta assistindo as aulas para definir onde alocar, pode deixar no tesouro selic tambem.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

@Vitor Hugo Magrinelli A "caixinha" da Nubank também é uma boa opção para deixar a sua reserva de emergência. Lá pelo menos você pode resgatar a qualquer hora do dia e qualquer dia da semana.

Abraços.

Oi @Felipe Gabriel Ferraz Corrêa boa tarde. Geralmente recomendamos instituições financeiras que possuam agencias fisicas para deixar a nossa reserva, devido a possiveis problemas de liquidez. A um tempo atras minha filha ficou sem acesso a sua conta em banco digital por 2 semanas ja que, por algum motivo eles requisitaram novamente a selfie mas o sistema não dava como recebido, voltando a pedir novamente e bloqueando sua conta.

Como a reserva de emergencia é destinada exatamente para situações a qual não imaginamos que possa ocorrer, o ideal seria conseguir deixar um local que tenha o menor problema de liquidez possivel. Esta situação que citei acima poderia ser resolvida rapidamente com uma visita a uma agencia fisica em posse de um documento de identificação.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
25 minutes ago, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

Olá, @Adriano Umemura. Que estranho... nunca tive problemas com essas instituições, mas é bom saber que isso pode acontecer.

Você diz de deixarmos a reserva de emergência na poupança desses bancos?

Obrigado

Pode ser na poupança ou mesmo na conta corrente. Algumas destas instituições possuem tambem contas remuneradas que garantem alguma rentabilidade.

Contudo procure encara a reserva de emergencia como um seguro, não se preocupando com a rentabilidade. Voce vera que a medida que seu patrimonio cresce o que rende ou deixa de render na reserva de emergencia sera insignificante.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
34 minutes ago, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

Olá, @Adriano Umemura. Que estranho... nunca tive problemas com essas instituições, mas é bom saber que isso pode acontecer.

Você diz de deixarmos a reserva de emergência na poupança desses bancos?

Obrigado

Boa tarde, Felipe!

Apenas complementando um pouco o tema.

Tendemos a querer sempre uma rentabilidade com nosso dinheiro e isso é natural ainda mais quando começamos a compreender cada vez mais sobre como fazer nosso dinheiro render e trabalhar por nós.

A questão é que reserva de emergência não é investimento o que consequentemente faz com que rentabilidade não seja um fator decisivo sobre onde alocar o valor.

Digo isso pois é comum pensarmos em deixar o valor no banco digital pelas rentabilidades oferecidos mas é importante se ater que os pilares da reserva são a segurança e principalmente a liquidez.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Pessoal boa noite, aproveitando o assunto, nossa reserva de emergência deve ser inserido dentro da carteira de investimento ? Mesmo não sendo investimento, devemos adicionar no gráfico da carteira ou não , pois pode influenciar no gráfico do rendimento da carteira né? 

Editado por Lucas Consoli
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Lucas Consoli disse:

Pessoa boa noite, aproveitando o assunto, nossa reserva de emergência deve ser inserido dentro da carteira de investimento ? Mesmo não sendo investimento, devemos adicionar no gráfico da carteira ou não , pois pode influenciar no gráfico do rendimento da carteira né? 

Boa noite @Lucas Consoli. A reseva de emergencia não entra na sua carteira de investimentos. Mesmo sendo um montante que pode estar investido no tesouro selic a rentabilidade não é o nosso objetivo. Para a carteira de investimentos voce vera que na renda fixa seguimos uma estratégia que chamamos de contrafluxo, a qual não seria possivel realizar na reserva devido as caracteristicas a qual se destina o seu uso.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Oi gente, também estou com dúvida sobre o IPCA+ e queria saber se consegui compreender o conceito. Para isso, vou tentar utilizar um título que comprei para ilustrar meu pensamento, me corrijam se eu estiver errado, por favor!

 

Em 07/2022 eu comprei um título de IPCA+6,12% pagando R$ 6989,68 (ou seja, R$ 4063,77 cada).

Atualmente, esse título está valendo (já descontando impostos) R$ 7516,19 (ou seja, R$ 4369,88 cada).

Como cada título deve valer R$ 1000,00 no vencimento + inflação do período, isso significa que já comprei o título com um valor bem elevado e ele valorizou ainda mais?

Nesse caso seria um título a ser considerado a fazer o resgate?

 

Obrigado!

image.png.d2ad607c2f9ee521f6a9daae868e998a.pngimage.png.250e9ebb899d4a2a46b30a6e4c657b9f.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 minutes ago, Gabriel Dargas disse:

Oi gente, também estou com dúvida sobre o IPCA+ e queria saber se consegui compreender o conceito. Para isso, vou tentar utilizar um título que comprei para ilustrar meu pensamento, me corrijam se eu estiver errado, por favor!

 

Em 07/2022 eu comprei um título de IPCA+6,12% pagando R$ 6989,68 (ou seja, R$ 4063,77 cada).

Atualmente, esse título está valendo (já descontando impostos) R$ 7516,19 (ou seja, R$ 4369,88 cada).

Como cada título deve valer R$ 1000,00 no vencimento + inflação do período, isso significa que já comprei o título com um valor bem elevado e ele valorizou ainda mais?

Nesse caso seria um título a ser considerado a fazer o resgate?

 

Obrigado!

image.png.d2ad607c2f9ee521f6a9daae868e998a.pngimage.png.250e9ebb899d4a2a46b30a6e4c657b9f.png

Boa tarde @Gabriel Dargas. Avaliando pelo seu grafico e pelo seu print, o seu titulo foi marcado para cima, ou seja, voce esta tendo uma rentabilidade superior a que voce contratou. Para determinar se vale a pena o resgate voce teria que calcular se, ao alocar o montante de R$ 7516,19 a um investimento oferecido hoje, voce teria uma rentabilidade superior caso levasse até o vencimento.

Caso isso seja possivel, vale a pena voce resgatar e realizar a alocação

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Gabriel Dargas disse:

Oi gente, também estou com dúvida sobre o IPCA+ e queria saber se consegui compreender o conceito. Para isso, vou tentar utilizar um título que comprei para ilustrar meu pensamento, me corrijam se eu estiver errado, por favor!

 

Em 07/2022 eu comprei um título de IPCA+6,12% pagando R$ 6989,68 (ou seja, R$ 4063,77 cada).

Atualmente, esse título está valendo (já descontando impostos) R$ 7516,19 (ou seja, R$ 4369,88 cada).

Como cada título deve valer R$ 1000,00 no vencimento + inflação do período, isso significa que já comprei o título com um valor bem elevado e ele valorizou ainda mais?

Nesse caso seria um título a ser considerado a fazer o resgate?

 

Obrigado!

image.png.d2ad607c2f9ee521f6a9daae868e998a.pngimage.png.250e9ebb899d4a2a46b30a6e4c657b9f.png

@Gabriel Dargas complementando o @Adriano Umemura, quando falamos que o título valerá no vencimento R$1mil + IPCA estes R$1mil estaosendo corrigidos deste o início do título e não desde que você fez a compra. Quando você comprou o título já estava bem acima dos R$1mil, pois já tinha a correção da inflação do início até o dia que você comprou, e ele continua a correção pela inflação. 

Com relação ao print, se você olhar verá que a marcação a mercado está pagando para você IPCA+8,08% e a taxa que você contratou foi IPCA+6,12%.

Eu tenho um Tesouro 2035 IPCA+6,53% que hoje está pagando IPCA+16,60% e acabou de entrar nos 17,50% de IR.

Espero ter ajudado.

  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...