Jump to content
  • 0

Comprar mais ativos ou aportar nos que já possuo?


Patricia Ancarani

Pergunta

Boa tarde pessoal. Gostaria que me dessem a opinião de vocês numa questão.

Já tenho uma carteira com 7 ações e 7 Fiis, todos bem estudados. Tenho feito por mês mais ou menos aportes de 2 mil reais. Na opinião de vocês vale a pena eu comprar mais ativos e variar ainda mais minha carteira ou faço aportes nesse que já tenho?

Sei que não tem uma quantidade de ativos certos, mas qual a quantidade de ativos tanto em ações quanto em fiis que seria mais ou menos o ideal pra uma carteira bem diversificada?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
11 minutes ago, Patricia Ancarani disse:

Boa tarde pessoal. Gostaria que me dessem a opinião de vocês numa questão.

Já tenho uma carteira com 7 ações e 7 Fiis, todos bem estudados. Tenho feito por mês mais ou menos aportes de 2 mil reais. Na opinião de vocês vale a pena eu comprar mais ativos e variar ainda mais minha carteira ou faço aportes nesse que já tenho?

Sei que não tem uma quantidade de ativos certos, mas qual a quantidade de ativos tanto em ações quanto em fiis que seria mais ou menos o ideal pra uma carteira bem diversificada?

Boa tarde, Patrícia!

Sempre dizemos que não tem números mágicos no que diz respeito a quantidade de ativos. Varia para cada investidor.

O que posso agregar para sua questão é você refletor no seguinte:

- já encerrou o cvrso? Pergunto pois até o fim dele teremos capacidade de montar uma boa estratégia e ter uma diversificação de ativos que sejam condizentes com nossos princípios. Isso lhe ajudará;

- ainda falando em diversificação, acho importante você verificar seus ativos. Exemplo: essas 7 ações estão dividas entre quantos setores? Tem vontade de se expor em amis algum ou já está tranquila quanto a eles?

- mais um ponto sobre a diversificação também é entender os riscos dos seus ativos somados ao momento em que está da vida, quantos anos tem, se tem família, etc. Isso acho primordial para elencar se você pode assumir uns riscos apimentando a carteira com ativos que podem ter um retorno acima da média porém que possui seu risco mais elevado também;

- acho interessante se ater em uma quantidade de ações que você consiga acompanhar. E quando falamos de acompanhar seria acompanhar a empresa em seus resultados, relatórios, números e afins e não acompanhar o preço da ação se ela está subindo ou descendo (muitas pessoas ainda confundem um pouco isso então é importante frisar por via das dúvidas).

- e ultimo ponto no quesito da quantidade, gosto de recomendar a leitura de um tópico que deixarei abaixo o qual nosso amigo @Adriano Umemura traz uma reflexão sobre tipos de riscos. Poderá enriquecer muito seu questionamento:

 

 

Espero que lhe ajude!

 

 

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa tarde @Patricia Ancarani. Quando falamos em numero de ativos para a nossa carteira de investimentos, basicamente teriamos que avaliar 2 fatores:

- quantos ativos eu consigo acompanhar?
- quanto de exposição por empresa ou por setor eu aceito em risco?

Por exemplo, se voce decidir ter 30% da sua carteira em ações e possuir 10 empresas, voce teria uma exposição aproximada de 3% da sua carteira em cada empresa. Se destas 10 empresas voce possuir 2 do setor bancario, voce teria aproximadamente uma exposição de 6% da sua carteira neste setor. Com o diagrama do cerrado este valor pode ser maior ou menor dependendo dos seus criterios de risco.

No geral, quando investimos estamos sujeitos a 2 tipos de riscos, o risco sistematico e o risco não sistematico. O risco sistematico seria aquele que independente do setor, todo o mercado estaria exposto. Uma pandemia seria um exemplo de um risco sistematico.

Ja os riscos não sistematicos são aqueles a qual tentamos mitigar através do processo de diversificação da nossa carteira, buscando ativos com correlação negativa ou a menor possivel. Contudo, alguns estudos mostram que a partir de mais ou menos 15 ativos, a diminuição do risco não sistematico acaba diminuindo até chegar a um ponto que praticamente é irrelevante. 

Sendo assim cabe ao investidor avaliar estes fatores para determinar como sera a composição da sua carteira baseado na sua estratégia de investimentos

 

Captura de Tela 2024-01-29 às 15.31.31.png

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu ia falar um monte de coisas... kkkk mas o Adriano já falou tudo

Então vou resumir em algumas coisas mais pessoais e diretas, como o Adriano disse acima de 15 ativos o risco não sistêmico não muda significativamente... eu gosto de pensar num numero de 10 a 15 ( tenho 14 ações ) e claro conforme ele disse, quando são do mesmo setor não estamos diluindo muito o risco do setor.

outra contribuição é este gráfico com o nome do "cabra" que começou a falar sobre isso lá nos primórdios quando as ordens eram enviadas pra mesa via sinal de fumaça ! kkkkk

image.png.1ee202d6f4961bd0481dc0d3c3979f7f.png 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...