Jump to content
  • 0

Payout


Edison Luis Paulini

Pergunta

Boa noite, sardinhas!

Hoje com a live me surgiu uma dúvida. Foi comentado sobre uma empresa que faz distribuições de lucro acima do normal pode ser um indício de que a empresa pode estar se encaminhando para a falência. Isso uma vez que entendemos quando é um fator não recorrente essa distribuição (acho que ok exporadicamente fazer uma distribuição assim somado ao fato de que a empresa tinha saúde financeira para tal).

Me surgiu a seguinte dúvida. Se uma empresa está vendo que vai quebrar, por qual motivo ela faria essas distribuições? Traz algum tipo de problema uma empresa ter valor em caixa quando se declarar falência? Ou talvez eu esteja achando que sangrar o caixa "é uma regra" (bem entre aspas mesmo) para quando se vê uma empresa que está indo para o vinagre?

 

Valeu, turma!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Cara, acredito que é porque, ao declarar falência, tudo que a empresa tem é usado para pagar as "dívidas": trabalhistas primeiro, credores, etc... até chegar no que sobra pro acionista, que geralmente é nada. Até pq se a empresa tem grana pra pagar tudo e ainda sobra pra acionista, significa que não tem motivo pra falência, né?

Então a lógica me diz que é uma manobra que permite que os acionistas salvem a própria pele antes de a falência ficar inadiável.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Edison Paulini disse:

Boa noite, sardinhas!

Hoje com a live me surgiu uma dúvida. Foi comentado sobre uma empresa que faz distribuições de lucro acima do normal pode ser um indício de que a empresa pode estar se encaminhando para a falência. Isso uma vez que entendemos quando é um fator não recorrente essa distribuição (acho que ok exporadicamente fazer uma distribuição assim somado ao fato de que a empresa tinha saúde financeira para tal).

Me surgiu a seguinte dúvida. Se uma empresa está vendo que vai quebrar, por qual motivo ela faria essas distribuições? Traz algum tipo de problema uma empresa ter valor em caixa quando se declarar falência? Ou talvez eu esteja achando que sangrar o caixa "é uma regra" (bem entre aspas mesmo) para quando se vê uma empresa que está indo para o vinagre?

 

Valeu, turma!

@Edison Paulini basicamente é o que o @Francisco Vianna falou. Imagina que o João está com problemas financeiros e que wm breve vai rolar um bloqueio nas contas dele. Ela vai antes e saca tudo, inclusive saca o limite do cheque especial. Quebrado por 10, quebrado por 100 rsrsrs

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...