Jump to content
  • 0

Descobri que meu pai é um sonegador nato e preciso de conselhos


Convidado Anônimo

Pergunta

Antes de tudo vou dar um contexto da minha vida financeira, trabalho CLT em uma empresa a 2 anos, invisto meu dinheiro a alguns meses. Já tentei abrir uma empresa e acabou não dando certo, e então como qualquer pessoa de bom senso fui estudar para parar de fazer cagadas; fiz a AUVP e já estudo a algum tempo finanças. 

Com base nesses fatos esse ano vou precisar declarar pela primeira vez, devido meu salario ser maior do que o limite; recorri ao meu pai para perguntar como era para eu fazer isso, pois estou preocupado pela falta de declaração atrapalhar meus planos e investimentos futuros, Ele um homem ´´sábio`´ advogado a 20 anos, me diz que não preciso declarar e se eu quisesse declarar era somente para fazer a declaração mínima e que isso não me afetaria em nada os meus investimentos, Diz ele que só declara o mínimo, e nunca precisou pagar nada (sendo que ele supera todos os limites da declaração) devo seguir o conselho de meu pai, mesmo ele  não sendo um bom exemplo financeiro, possuir muitas dividas e não conseguir investir seu dinheiro ou devo procurar um contador para realizar minha declaração dos anos passados e me auxiliar na declaração de meus investimentos.

Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
9 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Antes de tudo vou dar um contexto da minha vida financeira, trabalho CLT em uma empresa a 2 anos, invisto meu dinheiro a alguns meses. Já tentei abrir uma empresa e acabou não dando certo, e então como qualquer pessoa de bom senso fui estudar para parar de fazer cagadas; fiz a AUVP e já estudo a algum tempo finanças. 

Com base nesses fatos esse ano vou precisar declarar pela primeira vez, devido meu salario ser maior do que o limite; recorri ao meu pai para perguntar como era para eu fazer isso, pois estou preocupado pela falta de declaração atrapalhar meus planos e investimentos futuros, Ele um homem ´´sábio`´ advogado a 20 anos, me diz que não preciso declarar e se eu quisesse declarar era somente para fazer a declaração mínima e que isso não me afetaria em nada os meus investimentos, Diz ele que só declara o mínimo, e nunca precisou pagar nada (sendo que ele supera todos os limites da declaração) devo seguir o conselho de meu pai, mesmo ele  não sendo um bom exemplo financeiro, possuir muitas dividas e não conseguir investir seu dinheiro ou devo procurar um contador para realizar minha declaração dos anos passados e me auxiliar na declaração de meus investimentos.

Anônimo, então vamos lá. Algumas informações para podermos ajudar.

- Em 2022 e anos anteriores o seu salário anual era inferior ao valor limite par declaração? 

- Pelo que entendi em 2023 o seu salário ultrapassou o limite da isenção de apresentar a declaração, correto?

- Em algum ano de 2023 para trás o seu patrimônio (carro, dinheiro em banco, imóveis, investimentos) ultrapassou os R$300mil?

- Em 2022 e/ou 2023 você fez alguma venda na Bolsa que obteve lucro e pagou DARF ?

 

Com relação a declaração em si é bem tranquila de se fazer. Vou supor que somente em 2023 você se enquadrou em alguma das premissas que te obrigue a entregar a declaração anual. Você vai pegar tudo que você tem e declarar. Vale lembrar que declarar não significa pagar imposto de renda. O imposto de renda incide sobre Renda e não sobre Bens.

Ficamos no aguardo de mais informações.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Fala Flávio beleza¿ anônimo aqui

em 2022 e anos anteriores minha renda não ultrapassou o limite exigido não, somente em 2023 que excedeu. Em relação ao patrimônio ainda não ultrapassei o limite de 300k. 2023 fiz algumas vendas sim, obtive lucro mas não peguei o darf, meus lucros não passaram de nem 150 reais em 2023. Como devo prosseguir? 
 

*Desde já agradeço pelos conselhos 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Antes de tudo vou dar um contexto da minha vida financeira, trabalho CLT em uma empresa a 2 anos, invisto meu dinheiro a alguns meses. Já tentei abrir uma empresa e acabou não dando certo, e então como qualquer pessoa de bom senso fui estudar para parar de fazer cagadas; fiz a AUVP e já estudo a algum tempo finanças. 

Com base nesses fatos esse ano vou precisar declarar pela primeira vez, devido meu salario ser maior do que o limite; recorri ao meu pai para perguntar como era para eu fazer isso, pois estou preocupado pela falta de declaração atrapalhar meus planos e investimentos futuros, Ele um homem ´´sábio`´ advogado a 20 anos, me diz que não preciso declarar e se eu quisesse declarar era somente para fazer a declaração mínima e que isso não me afetaria em nada os meus investimentos, Diz ele que só declara o mínimo, e nunca precisou pagar nada (sendo que ele supera todos os limites da declaração) devo seguir o conselho de meu pai, mesmo ele  não sendo um bom exemplo financeiro, possuir muitas dividas e não conseguir investir seu dinheiro ou devo procurar um contador para realizar minha declaração dos anos passados e me auxiliar na declaração de meus investimentos.

O Flávio é mais adequado para te orientar na declaração, mas sobre "declarar ou não", posso te trazer o meu ponto de vista.

Na nossa vida vai aparecer muita gente nos apresentando "facilidades" e "jeitinhos". Na hora do problema, ninguém aparece para te ajudar. Alguns ainda apontam o dedo dizendo o famoso "ah, mas também você...". Nunca assumem responsabilidade, apenas aconselham o que é errado.

Tenho para mim que não há nada mais importante do que deitar a cabeça tranquilo no travesseiro no final do dia. Pense em de qual forma você pode fazer o mesmo.

Boa sorte!

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Fala Flávio beleza¿ anônimo aqui

em 2022 e anos anteriores minha renda não ultrapassou o limite exigido não, somente em 2023 que excedeu. Em relação ao patrimônio ainda não ultrapassei o limite de 300k. 2023 fiz algumas vendas sim, obtive lucro mas não peguei o darf, meus lucros não passaram de nem 150 reais em 2023. Como devo prosseguir? 
 

*Desde já agradeço pelos conselhos 

Anônimo , você vendeu que tipo de ativo? 
ações você tem um limite de venda no mês (caso não tenha ultrapassado não necessariamente teria que emitir darf)

 

lendo seu relato eu diria que vai ser um aprendizado e algo que te dará tranquilidade você mesmo declarar e conferir sua própria declaração … e seguir com as coisas em dia dai em diante … 

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Fala Flávio beleza¿ anônimo aqui

em 2022 e anos anteriores minha renda não ultrapassou o limite exigido não, somente em 2023 que excedeu. Em relação ao patrimônio ainda não ultrapassei o limite de 300k. 2023 fiz algumas vendas sim, obtive lucro mas não peguei o darf, meus lucros não passaram de nem 150 reais em 2023. Como devo prosseguir? 
 

*Desde já agradeço pelos conselhos 

Anônimo, Flavio aqui hahaha

Aparentemente está tranquila a situação para a declaração anual. Alguns pontos:

- Se pelo salário você já recebeu em 2023 mais que os R$28.559,70 então está obrigado a entregar a declaração este ano. (PS: este é o limite de 2022, pois ainda não vi qual o limite para 2023).

- Que classe de ativos você vendeu e quando foram as vendas? Para ações há isenção de pagar IR sobre lucro se você vendeu até R$20mil dentro do mesmo mês. Se vendeu acima deste valor dentro do mesmo mês, tem 15% sobre o lucro. No caso de ETF, FII ou day trade não há isenção dos R$20mil em vendas, então qualquer lucro é tributado em 20% e você precisa pagar o DARF até o último dia útil do mês seguinte a venda. Se você teve DARF a pagar e não pagou, você precisa gerar o DARF no SICALC (https://sicalc.receita.economia.gov.br/sicalc/principal) e pagar o DARF com juros e multa.

Para o cálculo do DARF você precisa ter o preço médio no momento da venda para sabe se teve lucro ou prejuizo.

Para a declaração anual você vai precisar baixar o programa (que ainda vão liberar) e dos informes de rendimento das corretoras e custodiantes dos seus investimento. Fique de olho no seu e-mail e na Comunidade vamos postar os caminhos. Para as outras "partes" da declaração você vai precisar do informe de rendimento que a empresa vai te fornecer mais para o final de fevereiro/2024 e também dos informes dos bancos onde você tem conta.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...