Jump to content

Teste de ancestralidade, faz sentido? Meu resultado


Recommended Posts

  • Raul Sena mudou o título para Teste de ancestralidade, faz sentido? Meu resultado
6 minutes ago, Raul Sena disse:

Outro dia, assistindo a um vídeo aleatório na internet, ouvi falar do tal teste de ancestralidade, cuja ideia é saber de qual região do planeta vieram os seus genes.

É óbvio que todos nós originalmente viemos da África, afinal, a espécie humana surgiu ali. Mas, a partir da dispersão, desenvolveram-se novos genomas. A informação que eu tinha a respeito do meu próprio histórico de vida é:

- Minha família está no Brasil há muitas e muitas gerações.

Das duas partes, eu conheço até os meus trisavós e nenhum deles veio diretamente da Europa; a maior parte estava aqui já há muitas gerações. A mãe do meu pai tem uma aparência bem indígena, tenho tios pretos e minha mãe tinha fenótipos afro. Imaginei que originalmente eu teria uma ascendência africana e nativos americanos (indígena), fiz o teste e, para a minha surpresa, não...

Realmente não, 90% do meu DNA veio da Península Ibérica, em grande parte da Espanha.

O mais estranho/engraçado disso é que meu avô e minha avó, apesar de terem nascido no Brasil, com pais brasileiros e avós brasileiros, falam algumas palavras meio espanholadas; meu avô me chamava de Raule, eu achei curiosíssimo ver como isso se manteve.

Uma parte minúscula do DNA, 2%, veio da França, presumo que de onde consegui o sobrenome Sena (do rio que atravessa Paris). Meu nome do meio é Alencar, espanhol, também fazendo sentido com o resultado.

Falei com eles para conseguir um cupom procês, na amizade mesmo, sem ganhar nada deles, então segurem aí que deve rolar.

image.png.bc5ad65fdbd178052a61ebbdaf361c4d.png

Que massa. Mas como funciona essa análise?

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Esse teste e muito louco porque além de você conhecer seus ancestrais meu pai ainda conseguiu descobrir uma tendencia da linhagem dele para câncer, tudo isso através do sequenciamento genético. Logo estou bem esperto e fazendo testes mais frequentes para se eu chegar a ter algum câncer, conseguir pegar cedo.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

8 minutes ago, Daniele Vilela disse:

Então, eu tinha visto um que você podia somente saber a sequência do DNA, mas você podia pagar a mais e saber se tinha alguma tendência para doenças... qual foi esse que seu pai faz? O meuDNA mesmo? Tem outros que fazem tb né?

Daniele, se não estou engano no meuDNA tem diversos tipos de testes também além desse de ancestralidade. Os de tendência para males de saúde também é uma opção mas é a parte do de ancestralidade.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Quote
14 minutes ago, Daniele Vilela disse:

Então, eu tinha visto um que você podia somente saber a sequência do DNA, mas você podia pagar a mais e saber se tinha alguma tendência para doenças... qual foi esse que seu pai faz? O meuDNA mesmo? Tem outros que fazem tb né?

 

Isso dani... foi o sequenciamento... nao lembro por ql empresa e custou uns 5k, mas vale a pena pra descobrir essas coisas

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 minutes ago, Edison Paulini disse:

Esse foi um dos motivos que eu não quis fazer na época. É meio salgado o preço apesar de entender que pode ser muito útil.

Pois é, pensei o mesmo... é um valorzinho salgado, mas em algum momento talvez role fazer para prevenir algo ou saber se tem chance de alguma doença né.. Tomara que gaste e não tenha doença nenhuma kkkk

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

19 minutes ago, Ariel Evaldt Schmitt disse:

Boa tarde, dúvida já que você já realizou esse teste,

fui olhar aqui no site e você tem que assinar (???), não tem como só pagar uma vez para fazer o teste? O que exatamente tem e quais são as vantagens de uma assinatura?

Boa Tarde, Ariel!

Quando eu fiz há uns dois anos atrás eu acho, era só pagar mesmo. Não tinha nada de assinatura.

Era só escolher o teste desejado, pagar e o kit para voce fazer a coleta do DNA chegava em casa.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Fiz esse teste do DNA pelo MyHeritage, sempre tive curiosidade de fazer esse tipo de coisa até pq minha mãe foi adotada, e pouco sabemos sobre as origens da família dela. Acreditava que teria um percentual maior de italiano, pois meus avós paternos vieram da itália e quando chega os resultados, me deparo com +35% de escandinavo, com foco em Suécia e Noruega (gostaria de entender pq não sou loiro de olhos azuis). Gosto desse site/app pq conseguimos montar a nossa arvore genealogica e comparar com as arvores de outros usuarios que tem DNA e parentes em comum, esse detalhe,juntamente com o estado italiano ter digitalizado mtas certidões de nascimento, casamento e obito, e pesquisando mto, consegui chegar até minha oitava geração, beirando os anos de 1800! Acho fantastico esse tipo de coisa. (Os arquivos brasileiros tbm tem algumas coisas digitalizadas, tanto que da até pra descobrir em qual navio o seu ancestral europeu veio pro Brasil, caso você saiba +- quando isso aconteceu)

 

85478648_WhatsAppImage2024-02-02at18_34_33.jpeg.ed4cd278b7b261f14168ad4849040e14.jpeg

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 02/02/2024 at 13:29, Edison Paulini disse:

Eu sabia que meu bisavô por parte de pai era italiano e com minha avó até tínhamos certas tradições: macarronada ou a polenta aos domingos.

A surpresa foi a Grécia o qual nunca ouvi falar nada na minha família tanto na parte de pai como na parte de mãe.

Eu sou descendente direta de grego e a maior porcentagem do meu DNA aparece Itália hahaha que eu nem sabia que tinha na família

Como são países bem próximos imagino que pode ser uma mistura mais antiga

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

6 minutes ago, Emilia Drivas disse:

Eu sou descendente direta de grego e a maior porcentagem do meu DNA aparece Itália hahaha que eu nem sabia que tinha na família

Como são países bem próximos imagino que pode ser uma mistura mais antiga

Caraca totalmente o inverso

Hauahhaha

Será que trocaram nossos testes?  😂😂

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...