Jump to content
  • 0

Dúvida sobre Fiis


Auri Ramos Vilela

Pergunta

Bom dia, estou fazendo a análise dos fundos imobiliários e fiquei com algumas dúvidas...

1. Os fundos de papel devem ser analisados conforme analisamos as ações ? Isto é, respondendo aquelas 14 perguntas?  Assim, vcs os cadastram na aba de ações ou deixam na aba de fundos imobiliário ?

2. Nos fundos de papel como vcs fazem para descobrir se "O Yield está dentro ou acima da média para fundos imobiliários do mesmo tipo" ?

3. Sobre os CDBs vcs optam em somá-los e cadastrar tudo junto ou vcs dividem? Pensando na distribuição do diagrama do cerrado.

Desde já agradeço !

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Bom dia, Auri!

4 minutes ago, Auri Ramos Vilela disse:

1. Os fundos de papel devem ser analisados conforme analisamos as ações ? Isto é, respondendo aquelas 14 perguntas?  Assim, vcs os cadastram na aba de ações ou deixam na aba de fundos imobiliário ?

Normalmente avaliamos os fundo de papel a parte. É interessante observar a composição da carteira do FII, se ele está com mais títulos voltado ao IPCA ou CDI, ver se a carteira segue um contrafluxo, observar as taxas administrativas, P/VP igual ou menor que 1, DY. Esses são alguns que pontos que lhe ajudarão a medir o FII. 

Uma vez feito isso, você irá atribuir uma nota manualmente no diagrama marcando algumas perguntas como sim (independente de quais sejam) apena soará chegar a nota desejada que vai ser a representatividade do FII de papel na sua carteira.

7 minutes ago, Auri Ramos Vilela disse:

2. Nos fundos de papel como vcs fazem para descobrir se "O Yield está dentro ou acima da média para fundos imobiliários do mesmo tipo" ?

Aqui é consultando o histórico de DY dos FIIs e fazendo um comparativo entre eles para se chegar a uma média.

8 minutes ago, Auri Ramos Vilela disse:

3. Sobre os CDBs vcs optam em somá-los e cadastrar tudo junto ou vcs dividem? Pensando na distribuição do diagrama do cerrado.

Aqui não tem regra. Há quem some por emissor (tesouro direto, títulos com proteção do FGC e títulos sem proteção) pois cada um está em um nível de risco sendo o tesouro o mais seguro e os títulos sem cobertura do FGC os mais arriscados (debêntures, CRIs e CRAs).

E há quem coloca título por título quando gosta de ver a coisa no detalhe. Eu sou desse time  😅

É um pouco mais trabalhoso na hora de gerenciar a carteira e fazer os ajustes para novos aportes no diagrama mas em contrapartida eu vejo que é melhor para se gerenciar vencimentos.

 

Espero que ajude!

  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Auri Ramos Vilela disse:

Bom dia, estou fazendo a análise dos fundos imobiliários e fiquei com algumas dúvidas...

1. Os fundos de papel devem ser analisados conforme analisamos as ações ? Isto é, respondendo aquelas 14 perguntas?  Assim, vcs os cadastram na aba de ações ou deixam na aba de fundos imobiliário ?

2. Nos fundos de papel como vcs fazem para descobrir se "O Yield está dentro ou acima da média para fundos imobiliários do mesmo tipo" ?

3. Sobre os CDBs vcs optam em somá-los e cadastrar tudo junto ou vcs dividem? Pensando na distribuição do diagrama do cerrado.

Desde já agradeço !

 

@Auri Ramos Vilela complementando o @Edison Luis Paulini

1 hour ago, Auri Ramos Vilela disse:

1. Os fundos de papel devem ser analisados conforme analisamos as ações ? Isto é, respondendo aquelas 14 perguntas?  Assim, vcs os cadastram na aba de ações ou deixam na aba de fundos imobiliário ?

Não tem como cadastrar um FII na aba de Ações Nacionais. Cada tipo de ativo só conseguimos cadastrar na respectiva aba.

 

1 hour ago, Auri Ramos Vilela disse:

2. Nos fundos de papel como vcs fazem para descobrir se "O Yield está dentro ou acima da média para fundos imobiliários do mesmo tipo" ?

Consultando o FII no Investidor10 tem um quadro mostrando a média dos indicadores e aí você consegue comparar.

 

1 hour ago, Auri Ramos Vilela disse:

3. Sobre os CDBs vcs optam em somá-los e cadastrar tudo junto ou vcs dividem? Pensando na distribuição do diagrama do cerrado.

Vai conforme a preferência do investidor. Eu prefiro lançar aporte por aporte no Diagrama do Cerrado.

Desvantagens: Dá mais trabalho para incluir. Dá mais trabalho para atualizar os valores, pois Renda Fixa não atualiza automaticamente. Dá mais trabalho quando simula o aporte, pois se a sugestão for renda fixa vão aparecer vários lançamentos.

Vantagens: Consigo ter uma visão melhor do que tenho em carteira. Consigo saber facilmente quando são os vencimentos dos títulos. Facilita na hora de fazer/conferir os lançamentos na declaração anual do IR.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...