Jump to content
  • 0

Marcação a Mercado!!!! buguei


Convidado Anônimo

Pergunta

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1

Eu não entendo de onde sai essa "alteração da taxa"

Digamos que eu aquiri o titulo no dia 01/02  por R$ 760,97 com taxa de 9,96%.

O que pode ocorrer é o tesouro alterar a taxa para novas aquisições deste mesmo título, aí o meu título (comprado antes da alteração) pode valer mais ou menos a depender da alteração da taxa?

🤒

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Convidado Anônimo disse:

Pessoal não entendi nada sobre a explicação de marcação a mercado....alguma alma boa p/ me dar um help?

Boa tarde Anonimo. Vamos exemplificar com o titulo prefixado, que seria o modelo mais facil de se entender a marcação a mercado. A primeira informação que temos que entender é que todo titulo do tesouro prefixado ira valer R$1mil no vencimento. 

Sendo assim, tomando como base as informações disponibilizadas no site do tesouro direto, caso voce fosse comprar o titulo prefixado com vencimento em 2027 o seu valor seria de R$760,97 e a taxa oferecida de 9,96%. 

Se voce colocar então, este valor de R$760,97 em uma calculadora de juros compostos com taxa anual de 9,96% e vencimento em 01.01.27 o valor resultaria nos R$1mil

Contudo, se diminuirmos esta taxa oferecida de 9,96% para 8% por exemplo, o valor do titulo teria que aumentar, ja que ele continuaria a ter que valer os R$1mil no vencimento. O oposto tambem ocorre, se a taxa oferecida subir, o valor do titulo tera que diminuir.

Mas como funciona isso na pratica? Quando voce adquire um titulo do tesouro e leva até o vencimento, voce obrigatoriamente ira receber a taxa que foi contratada. Contudo, caso decida realizar a venda antecipada do seu titulo, o valor dele sera calculado com a taxa oferecida no periodo do resgate, podendo ter ganho ou perda da rentabilidade.

Vou deixar abaixo um print que mostra as informações referntes ao prefixado 2027 que citei, e um esquema para poder lembrar de como a taxa influencia no preço do titulo. Qualquer duvida poste aqui na comunidade para podermos ajudar

 

Captura de Tela 2024-02-09 às 18.06.32.png

Captura de Tela 2024-02-09 às 18.07.34.png

Captura de Tela 2024-02-09 às 18.07.39.png

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 minutes ago, Mara Do Amaral E Silva disse:

Eu não entendo de onde sai essa "alteração da taxa"

Digamos que eu aquiri o titulo no dia 01/02  por R$ 760,97 com taxa de 9,96%.

O que pode ocorrer é o tesouro alterar a taxa para novas aquisições deste mesmo título, aí o meu título (comprado antes da alteração) pode valer mais ou menos a depender da alteração da taxa?

🤒

Boa tarde @Mara Do Amaral E Silva. Todos os dias as taxas dos titulos podem ser reajustadas. Se voce levar o seu titulo até o vencimento isso não influenciara em nada no seu investimento, ja que voce recebera a taxa que voce contratou.

Contudo se voce for realizar uma venda antecipada o valor do seu titulo sera calculado com a taxa vigente no momento da venda. Se esta taxa for maior do que a taxa que voce contratou, o valor do seu titulo tera que ser reajustado para baixo. Se a taxa for menor do que a contratada o valor do seu titulo sera reajustado para cima.

Isto pode fazer com que em uma venda antecipada voce tenha ganhos ou perdas dependendo de como esta a taxa de mercado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Mara Do Amaral E Silva disse:

Eu não entendo de onde sai essa "alteração da taxa"

Digamos que eu aquiri o titulo no dia 01/02  por R$ 760,97 com taxa de 9,96%.

O que pode ocorrer é o tesouro alterar a taxa para novas aquisições deste mesmo título, aí o meu título (comprado antes da alteração) pode valer mais ou menos a depender da alteração da taxa?

🤒

@Mara Do Amaral E Silva vou tentar exemplificar para ver se te ajuda.

Imagina que hoje eu te faça uma proposta. Te vendo 1 nota de USD100 por R$454,55 (cotação fictícia somente para facilitar as contas) e se você voltar aqui depois de 1 ano eu compro esta mesma nota de USD100 por 10% de rendimento, ou seja, R$500,00. E se ao longo deste 1 ano se você quiser vender a nota de USD100 eu compro de volta pela cotação do dia. Você aceita a proposta.

Durante este 1 ano a cotação do dólar que você pagou R$4,5455 varia todos os dias. Sobe e desce. E em determinado momento, tipo, daqui a 7 meses, a cotação do dólar está R$4,9500. Você pensa, vou falar com o Flavio e antecipar o negócio, vendo para ele a nota de USD100 por R$495,00 aplico o valor em um CDB para 3 meses que vai me render mais que se esperasse para receber os R$500,00.

Por outro lado, se daqui a 7 meses a cotação estivesse R$4,6500 você pensaria não vou vender agora, vou esperar dar 1 ano e receber R$500,00 do Flavio.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 27/02/2024 at 16:34, Flavio Prado disse:

@Mara Do Amaral E Silva vou tentar exemplificar para ver se te ajuda.

Imagina que hoje eu te faça uma proposta. Te vendo 1 nota de USD100 por R$454,55 (cotação fictícia somente para facilitar as contas) e se você voltar aqui depois de 1 ano eu compro esta mesma nota de USD100 por 10% de rendimento, ou seja, R$500,00. E se ao longo deste 1 ano se você quiser vender a nota de USD100 eu compro de volta pela cotação do dia. Você aceita a proposta.

Durante este 1 ano a cotação do dólar que você pagou R$4,5455 varia todos os dias. Sobe e desce. E em determinado momento, tipo, daqui a 7 meses, a cotação do dólar está R$4,9500. Você pensa, vou falar com o Flavio e antecipar o negócio, vendo para ele a nota de USD100 por R$495,00 aplico o valor em um CDB para 3 meses que vai me render mais que se esperasse para receber os R$500,00.

Por outro lado, se daqui a 7 meses a cotação estivesse R$4,6500 você pensaria não vou vender agora, vou esperar dar 1 ano e receber R$500,00 do Flavio.

Espero ter ajudado.

Muito top Flavio! Gratidão 🙏

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 27/02/2024 at 15:26, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @Mara Do Amaral E Silva. Todos os dias as taxas dos titulos podem ser reajustadas. Se voce levar o seu titulo até o vencimento isso não influenciara em nada no seu investimento, ja que voce recebera a taxa que voce contratou.

Contudo se voce for realizar uma venda antecipada o valor do seu titulo sera calculado com a taxa vigente no momento da venda. Se esta taxa for maior do que a taxa que voce contratou, o valor do seu titulo tera que ser reajustado para baixo. Se a taxa for menor do que a contratada o valor do seu titulo sera reajustado para cima.

Isto pode fazer com que em uma venda antecipada voce tenha ganhos ou perdas dependendo de como esta a taxa de mercado.

Entendi Adriano!

Muito obrigada 🙏

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...