Jump to content

Conclusão do Curso Turma 29


Recommended Posts

@Wenner Luiz Santana Nunes cara que animal … parabéns mesmo!

Espero que tenha conseguido absorver bem , apesar que tem a comunidade e as lives para dúvidas , e claro pode rever as aulas (aliás módulo 4 quem não teve umas 3 a 4 vezes não fez a AUVP direito hehehe ) é sempre gostoso ver novamente algumas aulas …

agora é partir para prática amigo e vai pra cima … parabéns 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Wenner Luiz Santana Nunes disse:

Bom pessoal primeiramente Boa noite gostaria de compartilhar aqui minha conclusão do curso, eu acabei de ter a certeza que estava no caminho correto. Sei que devo agora fazer alguns ajustes na carteira e meu PIAR estava alinhado com a planilha de controle de aportes que eu já possuía e o perfil de risco meio que bateu quase tudo, no quesito rapidez de conclusão do curso que no caso começou dia 31 deixo claro que estudei com afinco todos tópicos e como meu trabalho é flexível consegui estudar praticamente todos os dias. No mais é isso:  agradeço imensamente ao @raulsena por todo conhecimento e a toda equipe também pelo suporte. Vlw demais o/...e já adianto que com toda certeza me tornarei um UVP pra sempre tmj pessoal.

20240213_203835.jpg

Boooaaa, Wenner!

Parabéns cara, que legal ver isso!

 

Eu acho que você só tem a ganhar com sua decisão de seguir com a AUVP sempre.

Você se dedicou legal nos estudos e aí colher cada dia mais seus resultados. Em breve vai estar ajudando pacas os colegas aqui também.

 

Parabéns mais uma vez e bora pra cima!!!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

@Wenner Luiz Santana Nunes cara que animal … parabéns mesmo!

Espero que tenha conseguido absorver bem , apesar que tem a comunidade e as lives para dúvidas , e claro pode rever as aulas (aliás módulo 4 quem não teve umas 3 a 4 vezes não fez a AUVP direito hehehe ) é sempre gostoso ver novamente algumas aulas …

agora é partir para prática amigo e vai pra cima … parabéns 

Eii Evandro bom dia, sim com toda certeza irei rever o curso, já fiz um esquema mental juntamente com o e-book e a cada dúvida que perdure eu volto pra revisar conteúdo. Agora é só balancear algumas posições, eu meio que fiquei grato por não ter colocado nenhuma bomba na carteira como IRB , Oi , Magali , Cogna e afins ahahahhahahaha 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

9 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Boooaaa, Wenner!

Parabéns cara, que legal ver isso!

 

Eu acho que você só tem a ganhar com sua decisão de seguir com a AUVP sempre.

Você se dedicou legal nos estudos e aí colher cada dia mais seus resultados. Em breve vai estar ajudando pacas os colegas aqui também.

 

Parabéns mais uma vez e bora pra cima!!!

Obrigado @Edison Luis Paulini, eu tenho hiperfoco e quando começo algo eu não sossego até terminar e isso foi meio que um dos motivos da rapidez pela conclusão. Eu fiquei feliz em saber que mesmo sozinho eu desenvolvi alguns métodos para cometer cagada , nesses quase 3 anos de investimentos não comprei ações da moda, defini metas em cada classe e tudo mais , eu tinha até (ainda tenho) algumas anotações de análises fundamentais que fazia posso até deixar aqui inclusive. Contudo com a parte da análise do Fisher eu vi que posso ter um amplo leque de possibilidades de fundamentação. As 15 perguntas foram um divisor de água como investidor.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

9 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Boooaaa, Wenner!

Parabéns cara, que legal ver isso!

 

Eu acho que você só tem a ganhar com sua decisão de seguir com a AUVP sempre.

Você se dedicou legal nos estudos e aí colher cada dia mais seus resultados. Em breve vai estar ajudando pacas os colegas aqui também.

 

Parabéns mais uma vez e bora pra cima!!!

Essa era a análise que fazia quando comecei e seguir por muito tempo: obviamente que algumas empresas como setor de tecnologia e afins eu analisava de outra forma .

 

Análise de ações

 

1 -P/L ou P/LPA = MENOR P/ L , maior potencial valoriza da ação , maior p/l significa expectativa alta do mercado no longo prazo ou vice-versa( menor p/l )

 

Histórico Lucro líquido

 

P/L > 20 = AÇÃO CARA ( só um Histórico de lucro líquido alto pra justificar a compra)

P/L <3 = AÇÃO excessivamente barata , ocasiona problemas estruturais ( alto Risco)

 

Média entre 3 a 20

 

2 - Dividend yield = relação entre investimento e recebimento de dividendo. Maior porcentagem melhor, uma boa empresa paga em média 5% ao ano.

 

DY = Dividend yield grande não necessariamente é bom para o investidor.

 

3 - P/VPA = 1 empresa precificada igual ao seu PL( patrimônio líquido).

 

P/VPA < 1 empresa precificada acima do seu PL.

 

P/ VPA > 1 empresa precificada abaixo do seu PL.

 

3.1 HISTÓRICO DE PATRIMÔNIO LÍQUIDO ANALISAR.

 

4 - MARGEM LÍQUIDA

 

MOSTRA A RELAÇÃO ENTRE O QUANTO SE VENDE E O QUANTO SE LUCRA

 

M = lucro líquido/ receita líquida .

 

 

Empresa boas margens líquidas são as que tem mais de 10% de margem líquida.

Empresas do setor que possuem pouca margem líquida também podem se valorizar. (Exceções). Comparar empresas do mesmo setor.

 

5 - DB / PL

 Dívida bruta / patrimônio líquido.

 

Empresas com DB/PL > 1 ou DB/PL > 100% têm valor em dívidas maior do que o que vale própria empresa .

 

Focar em empresas com DB/PL < 0,5 /50%.

 

Exceções : setor elétrico aceitável até 3.

 

6 - ROE ou RPL = retorno sobre o patrimônio líquido.

 

ROE = LUCRO LÍQUIDO / PATRIMÔNIO LÍQUIDO

 

QUANTO MAIOR O ROE, MELHOR A AÇÃO.

EMPRESAS COM ROE MAIS 10% JÁ SÃO CONSIDERADAS BOAS.

 

7- EV / EBIT

 

MOSTRA RESULTADO OPERACIONAL DA EMPRESA, 

 

QUANTO MENOR RELAÇÃO DE EV SOBRE EBIT MELHOR É A EMPRESA.

 

MENOR EV/EBIT MELHOR A EMPRESA

 

8 - QUALIDADE DA GOVERNANÇA

 

*EMPRESA LISTADA NO NOVO MERCADO

* TER BOM FREE FLOAT (ACIMA DE 30%)

*BOA REPUTAÇÃO ( RECLAME AQUI)

* NÃO TER ALTA PARTICIPAÇÃO DO GOVERNO.

 

9 - Payout - quantidade do lucro repassado em forma de dividendo, quanto maior layout melhor. OBS: TER ATENÇÃO NA ALAVANCAGEM E NO CAIXA ENVOLVIDO ACIMA DE 100%.

 

 

 

10 - TODO ANO REAVALIAR OS FUNDAMENTOS

 

 

 

 

 

 

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

11 minutes ago, Wenner Luiz Santana Nunes disse:

1 -P/L ou P/LPA = MENOR P/ L , maior potencial valoriza da ação , maior p/l significa expectativa alta do mercado no longo prazo ou vice-versa( menor p/l )

 

Histórico Lucro líquido

 

P/L > 20 = AÇÃO CARA ( só um Histórico de lucro líquido alto pra justificar a compra)

P/L <3 = AÇÃO excessivamente barata , ocasiona problemas estruturais ( alto Risco)

 

Média entre 3 a 20

Bom dia @Wenner Luiz Santana Nunes e parabens pela conclusão do curso. Sei que o topico não é referente a analise de ações, mas achei interessante realizar alguns comentario sobre os indicadores que talvez possa agregar a sua analise.

Quando analisamos o P/L baseado somente no historico, conseguimos ter um panorama passado, mas é importante adicionar informações a respeito do que esperamos para o futuro da empresa, ja que não estamos comprando o passado mas sim os resultados futuros.

Por exemplo, temos 3 empresas a qual no ultimo exercicio terminaram com valor de mercado de 100 e apresentaram lucro de 10. Estas 3 empresas estão com P/L de 10, e voce adquire as 3 por este valor. Contudo no proximo exercicio a empresa 1 manteve o mesmo lucro de 10, a empresa 2 diminuiu o seu lucro para 5 e a empresa 3 aumentou o seu lucro para 20. Veja que como voce adquiriu as 3 empressa pelo valor de mercado de 100 voce comprou a empresa 1 com P/L de 10, a empresa 2 com P/L de 20 e a empresa 3 com P/L de 5.

Sendo assim, alem da analise passada é necessario a dicionar as expectativas de crescimento ou redução de lucro para os proximos exercicio, tomando como base o guidance, as perspectivas do mercado e a estratégia planejada pela empresa

23 minutes ago, Wenner Luiz Santana Nunes disse:

2 - Dividend yield = relação entre investimento e recebimento de dividendo. Maior porcentagem melhor, uma boa empresa paga em média 5% ao ano.

 

DY = Dividend yield grande não necessariamente é bom para o investidor.

Como voce mesmo citou, os dividendos serão importantes para o investidor que esta usufruindo do seu patrimonio. Para o investidor que esta na fase de construção do patrimonio, uma empresa que não paga dividendos pode reinvestir o lucro na operação da empresa para gerar mais lucro futuro e se tornar com o passar dos anos uma boa pagadora de dividendos.

26 minutes ago, Wenner Luiz Santana Nunes disse:

3 - P/VPA = 1 empresa precificada igual ao seu PL( patrimônio líquido).

 

P/VPA < 1 empresa precificada acima do seu PL.

 

P/ VPA > 1 empresa precificada abaixo do seu PL.

 

3.1 HISTÓRICO DE PATRIMÔNIO LÍQUIDO ANALISAR.

Eu considero o P/VP ou price/book uma metrica com relevancia maior para empressa do setor financeiro, ja que os seus ativos e passivos são marcados a mercado e refletem uma condição de patrimonio liquido mais realista. É necessario uma avaliação mais criteriosa em relação a empresas que podem possuir ativos depreciados influenciando no valor deste indicador.

29 minutes ago, Wenner Luiz Santana Nunes disse:

4 - MARGEM LÍQUIDA

 

MOSTRA A RELAÇÃO ENTRE O QUANTO SE VENDE E O QUANTO SE LUCRA

 

M = lucro líquido/ receita líquida .

 

 

Empresa boas margens líquidas são as que tem mais de 10% de margem líquida.

Empresas do setor que possuem pouca margem líquida também podem se valorizar. (Exceções). Comparar empresas do mesmo setor.

A margem liquida é um importante indicador para o investidor avaliar o seu retorno frente ao investimento. Contudo merece atenção o resultado financeiro da empresa, para poder quantificar o quanto do LL provem de operações financeiras.

Para uma avaliação de como anda a operação da empresa, a margem operacional seria mais indicada, já que é desconsiderado o resultado financeiro

É interessante tambem avaliar o setor. Alguns setores apresentam uma margem liquida apertada para servir como barreira de entrada para novos concorrentes.

33 minutes ago, Wenner Luiz Santana Nunes disse:

5 - DB / PL

 Dívida bruta / patrimônio líquido.

 

Empresas com DB/PL > 1 ou DB/PL > 100% têm valor em dívidas maior do que o que vale própria empresa .

 

Focar em empresas com DB/PL < 0,5 /50%.

 

Exceções : setor elétrico aceitável até 3.

A mesma observação que fiz acima sobre o patrimonio liquido pode ser aplicado aqui. Eu particularmente prefiro utilizar o indicador divida liquida / ebitda ja que consideramos um potencial gerador de caixa que seria o ebitda e a divida ja descontando o valor de caixa.

59 minutes ago, Wenner Luiz Santana Nunes disse:

6 - ROE ou RPL = retorno sobre o patrimônio líquido.

 

ROE = LUCRO LÍQUIDO / PATRIMÔNIO LÍQUIDO

 

QUANTO MAIOR O ROE, MELHOR A AÇÃO.

EMPRESAS COM ROE MAIS 10% JÁ SÃO CONSIDERADAS BOAS.

Quanto maior o ROE maior a eficiencia em gerar retorno para o acionista. Veja que um ROE alto pode ser derivado ou de um lucro liquido alto, ou da empresa pagar altos dividendos, raspando o patrimonio liquido e aumentando o ROE

1 hour ago, Wenner Luiz Santana Nunes disse:

7- EV / EBIT

 

MOSTRA RESULTADO OPERACIONAL DA EMPRESA, 

 

QUANTO MENOR RELAÇÃO DE EV SOBRE EBIT MELHOR É A EMPRESA.

 

MENOR EV/EBIT MELHOR A EMPRESA

O EV/EBIT ou EV/EBITDA estabelece a mesma metrica do que o P/L. Contudo o P/L é voltado para uma analise aos olhos do acionista. Ja o EV/EBITDA reflete o potencial de retorno para o acionista e para o credor

1 hour ago, Wenner Luiz Santana Nunes disse:

9 - Payout - quantidade do lucro repassado em forma de dividendo, quanto maior layout melhor. OBS: TER ATENÇÃO NA ALAVANCAGEM E NO CAIXA ENVOLVIDO ACIMA DE 100%.

Nem sempre um payout alto é bom e um payout baixo é ruim ou vice e versa. Um payout alto pode refletir uma empresa que esta drenando caixa somente para atender os desejos dos acionistas, mas tambem pode ter muito lucro acumulado e realizar a sua distribuição em um exercicio.

Uma empresa com payout baixo pode estar tendo pouco lucro para ser distribuido ou pode estar reinvestindo um percentual maior dos lucros na operação e aumentando o potencial de lucro futuro

No demais parabens pela analise e novamente parabens pelo empenho em relação ao curso. Qualquer duvida poste na comunidade para podermos discutir.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

14 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Wenner Luiz Santana Nunes e parabens pela conclusão do curso. Sei que o topico não é referente a analise de ações, mas achei interessante realizar alguns comentario sobre os indicadores que talvez possa agregar a sua analise.

Quando analisamos o P/L baseado somente no historico, conseguimos ter um panorama passado, mas é importante adicionar informações a respeito do que esperamos para o futuro da empresa, ja que não estamos comprando o passado mas sim os resultados futuros.

Por exemplo, temos 3 empresas a qual no ultimo exercicio terminaram com valor de mercado de 100 e apresentaram lucro de 10. Estas 3 empresas estão com P/L de 10, e voce adquire as 3 por este valor. Contudo no proximo exercicio a empresa 1 manteve o mesmo lucro de 10, a empresa 2 diminuiu o seu lucro para 5 e a empresa 3 aumentou o seu lucro para 20. Veja que como voce adquiriu as 3 empressa pelo valor de mercado de 100 voce comprou a empresa 1 com P/L de 10, a empresa 2 com P/L de 20 e a empresa 3 com P/L de 5.

Sendo assim, alem da analise passada é necessario a dicionar as expectativas de crescimento ou redução de lucro para os proximos exercicio, tomando como base o guidance, as perspectivas do mercado e a estratégia planejada pela empresa

Como voce mesmo citou, os dividendos serão importantes para o investidor que esta usufruindo do seu patrimonio. Para o investidor que esta na fase de construção do patrimonio, uma empresa que não paga dividendos pode reinvestir o lucro na operação da empresa para gerar mais lucro futuro e se tornar com o passar dos anos uma boa pagadora de dividendos.

Eu considero o P/VP ou price/book uma metrica com relevancia maior para empressa do setor financeiro, ja que os seus ativos e passivos são marcados a mercado e refletem uma condição de patrimonio liquido mais realista. É necessario uma avaliação mais criteriosa em relação a empresas que podem possuir ativos depreciados influenciando no valor deste indicador.

A margem liquida é um importante indicador para o investidor avaliar o seu retorno frente ao investimento. Contudo merece atenção o resultado financeiro da empresa, para poder quantificar o quanto do LL provem de operações financeiras.

Para uma avaliação de como anda a operação da empresa, a margem operacional seria mais indicada, já que é desconsiderado o resultado financeiro

É interessante tambem avaliar o setor. Alguns setores apresentam uma margem liquida apertada para servir como barreira de entrada para novos concorrentes.

A mesma observação que fiz acima sobre o patrimonio liquido pode ser aplicado aqui. Eu particularmente prefiro utilizar o indicador divida liquida / ebitda ja que consideramos um potencial gerador de caixa que seria o ebitda e a divida ja descontando o valor de caixa.

Quanto maior o ROE maior a eficiencia em gerar retorno para o acionista. Veja que um ROE alto pode ser derivado ou de um lucro liquido alto, ou da empresa pagar altos dividendos, raspando o patrimonio liquido e aumentando o ROE

O EV/EBIT ou EV/EBITDA estabelece a mesma metrica do que o P/L. Contudo o P/L é voltado para uma analise aos olhos do acionista. Ja o EV/EBITDA reflete o potencial de retorno para o acionista e para o credor

Nem sempre um payout alto é bom e um payout baixo é ruim ou vice e versa. Um payout alto pode refletir uma empresa que esta drenando caixa somente para atender os desejos dos acionistas, mas tambem pode ter muito lucro acumulado e realizar a sua distribuição em um exercicio.

Uma empresa com payout baixo pode estar tendo pouco lucro para ser distribuido ou pode estar reinvestindo um percentual maior dos lucros na operação e aumentando o potencial de lucro futuro

No demais parabens pela analise e novamente parabens pelo empenho em relação ao curso. Qualquer duvida poste na comunidade para podermos discutir.

Eii Adriano bom dia, todos esses pontos eu revi depoia do modulo 4, realmente é muito mais amplo a análise porém eu quis demonstrar que apesar de ser básico me tirou de muita empresa furada sabe, releve pois era iniciante. Ahahahhahahah

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

15 horas atrás, Wenner Luiz Santana Nunes disse:

Bom pessoal primeiramente Boa noite gostaria de compartilhar aqui minha conclusão do curso, eu acabei de ter a certeza que estava no caminho correto. Sei que devo agora fazer alguns ajustes na carteira e meu PIAR estava alinhado com a planilha de controle de aportes que eu já possuía e o perfil de risco meio que bateu quase tudo, no quesito rapidez de conclusão do curso que no caso começou dia 31 deixo claro que estudei com afinco todos tópicos e como meu trabalho é flexível consegui estudar praticamente todos os dias. No mais é isso:  agradeço imensamente ao @raulsena por todo conhecimento e a toda equipe também pelo suporte. Vlw demais o/...e já adianto que com toda certeza me tornarei um UVP pra sempre tmj pessoal.

20240213_203835.jpg

Brabíssimo meu nobre! Já já eu chego lá kkkkkk rotina de Professor é trabalhar até mesmo fora do turno, é foda kkkkkkkkk

12 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

@Wenner Luiz Santana Nunes cara que animal … parabéns mesmo!

Espero que tenha conseguido absorver bem , apesar que tem a comunidade e as lives para dúvidas , e claro pode rever as aulas (aliás módulo 4 quem não teve umas 3 a 4 vezes não fez a AUVP direito hehehe ) é sempre gostoso ver novamente algumas aulas …

agora é partir para prática amigo e vai pra cima … parabéns 

Eu fiz o módulo 3 duas vezes e ainda sinto que deveria fazer mais uma kkkkkkk

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Kenzo Nakagawa disse:

Brabíssimo meu nobre! Já já eu chego lá kkkkkk rotina de Professor é trabalhar até mesmo fora do turno, é foda kkkkkkkkk

Eu fiz o módulo 3 duas vezes e ainda sinto que deveria fazer mais uma kkkkkkk

@Kenzo Nakagawa eu já fui professor no Brasil sei bem como é isso kkkkkkkkkkkkkkk. Eu agora irei aproveitar as lives e afins para revisar o conteúdo, a maioria dos conceitos básicos eu já tinha lido estudo mas o conteúdo do Raul é muito didático sem dúvidas e me esclareceu  muitas coisas.

Editado por Wenner Luiz Santana Nunes
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

54 minutes ago, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

Parabéns @Wenner Luiz Santana Nunes! Finalizou o curso bem rápido mesmo kkkkkkk

Mesmo eu estando de férias, só ontem terminei o módulo 4, fiquei um bom tempo nele... e sei que com o passar dos dias vou precisar revisar com os e-books.

Agora é aplicar o que aprendeu no curso 👏

Eiii boa tarde, sim eu também acredito que tenha finalizado rápido porém agora irei usar esse tempo para revisar e aprofundar ainda mais.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Wenner Luiz Santana Nunes disse:

Eiii boa tarde, sim eu também acredito que tenha finalizado rápido porém agora irei usar esse tempo para revisar e aprofundar ainda mais.

Refazer o cvrso é uma boa pedida.

Agora revendo todos os conceitos já mais familiarizado com o tema, vai fazer diversas peças se encaixarem que talvez tenham focados meio soltas.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 13/02/2024 at 17:52, Wenner Luiz Santana Nunes disse:

Bom pessoal primeiramente Boa noite gostaria de compartilhar aqui minha conclusão do curso, eu acabei de ter a certeza que estava no caminho correto. Sei que devo agora fazer alguns ajustes na carteira e meu PIAR estava alinhado com a planilha de controle de aportes que eu já possuía e o perfil de risco meio que bateu quase tudo, no quesito rapidez de conclusão do curso que no caso começou dia 31 deixo claro que estudei com afinco todos tópicos e como meu trabalho é flexível consegui estudar praticamente todos os dias. No mais é isso:  agradeço imensamente ao @raulsena por todo conhecimento e a toda equipe também pelo suporte. Vlw demais o/...e já adianto que com toda certeza me tornarei um UVP pra sempre tmj pessoal.

20240213_203835.jpg

Parabéns!!! Mais um futuro milionário.

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
  • Você é pobre premium 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Christopher Lund disse:

Boa, parabéns! E eu aqui quebrando a cabeça pra entender renda fixa kkkkk

 

Tenho 22 anos, aprendendo o basico agora ainda! Nesse curso to sentindo muito mais confiança do que eu imaginava que ia ter. Provavelmente essa semana começo já montar minha reserva de emergência oficialmente

 

Sucesso a todos ai, espero em breve estar no nivel de vocês!

É isso irmão, cada um segue no ritmo que consegue acompanhar logo logo você já vai concluir mestre. Tmj e Bona estudos.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...