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Mais um convênio ruim


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50 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Boa tarde, sardinhas!

 

Hoje quero compartilhar com vocês mais um caso relacionado a convênio médico. Mais em específico de uma consulta na data ontem o qual fui levar resultados de exames da minha mãe para um infectologista avaliar bem como outros eventos.

Dando um breve contexto:

Minha mãe já teve quadros de infecções desde uma intestinal que se tornou generalizada na época até uma mais recente em sua cirugia na coluna. Atualmente devido a uma série de fatores ela está acamada e com fortes dores nas pernas (dores que geram espasmos agudos onde a coitada até grita e chora de dor) além de estar com as pernas atrofiadas. Inclusive recentemente abriu uma feria ao lado joelho por conta de pressão que um joelho faz contra o outro.

Muito bem. O cirurgião dela que pasmem é um médico particular pediu uma série de exames incluindo muito de sangue. Esses exames deram muitas alterações: risco de plaquetose ou outros problemas relacionados ao nível elevadíssimo de plaquetas no sangue, sinais fortes de inflamações sérias mesmo que não visíveis na pele, infecção urinária e anemia a ponto de um futuro muito próximo necessitar até de transfusão sanguínea.

Com os exames prontos, ontem levei ao infectologista o qual havia marcado pelo nosso convênio. Rapaz, nunca saí tão puto de algum lugar na minha vida.

O cidadão que me atendeu não falou nada da anemia, não falou nada da infecção urinária, só ressaltou que ela tinha as tais inflamações e ficar de olho nas plaquetas elevadas. E continua. Me disse que não dava para chegar a melhores diagnósticos por não estar vendo ela.

Respirei fundo, expliquei sobre as dificuldades dela incluindo que minha casa tem escadas. Entendo o lado dele de ver o paciente que pode ajudar mas ontem ela mal saia da cama. Não consigo fazer milagres ainda. Enfim, explicando a situação sobre as dificuldades dela até comentei sobre a ferida para demonstrar a gravidade dessa atrofia. Ele me perguntou da ferida e eu detalhei tudo no último.

Aí que veio o diagnóstico do médico. As alterações nos exames dela não poderiam ser bem avaliadas pois essa ferida poderia estar interferindo nos resultados.

Porém vamos a uma pequena lógica. Os exames de sangue que ela fez em novembro do ano passado já estavam com alterações importantes. A ferida na perna surgiu não tem um mês.

Acho que não precisa ser muito inteligente para chegar uma conclusão sobre a tal ferida e os exames.

 

Hoje por sorte eu já tinha consulta com o cirurgião dela o qual levei os exames.

Atendimento muito melhor por sinal. Inclusive saí de lá com um antibiótico para pelo menos tratar a infecção urinária e também mais pedidos de exames para se avaliar possíveis infecções dado o histórico dela a fins de se ter um diagnóstico plausível. Também fui orientado para procurar outros médicos que podem ajudar como, por exemplo, um hematologista para avaliar a questão das plaquetas e da anemia.

 

Esse papo todo de infecção me preocupa.

Em outubro de 2023 minha mãe também ficou internada por conta de uma infecção. Era uma infecção intestinal e se tornou generalizada por conta de negligência médica na minha opinião.

Ela apresentou sintomas, levamos no médico até que depois de várias idas identificaram a infecção (sendo que quase levaram ela para a mesa de cirugia para operar pancreatite a um diagnóstico prévio sendo que não se lembraram que minha mãe é cardiopata e não poderia sair assim em cirurgias).

Ela não reagiu bem aos antibióticos (foram muitos) e voltamos ao plantão para saber o que poderíamos fazer pois ela mal conseguiu tomar 2 dias. A médica da ocasião repetiu uma ressonância e viu que a infecção diminuiu um pouco. Ela chegou a conclusão que o pouco que ela tomou já tinha feito o efeito para minar a infecção e o antibiótico poderia ser suspendido.

Não se passaram dois dias e voltei com ela na emergência. "Por sorte" a pressão da minha mãe caiu e a levaram para um atendimento mais urgente. O resultado foi uma internação na UTI pois o remédio não deveria ser suspendido e a infecção se tornou generalizada indo para o sangue resultando na queda de pressão. Por sorte não chegou no coração ou na cabeça. Mais alguns dias e pelo menos ela saiu ilesa dessa.

 

Obviamente aqui viriam os comentários de "paga caro no convênio e somos mal atendidos" e blá blá blá mas é um tipo de reclamação que não resulta em nada. E de fato é caro. Só o dela está em 700 e pouco.

Mas as negligências e a forma de funcionamento no grito por lá enche muito a porra do saco. Dada a situação da minha mãe, é possível imaginar que ela apenas transite em cadeira de rodas. Porém a coitadinha mal consegue 20mins, meia hora sentada. Ir para um PA com dores agudas e esperar mais de uma hora para algo acontecer é complicado.

Um médico que deveria ser especialista em infecção e não dar bola para o mesmo, sem comentários.

Casos de dores agudas e nenhum médico abraçar o problema para tentar a raiz e uma solução, para eles devem ser fácil evitar pois não é um familiar dos mesmos que está sofrendo e não são eles que correm o dia inteiro com essas coisas e não dormem a noite por ter uma pessoa ao lado que também não dorme por causa de dores.

 

Não sei se estou sendo muito azarado ou se de fato o convênio está complicado, mas fica minha nota de repúdio ao convênio da Sobam (salvo engano atualmente administrado pela Amil) que está com um serviço beirando o precário.

Um desabafo e também amis registro sobre problemas de convênio inclusive já até comentados pelo @Raul Sena.

 

Espero que ninguém aqui nunca passe por algo assim pois ter cabeça pra suportar isso é difícil.

Eu não sou o melhor profissional na área em que atuo e que sou formado e como também trabalho com o público, me esforço para muito bem atendê-los e dentro daquilo que já aprendi de maneira que não sei se meu comentário será "justo", mas a quantidade de maus profissionais que existem, em todas as profissões, me assusta. Digo de pessoas que exercem a profissão de qualquer maneira, sem zelo, sem esgotar as possibilidades, sem profissionalismo...

Creio que isso se torna pior nessas profissões que  envolvem o atendimento de pessoas em situações de saúde, como no caso relatado acima pelo nosso amigo @Edison Luis Paulini.

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Li todo seu relato @Edison Luis Paulinie fico muito triste em saber das condições sérias de sua mãe, certamente não eh uma situação fácil para ninguém e admiro a resiliencia com a qual vem administrando a situação, estou na torcida para que tudo melhore dentro em breve.

Sobre planos de saúde, de fato são lamentáveis um pior que o outro, muitos não oferecem assistência alguma e quando oferecem os profissionais credenciados no mesmo são muito displicentes e não estão nem um pouco preocupados de fato com o problema que nos afeta, apenas querem que vc saia logo da sala para poderem chamar o próximo, sem dar atenção nenhuma aos por menores da situação... 

Não digo que todos os profissionais são ruins, mas grande parte ou são inexperientes ou então de fato não estão comprometidos, e eh triste ver que cada vez mais essa situação só aumenta ao invés de diminuir.

Editado por Fabiano Gomes
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11 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Boa tarde, sardinhas!

 

Hoje quero compartilhar com vocês mais um caso relacionado a convênio médico. Mais em específico de uma consulta na data ontem o qual fui levar resultados de exames da minha mãe para um infectologista avaliar bem como outros eventos.

Dando um breve contexto:

Minha mãe já teve quadros de infecções desde uma intestinal que se tornou generalizada na época até uma mais recente em sua cirugia na coluna. Atualmente devido a uma série de fatores ela está acamada e com fortes dores nas pernas (dores que geram espasmos agudos onde a coitada até grita e chora de dor) além de estar com as pernas atrofiadas. Inclusive recentemente abriu uma feria ao lado joelho por conta de pressão que um joelho faz contra o outro.

Muito bem. O cirurgião dela que pasmem é um médico particular pediu uma série de exames incluindo muito de sangue. Esses exames deram muitas alterações: risco de plaquetose ou outros problemas relacionados ao nível elevadíssimo de plaquetas no sangue, sinais fortes de inflamações sérias mesmo que não visíveis na pele, infecção urinária e anemia a ponto de um futuro muito próximo necessitar até de transfusão sanguínea.

Com os exames prontos, ontem levei ao infectologista o qual havia marcado pelo nosso convênio. Rapaz, nunca saí tão puto de algum lugar na minha vida.

O cidadão que me atendeu não falou nada da anemia, não falou nada da infecção urinária, só ressaltou que ela tinha as tais inflamações e ficar de olho nas plaquetas elevadas. E continua. Me disse que não dava para chegar a melhores diagnósticos por não estar vendo ela.

Respirei fundo, expliquei sobre as dificuldades dela incluindo que minha casa tem escadas. Entendo o lado dele de ver o paciente que pode ajudar mas ontem ela mal saia da cama. Não consigo fazer milagres ainda. Enfim, explicando a situação sobre as dificuldades dela até comentei sobre a ferida para demonstrar a gravidade dessa atrofia. Ele me perguntou da ferida e eu detalhei tudo no último.

Aí que veio o diagnóstico do médico. As alterações nos exames dela não poderiam ser bem avaliadas pois essa ferida poderia estar interferindo nos resultados.

Porém vamos a uma pequena lógica. Os exames de sangue que ela fez em novembro do ano passado já estavam com alterações importantes. A ferida na perna surgiu não tem um mês.

Acho que não precisa ser muito inteligente para chegar uma conclusão sobre a tal ferida e os exames.

 

Hoje por sorte eu já tinha consulta com o cirurgião dela o qual levei os exames.

Atendimento muito melhor por sinal. Inclusive saí de lá com um antibiótico para pelo menos tratar a infecção urinária e também mais pedidos de exames para se avaliar possíveis infecções dado o histórico dela a fins de se ter um diagnóstico plausível. Também fui orientado para procurar outros médicos que podem ajudar como, por exemplo, um hematologista para avaliar a questão das plaquetas e da anemia.

 

Esse papo todo de infecção me preocupa.

Em outubro de 2023 minha mãe também ficou internada por conta de uma infecção. Era uma infecção intestinal e se tornou generalizada por conta de negligência médica na minha opinião.

Ela apresentou sintomas, levamos no médico até que depois de várias idas identificaram a infecção (sendo que quase levaram ela para a mesa de cirugia para operar pancreatite a um diagnóstico prévio sendo que não se lembraram que minha mãe é cardiopata e não poderia sair assim em cirurgias).

Ela não reagiu bem aos antibióticos (foram muitos) e voltamos ao plantão para saber o que poderíamos fazer pois ela mal conseguiu tomar 2 dias. A médica da ocasião repetiu uma ressonância e viu que a infecção diminuiu um pouco. Ela chegou a conclusão que o pouco que ela tomou já tinha feito o efeito para minar a infecção e o antibiótico poderia ser suspendido.

Não se passaram dois dias e voltei com ela na emergência. "Por sorte" a pressão da minha mãe caiu e a levaram para um atendimento mais urgente. O resultado foi uma internação na UTI pois o remédio não deveria ser suspendido e a infecção se tornou generalizada indo para o sangue resultando na queda de pressão. Por sorte não chegou no coração ou na cabeça. Mais alguns dias e pelo menos ela saiu ilesa dessa.

 

Obviamente aqui viriam os comentários de "paga caro no convênio e somos mal atendidos" e blá blá blá mas é um tipo de reclamação que não resulta em nada. E de fato é caro. Só o dela está em 700 e pouco.

Mas as negligências e a forma de funcionamento no grito por lá enche muito a porra do saco. Dada a situação da minha mãe, é possível imaginar que ela apenas transite em cadeira de rodas. Porém a coitadinha mal consegue 20mins, meia hora sentada. Ir para um PA com dores agudas e esperar mais de uma hora para algo acontecer é complicado.

Um médico que deveria ser especialista em infecção e não dar bola para o mesmo, sem comentários.

Casos de dores agudas e nenhum médico abraçar o problema para tentar a raiz e uma solução, para eles devem ser fácil evitar pois não é um familiar dos mesmos que está sofrendo e não são eles que correm o dia inteiro com essas coisas e não dormem a noite por ter uma pessoa ao lado que também não dorme por causa de dores.

 

Não sei se estou sendo muito azarado ou se de fato o convênio está complicado, mas fica minha nota de repúdio ao convênio da Sobam (salvo engano atualmente administrado pela Amil) que está com um serviço beirando o precário.

Um desabafo e também amis registro sobre problemas de convênio inclusive já até comentados pelo @Raul Sena.

 

Espero que ninguém aqui nunca passe por algo assim pois ter cabeça pra suportar isso é difícil.

Minha mãe teve Unimed a vida inteira (desde que me conheço por gente).

Pouco tempo atrás ela teve câncer. A nossa sorte foi dar conta de pagar tudo que o plano se recusou, enquanto processamos para receber o reembolso.

Ainda assim tivemos gastos com juiz. Ridículo.

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15 horas atrás, Flavio Prado disse:

Porra @Edison Luis Paulini tu é foda mesmo. Tenha certeza que estamos rezando aqui para que tudo fique bem com a tua mãe e contigo.

Como a @Daniele Luiz Vilela falou, registra protocolo na Ouvidoria e com o protocolo abre uma reclamação na ANS. É o mesmo com a ANATEL, as operadoras resolvem literalmente de um dia para o outro.

Com relação a plano de saúde, tenho a impressão que todos os médicos estão como primeiro emprego, tipo primeiro emprego de adolescente em call center. Você marca uma consulta com um, e quando vai voltar depois de meses, pois tudo demora, ele já não está mais lá, vai fazer o retorno com os exames com outro médico, tão ruim quanto o primeiro. A situação está caótica.

No PA lá do hospital eu percebo muito isso, Flavio.

A maioria dos médicos que lá até dem são muito novos. Eles até tem vontade de ajudar, da pra perceber. Mas infelizmente são inexperientes ainda e se perdem bastante.

Quando marcamos consultas tem vários médicos mais experientes. Esse infectologista que comentei aí pelo jeito é véio de guerra. Mas a vontade de trabalhar um pouco faltou  ;/

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13 horas atrás, Rai Nunes Espindola disse:

Minha mãe teve Unimed a vida inteira (desde que me conheço por gente).

Pouco tempo atrás ela teve câncer. A nossa sorte foi dar conta de pagar tudo que o plano se recusou, enquanto processamos para receber o reembolso.

Ainda assim tivemos gastos com juiz. Ridículo.

Caraca, Raí.

Nem mesmo com intermédio da ANS a coisa andou?

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39 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Caraca, Raí.

Nem mesmo com intermédio da ANS a coisa andou?

Tudo tem prazo, demora... A gente tinha pressa.

Esses órgãos reguladores também aplicam multas ridículas para essas empresas. Pra mim eles são mais para atrapalhar a pequena concorrência do que pra ajudar.

Só ver a ANATEL, como você usa no seu exemplo... Só ter um problema com sua conta de celular que você vai ver como as coisas "funcionam".

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Sinto muito pelo o que está passando, @Edison Luis Paulini...

Já passei por situações parecidas. Minha vó tem Alzheimer e ela já está em um estágio avançado, não consegue andar mais, precisa da cadeira de rodas e não consegue comer sozinha, temos que dar banho nela e dar comida. Mesmo assim, quando ela tem alguma consulta, o posto de saúde exige levarmos ela para o médico ver pessoalmente, e não é fácil colocar ela no carro, isso sem falar que o médico nem sequer olha para a cara dela.

O médico da família disse que iria frequentemente lá na casa dela para olhar ela e depois de pouco tempo sumiu...

É triste e muito decepcionante quando vemos esses profissionais se comportarem assim.

Desejo tudo de melhor pra você e sua mãe.

Abraços.

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