Jump to content
  • 0

Como ter uma noção da inflação atual (IPCA)


Bruno Lopes

Pergunta

Fala Galera tudo bem?

Estou com uma dúvida com relação ao contra fluxo com investimentos indexados ao IPCA.

Quando a Selic esta baixa normalmente temos grandes oportunidades para compras de títulos indexados a Selic como por exemplo (140%, 150%). O mesmo vale para quando a Selic está alta quando temos boas oportunidades para os prefixados.

 

Essa mesma lógica (dado meu entendimento) vale para o IPCA, porém eu tenho muita dificuldade de entender em quanto esta o nosso IPCA (inflação), sei que é um valor que é calculado de tempos e não é tão simples de conseguir, como a Selic por exemplo que com uma simples pesquisa no Google eu descubro se esta alta ou baixa.

Dada toda esse contexto, eu tenho muita dificuldade/receio de comprar títulos indexados ao IPCA por não ter 100% de certeza que estou comprando em uma taxa boa, por exemplo no mes passado comprei um com IPCA+7%, mas não consegui consultar ou tentar entender a inflação estimada para ter certeza disso. Alguém sabe alguma forma mais simples de ter alguma referencia quando analiso títulos IPCA?. Se devo considerar a inflação do ultimo ano por exemplo? algum site "mágico" que tenha esses números (acredito que não tenha rs)?

 

Ps: Em resumo acredito que sei aplicar o contra fluxo, mas não tenho informações o suficiente para fazer isso quando se fala do IPCA.

 

Desde já agradeço a força galera, grande abraço!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
4 minutes ago, Bruno Lopes disse:

Fala Galera tudo bem?

Estou com uma dúvida com relação ao contra fluxo com investimentos indexados ao IPCA.

Quando a Selic esta baixa normalmente temos grandes oportunidades para compras de títulos indexados a Selic como por exemplo (140%, 150%). O mesmo vale para quando a Selic está alta quando temos boas oportunidades para os prefixados.

 

Essa mesma lógica (dado meu entendimento) vale para o IPCA, porém eu tenho muita dificuldade de entender em quanto esta o nosso IPCA (inflação), sei que é um valor que é calculado de tempos e não é tão simples de conseguir, como a Selic por exemplo que com uma simples pesquisa no Google eu descubro se esta alta ou baixa.

Dada toda esse contexto, eu tenho muita dificuldade/receio de comprar títulos indexados ao IPCA por não ter 100% de certeza que estou comprando em uma taxa boa, por exemplo no mes passado comprei um com IPCA+7%, mas não consegui consultar ou tentar entender a inflação estimada para ter certeza disso. Alguém sabe alguma forma mais simples de ter alguma referencia quando analiso títulos IPCA?. Se devo considerar a inflação do ultimo ano por exemplo? algum site "mágico" que tenha esses números (acredito que não tenha rs)?

 

Ps: Em resumo acredito que sei aplicar o contra fluxo, mas não tenho informações o suficiente para fazer isso quando se fala do IPCA.

 

Desde já agradeço a força galera, grande abraço!

Bom dia @Bruno Lopes. O IPCA do dia voce consegue acessando a pagina do Banco Central. Neste mesmo site é disponibilizado o relatorio focus que seria uma estimativa do mercado em relação a alguns indicadores dentre ele o IPCA. Vou deixar abaixo os 2 links para consulta. O Flavio posta toda semana o relatorio focus tambem aqui na comunidade

https://www.bcb.gov.br/

https://www.bcb.gov.br/publicacoes/focus

Em relação a saber se um titulo IPCA esta oferecendo uma boa taxa, uma das formas seria considerar que nosso benchmark é de IPCA+8%, então quanto mais proximo deste valor melhor.

Contudo isso não sera possivel em todos os ciclos de mercado. Então parta da premissa do contrafluxo. Com a inflação baixa em patamares que não gera preocupação para os investidores ou para os consumidores, os emissores irão oferecer taxas melhores para aumentar a captação. Este seria um bom momento para a compra dos titulos indexados ao IPCA.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Bruno Lopes disse:

Legal @Adriano Umemuraajudou muito mesmo, não sabia da existencia desses relatórios.

Logo hoje o IPCA dado o ultimo relatório está em 3.8%. Só fiquei com uma dúvida do valor da Selic no relatório que esta como 9% a.a, mas a Selic hoje esta em 11,15%, o valor do relatório seria uma media dos últimos meses?

Os 9% seriam a expectativa para o fim de 2024. Cada coluna estão os valores apresentados como expectativas para os proximos anos

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Bruno Lopes disse:

Legal @Adriano Umemuraajudou muito mesmo, não sabia da existencia desses relatórios.

Logo hoje o IPCA dado o ultimo relatório está em 3.8%. Só fiquei com uma dúvida do valor da Selic no relatório que esta como 9% a.a, mas a Selic hoje esta em 11,15%, o valor do relatório seria uma media dos últimos meses?

@Bruno Lopes já temos o FOCUS desta semana.

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...