Jump to content
  • 0

TODO TÍTULO DO TESOURO DIRETO TEM DE VALER 1000,00 NO VENCIMENTO ???


Tatiana Almeida Cerqueira

Pergunta

Olá, não entendi como TODO título do tesouro direto TEM de valer 1000,00 no vencimento se cada um deles tem rentabilidade diferente!!  Se eu compro 1 título pré fixado de 10% e outro selic +0,01% vou resgatar no vencimento valores diferentes para cada um deles, certo ?  Se todos valessem o mesmo no final, não importaria qual vc iria comprar.

 

Sobre a taxa SELIC : ela é estipulada a cada 45 dias pelo COPOM, certo ? Então porque na aula é dito que ela varia diariamente ??

 

Sobre a venda : se eu vejo que determinado título do tesouro já rendeu o prometido (já passado 2 anos para baixar o IR) e resolvo vender, como vender ESSE título específico se o site não me deixa escolher qual título vender ???

 

 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 minute ago, Tatiana Almeida Cerqueira disse:

Olá, não entendi como TODO título do tesouro direto TEM de valer 1000,00 no vencimento se cada um deles tem rentabilidade diferente!!  Se eu compro 1 título pré fixado de 10% e outro selic +0,01% vou resgatar no vencimento valores diferentes para cada um deles, certo ?  Se todos valessem o mesmo no final, não importaria qual vc iria comprar.

 

Sobre a taxa SELIC : ela é estipulada a cada 45 dias pelo COPOM, certo ? Então porque na aula é dito que ela varia diariamente ??

 

Sobre a venda : se eu vejo que determinado título do tesouro já rendeu o prometido (já passado 2 anos para baixar o IR) e resolvo vender, como vender ESSE título específico se o site não me deixa escolher qual título vender ???

 

 

Boa tarde, Tatiana!

Primeiro vamos entender alguns pontos.

O tesouro Selic não possui a regra de se valer 1000 reais no vencimento.

Apenas os títulos no tesouro prefixado e IPCA que possuem essa regra.

 

Vocês assistiu as aulas de marcação a mercado?

Pergunto pois esse tema é o que irá lhe explicar sobre as variações das taxas que os títulos possuem para se valer R$1000 no vencimento e como podemos nos beneficiar disso com vendas antecipadas dos títulos.

 

A meta Selic é definida a cada 45 dias pelo banco central. Porém diariamente ela é calculada por meio de uma média ponderada de transações realizadas com os títulos do tesouro Selic. Esse cálculo e variação diária chamamos de Selic over.

 

E sobre as vendas, o tesouro possui regra a venda do título mais antigo dentro da categoria escolhida a ser vendida.

Ou seja, se você optar, por exemplo, vender um título de tesouro prefixado, será o mais antigo dos prefixados que você possui que será vendido. Caso você tenha um tesouro Selic ou IPCA mais antigos ainda os mesmos não serão afetados pois você estará vendendo um prefixado.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...