Jump to content
  • 0

TODO TÍTULO DO TESOURO DIRETO TEM DE VALER 1000,00 NO VENCIMENTO ???

Tatiana Almeida Cerqueira

Pergunta

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
1 hour ago, Daniela De Paula Silva disse:

Olá! Boa noite! Eu já vi 3 vezes a aula e já reli esse post da comunidade, mas eu simplesmente travei na questão do título valor R$ 1000,00 no final. Na verdade eu estou confusa se esse valor é um exemplo ou se realmente é um valor real. Pelo menos a parte de valor real e valor nominal eu entendi. Mas realmente estou muito confusa com esse valor: R$ 1000,00. Agradeço a atenção e espero que possam me ajudar, tenho um pouco de dificuldade com números e esse caso acho que estou levando muito na literalidade.

Boa noite!

Vamos tentar na prática, pegando o tesouro prefixado 2027 em que o título hoje tá custando R$ 771,11, oferecendo um taxa de 12,77%aa, o vencimento desse título é em 01/01/2027.

Você comprou hoje 27/10/2024 por 771,11 reais.

Aplicando a taxa de 12,77%aa sobre 771,11 em 27/10/2025 você teria 771,11+98,47= R$ 869,58.

Agora aplicando a taxa de 12,77%aa sobre 869,58 em 27/10/2026 você teria 869,58+111,28= R$ 980,58

Agora aplicando a taxa de 12,77%aa sobre 980,58 em 27/10/2027 você teria 980,58+125,22 (só que o título vence em 01/01/2027  e não em 27/10/2027, então não podemos somar 125,22 temos que ajustar esse valor para dois meses e não 12 meses, fazendo isso seria 125,22*16,6%=20,78), ou seja, na data de vencimento 01/01/2027 você teria 980,58+20,78= R$ 1001,36. Passou 1,36 reias porque considerei que falta exatamente dois meses para acabar o ano, mas falta esse quatro dias de outubro que não levei em consideração,mas você pode ver que no vencimento do seu título está valendo aproximadamente 1000 Reais.

Dessa forma é que acontece a marcação a mercado, pq quando a taxa de juros diminui para seu título valer mil reais no vencimento,ele precisa custar mais caro e aí abre a oportunidade de liquidar o título antes da data de vencimento com lucros.

Espero que tenha elucidado sua dúvida.

Screenshot_20241026-235823.png

• Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar

• 0
On 28/02/2024 at 14:11, Flavio Prado disse:

@Tatiana Almeida Cerqueira complementando o @Edison Luis Paulini, temos como base 3 tipos de títulos, conforme abaixo:

- Tesouro Selic: simplificando, ele rende a Selic determinada na reunião do COPOM que acontece a cada 45 dias, no entanto diariamente o Governo determina um ágio/deságio a ser aplicado a este título e isto é conforme a expectativa do Mercado, a necessidade do Governo de captar ou não mais dinheiro entre outras questões que podem influenciar neste ágio/deságio diário. Este percentual é muito baixo e varia muito pouco diariamente, então a marcação a mercado é insignificante.

- Tesouro Prefixado (com ou sem cupom semestral): a rentabilidade varia diariamente pelos mesmos motivos que influenciam o ágio/deságio do Tesouro Selic. Este título, apesar de ser de renda fixa, varia bastante, porém são movimentos relativamente lentos, porém uma tendência de queda pode reverter de um dia para o outro, e o inverso também, no entanto a mudando de sentido é rápida, mas a rentabilidade varia lentamente. É uma boa opção de marcação a mercado e quanto mais longo o vencimento, maior será a varia do preço, tanto para cima, quanto para baixo. De qualquer maneira, se esperar até o vencimento, você receberá exatamente a taxa contratada na compra e o valor será de R$1mil, por este motivo o valor de 1 título vai custar sempre menos que R$1mil e da data de compra até o vencimento ele nunca vai valer mais que R$1mil, pois se valesse, simplesmente todos os investidores venderiam antecipadamente e o Governo estaria lascado para pagar todos rsrsrs

- Tesouro IPCA+ (com ou sem cupom semestral, RENDA+ e EDUCA+): é tudo igual ao Tesouro Prefixado, no entanto o título valerá no vencimento R$1mil + o IPCA do período, por este motivo que ele já vale mais de R$1mil para comprar agora, pois ele vale R$1mil com o IPCA até o dia da compra. O que ocorre é que quando você compra, você trava a rentabilidade fixa (o percentual que vem depois do "+". A variação desta parte prefixada sofre variação diária pelos mesmo motivos do Tesouro Prefixado. Ele também é uma boa opção para marcação a mercado e também quanto mais longe o vencimento melhor.

Adendo: no caso do RENDA+ e do EDUCA+ eles têm outra forma de funcionamento. Eles foram criados como sendo um tipo de previdência que chegando no vencimento você recebe o valor aportado corrigido em 240 parcelas e 60 parcelas, respectivamente. No entanto, você pode vendê-los antes do vencimento e vão funcionar com a mesma dinâmica de marcação a mercado dos demais tipos de Tesouro Direto.

Cada tipo de Tesouro Direto ofertado tem um vencimento diferente. Quando aportamos várias vezes e compramos várias vezes os vários vencimentos o Tesouro Direto vai separar as compras por vencimento e dentro vai separar por data de compra. Vamos supor que você tenha várias compras de Tesouro Selic 2029, várias compras de Tesouro Pré 2035 e várias compras de Tesouro IPCA+ 2045. E você decide vender parte do Tesouro Pré. O Tesouro direto vai resgatar somente das compras de Tesouro Pré 2035 da compra mais antiga para a mais recente. Por este motivo que falamos que não escolhemos qual compra iremos resgatar.

Espero ter ajudado.

Olá! Boa noite! Eu já vi 3 vezes a aula e já reli esse post da comunidade, mas eu simplesmente travei na questão do título valor R$ 1000,00 no final. Na verdade eu estou confusa se esse valor é um exemplo ou se realmente é um valor real. Pelo menos a parte de valor real e valor nominal eu entendi. Mas realmente estou muito confusa com esse valor: R$ 1000,00. Agradeço a atenção e espero que possam me ajudar, tenho um pouco de dificuldade com números e esse caso acho que estou levando muito na literalidade.

Editado por Daniela De Paula Silva
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
5 horas atrás, Jaimson Bispo disse:

Boa noite!

Vamos tentar na prática, pegando o tesouro prefixado 2027 em que o título hoje tá custando R$ 771,11, oferecendo um taxa de 12,77%aa, o vencimento desse título é em 01/01/2027.

Você comprou hoje 27/10/2024 por 771,11 reais.

Aplicando a taxa de 12,77%aa sobre 771,11 em 27/10/2025 você teria 771,11+98,47= R$ 869,58.

Agora aplicando a taxa de 12,77%aa sobre 869,58 em 27/10/2026 você teria 869,58+111,28= R$ 980,58

Agora aplicando a taxa de 12,77%aa sobre 980,58 em 27/10/2027 você teria 980,58+125,22 (só que o título vence em 01/01/2027  e não em 27/10/2027, então não podemos somar 125,22 temos que ajustar esse valor para dois meses e não 12 meses, fazendo isso seria 125,22*16,6%=20,78), ou seja, na data de vencimento 01/01/2027 você teria 980,58+20,78= R$ 1001,36. Passou 1,36 reias porque considerei que falta exatamente dois meses para acabar o ano, mas falta esse quatro dias de outubro que não levei em consideração,mas você pode ver que no vencimento do seu título está valendo aproximadamente 1000 Reais.

Dessa forma é que acontece a marcação a mercado, pq quando a taxa de juros diminui para seu título valer mil reais no vencimento,ele precisa custar mais caro e aí abre a oportunidade de liquidar o título antes da data de vencimento com lucros.

Espero que tenha elucidado sua dúvida.

Screenshot_20241026-235823.png

Muito show a sua explicação !!!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, Daniela De Paula Silva disse:

Bom dia, @Daniela De Paula Silva !

O valor de R$1.000 é o valor bruto que todo título do tesouro prefixado vai valer no vencimento. Ou seja, se você compra um título prefixado a R$600, no seu vencimento ele vai valer exatamente R$1.000. Isso serve para ajudar a projetar qual a taxa que o título precisará ter na contratação para que ele valha exatamente os R$1.000 o que facilita muito na hora da compra em saber qual será a taxa recebida levando o título até o vencimento bem como ajuda a recalcular as taxas e valores do título com relação a marcação a mercado.

Mas por que exatamente R$1.000 e não outro valor? Essa é uma pergunta comum que fazemos.

É um consenso do programa do tesouro lá atrás quando criaram o título, chegaram a conclusão que este valor de vencimento é um valor que facilita e ajuda na visualização como explicado acima.

Agora veja que essa regra é do tesouro prefixado.

O tesouro IPCA+ em teoria também irá valer R$1.000 no vencimento. Só que estes R$ 1.000 do tesouro IPCA+ são corrigidos pela inflação. Quando este tipo de título foi criado lá atrás em meados de julho de 2000, imagine que de lá para cá ele vem sendo corrigido pela inflação. Por isso causa confusão quando vemos que hoje o valor de compra de um título IPCA+ já supera os R$3.000.

Espero que tenha ficado claro!

E se ainda ficou com dúvida em algum ponto, não deixe de perguntar para podermos tentar ajudar!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...