Jump to content
  • 0

Custódia, diversificação e contrafluxo


Pergunta

Bom dia, pessoal! Tudo bem? 

Eu ainda não invisto em renda fixa além do Tesouro Selic e Tesouro IPCA+.

Gostaria de saber, de quem investe, como a custódia aparece na corretora. Qual dos três modos a seguir:

1- Separado por instituição bancária,

2- Separado por tipo de indexador (CDI, IPCA e Prefixado) ou

3- Tudo junto e misturado e nós temos que separar as somas para constar o aposição atual na hora de rebalancear?

 

Como vocês fazem pra diversificar nesse caso? Colocam como se fosse uma soma total e vão aportando na RENDA FIXA TOTAL conforme o diagrama do cerrado e o contrafluxo do momento?

 

Outra dúvida:

Na aula de contrafluxo, menciona q temos que buscar o indexador de acordo com o que está oferendo melhor oportunidade de preço. Ex: com Selic a 2%, são ofertados melhores titulos indexados ao CDI; com a inflação baixa, são ofertados melhores titulos IPCA+ e com a Selic alta são ofertados melhores titulos prefixados.

Gostaria de saber se algum dos colegas tem um histórico desses titulos nas diferentes ocasiões de mercado. Ex: quando a Selic chegou abaixo de 5%, havia títulos sendo oferecidos por 150% do CDi, por exemplo?

 

Atualmente noto que há titulos a 130% do CDI, mesmo com a selic alta. 

 

Obrigado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Bom dia, Fábio!

32 minutes ago, Fábio Rogério Coqueiro disse:

Gostaria de saber, de quem investe, como a custódia aparece na corretora. Qual dos três modos a seguir:

Se você se refere a AUVP investimentos a separação é feita por título comprado dentro de suas categorias (tesouro direto e renda fixa):

Screenshot_20240303-115428-179.png.2b646c85f7b7ed6c4a7b4c3ba3ba1688.pngScreenshot_20240303-115428-179.png.2b646c85f7b7ed6c4a7b4c3ba3ba1688.png

 

Agora se você refere a ferramenta da carteira onde controlamos nossos ativos e fazemos as simulações de aportes, você pode optar por como fazer a inserção dos títulos de renda fixa.

Há quem faça agrupado para facilitar a gestão e há quem separe título por título. Dá mais trabalho porém o controle é mais detalhado (eu inclusive faço dessa forma).

 

36 minutes ago, Fábio Rogério Coqueiro disse:

Como vocês fazem pra diversificar nesse caso? Colocam como se fosse uma soma total e vão aportando na RENDA FIXA TOTAL conforme o diagrama do cerrado e o contrafluxo do momento?

Como os meus títulos de renda fixa são separados, na sugestão do aporte quando tem renda fixa eu faço o seguinte: somo todos os valores dessa categoria e procuro pelo contrafluxo algum título que seja interessante para aportar o valor sugerido.

 

39 minutes ago, Fábio Rogério Coqueiro disse:

Na aula de contrafluxo, menciona q temos que buscar o indexador de acordo com o que está oferendo melhor oportunidade de preço. Ex: com Selic a 2%, são ofertados melhores titulos indexados ao CDI; com a inflação baixa, são ofertados melhores titulos IPCA+ e com a Selic alta são ofertados melhores titulos prefixados.

Gostaria de saber se algum dos colegas tem um histórico desses titulos nas diferentes ocasiões de mercado. Ex: quando a Selic chegou abaixo de 5%, havia títulos sendo oferecidos por 150% do CDi, por exemplo?

Eu não possuo histórico como comentou.

O que tenho foram boas oportunidades de IPCA na casa dos 7% (foi o que consegui quando aprendi de fato sobre o contrafluxo) onde peguei a xepa da janela de títulos IPCA e uns prefixados de 14% enquanto a Selic começava a desenhar sua linha de queda.

Não é possível afirmar de fato quais serão as taxas oferecidas. Apenas seguindo seu exemplo, não é uma regra que chegando uma Selic a 5 aparecerão títulos 150% (sei que foi um exemplo hipotético).

Na minha opinião é necessário acompanhar o mercado e ver como andam os "sentimentos" dele para que as taxas sejam melhores oferecidas e também de acordo com a oferta e demanda: quanto mais os investidores estão fugindo de certos títulos, mais as taxas aumentarão.

 

Espero que ajude!

Screenshot_20240303-115224-423.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Edison Luis Paulini, poxa!! Muito obrigado! Eu fiz uma análise de histórico de titulos do TD prefixado e IPCA+. Coloquei os dados numa planilha do Excel e obtive as seguintes médias:

IPCA+ 5,4% aa

Prefix 11,5% aa

Investindo acima desses valores, estarei acima da média histórica. Massss passado não garante futuro.. isso é so uma media. Pra IPCA mesmo, invisto sempre, independente do valor, mas pra prefixado so invisto em Tesouro acima de 11,50%.

 

Ai, a partir dessas medias, montei meu contrafluxo que ficou assim:

 

Pra CDB's e LC's (Prêmio de risco 30% a partir do TD, ou seja, varia de acordo com o valor do titulo do governo, nesses exemplos foram IPCA+ 5,40% + 30%  /   PRefixado 11,50% + 30%) - Pra desconto do IR (isento), considerei uma taxa média de tempo de imposto entre 22,5% e 15% = 18,75%

image.png.5173f65012df243b1399f0fa2da32362.png

 

Pra Debentures e CR's (Prêmio de risco de 40% a partir do TD, ou seja, varia de acordo com o valor do titulo do governo, nesses exemplos foram IPCA+ 5,40% + 40%  /   PRefixado 11,50% + 40%)

image.png.d2a3e360b783f1986d0c859f21d6c781.png

 

Minha dúvida que vc sanou bem, seria se eu somaria os valores investidos e ia investindo conforme contrafluxo. Farei isso tambem. Penso q fica mais fácil. Eu tinha separado por indexador, mas da muito trabalho procurar e somar um por um.. No fim, é so ir reequilibrando a carteira de acordo com o valor e titulos com melhor oportunidade, ou seja, vou apenas analisando quais indexadores faltam e tento ir completando com eles.

 

Obrigado!

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
47 minutes ago, Fábio Rogério Coqueiro disse:

Minha dúvida que vc sanou bem, seria se eu somaria os valores investidos e ia investindo conforme contrafluxo. Farei isso tambem. Penso q fica mais fácil. Eu tinha separado por indexador, mas da muito trabalho procurar e somar um por um.. No fim, é so ir reequilibrando a carteira de acordo com o valor e titulos com melhor oportunidade, ou seja, vou apenas analisando quais indexadores faltam e tento ir completando com eles.

Dentro da carteira por aqui temos que faz das suas formas: fazendo algum tipo de junção e quem separa.

A junção facilita bastante na administração da carteira. É mais fácil para atualizar valores, ver de forma um pouco mais enxuta a sugestão de valores de aporte para renda fixa com base em notas e também deixa a carteira mais limpa.

Já no detalhado obviamente o trabalho de administração é bem maior pois podemos ter diversos títulos para atualizar valores.

Em contrapartida eu acho que fica mais fácil na hora de uma declaração de imposto de renda bem como de controlar vencimentos de títulos para um eventual giro da carteira.

 

Vale pensar no que você acha que consiga se enquadrar melhor.

 

Fico contente em ter ajudado e qualquer coisa é só falar!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...