Jump to content
  • 0

TITULO SECUNDÁRIO


Helder Vilard Dias

Pergunta

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
14 minutes ago, Helder Vilard Dias disse:

Bom dia a todos,

Estava dando uma olhada na renda fixa da UVP Investimentos e vi que em alguns títulos tem uma classificação como título secundário, conseguem me explicar o que significa? 

Bom dia, Helder!

Títulos secundários nada mais são do títulos sendo vendidos por outros investidores que não querem levar o mesmo até o vencimento.

Quando um investidor por algum motivo quer se desfazer de seu título antes do vencimento, ele comunica sua decisão a sua corretora e ela a coloca para venda após avaliar se existe liquidez para o mesmo bem como cobrar taxas para realizar a operação.

O título então fica disponível no mercado para que outros investidores possam comprar o título se os interessar e marcado como título secundário para você apenas saber que está adquirindo um título de outro investidor e não diretamente do próprio emissor.

Na minha opinião nada muda. Se você olhar esse título secundário e for um título que lhe atraia e seja coerente com seu aporte no momento, não vejo problemas em se adquirir.

 

Espero que tenha ficado claro!

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 minutes ago, Helder Vilard Dias disse:

Sim Edison, ajudou bastante.

Então seria certo dizer que esse titulo é de uma pessoa que fez marcação a mercado?

Que essa foi uma duvida que fiquei na aula, quem que compra o nosso titulo quando realizamos marcação a mercado.

Não dá para saber o motivo ao certo mas a marcação pode ser sim o motivo em alguns casos.

Pode ser também que a pessoa tenha tido alguma emergência e precisou liquidar algum valor.

Ou a pessoa vendendo pode ser doida também  😅

Ela vê a bolsa subindo e acha que é hora de aplicar nela então se desfaz de títulos para poder realocar o dinheiro. Sabemos que não é uma decisão sábia mas vai que...

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Não dá para saber o motivo ao certo mas a marcação pode ser sim o motivo em alguns casos.

Pode ser também que a pessoa tenha tido alguma emergência e precisou liquidar algum valor.

Ou a pessoa vendendo pode ser doida também  😅

Ela vê a bolsa subindo e acha que é hora de aplicar nela então se desfaz de títulos para poder realocar o dinheiro. Sabemos que não é uma decisão sábia mas vai que...

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
50 minutes ago, Helder Vilard Dias disse:

Sim Edison, ajudou bastante.

Então seria certo dizer que esse titulo é de uma pessoa que fez marcação a mercado?

Que essa foi uma duvida que fiquei na aula, quem que compra o nosso titulo quando realizamos marcação a mercado.

Bom dia @Helder Vilard Dias. Os titulos que são indicados para voce realizar a venda antecipada e ganhar com a marcação a mercado são os titulos do tesouro. Os titulos bancarios podem não ter liquidez ou ser cobrado altas taxas para realizar o resgate antecipadamente

Sendo assim, nos titulos do tesouro é possivel o processo ja que todos os titulos possuem liquidez diaria devido a garantia de recompra do tesouro nacional. Neste caso então, quem recompra o seu titulo é o proprio tesouro

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Tenho uma dúvida relacionada ao tema, acho que seria interessante adicionar aqui ao invés de criar um tópico:

Caso existe um CBD vendido para alguém em 2021 com vencimento em 2024, logo, alíquota mínima de IR no vencimento, e alguém compre esse título secundário no mercado em 2023, a tabela regressiva do IR continua, ou o cálculo continua considerando como data inicial 2021?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, Murillo Bertolini disse:

Tenho uma dúvida relacionada ao tema, acho que seria interessante adicionar aqui ao invés de criar um tópico:

Caso existe um CBD vendido para alguém em 2021 com vencimento em 2024, logo, alíquota mínima de IR no vencimento, e alguém compre esse título secundário no mercado em 2023, a tabela regressiva do IR continua, ou o cálculo continua considerando como data inicial 2021?

Bom dia @Murillo Bertolini. Considera como data inicial a data da compra no secundario, ou seja, em 2023. Alem disso, a pessoa que resgatou antecipadamente ja pagou o IR referente ao periodo de aplicação.

  • Brabo 2
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
35 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Helder Vilard Dias. Os titulos que são indicados para voce realizar a venda antecipada e ganhar com a marcação a mercado são os titulos do tesouro. Os titulos bancarios podem não ter liquidez ou ser cobrado altas taxas para realizar o resgate antecipadamente

Sendo assim, nos titulos do tesouro é possivel o processo ja que todos os titulos possuem liquidez diaria devido a garantia de recompra do tesouro nacional. Neste caso então, quem recompra o seu titulo é o proprio tesouro

Show, então o correto é fazer a marcação a mercado em cima do tesouro direto pela maior liquidez e pagamento imediato pelo tesouro, já os CDB's tem um risco maior e talvez um retorno menor.

Só para eu ter uma exemplificação se eu entendi da forma correta, hoje o tesouro prefixado 2027 está 9,94% e a tendência dela pelo que esta acontecendo é de queda junto a selic, então não consigo fazer a marcação a mercado pois entendesse que os próximos meses teremos valores abaixo de 9,94% então nossa rentabilidade é maior.

Já se estivéssemos em um cenário em que a tendência é aumentar depois de alguns anos tivesse uns 13% por exemplo, eu conseguiria pegar esse valor reajustado fazendo a marcação a mercado?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
39 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Murillo Bertolini. Considera como data inicial a data da compra no secundario, ou seja, em 2023. Alem disso, a pessoa que resgatou antecipadamente ja pagou o IR referente ao periodo de aplicação.

Poxa, jurava que tinha arrasado pegando um CBD + 8,5% secudário com vencimento em dezembro hahaha

Fica a lição kkkk

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...