Jump to content
  • 0

IVV é suficiente?


Rafael Yoshio Okabe

Pergunta

Boa galera!

Eu comecei a analisar o cenário internacional, e conversando na comunidade resolvi começar apenas com ETFs, já que não tenho tanto tempo de acompanhar o cenário nacional e internacional. Reassistindo as aulas o Raul até falou sobre a vantagem de ter apenas ETFs.

Mas minha dúvida fica no seguinte, analisei o IVV e vi que tem diversas empresas lá dentro, de diversos setores. Eu estaria errado em aportar apenas em IVV na minha carteira internacional?

Obrigado!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Just now, Rafael Yoshio Okabe disse:

Boa galera!

Eu comecei a analisar o cenário internacional, e conversando na comunidade resolvi começar apenas com ETFs, já que não tenho tanto tempo de acompanhar o cenário nacional e internacional. Reassistindo as aulas o Raul até falou sobre a vantagem de ter apenas ETFs.

Mas minha dúvida fica no seguinte, analisei o IVV e vi que tem diversas empresas lá dentro, de diversos setores. Eu estaria errado em aportar apenas em IVV na minha carteira internacional?

Obrigado!

Bom dia @Rafael Yoshio Okabe. Não estaria errado não 😄

Considerando a diversificação, o IVV seria o apice neste quesito, ja que investe nas 500 maiores empresas dos EUA.

Acredito que o fator a ser considerado é que, investindo desta forma o seu resultado sera atrelado ao indice SP500, que reflete basicamente o mercado americano como um todo. Se é essa mesmo a sua idéia, e esta de acordo com sua estratégia de investimentos, não vejo problema algum em ser realizado desta forma.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 15/03/2024 at 11:21, Rafael Yoshio Okabe disse:

Boa galera!

Eu comecei a analisar o cenário internacional, e conversando na comunidade resolvi começar apenas com ETFs, já que não tenho tanto tempo de acompanhar o cenário nacional e internacional. Reassistindo as aulas o Raul até falou sobre a vantagem de ter apenas ETFs.

Mas minha dúvida fica no seguinte, analisei o IVV e vi que tem diversas empresas lá dentro, de diversos setores. Eu estaria errado em aportar apenas em IVV na minha carteira internacional?

Obrigado!

Oi Rafael, resposta simples e direta, não está errado, pode investir só nele.

Desenvolvendo a resposta. Pelo seu post eu julgo que o raciocínio começou bacana, mas deu uma perdida no final. Você tem que saber o que está investindo, os ETFs geralmente (pelo menos todos que estudei) tem um "tema, ou norte" a seguir, por exemplo o VICE tem a premissa de investir no que vicia as pessoas, álcool, tabaco, comida, bebida, jogos e atividades relacionadas, o URA já busca empresas que mineram o urânio ou produzem materiais nucleares, ou seja, não é escolher um ETF aleatório que vai ser melhor que escolher uma empresa, o ETF é pra você escolher um macro tema e então delegar as micro compras a alguém mais capacitado.

O IVV, tenta replicar o índice S&P 500, já o S&P 500 por sua vez é um índice feito pela agência Standard and Poor de índices e performance, esse índice especifico é feito para refletir a desempenho das 500 maiores empresas nas bolsas de valores dos Estados Unidos de acordo com o market cap, seguindo uma metodologia de pesos de acordo com o tamanho, ou seja, as maiores empresas de acordo com a análise do público. Ele é um índice que reflete muito bem o momento de mercado, por isso pode só investir nele sim.

Se ainda quiser entender melhor o índice, pode ver toda a metodologia do S&P 500 aqui: https://www.spglobal.com/spdji/en/methodology/article/sp-us-indices-methodology/

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 15/03/2024 at 15:26, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Rafael Yoshio Okabe. Não estaria errado não 😄

Considerando a diversificação, o IVV seria o apice neste quesito, ja que investe nas 500 maiores empresas dos EUA.

Acredito que o fator a ser considerado é que, investindo desta forma o seu resultado sera atrelado ao indice SP500, que reflete basicamente o mercado americano como um todo. Se é essa mesmo a sua idéia, e esta de acordo com sua estratégia de investimentos, não vejo problema algum em ser realizado desta forma.

Apenas para contribuir...Apesar de eu preferir uma alocação mais global, tipo 50/50 US e Ex-US, ainda tem o ponto que aprox. 30% total do de receitas do S&P500 vem de fora dos EUA, então ainda que a pessoa goste de manter apenas no IVV, ainda sim estará bem diversificado globalmente.

image.png.ee1468768af30548b6f7d6d6c560c362.png

(research-the-impact-of-the-global-economy-on-the-sp-500.pdf (spglobal.com))

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 minutes ago, Marlon De Sena disse:

Apenas para contribuir...Apesar de eu preferir uma alocação mais global, tipo 50/50 US e Ex-US, ainda tem o ponto que aprox. 30% total do de receitas do S&P500 vem de fora dos EUA, então ainda que a pessoa goste de manter apenas no IVV, ainda sim estará bem diversificado globalmente.

image.png.ee1468768af30548b6f7d6d6c560c362.png

(research-the-impact-of-the-global-economy-on-the-sp-500.pdf (spglobal.com))

De onde vem o 1% do Brasil?

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...