Jump to content
  • 0

Comprar Ações Data-Ex


Murillo Bertolini

Pergunta

Boa tarde, pessoal.

Dentro da composição da minha carteira, vou adicionar a WEGE3 no aporte do próximo mês.

No entanto, vi hoje que a empresa anunciou o JCP para acionistas que tenham o papel até o dia 22/03.

Nesse caso, faria sentido usar a reserva de oportunidade para comprar as ações até dia 22 e garantir o JCP pago nesse semestre? Ou devo esperar passar a data e com uma possível queda nas ações (estão em alta) pegar daqui a duas semaas e ficar sem o JCP?

Confesso que não cosegui montar um racioanal claro para verificar a melhor decisão a ser tomada hehe
Poderiam me ajudar? Obrigado!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

13 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
9 minutes ago, Murillo Bertolini disse:

Boa tarde, pessoal.

Dentro da composição da minha carteira, vou adicionar a WEGE3 no aporte do próximo mês.

No entanto, vi hoje que a empresa anunciou o JCP para acionistas que tenham o papel até o dia 22/03.

Nesse caso, faria sentido usar a reserva de oportunidade para comprar as ações até dia 22 e garantir o JCP pago nesse semestre? Ou devo esperar passar a data e com uma possível queda nas ações (estão em alta) pegar daqui a duas semaas e ficar sem o JCP?

Confesso que não cosegui montar um racioanal claro para verificar a melhor decisão a ser tomada hehe
Poderiam me ajudar? Obrigado!

Pensamento bem simples, mas na metodologia da AUVP você investe pra vida, então não faz muita diferença o preço do papel na hora da compra, só seguir o que o diagrama falar. Sobre o JCP, nesse momento ele já está precificado, ou seja, tanto faz você pegar agora ou depois, agora vai estar mais caro sim, mas no dia 25 ela vai estar precificada sem o JCP então vai estar mais barata. Como esse JCP vai ser pago só ao final do ano, não deve ter outro nesse ano, ai se você quiser pode pegar na segunda só pra tirar uma linha do seu IR.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 minutes ago, Murillo Bertolini disse:

Boa tarde, pessoal.

Dentro da composição da minha carteira, vou adicionar a WEGE3 no aporte do próximo mês.

No entanto, vi hoje que a empresa anunciou o JCP para acionistas que tenham o papel até o dia 22/03.

Nesse caso, faria sentido usar a reserva de oportunidade para comprar as ações até dia 22 e garantir o JCP pago nesse semestre? Ou devo esperar passar a data e com uma possível queda nas ações (estão em alta) pegar daqui a duas semaas e ficar sem o JCP?

Confesso que não cosegui montar um racioanal claro para verificar a melhor decisão a ser tomada hehe
Poderiam me ajudar? Obrigado!

Boa tarde, Murilo!

Se você optou por investir na empresa após analisar ela de fato e estar de acordo com seus fundamentos, eu vejo que longo prazo não faria tanta diferença o momento da entrada.

O que é importante frisar é que os preços das ações se reajustam em cima do valor a ser pago. Por exemplo: vamos supor que hoje Weg esteja sendo negociada a R$40 e ela fez este anúncio de dividendos de R$2 por ação. Na data ex direitos as ações seria negociadas a R$38.

Ou seja, caso o investidor estive pensando em aderir as ações apenas pelos dividendos, isso fica matematicamente inviável.

Como comentei acima, para nós investidores de longo prazo eu não vejo necessariamente um melhor momento para se entrar desde que você esteja bem fundamentando em aderir como sócio na empresa.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Po pessoal, valeu mesmo! Ficou bem mais claro pra mim agora.

O ideal mesmo deveria ter sido pegar ao preço mais baixo há umas semanas, pra pegar o JCP e não desvalorizar hahaha mas faz parte!

Vou aguardar minha rotina de aportes normal mesmo! 

38 minutes ago, Levy Anesi Py Júnior disse:

Como esse JCP vai ser pago só ao final do ano, não deve ter outro nesse ano, ai se você quiser pode pegar na segunda só pra tirar uma linha do seu IR.

Esse ponto aqui foi CRUCIAL na decisão kkkk

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
23 minutes ago, Murillo Bertolini disse:

O ideal mesmo deveria ter sido pegar ao preço mais baixo há umas semanas, pra pegar o JCP e não desvalorizar hahaha mas faz parte!

Eu até fui olhar pra ver quanto foi o JCP, e foram incríveis R$ 0,057764706 por ação, pode ver nos fatos relevantes deles, sinceramente, não diria que você deu mole e nem que perdeu oportunidade, ideal, no sentido de ser o melhor, sim, seria. Mas ai tem a premissa super batida de quando é o melhor momento pra investir? Se não conhece, eu acho bacana e a resposta é que você já perdeu, era no momento que você nasceu, o segundo melhor momento é agora. Então faz o que você acha mais prático, eu sempre aporto no primeiro dia útil do mês, é quando pago todas as minhas contas, equilibro as minhas contas bancárias, e faço os aportes, muita gente me diz pra fazer dois aportes por mês pra poder pegar o pagamento dos fiis que ocorrem no meio do mês, mas tem vários estudos que mostram que no longo prazo esses "pingados" não vão fazer muita diferença, a diferença mesmo é na frequência, mais importante que você ter pego essa micro valorização é ter feito uma boa análise da ação e acreditar nela, se sua análise foi direita a ação vai continuar crescendo.

Sobre o IR, você provavelmente vai ter que declarar dividendos de outras empresas, então eu compraria logo pra já riscar isso da lista, se preocupa com o IR lá pra dezembro, se ainda não fez com investimentos, ai começa a estudar como fazer, anotar o que vai precisar e em março pega as declarações e faz, nas aulas tem muita coisa e qualquer dúvida só vir na comunidade.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Como já disseram, o valor sempre sai do caixa, então não há problema você “perder” esse momento se você está na fase de aportes, se você não tem interesse em receber valores sem imposto (falando de dividendos). 
Agora, se tem uma coisa que percebi é que muitas vezes as ações se valorizam antes do resultado, daí ela divulga: cai. Só que não tem como advinhar se sempre será assim. Melhor coisa a fazer é seguir a estratégia e praticar o DCA (aportes parciais ao longo do tempo para fracionar os valores investidos)

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 horas atrás, Levy Anesi Py Júnior disse:

Eu até fui olhar pra ver quanto foi o JCP, e foram incríveis R$ 0,057764706 por ação, pode ver nos fatos relevantes deles, sinceramente, não diria que você deu mole e nem que perdeu oportunidade, ideal, no sentido de ser o melhor, sim, seria. Mas ai tem a premissa super batida de quando é o melhor momento pra investir? Se não conhece, eu acho bacana e a resposta é que você já perdeu, era no momento que você nasceu, o segundo melhor momento é agora. Então faz o que você acha mais prático, eu sempre aporto no primeiro dia útil do mês, é quando pago todas as minhas contas, equilibro as minhas contas bancárias, e faço os aportes, muita gente me diz pra fazer dois aportes por mês pra poder pegar o pagamento dos fiis que ocorrem no meio do mês, mas tem vários estudos que mostram que no longo prazo esses "pingados" não vão fazer muita diferença, a diferença mesmo é na frequência, mais importante que você ter pego essa micro valorização é ter feito uma boa análise da ação e acreditar nela, se sua análise foi direita a ação vai continuar crescendo.

Perfeito, também faço assim, quando recebo meu salário, faço a "DRE do mês" para saber quanto posso investir e começo a alocar de acordo com o diagrama. Não sabia dessa estratégia para FII's, mas sinceramete sigo o que é recomendado pelo curso, de que esses mii aportes pouco importam a longo prazo como citou!

16 horas atrás, Levy Anesi Py Júnior disse:

Sobre o IR, você provavelmente vai ter que declarar dividendos de outras empresas, então eu compraria logo pra já riscar isso da lista, se preocupa com o IR lá pra dezembro, se ainda não fez com investimentos, ai começa a estudar como fazer, anotar o que vai precisar e em março pega as declarações e faz, nas aulas tem muita coisa e qualquer dúvida só vir na comunidade.

Sim sim, já declaro dividendos há algum tempo, inclusive já entreguei a minha. No caso de não ter basicamente influência alguma pela queda da ação, uma linha a menos no IR é 3 minutos a menos de dor de cabeça em março de 2025 kkkkk

Valeu pelos comentários!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Evelyn Santos disse:

Como já disseram, o valor sempre sai do caixa, então não há problema você “perder” esse momento se você está na fase de aportes, se você não tem interesse em receber valores sem imposto (falando de dividendos). 
Agora, se tem uma coisa que percebi é que muitas vezes as ações se valorizam antes do resultado, daí ela divulga: cai. Só que não tem como advinhar se sempre será assim. Melhor coisa a fazer é seguir a estratégia e praticar o DCA (aportes parciais ao longo do tempo para fracionar os valores investidos)

Evelyn, já vi muitos comentários, inclusive do Raul em vídeos, sobre essa saída do caixa e logo queda da ação.

Faz sentido pra mim na teoria, mas na prática nunca vi e nem prestei atenção para ver acontecer. O valor exato é descontado da ação automaticamente? Ou isso ocorre pelo próprio mercado, que reestima o valor da ação sem os proventos, o que faz com que o valor caia na mesma proporção da saída dos dividendos/JCP?

Confesso que é uma dúvida que sempre tive, sobre como isso funciona na prática

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
31 minutes ago, Murillo Bertolini disse:

Faz sentido pra mim na teoria, mas na prática nunca vi e nem prestei atenção para ver acontecer. O valor exato é descontado da ação automaticamente? Ou isso ocorre pelo próprio mercado, que reestima o valor da ação sem os proventos, o que faz com que o valor caia na mesma proporção da saída dos dividendos/JCP?

O valor exato é descontado e as ações abrem na bolsa na data ex já com o valor descontado.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Murillo Bertolini disse:

Evelyn, já vi muitos comentários, inclusive do Raul em vídeos, sobre essa saída do caixa e logo queda da ação.

Faz sentido pra mim na teoria, mas na prática nunca vi e nem prestei atenção para ver acontecer. O valor exato é descontado da ação automaticamente? Ou isso ocorre pelo próprio mercado, que reestima o valor da ação sem os proventos, o que faz com que o valor caia na mesma proporção da saída dos dividendos/JCP?

Confesso que é uma dúvida que sempre tive, sobre como isso funciona na prática

Eu já procurei isso em diversos lugares e nunca vi uma resposta que me desse certeza. Já operei nas bolsas dos E.U.A. (NYSE, NASDAQ e ainda tinha AMEX) e lá eu garanto que é manualmente, sai o pagamento e no after ou pré market a galera cancela as ordens e lança com a diferença do que foi pago. Em algum vídeo o Raul já disse que não é sistêmico, então imagino que seja assim também na B3.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
23 horas atrás, Levy Anesi Py Júnior disse:

Eu já procurei isso em diversos lugares e nunca vi uma resposta que me desse certeza. Já operei nas bolsas dos E.U.A. (NYSE, NASDAQ e ainda tinha AMEX) e lá eu garanto que é manualmente, sai o pagamento e no after ou pré market a galera cancela as ordens e lança com a diferença do que foi pago. Em algum vídeo o Raul já disse que não é sistêmico, então imagino que seja assim também na B3.

É que não é algo que sempre estará visível, pois o Gap na cotação pode contar com inúmeras situações. O ajuste pode ficar encoberto pelo fato de que saiu uma notícia, teve muita oscilação no pré-mercado e, até mesmo, a forma como a plataforma mostra o movimento da cotação (se mais claramente, mais detalhadamente). 

Vou ver se acho alguma aqui que a gente possa ver o Gap (mas duvida que seja uma que coincidentemente pagou proventos, então não adiantaria para mostrar o caso). Outro ponto também é que não tem como cravar: foi só a saído do provento que deu esse Gap, a menos que seja exatamente o valor. Entende?

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olha debaixo para cima, quase todo dia tem gap, mas o dia que foi ex-dividendo foi o 09/02/2024. Por isso é difícil falar que viu ou não a saída, pois existem outros fatores que movimentam. Por isso temos pré e pós mercado. 

Além disso, tem as incongruências do mercado no curto prazo, o que gera distorções, mas daí são ooooooutras teorias. rsrs

image.png.7b063a51006129ab2aec14f02b36dde1.png

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...