Jump to content

Gastos com cartão no Orçamento Doméstico


Recommended Posts

Opa, boa tarde sardinhas. Pessoal sou da turma 31 que vai iniciar agora mas já tô vendo algumas das ferramentas da plataforma. Uma delas é a de orçamento doméstico, eu já gostaria de ir começando a anotar tudo lá para assim poder desde o início das aulas já estar acostumado com a plataforma e também mais organizado. Só que tenho uma dúvida:

É o seguinte, eu uso o cartão para fazer muitas comprar, principalmente de valor mais alto, como a feira mensal por exemplo. Só que as faturas do cartão são sempre pagas no mês seguinte. Então eu gostaria de saber como eu devo colocar isso no orçamento, eu só adiciono lá o valor no mês seguinte, que é o mês onde vou efetivamente pagar a compra/fatura, ou já adiciono no mês atual como se já tivesse sido pago no momento em que a compra foi feita no crédito?

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Cara, como eu faço...

A conta desse mês é a que vou pagar esse mês. 

E pra dividir, eu tenho uma planilha que organizo TODAS as compras que faço no cartão. (FOi o ojeito que achei pra entender meus gastos e economizar os gastos do cartão).

Nessa planilha eu tenho algumas divisões como Uber, Comida, Mercado, Diversão, Beleza e cuidados pessoais (fica a dica RAUL, coloca uma ferramenta de controle do cartão nas ferramentas). 

Então eu lanço o cartão que vou pagar esse mês, nesse mês (na ferramenta) e divido os gastos do cartão pelas colunas da ferramenta (custo fixo, conforto e etc). 

Espero ajudar, abraços!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 30/03/2024 at 14:08, Petterson Firmino disse:

Opa, boa tarde sardinhas. Pessoal sou da turma 31 que vai iniciar agora mas já tô vendo algumas das ferramentas da plataforma. Uma delas é a de orçamento doméstico, eu já gostaria de ir começando a anotar tudo lá para assim poder desde o início das aulas já estar acostumado com a plataforma e também mais organizado. Só que tenho uma dúvida:

É o seguinte, eu uso o cartão para fazer muitas comprar, principalmente de valor mais alto, como a feira mensal por exemplo. Só que as faturas do cartão são sempre pagas no mês seguinte. Então eu gostaria de saber como eu devo colocar isso no orçamento, eu só adiciono lá o valor no mês seguinte, que é o mês onde vou efetivamente pagar a compra/fatura, ou já adiciono no mês atual como se já tivesse sido pago no momento em que a compra foi feita no crédito?

recomendo ir com calma. 

No modulo 1 ou 2 o proprio raul ensina fazer o uso do orçamento. Nao é so o orçamento, existe uma planilha de gastos (liberada junto a aula). 

Se nao me engano, a ferramenta fica bloqueada ate a aula e vai liberando aos poucos de acordo com o que o raul vai ensinando. É uma otima ferramenta, mas chegar la sem saber de nada é confuso. 

Eu divido meu cartão com o que eu vou pagar esse mes. Meu cartao vira dia 8 e eu pago so dia 15 do outro mes, eu considero como o mes que estou pagando e nao o mes que gastei afinal no mes que gastei nao estou sendo onerada 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Petterson Firmino

Somos da mesma turma,  acho que o mais importante é tomar notas dos custos agora.  Confesso que estou tendo dificuldades para listar todos.  Por exempo o Carro tem Seguro, IPVA, Manutenção preventiva, Taxa do Detran, Consumo.  Preciso trocar os pneus este ano em algum período.  Devo considerar os valores em alguma coluna como custo projetado/estimado?  Quero planejar um forecast para não me compremeter com algum custo e depois ter uma surpresa com algo que poderia ter sido previsto.

Apartamento tem IPTU, Agua, Luz, Gas, Taxa bombeiros e por ai vai.  tem que pensar com calma rsrsrs   

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 01/04/2024 at 09:44, Cristiano Cardoso Da Silva disse:

Somos da mesma turma,  acho que o mais importante é tomar notas dos custos agora.  Confesso que estou tendo dificuldades para listar todos.

Opa eai @Cristiano Cardoso Da Silva. Cara no meu caso felizmente os gastos que eu tinha mais dúvida eram com cartão pois não tenho automóvel próprio então nesse sentido acabou sendo uma dor de cabeça a menos na hora de organizar os custos. Mas acho que vou seguir esse mesmo caminho que você falou, de tentar tomar nota dos custos e só depois de ver as aulas, como os outros colegas indicaram, aí sim eu focaria em organizar isso lá na ferramenta.

 

Aliás também obrigado pelo feedback @Flavio Prado, @Habib Georges Jarrouge Neto, @Henrique Magalhães e @Yasmin Yasi Ribeiro Rodrigues. Acho que me acelerei um pouco haha, vou dar uma olhadinha com calma nas aulas do módulo 2 e entender como utilizar a ferramenta da melhor forma, obrigado!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

11 horas atrás, Petterson Firmino disse:

Opa eai @Cristiano Cardoso Da Silva. Cara no meu caso felizmente os gastos que eu tinha mais dúvida eram com cartão pois não tenho automóvel próprio então nesse sentido acabou sendo uma dor de cabeça a menos na hora de organizar os custos. Mas acho que vou seguir esse mesmo caminho que você falou, de tentar tomar nota dos custos e só depois de ver as aulas, como os outros colegas indicaram, aí sim eu focaria em organizar isso lá na ferramenta.

 

Aliás também obrigado pelo feedback @Flavio Prado, @Habib Georges Jarrouge Neto, @Henrique Magalhães e @Yasmin Yasi Ribeiro Rodrigues. Acho que me acelerei um pouco haha, vou dar uma olhadinha com calma nas aulas do módulo 2 e entender como utilizar a ferramenta da melhor forma, obrigado!

Não te julgo nem um pouco por ter acelerado kkk quando comecei, tambem mexi em tudo o que podia e fiquei um bom tempo tentando entender o funcionamento do Orçamento.

so de uma respirada e segue o curso, tudo faz sentido 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...