Carlos Antonio De Souza Clímaco Junior Postado 11 de Abril Compartilhar Postado 11 de Abril Topei com uma consultora financeira que disse que iria ensinar a fazer escadinha de CDB. O que voces acham dessa maneira de investir em CDB?? 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Leonardo Scalabrini Postado 11 de Abril Compartilhar Postado 11 de Abril Pelo oque pesquisei "escadinha de CDB" seria investir em CDBs com diferentes prazos, acredito que faça sentido, pois quanto maior o prazo, maior o risco, então acho que faça sentido diversificar em diferentes prazos sim 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Hermes Schneider Postado 11 de Abril Post popular Compartilhar Postado 11 de Abril Depende do tamanho do degrau hehe Conforme pouca experiência, muita leitura e ajuda da comunidade, faz sentido se a estratégia faz sentido pra você. Aproveitar CDBs com prazo de de 3 a 4 anos para aproveitar os ciclos da economia, pra mim é válido… além de diversificar o risco das aplicações, os prazos também irão variar, então, teria bastante opções na carteira. Enfim, tem que ver se faz sentido aliada com a estratégia e a direção da economia brasileira 😅 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Edison Paulini Postado 11 de Abril Post popular Compartilhar Postado 11 de Abril 1 hora atrás, Carlos Antonio De Souza Clímaco Junior disse: Topei com uma consultora financeira que disse que iria ensinar a fazer escadinha de CDB. O que voces acham dessa maneira de investir em CDB?? Boa noite, Carlos! Antes de mais nada é sempre válido ficar atento a estes consultores. A chance de existir conflito de interesses é de pelo menos 95%. Se a ideia é ir comprando títulos de renda fixa com diferentes prazos é algo viável pois é algo que inclusive aprendemos aqui na AUVP. Títulos que adquirimos seguindo fielmente o contrafluxo e com prazos de vencimentos de uns 3 ou 4 anos são ótimos na minha opinião. Auxilia a fazer um giro da carteira para ir se aproveitando dos diferentes ciclos da economia bem como diferentes compras fará com que você tenha uma quantidade de títulos e indexadores que farão você sempre estar com boas rentabilidades inclusive reforçando aqui a colocação do nosso amigo @Hermes Schneider. 5 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Marco José Pereira Postado 12 de Abril Post popular Compartilhar Postado 12 de Abril 17 horas atrás, Edison Luis Paulini disse: Boa noite, Carlos! Antes de mais nada é sempre válido ficar atento a estes consultores. A chance de existir conflito de interesses é de pelo menos 95%. Se a ideia é ir comprando títulos de renda fixa com diferentes prazos é algo viável pois é algo que inclusive aprendemos aqui na AUVP. Títulos que adquirimos seguindo fielmente o contrafluxo e com prazos de vencimentos de uns 3 ou 4 anos são ótimos na minha opinião. Auxilia a fazer um giro da carteira para ir se aproveitando dos diferentes ciclos da economia bem como diferentes compras fará com que você tenha uma quantidade de títulos e indexadores que farão você sempre estar com boas rentabilidades inclusive reforçando aqui a colocação do nosso amigo @Hermes Schneider. 95% tá pouco ainda né mesmo, meu amigo (contém ironia). kkkkkkk 2 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Carlos Antonio De Souza Clímaco Junior Postado 12 de Abril Author Compartilhar Postado 12 de Abril Eu tava pensando enquanto dirigia se escadinha de CDB não seria fazer escadinha de imposto... Eu fico me perguntando nessas questões de investimento sobre quando é melhor pagar imposto, se é melhor pagar de uma vez ou parcelar. Será que eu pagaria menos imposto pagando de uma vez só ou pagando parcelado. Nessa escadinha de CDB, dependendo da tarifa de imposto, talvez a gente acabe pagando mais imposto. Mas os comentários de vocês fazem muito sentido, levarei em consideração. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Carlos Antonio De Souza Clímaco Junior Postado 12 de Abril Author Compartilhar Postado 12 de Abril O Hermes falou que depende do degrau, he, he... A tarifa de imposto de renda com certeza contribuiria no tamanho desse degrau. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular William Redig Postado 12 de Abril Post popular Compartilhar Postado 12 de Abril 20 horas atrás, Carlos Antonio De Souza Clímaco Junior disse: Topei com uma consultora financeira que disse que iria ensinar a fazer escadinha de CDB. O que voces acham dessa maneira de investir em CDB?? Eu acho que faz total sentido. Eu nunca gostei de ver minha grana presa por muito tempo, até pela minha idade, para mim, 5 anos é uma eternidade. Comecei a investir em RF usando a escadinha; supondo que eu tinha 5 mil para aportar, divido em 3 "pedaços" de 1000, invisto 1000 para 1 ano, 1000 para 2 anos e 1000 para 3 anos. Quando os primeiros 1000 vencerem, eu invisto novamente para 3 anos e assim, todos os anos tem uma graninha ficando disponível. Além da escada, diversifico também por tipo de remuneração: Hoje em dia, um % do CDI faz sentido para até 1 ano, para 2 e 3 anos, prefiro um IPCA+, uma vez que a tendência da Selic é de baixa. Como faço vários aportes por ano, quase todo mês tem um pedaço para RF, acabo ficando com um monte de títulos de RF, com vencimentos diferentes e ao longo do tempo, observo que praticamente todos os meses tem algo vencendo. A "carinha" da minha carteira de RF/prazo, hoje, está mais ou menos como na imagem abaixo. Digo mais ou menos porque nessa parte disponível imediato tem vários investimentos de LCI e LCA que são disponíveis "após 90 dias ou após 180 dias", sendo que esses 90 ou 180 dias já se passaram, mas o vencimento real dos títulos são de 1 ano ou 2 anos. A grana já está disponível hoje, por isso aparece nos 61%, mas enquanto a taxa do investimento estiver melhor que o que o mercado está oferencendo, eu deixo lá. Esse outro quadro abaixo lista os mesmos investimentos, pelas datas reais de vencimentos e assim dá para ver melhor o efeito da escadinha e por quanto tempo (máximo) a grana pode ficar investida como está. 2 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rafael Antunes Teixeira Silva Postado 12 de Abril Compartilhar Postado 12 de Abril 18 minutes ago, Carlos Antonio De Souza Clímaco Junior disse: Eu tava pensando enquanto dirigia se escadinha de CDB não seria fazer escadinha de imposto... Eu fico me perguntando nessas questões de investimento sobre quando é melhor pagar imposto, se é melhor pagar de uma vez ou parcelar. Será que eu pagaria menos imposto pagando de uma vez só ou pagando parcelado. Nessa escadinha de CDB, dependendo da tarifa de imposto, talvez a gente acabe pagando mais imposto. Mas os comentários de vocês fazem muito sentido, levarei em consideração. Quanto antes pagar imposto, menor é o rendimento porque você deixa de rentabilizar sobre o montante que pagou de imposto. Se não precisa daquele dinheiro, deve escolher o título mais longo do tesouro pra evitar impostos. Aí já exclui aqueles de juros semestrais. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Fernando Rocha Postado 12 de Abril Compartilhar Postado 12 de Abril Eu tinha era escadinha de LCI/LCA 90dias todo mês um titúlo vencendo, eu aportava mais alguma coisa e assim seguia.. mas mudaram as regras do jogo, ficou ruim 😤 1 3 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular William Redig Postado 12 de Abril Post popular Compartilhar Postado 12 de Abril 44 minutes ago, Fernando Rocha disse: Eu tinha era escadinha de LCI/LCA 90dias todo mês um titúlo vencendo, eu aportava mais alguma coisa e assim seguia.. mas mudaram as regras do jogo, ficou ruim 😤 Oi Fernando, Pode continuar fazendo o mesmo, só que vai demorar de 9-12 meses para "encher o cano" e voltar a ter vencimentos a cada mês. 9 meses passar rápido!! 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Edison Paulini Postado 12 de Abril Post popular Compartilhar Postado 12 de Abril 1 hora atrás, Fernando Rocha disse: Eu tinha era escadinha de LCI/LCA 90dias todo mês um titúlo vencendo, eu aportava mais alguma coisa e assim seguia.. mas mudaram as regras do jogo, ficou ruim 😤 Me lembro que a @Karolmara Paula Nunes estava no mesmo ;/ A parte boa é que ainda são bons títulos Lara metas de curto prazo dado a isenção do IR. Quando se tem datas para determinados objetivos dentro de 1 ou até 2 anos as letras de crédito ainda são vantajosas. 6 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Karolmara Paula Nunes Postado 12 de Abril Post popular Compartilhar Postado 12 de Abril 40 minutes ago, Edison Luis Paulini disse: Me lembro que a @Karolmara Paula Nunes estava no mesmo ;/ A parte boa é que ainda são bons títulos Lara metas de curto prazo dado a isenção do IR. Quando se tem datas para determinados objetivos dentro de 1 ou até 2 anos as letras de crédito ainda são vantajosas. LCA de curto prazo era o meu xodozinho 😂 Gostava da rentabilidade sem IR. 6 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Maila Silva Postado 14 de Abril Post popular Compartilhar Postado 14 de Abril On 12/04/2024 at 09:45, William Redig disse: Eu acho que faz total sentido. Eu nunca gostei de ver minha grana presa por muito tempo, até pela minha idade, para mim, 5 anos é uma eternidade. Comecei a investir em RF usando a escadinha; supondo que eu tinha 5 mil para aportar, divido em 3 "pedaços" de 1000, invisto 1000 para 1 ano, 1000 para 2 anos e 1000 para 3 anos. Quando os primeiros 1000 vencerem, eu invisto novamente para 3 anos e assim, todos os anos tem uma graninha ficando disponível. Além da escada, diversifico também por tipo de remuneração: Hoje em dia, um % do CDI faz sentido para até 1 ano, para 2 e 3 anos, prefiro um IPCA+, uma vez que a tendência da Selic é de baixa. Como faço vários aportes por ano, quase todo mês tem um pedaço para RF, acabo ficando com um monte de títulos de RF, com vencimentos diferentes e ao longo do tempo, observo que praticamente todos os meses tem algo vencendo. A "carinha" da minha carteira de RF/prazo, hoje, está mais ou menos como na imagem abaixo. Digo mais ou menos porque nessa parte disponível imediato tem vários investimentos de LCI e LCA que são disponíveis "após 90 dias ou após 180 dias", sendo que esses 90 ou 180 dias já se passaram, mas o vencimento real dos títulos são de 1 ano ou 2 anos. A grana já está disponível hoje, por isso aparece nos 61%, mas enquanto a taxa do investimento estiver melhor que o que o mercado está oferencendo, eu deixo lá. Esse outro quadro abaixo lista os mesmos investimentos, pelas datas reais de vencimentos e assim dá para ver melhor o efeito da escadinha e por quanto tempo (máximo) a grana pode ficar investida como está. Gostei muito da sua maneira de organizar a RF @William Redig! Eu também tenho uma planilha onde coloco todos meus investimentos em RF, assim fico atenta às datas para ir comprando e intercalando os vencimentos: 6 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Fabiano Gomes Postado 15 de Abril Compartilhar Postado 15 de Abril On 12/04/2024 at 17:22, Karolmara Paula Nunes disse: LCA de curto prazo era o meu xodozinho 😂 Gostava da rentabilidade sem IR. Era o meu tbm... agora não tah legal nao 😥 3 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Flavio Prado Postado 15 de Abril Compartilhar Postado 15 de Abril On 11/04/2024 at 16:59, Carlos Antonio De Souza Clímaco Junior disse: Topei com uma consultora financeira que disse que iria ensinar a fazer escadinha de CDB. O que voces acham dessa maneira de investir em CDB?? @Carlos Antonio De Souza Clímaco Junior complementando os colegas. O uso da "escadinha" de vencimentos em títulos de renda fixa é bastante usada para organizar o fluxo de dinheiro para a fase de usufruto da renda passiva, porém não há impedimento em usá-la na fase de construção de patrimônio, inclusive eu acho interessante já modelar a parte da carteira em renda fixa tendo esta mecânica em mente. Vamos nos acostumando ao fluxo de dinheiro entrando ao longo do ano. Como falado, criar este fluxo demanda um certo tempo para que comecemos a ter 3, 4, 7 etc vencimentos dentro de um mesmo ano e assim ter as entradas acontecendo com mais frequência. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Adriano Umemura Postado 15 de Abril Post popular Compartilhar Postado 15 de Abril On 12/04/2024 at 13:34, Carlos Antonio De Souza Clímaco Junior disse: Eu tava pensando enquanto dirigia se escadinha de CDB não seria fazer escadinha de imposto... Eu fico me perguntando nessas questões de investimento sobre quando é melhor pagar imposto, se é melhor pagar de uma vez ou parcelar. Será que eu pagaria menos imposto pagando de uma vez só ou pagando parcelado. Nessa escadinha de CDB, dependendo da tarifa de imposto, talvez a gente acabe pagando mais imposto. Mas os comentários de vocês fazem muito sentido, levarei em consideração. Boa tarde @Carlos Antonio De Souza Clímaco Junior. Sempre, quanto menos imposto a se pagar melhor. Sendo assim, na renda fixa quanto mais titulos com vencimento acima de 2 anos melhor, ja que a aliquota de RF é regressiva Alem disso, quando se paga no resgate, o montante a sofrer incidencia dos juros compostos aumenta tambem. Por isso fundos de renda fixa e multimercado que possuem o come cotas, bem como investimento com pagamentos de cupons mensais ou semetrais com incidencia de IR não são interessantes na fase de crescimento de patrimonio 3 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Levy Anesi Py Júnior Postado 15 de Abril Compartilhar Postado 15 de Abril Nem sabia que tinha um nome isso, mas pra ter um fluxo constante eu fiz uma tabela simples não tenho o conhecimento do William nem da Maila em excel, então faço uma tabela simples e coloco o valor investido, índice e separo por cor pra ficar mais fácil de entender a variação. O verde solto ali é pra dizer a partir de quando está na taxação mínima do IR. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts