Jump to content
  • 1

Juntar pra construir ou financiar a construção


Convidado Anônimo

Pergunta

Olá amigos! Gostaria da opnião de vcs! Tenho um lote no condomínio alphaville da minha cidade, o local está em plena expansão e com imóveis de alto padrão em todo o entorno. Pensando nos meus filhos eu gostaria de construir lá! Acontece que hoje uma construçao lá custa no mínimo 900 mil e eu não tenho esse dinheiro. Tenho hoje 650k investidos e faço aportes de 12k mensais. Na possibilidade de financiar a construção consigo pegar esse dinheiro com 230k de entrada, financiando 670k em 360 parcelas, inicial de 6.696,28 e final 1.874,54

As parcelas começam a ser pagas após o habite-se, antes disso se paga apenas o juros do financiamento. (Não sei qual o valor desses juros ainda)

A minha casa atual está num lugar de turismo e rende num mês ruim em torno de 3k a 4k em locação de Airbnb mensal, na alta temporada rende o dobro disso, esse seria o dinheiro usado para pagar parte ou o total das parcelas mensais. Consigo amortizar ao menos 40k a 50k ao ano também. 

A minha dúvida é se vale a pena entrar nessa dívida!!! Se na pior das hipóteses a minha casa não alugar é com o dinheiro dos aportes que eu pagaria a prestação. 

A minha pretensão era uma aposentadoria em torno de 7 a 8 anos, com mais ou menos 3 milhões, assim teria em torno de 25k de renda mais 10k de outros aluguéis que eu recebo, assim manteria a minha renda hoje!!!

Me ajudem nessa decisão!! Obrigado a todos

Abaixo está a simulação 

Screenshot_20240412_122611_Chrome.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
On 12/04/2024 at 12:34, Convidado Anônimo disse:

Olá amigos! Gostaria da opnião de vcs! Tenho um lote no condomínio alphaville da minha cidade, o local está em plena expansão e com imóveis de alto padrão em todo o entorno. Pensando nos meus filhos eu gostaria de construir lá! Acontece que hoje uma construçao lá custa no mínimo 900 mil e eu não tenho esse dinheiro. Tenho hoje 650k investidos e faço aportes de 12k mensais. Na possibilidade de financiar a construção consigo pegar esse dinheiro com 230k de entrada, financiando 670k em 360 parcelas, inicial de 6.696,28 e final 1.874,54

As parcelas começam a ser pagas após o habite-se, antes disso se paga apenas o juros do financiamento. (Não sei qual o valor desses juros ainda)

A minha casa atual está num lugar de turismo e rende num mês ruim em torno de 3k a 4k em locação de Airbnb mensal, na alta temporada rende o dobro disso, esse seria o dinheiro usado para pagar parte ou o total das parcelas mensais. Consigo amortizar ao menos 40k a 50k ao ano também. 

A minha dúvida é se vale a pena entrar nessa dívida!!! Se na pior das hipóteses a minha casa não alugar é com o dinheiro dos aportes que eu pagaria a prestação. 

A minha pretensão era uma aposentadoria em torno de 7 a 8 anos, com mais ou menos 3 milhões, assim teria em torno de 25k de renda mais 10k de outros aluguéis que eu recebo, assim manteria a minha renda hoje!!!

Me ajudem nessa decisão!! Obrigado a todos

Abaixo está a simulação 

Screenshot_20240412_122611_Chrome.jpg

Não vejo lógica de fazer dívida. Se pode pagar a dívida com juros, pode juntar o dinheiro e economizar juros da dívida. Fora que dívida sempre é um risco e não existe investimento seguro que renda mais que dívida. Mas pela pergunta, acho que está tentado em fazer a dívida. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Rafael Antunes Teixeira Silva disse:

Não vejo lógica de fazer dívida. Se pode pagar a dívida com juros, pode juntar o dinheiro e economizar juros da dívida. Fora que dívida sempre é um risco e não existe investimento seguro que renda mais que dívida. Mas pela pergunta, acho que está tentado em fazer a dívida. 

Sim, estou tentado kkk

Juntar esse montante levaria em torno de 5 anos e aí já não faria muito efeito no sentido deles aproveitarem a infância lá.. 

Além disso diminuiria os meus aportes. A ideia seria pagar a prestação com o aluguel da minha casa atual.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Convidado Anônimo disse:

Sim, estou tentado kkk

Juntar esse montante levaria em torno de 5 anos e aí já não faria muito efeito no sentido deles aproveitarem a infância lá.. 

Além disso diminuiria os meus aportes. A ideia seria pagar a prestação com o aluguel da minha casa atual.

Então você quer antecipar um sonho. rsrs Pagará mais caro. Mas decisão é sua. Você sabe o que é mais importante pra você. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Obrigado pelas considerações, são de grande ajuda na tomada de decisão. 

Não, não planejei a construção e nem os filhos hehhe

Comprei o lote pensando na valorização o que já aconteceu mesmo considerando o que eu pago de condomínio.

Eu tenho um patrimônio imobilizado de cerca de 3,5m, na pior das hipóteses poderia vender algo. Mas, como pensei em pagar a parcela do do financiamento com o aluguel da minha casa atual, achei que seria válido a possibilidade. 

Apenas pra constar, usando 900k de construção a avaliação final se torna 1,6m dos imóveis lá.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
45 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

Boa tarde, situação bem confusa!

"Pensando nos meus filhos eu gostaria de construir lá!" --> será que financiar uma casa seria  uma forma inteligente de de pensar em seus filhos? (e se vc na conseguir pagar e isso virar um rolo na sua vida, e na deles futuramente)

 

"Acontece que hoje uma construçao lá custa no mínimo 900 mil e eu não tenho esse dinheiro." -> se voce não tem o dinheiro, fica explicito que quer se alavancar e para isso tera que tomar um emprestimo, ou seja nao traçou uma meta e sim quer adiantar um sonho... isso deve ter um racional um pouco melhor para que voce possa decidir

 

"Tenho hoje 650k investidos e faço aportes de 12k mensais. Na possibilidade de financiar a construção consigo pegar esse dinheiro com 230k de entrada, financiando 670k em 360 parcelas, inicial de 6.696,28 e final 1.874,54"

Pra mim aqui ficou mais confuso ainda, se vc pensa em retirar 230k da sua carteira de investimentos, significa que não planejou esta construção  mesmo possuindo um lote, e vai alem de comer um pedaço da sua carteira, ainda entrar um financiamento .

 

Em resumo, devemos ter cuidado em querer talvez usar a vontade de fazer algo bom para os filhos, para literalmente dar um tiro no pé.... por que nao ao inves de fazer isso voce nao cria uma carteira para esta meta (casa) e segue com ela ate ter um belo montante (nao sei a idade de seus filho mas pode ser que com o valor em um futuro de alguns anos voce possa inclsuive comprar a casa pronta e ainda vender o lote numa oportunidade para agregar a este valor)

 

Respondi acima hehe

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 12/04/2024 at 12:34, Convidado Anônimo disse:

Olá amigos! Gostaria da opnião de vcs! Tenho um lote no condomínio alphaville da minha cidade, o local está em plena expansão e com imóveis de alto padrão em todo o entorno. Pensando nos meus filhos eu gostaria de construir lá! Acontece que hoje uma construçao lá custa no mínimo 900 mil e eu não tenho esse dinheiro. Tenho hoje 650k investidos e faço aportes de 12k mensais. Na possibilidade de financiar a construção consigo pegar esse dinheiro com 230k de entrada, financiando 670k em 360 parcelas, inicial de 6.696,28 e final 1.874,54

As parcelas começam a ser pagas após o habite-se, antes disso se paga apenas o juros do financiamento. (Não sei qual o valor desses juros ainda)

A minha casa atual está num lugar de turismo e rende num mês ruim em torno de 3k a 4k em locação de Airbnb mensal, na alta temporada rende o dobro disso, esse seria o dinheiro usado para pagar parte ou o total das parcelas mensais. Consigo amortizar ao menos 40k a 50k ao ano também. 

A minha dúvida é se vale a pena entrar nessa dívida!!! Se na pior das hipóteses a minha casa não alugar é com o dinheiro dos aportes que eu pagaria a prestação. 

A minha pretensão era uma aposentadoria em torno de 7 a 8 anos, com mais ou menos 3 milhões, assim teria em torno de 25k de renda mais 10k de outros aluguéis que eu recebo, assim manteria a minha renda hoje!!!

Me ajudem nessa decisão!! Obrigado a todos

Abaixo está a simulação 

Screenshot_20240412_122611_Chrome.jpg

Boa noite colegal.

Construção civil, principalmente pra investimento está bem aquecido e o mercado está com juros menores para qualquer tipo de financiamento Trabalho no ramo, e só lembro de tempos assim, ali em meados de 2009, deve durar ainda uns 4 anos. Se for construir pra vender, contrate uma empreiteira séria, com eng responsavel e Crea ativo na Pessoa Juridica - falo isso pq sou empresario do ramo.

De toda forma, acho que qualquer das suas opções são validas. Eu, construiria com a grana do banco, depois usaria o saldo da grana que vc tem guardada pra quitar uma bolada e por fim, decidiriar sobre vender ou morar la´. Sei que galera detesta falar de investimentos em imoveis, mas o historico ao longo dos anos no Brasil, é positivo, e rende mais que qualquer ação.

Voaaaa.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 horas atrás, Diego Rodrigues Alves Da Silva disse:

Boa noite colegal.

Construção civil, principalmente pra investimento está bem aquecido e o mercado está com juros menores para qualquer tipo de financiamento Trabalho no ramo, e só lembro de tempos assim, ali em meados de 2009, deve durar ainda uns 4 anos. Se for construir pra vender, contrate uma empreiteira séria, com eng responsavel e Crea ativo na Pessoa Juridica - falo isso pq sou empresario do ramo.

De toda forma, acho que qualquer das suas opções são validas. Eu, construiria com a grana do banco, depois usaria o saldo da grana que vc tem guardada pra quitar uma bolada e por fim, decidiriar sobre vender ou morar la´. Sei que galera detesta falar de investimentos em imoveis, mas o historico ao longo dos anos no Brasil, é positivo, e rende mais que qualquer ação.

Voaaaa.

Pensando em esperar a troca de presidência do BC na expectativa de que a selic desça potencialmente e aí o juros do financiamento seria ainda mais atrativo. Acredito que a indicação do presidente atual seja nesse intuito de baixa independente de qualquer coisa!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Convidado Anônimo disse:

Pensando em esperar a troca de presidência do BC na expectativa de que a selic desça potencialmente e aí o juros do financiamento seria ainda mais atrativo

Aí vc ta querendo acertar o c* da mosca como diz o Raul.

 

se vc ta podendo esperar uma eventual troca, que dependendo de n circunstâncias pode vir a levar o cenário pra lá ou pra cá, já tem a resposta da sua pergunta: vai juntando enquanto espera.

 

mas se quiser entrar na dívida, entra também. só faça as contas pra saber no que está entrando e depois não se arrepender.

 

o teu ponto aqui parece que não são os números, é o impulso só e a vontade de fazer as coisas já, mas não faz por medo de perder uma oportunidade um pouco melhor.

ta parecendo aquele da live que queria comprar uma franquia de pizzaria e o Raul falou que ele estava louco pra cair em um golpe 😅

 

faça as contas, avalie os fatores psicológicos de realizar isso pra vc, saiba no que está entrando e tome uma decisão.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Mikhail Koslowski disse:

Aí vc ta querendo acertar o c* da mosca como diz o Raul.

 

se vc ta podendo esperar uma eventual troca, que dependendo de n circunstâncias pode vir a levar o cenário pra lá ou pra cá, já tem a resposta da sua pergunta: vai juntando enquanto espera.

 

mas se quiser entrar na dívida, entra também. só faça as contas pra saber no que está entrando e depois não se arrepender.

 

o teu ponto aqui parece que não são os números, é o impulso só e a vontade de fazer as coisas já, mas não faz por medo de perder uma oportunidade um pouco melhor.

ta parecendo aquele da live que queria comprar uma franquia de pizzaria e o Raul falou que ele estava louco pra cair em um golpe 😅

 

faça as contas, avalie os fatores psicológicos de realizar isso pra vc, saiba no que está entrando e tome uma decisão.

Ele já tem a decisão de financiar, mesmo sabendo que é um mau negócio, mas quer a anuência para ficar com menos peso na consciência. 😅

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá Colega.

Eu diria para você verificar a possibilidade de permuta com uma contrutora, em troca de alguns apartamentos. Mas pelo que entendi, você deseja uma casa para viver com seus filhos.

Se for isso, a parte do financeiro já falamos, não vale a pena pagar juros.

Na parte emocional não posso ajudar, a razão fala mais alto por aqui. kkkk

Abraço.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...