Jump to content

Impasse... Me ajudem com pontos de vista?


Recommended Posts

8 horas atrás, Kenzo Nakagawa disse:

Boa noite, amigos! Não quero enrolar então vou tentar ser o mais sucinto possível...                                        

Quem acompanhou meus posts sabe da situação no geral, para quem não acompanhou dá uma olhadinha aqui no "CARD👈 (vulgo meu perfil com os últimos posts). Caso esteja com pressa, aqui está um resuminho: fui demitido, posso voltar mas sem garantia, estou planejando um empreendimento, tive uma opotunidade inédita...

Bom, o empreendimento eu pretendo manter, minha ideia foi abrir uma loja de produtos alimentícios orientais. Analisei TODOS os fundamentos e vi que tem um potencial muito bom, tão bom que fui a procura de uma consultoria e o cara ofereceu os serviços + injeção de uma grana alta em troca de uma parte da empresa (não me gabando mas já me gabando, o pai é muito bom de lábia tbm kkkkkk).

O problema é que não entendo muito disso, ele me explicou muitas coisas e vi o quanto é complexo a questão de capital de giro e não sei das quantas e parará...

E hoje, olha só que maravilha, inaugurou no shopping da cidade,  a primeira loja de coisas japonesas DA REGIÃO, a famosa DAISO JAPAN. Que não é uma concorrente direta, pois o foco deles é venda de bugigangas, mas também vendem alguns alimentos... Mas aí eu vi uma oportunidade, pois estão precisando de vendedor. E então eu pensei, é perfeito, porque trabalhando numa loja, vou entender como funciona a dinâmica de uma loja, como funciona o giro de produtos, ter uma noção de estoque, de organização, vendas, giro de caixa... E se eu me conheço bem, sei que logo mais se houver a opotunidade eu viro gerente rsrs.

E é aí que entra o impasse! Então vamos as alternativas:

a) Esperar 3/4 meses para tentar meu antigo emprego, ganhar 8.000 e investir na loja em paralelo...

b) Me candidatar na Daiso, ganhar 1.800 (Começar do 0), mas com foco no aprendizado, não no salário, subir de cargo aos poucos mas fazer extra...

Observações importantes na decisão: Seguro Desemprego até Setembro (R$2.300/m), Reserva de emergência (R$26.000) dá para 10 meses, vou ter uma Filha agora em Outubro.

 

Gostaria da visão de vocês, tenho 21 anos então não sou tão experiente e não queria fazer cagada kkkkk é bom ouvir os mais velhos rsrs

Desde já obrigado :) amo vocês <3

Fala, carinha!

Olha, sei o quanto está empolgado com seu empreendimento e que isso parece ser o que mais lhe trás brilho nos olhos e que inclusive pode ser algo escalonado.

Dito isso, sou da opinião que o trabalho como vendedor seria uma opção interessante para você já que existe a hipótese de ter um pouquinho mais de aprendizado prático em diversos pontos (atendimento ao cliente, treinar um vendedor).

A única coisa que eu ficaria preocupado no seu caso é que em outubro o jogo muda bastante. A responsabilidade de uma vida é tamanha. E falo isso pois não sei como está sua parte financeira no quesito de ter uma ideia de custos, onde vai morar, se pensou nos gastos com a bebê, tempo para cuidar dela, etc. Você comentou sobre valores mas fez algumas contas?

Além do fato de que trabalhar na daiso faria com que você perdesse seu seguro desemprego.

 

Espero que lhe ajude a pensar!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

@Kenzo Nakagawa Primeiramente, fico muito feliz pela sua iniciativa. Digo isso pois não me imagino empreender, apesar de achar uma ideia interessante. Tem que ter muita coragem mesmo kkkkkk

Segundamente, pelo o que eu entendi, você está pensando entre entrar em um emprego de vendedor (mais arriscado) ou continuar no seu velho trampo (mais seguro). Vamos organizar isso em itens:

===Opção A===

Vantagens:

>Salário mais alto (R$8.000).

>Maior estabilidade financeira.

>Possibilidade de investir na sua própria loja em paralelo.

Desvantagens:

>Tempo de espera de 3/4 meses para voltar ao antigo emprego.

>Pode não aprender tanto sobre o funcionamento de uma loja como em uma posição de vendedor.

===Opção B===

Vantagens:

>Aprendizado prático sobre o funcionamento de uma loja.

>Possibilidade de subir de cargo rapidamente.

>Salário razoável (R$1.800) e possibilidade de fazer extra.

Desvantagens:

>Salário mais baixo.

>Pode levar mais tempo para ganhar dinheiro suficiente para investir na própria loja.

Em resumo, a opção B parece ser a mais equilibrada e vantajosa pensando no longo prazo. Você aprenderá o funcionamento básico de uma loja. Além disso, você tem o seguro desemprego e a reserva de emergência, o que vai ajudar a segurar a barra por mais tempo.

Não se preocupe em começar do zero. A experiência e o conhecimento vão compensar esse começo mais humilde.

Aliás, se você for realmente bom, como disse o nosso querido @Rai Nunes Espindola 😂 (e eu sei que você é), a sua ascensão na carreira pode ser rápida a ponto de enfrentar a responsabilidade de ser pai...

Abraços.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Jovem padawan @Kenzo Nakagawa primeiramente que felicidade ler este post! E ver que há 3 opções para quem em 1 de abril tomou um tapao na fuça!

bom eu sou conservador e tenho 45 anos e vou dar um opinião levando em consideração algo q notei que o pessoal passou batido !

Sua filha , família ! Ela não vai esperar sua loja dar lucro ou você ir de vendedor a gerente e dominar o mundo !

então eu pensaria (não indico pq a decisão será somente sua ), em trabalhar como vendedor (sem registro neste tempo que ainda esta recebendo o seguro desemprego ) , voltar com a opção a) quando estes 4 meses de passarem ! 
Neste 4 meses você terá ideia (não terá domínio e sim uma noção ) do que precisa para estudar e planejar sua loja / empreendimento com calma e usando a cabeça (de forma tranquila pq memso que não de certo ou demore a dar certo ) você estará amparando aí família com o bom salário que voltaria a receber na opção a)

como você é novo você terá gás pra fazer estas duas coisas até que isso te mostre que valha a pena sair do emprego e apenas empreender !

se não tivesse a filha , eu iria falar o você entrar na opção B) e depois direto pra empreender (mas você tem pardal pra dar água e terá que prover )

Editado por Henrique Magalhães
  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

10 horas atrás, Kenzo Nakagawa disse:

Pensei um pouco e vou esperar ainda antes de tomar decisões, tenho bastante tempo para pensar sobre, seguro + reserva consigo ficar bem por pelo menos 14 meses, e no pior dos casos uns 8 meses, se os gastos forem muito altos com o bebê...

Nem ao céu e nem ao inferno jovem padawan @Kenzo Nakagawa!

o seguro desemprego e a reserva de emergência te dará tranquilidade sim para pensar , planejar e fazer escolhas … mas nada de esperar , mão na massa … e tenho certeza que cuidará bem do bebê … 

nestes momentos a reserva de emergência toma um protagonismo onde nossa paz tem base para se sustentar e isso não tem preço !

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 19/04/2024 at 23:59, Kenzo Nakagawa disse:

Boa noite, amigos! Não quero enrolar então vou tentar ser o mais sucinto possível...                                        

Quem acompanhou meus posts sabe da situação no geral, para quem não acompanhou dá uma olhadinha aqui no "CARD👈 (vulgo meu perfil com os últimos posts). Caso esteja com pressa, aqui está um resuminho: fui demitido, posso voltar mas sem garantia, estou planejando um empreendimento, tive uma opotunidade inédita...

Bom, o empreendimento eu pretendo manter, minha ideia foi abrir uma loja de produtos alimentícios orientais. Analisei TODOS os fundamentos e vi que tem um potencial muito bom, tão bom que fui a procura de uma consultoria e o cara ofereceu os serviços + injeção de uma grana alta em troca de uma parte da empresa (não me gabando mas já me gabando, o pai é muito bom de lábia tbm kkkkkk).

O problema é que não entendo muito disso, ele me explicou muitas coisas e vi o quanto é complexo a questão de capital de giro e não sei das quantas e parará...

E hoje, olha só que maravilha, inaugurou no shopping da cidade,  a primeira loja de coisas japonesas DA REGIÃO, a famosa DAISO JAPAN. Que não é uma concorrente direta, pois o foco deles é venda de bugigangas, mas também vendem alguns alimentos... Mas aí eu vi uma oportunidade, pois estão precisando de vendedor. E então eu pensei, é perfeito, porque trabalhando numa loja, vou entender como funciona a dinâmica de uma loja, como funciona o giro de produtos, ter uma noção de estoque, de organização, vendas, giro de caixa... E se eu me conheço bem, sei que logo mais se houver a opotunidade eu viro gerente rsrs.

E é aí que entra o impasse! Então vamos as alternativas:

a) Esperar 3/4 meses para tentar meu antigo emprego, ganhar 8.000 e investir na loja em paralelo...

b) Me candidatar na Daiso, ganhar 1.800 (Começar do 0), mas com foco no aprendizado, não no salário, subir de cargo aos poucos mas fazer extra...

Observações importantes na decisão: Seguro Desemprego até Setembro (R$2.300/m), Reserva de emergência (R$26.000) dá para 10 meses, vou ter uma Filha agora em Outubro.

 

Gostaria da visão de vocês, tenho 21 anos então não sou tão experiente e não queria fazer cagada kkkkk é bom ouvir os mais velhos rsrs

Desde já obrigado :) amo vocês <3

amigo, eu mesclaria as opções.

Se voce fosse sozinho, nao tivesse uma filha a caminho e nem morasse sozinho, seria a opção A com certeza. 

Mas agora voce tem responsabilidades, e nao da para arriscar mais. 

Se candidada na Daiso, trabalha la um tempo, recebe o salario, guarda, investe, aprende sobre o mercado. 

Apesar de fazer as contas, recem nascidos dao mais gastos do que voce imagina. Pode acontecer algum imprevisto, ela pode nao pegar no peito, pode ter que ficar no hospital, pode passar a semana cagando deus e o mundo enquanto regula o sistema digestivo, enfim , um milhao de 'e se'. É impossivel ter uma previsçao real de quanto irá gastar pois recem nascidos sao imprevisiveis, e isso considerando que ja tem as coisas essenciais em maos.

Estabilidade é essencial, e isso nao é algo que voce tem com uma empresa nova. 

Trabalha la, tenta subir de cargo e aprender. Quando as coisas se estabilizarem, voce começa a focar em abrir a sua empresa, mas eu nao sairia do trabalho durante todo o projeto. Investiria na loja em paralelo, enquanto mantendo a estabilidade. 

Alem disso, empresa é uma coisa cruel nos primeiros meses. Voce pode planejar o tanto que for, que sempre tera mais gastos. É muito dificil tirar lucro consideravel nos primeiros meses e ate anos, a maioria dos empresarios tira so o nencessário durante esse periodo ou nem tiram nada (todo o lucro é reinvestido e nao sobra nada para o pessoal).

A leitura do @Henrique Magalhães é perfeita nesse sentido. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 19/04/2024 at 23:59, Kenzo Nakagawa disse:

Boa noite, amigos! Não quero enrolar então vou tentar ser o mais sucinto possível...                                        

Quem acompanhou meus posts sabe da situação no geral, para quem não acompanhou dá uma olhadinha aqui no "CARD👈 (vulgo meu perfil com os últimos posts). Caso esteja com pressa, aqui está um resuminho: fui demitido, posso voltar mas sem garantia, estou planejando um empreendimento, tive uma opotunidade inédita...

Bom, o empreendimento eu pretendo manter, minha ideia foi abrir uma loja de produtos alimentícios orientais. Analisei TODOS os fundamentos e vi que tem um potencial muito bom, tão bom que fui a procura de uma consultoria e o cara ofereceu os serviços + injeção de uma grana alta em troca de uma parte da empresa (não me gabando mas já me gabando, o pai é muito bom de lábia tbm kkkkkk).

O problema é que não entendo muito disso, ele me explicou muitas coisas e vi o quanto é complexo a questão de capital de giro e não sei das quantas e parará...

E hoje, olha só que maravilha, inaugurou no shopping da cidade,  a primeira loja de coisas japonesas DA REGIÃO, a famosa DAISO JAPAN. Que não é uma concorrente direta, pois o foco deles é venda de bugigangas, mas também vendem alguns alimentos... Mas aí eu vi uma oportunidade, pois estão precisando de vendedor. E então eu pensei, é perfeito, porque trabalhando numa loja, vou entender como funciona a dinâmica de uma loja, como funciona o giro de produtos, ter uma noção de estoque, de organização, vendas, giro de caixa... E se eu me conheço bem, sei que logo mais se houver a opotunidade eu viro gerente rsrs.

E é aí que entra o impasse! Então vamos as alternativas:

a) Esperar 3/4 meses para tentar meu antigo emprego, ganhar 8.000 e investir na loja em paralelo...

b) Me candidatar na Daiso, ganhar 1.800 (Começar do 0), mas com foco no aprendizado, não no salário, subir de cargo aos poucos mas fazer extra...

Observações importantes na decisão: Seguro Desemprego até Setembro (R$2.300/m), Reserva de emergência (R$26.000) dá para 10 meses, vou ter uma Filha agora em Outubro.

 

Gostaria da visão de vocês, tenho 21 anos então não sou tão experiente e não queria fazer cagada kkkkk é bom ouvir os mais velhos rsrs

Desde já obrigado :) amo vocês <3

Caro amigo 

O sonho de empreendedorismo tá na maioria dos jovens. Por exemplo, eu com 20 anos abri minha loja de materiais escolares e outras coisas mais, tipo bugiganga. Mas a falta de experiência fez com que eu tomasse muitas decisões erradas, o que levou o fechamento da loja em pouco mais de um ano. Hoje eu fico imaginando que deveria primeiro ter arrajado um emprego na área que eu queria empreender, pra conhecer produtos, fornecedores, saber lidar com clientes e tudo mais.

É claro que você vai analisar tudo que está envolvido na sua possível decisão. Mas o meu conselho é que você não empreenda em algo que não esteja familiarizado. Talvez um salário menor agora pode ajudar você a ser um empresário de sucesso no futuro próximo.  

Obs. 

Link para compartilhar
Share on other sites

On 19/04/2024 at 23:59, Kenzo Nakagawa disse:

Boa noite, amigos! Não quero enrolar então vou tentar ser o mais sucinto possível...                                        

Quem acompanhou meus posts sabe da situação no geral, para quem não acompanhou dá uma olhadinha aqui no "CARD👈 (vulgo meu perfil com os últimos posts). Caso esteja com pressa, aqui está um resuminho: fui demitido, posso voltar mas sem garantia, estou planejando um empreendimento, tive uma opotunidade inédita...

Bom, o empreendimento eu pretendo manter, minha ideia foi abrir uma loja de produtos alimentícios orientais. Analisei TODOS os fundamentos e vi que tem um potencial muito bom, tão bom que fui a procura de uma consultoria e o cara ofereceu os serviços + injeção de uma grana alta em troca de uma parte da empresa (não me gabando mas já me gabando, o pai é muito bom de lábia tbm kkkkkk).

O problema é que não entendo muito disso, ele me explicou muitas coisas e vi o quanto é complexo a questão de capital de giro e não sei das quantas e parará...

E hoje, olha só que maravilha, inaugurou no shopping da cidade,  a primeira loja de coisas japonesas DA REGIÃO, a famosa DAISO JAPAN. Que não é uma concorrente direta, pois o foco deles é venda de bugigangas, mas também vendem alguns alimentos... Mas aí eu vi uma oportunidade, pois estão precisando de vendedor. E então eu pensei, é perfeito, porque trabalhando numa loja, vou entender como funciona a dinâmica de uma loja, como funciona o giro de produtos, ter uma noção de estoque, de organização, vendas, giro de caixa... E se eu me conheço bem, sei que logo mais se houver a opotunidade eu viro gerente rsrs.

E é aí que entra o impasse! Então vamos as alternativas:

a) Esperar 3/4 meses para tentar meu antigo emprego, ganhar 8.000 e investir na loja em paralelo...

b) Me candidatar na Daiso, ganhar 1.800 (Começar do 0), mas com foco no aprendizado, não no salário, subir de cargo aos poucos mas fazer extra...

Observações importantes na decisão: Seguro Desemprego até Setembro (R$2.300/m), Reserva de emergência (R$26.000) dá para 10 meses, vou ter uma Filha agora em Outubro.

 

Gostaria da visão de vocês, tenho 21 anos então não sou tão experiente e não queria fazer cagada kkkkk é bom ouvir os mais velhos rsrs

Desde já obrigado :) amo vocês <3

 

Emprender seria uma boas se vc soubesse alguma coisa, não sabe, aprende com o emprego na loja, ainda vai receber, seria "um estágio remunerado".

Reformula os gastos fixos, aprende sobre fraldas, compra alguns pacotes RN, não muito pois o bebê vai ser alérgico a algumas marcas, não necessariamente as mais caras soa melhores.

 

Tem 5 a 6 meses até a filha nascer, então tem a metade desse tempo para decidir, em três meses, reveja oq ué aprendeu e tomara que seja gerente.

 

Quem sabe pouco de alguma coisa, acha que sabe muito.

 

IMG-20231018-WA0022.jpg

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Ricardo Ochoa Pachas disse:

 

Emprender seria uma boas se vc soubesse alguma coisa, não sabe, aprende com o emprego na loja, ainda vai receber, seria "um estágio remunerado".

Reformula os gastos fixos, aprende sobre fraldas, compra alguns pacotes RN, não muito pois o bebê vai ser alérgico a algumas marcas, não necessariamente as mais caras soa melhores.

 

Tem 5 a 6 meses até a filha nascer, então tem a metade desse tempo para decidir, em três meses, reveja oq ué aprendeu e tomara que seja gerente.

 

Quem sabe pouco de alguma coisa, acha que sabe muito.

 

IMG-20231018-WA0022.jpg

Gráfico interessante. Ilustra o que sempre digo: o ignorante não tem noção do perigo. 

Link para compartilhar
Share on other sites

 

On 19/04/2024 at 23:59, Kenzo Nakagawa disse:

Boa noite, amigos! Não quero enrolar então vou tentar ser o mais sucinto possível...                                        

Quem acompanhou meus posts sabe da situação no geral, para quem não acompanhou dá uma olhadinha aqui no "CARD👈 (vulgo meu perfil com os últimos posts). Caso esteja com pressa, aqui está um resuminho: fui demitido, posso voltar mas sem garantia, estou planejando um empreendimento, tive uma opotunidade inédita...

Bom, o empreendimento eu pretendo manter, minha ideia foi abrir uma loja de produtos alimentícios orientais. Analisei TODOS os fundamentos e vi que tem um potencial muito bom, tão bom que fui a procura de uma consultoria e o cara ofereceu os serviços + injeção de uma grana alta em troca de uma parte da empresa (não me gabando mas já me gabando, o pai é muito bom de lábia tbm kkkkkk).

O problema é que não entendo muito disso, ele me explicou muitas coisas e vi o quanto é complexo a questão de capital de giro e não sei das quantas e parará...

E hoje, olha só que maravilha, inaugurou no shopping da cidade,  a primeira loja de coisas japonesas DA REGIÃO, a famosa DAISO JAPAN. Que não é uma concorrente direta, pois o foco deles é venda de bugigangas, mas também vendem alguns alimentos... Mas aí eu vi uma oportunidade, pois estão precisando de vendedor. E então eu pensei, é perfeito, porque trabalhando numa loja, vou entender como funciona a dinâmica de uma loja, como funciona o giro de produtos, ter uma noção de estoque, de organização, vendas, giro de caixa... E se eu me conheço bem, sei que logo mais se houver a opotunidade eu viro gerente rsrs.

E é aí que entra o impasse! Então vamos as alternativas:

a) Esperar 3/4 meses para tentar meu antigo emprego, ganhar 8.000 e investir na loja em paralelo...

b) Me candidatar na Daiso, ganhar 1.800 (Começar do 0), mas com foco no aprendizado, não no salário, subir de cargo aos poucos mas fazer extra...

Observações importantes na decisão: Seguro Desemprego até Setembro (R$2.300/m), Reserva de emergência (R$26.000) dá para 10 meses, vou ter uma Filha agora em Outubro.

 

Gostaria da visão de vocês, tenho 21 anos então não sou tão experiente e não queria fazer cagada kkkkk é bom ouvir os mais velhos rsrs

Desde já obrigado :) amo vocês <3

Pelo seu relato só o fato de que vc vai ser Pai eu buscaria maior estabilidade no momento, pq Bebês podem gerar gastos imprevisíveis, por mais que vc se prepara acaba se deparando com gastos imprevisíveis, é interessante vc aprender nesse ponto com seus irmãos como citou no post, mas já vi que pelo menos a reserva já está constituída, então uma certa tranquilidade/estabilidade vc já tem garantida por um tempo.

Eu no seu lugar optaria pelo emprego de 8mil e ao mesmo tempo tentaria empreender.

Ressalto aqui que pela minha experiência, as empresas levam pelo menos 1 ano pra coisa estabilizar, até lá talvez sua remuneração(pró-labore) não seja suficiente, e talvez até seja próximo do salário de vendedor que citou. Se a coisa bombar ótimo.  Mas o erro que mais vejo dos empresários e não calcularem os custos fixos, possíveis custos variáveis(manutenção predial, equipamentos e etc) custo de impostos, custo de aquisição de estoque,  folha de pagamentos, gastos com burrocracia na hora de constituir uma empresa e após ela constituída tbm, relação entre os sócios e nesse ponto aqui é muito importante anotar no papel qual é a função de cada um senão vcs entram na pilha de que um trabalha mais que o outro e isso causa muita dissolução, então recomendo vc procurar um contador pra buscar informações mais precisas nos temas de custo de impostos e burocracias.

No mais vc é muito jovem ainda, só que pelo fato de ser pai, eu não arriscaria tanto assim, afinal é um filho.

Segue um pequeno relato da minha trajetória, talvez possa te ajudar:

Eu comecei a empreender com 22 anos, tive uma loja de roupas, no estilo "piticas" então na época analisei o mercado e não havia nenhuma loja do seguimento na minha cidade, abri a loja estrategicamente em outubro, então em 3 meses eu recuperei o meu investimento e pude expandir um pouco a loja e construir um ponto comercial em um imóvel dos meus pais e com empréstimo pessoal deles inclusive, para poder sair do aluguel que era um custo fixo alto pra mim na época e eu tinha essa oportunidade, na época eu era solteiro, recém formado em contabilidade e então com o passar dos anos notei que era algo muito cíclico e na crise de 2014 e nos anos seguintes sofri bastante mas consegui superar, a partir dali comecei a querer sair do ramo de varejo e me voltar para o setor de serviços buscando mais estabilidade, foi então que tomei a decisão de retornar para minha área de formação e atuar profissionalmente como contador e em 2018 abri meu escritório, até aqui eu já havia me casado (pouco menos de 1 ano de casado), na contabilidade levei 2 anos para ver retorno financeiro, me preparei para suportar 1 ano, nesse 1 ano minha esposa me ajudou com as contas de casa e não me arrependo da decisão(foi algo conversado entre nós). 

Como o próprio Raul fala no curso e nos vídeos o varejo no brasil é complicado, e eu só arrisquei abrir o escritório pq eu já tinha noção que era algo que levaria tempo para ver retorno porém com maior estabilidade, e hoje estou bem tranquilo, há uns 2 anos atrás foi a vez da minha esposa começar a empreender, ela tem formação em direito e hoje atua com consultoria para cartórios na parte de Registro de imóveis e só depois disso tudo que esse ano tomamos a decisão de finalmente conceber uma criança. Chegamos até esse ponto para depois pensarmos em ter filhos.

Então planejamento é crucial para você nesse momento, empreender é um desafio grande e no brasil no ramo de varejo é maior ainda, se vc fizer a tarefa de casa bem, as chances de dar certo são maiores.

Espero ter contribuído, no mais para quem tem espirito de empreendedor fica inquieto mesmo e quer fazer as coisas acontecerem logo, desejo sucesso na empreitada que vc vai enfrentar! E realmente vc só vai saber se dá certo se tentar.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...