Jump to content
  • 0

Comprar ou alugar - e se eu desistir do financiamento no meio?


Convidado Anônimo

Pergunta

Contexto

  • 32 anos
  • Casado e um bebe.
  • 800k de patrimonio investido em RV / 100k de reserva de emergencia
  • Moro em casa propria de 300k/400k dificil de vender (anunciada há 6 meses, 1 visita)
  • Moro na baixada fluminence do rio de janeiro - bairro perigoso, que não oferece lazer / ambientes agradáveis...
  • 50k de renda familiar
  • Em um prazo de 1 a 3 anos recebo um bonus de no minimo R$ 5M

Considerando que minha profissão oferece mais oportunidades (e mais $$) no exterior e que eu gostaria que meu filho fosse criado em um lugar desenvolvido, existe uma probabilidade de 6/10 de me mudar de país nos proximos 10 anos. Pode ser daqui a 2 ou daqui a 10.

Gostaria de sair do meu bairro o quanto antes para melhorar a qualidade de vida da família.

O lugar que procuro precisa preencher os seguintes critérios:

  • Área publica de lazer (externo/natureza) a distancia de uma caminhada. Pode ser uma praça de um condominio, a praia, um bosque ou lagoa.
  • Seguro, onde uma mae pode caminhar com seu bebe com probabilidade baixa de qualquer incidente como furto ou roubo.
  • Tenho 2 cachorros, um desses vira-lata bom de ter em um sítio, então precisa ser uma casa, apartamento com boa varanda ou cobertura.
  • Preferencia que seja perto de alguns colégios, caso eu acabe criando raiz.
  • Hospital (emergencia) privado a manos de 15 minutos de carro.
  • Nao preciso morar em grandes centros, trabalho remoto para o exterior.

Dúvidas:

  • Por conta do criterio 2, imóveis relativamente novos ou reformados nao saem por menos de R$ 2M no Rio de Janeiro (Barra da Tijuca, Botafogo, Gávea, Lagoa). Cedo demais para subir o padrao de vida para uma moradia que custa 2M?
  • Outras opçoes de moradias descente no rio de janeiro (estado) que nao estou vendo?
  • Gostaria de calcular a partir de qual mês empata se eu desistir do financiamento no meio e vender o imóvel financiado.
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Anônimo, não é uma recomendação de fazer ou não fazer, porém vou dar a minha opinião pessoal pontuando o seu post.

On 20/04/2024 at 13:09, Convidado Anônimo disse:
  • 32 anos
  • Casado e um bebe.
  • 800k de patrimonio investido em RV / 100k de reserva de emergencia
  • Moro em casa propria de 300k/400k dificil de vender (anunciada há 6 meses, 1 visita)
  • Moro na baixada fluminence do rio de janeiro - bairro perigoso, que não oferece lazer / ambientes agradáveis...

Combinação complexa: casal jovem com filho pequeno. Carteira com pouca diversificação. Teoricamente uma boa reserva de emergência, Imóvel próprio e local ruim e com pouca "liquidez".

On 20/04/2024 at 13:09, Convidado Anônimo disse:
  • 50k de renda familiar
  • Em um prazo de 1 a 3 anos recebo um bonus de no minimo R$ 5M

Se eu tivesse esta renda já estaria alugando um imóvel em local melhor, claro que sem exagero, que fosse dentro do orçamento doméstico, sem prejudicar as demais categorias.

Não é recomendado contarmos com o ovo ainda no cool da galinha, mas vai receber um bônus de pelo menos R$5milhões, está com o jogo encerrado. Se fizer direito, já era.

On 20/04/2024 at 13:09, Convidado Anônimo disse:

Considerando que minha profissão oferece mais oportunidades (e mais $$) no exterior e que eu gostaria que meu filho fosse criado em um lugar desenvolvido, existe uma probabilidade de 6/10 de me mudar de país nos proximos 10 anos. Pode ser daqui a 2 ou daqui a 10.

Se a minha profissão me dá mais oportunidades fora e quero que meu filho tenha uma educação melhor, não vejo muito sentido entrar em um financiamento de um imóvel, sendo que no curto/médio prazo tem esta possibilidade.

On 20/04/2024 at 13:09, Convidado Anônimo disse:

Gostaria de sair do meu bairro o quanto antes para melhorar a qualidade de vida da família.

Se eu tivesse esta renda familiar de R$50mil, já tinha me mudado a muito tempo. Faria uma avaliação realista do valor do imóvel e metia uns 10% a menos no preço e chegaria tranquilamente a uns 15% de desconto para me livrar. Com o dinheiro em mãos conseguimos render melhor.

On 20/04/2024 at 13:09, Convidado Anônimo disse:

O lugar que procuro precisa preencher os seguintes critérios:

  • Área publica de lazer (externo/natureza) a distancia de uma caminhada. Pode ser uma praça de um condominio, a praia, um bosque ou lagoa.
  • Seguro, onde uma mae pode caminhar com seu bebe com probabilidade baixa de qualquer incidente como furto ou roubo.
  • Tenho 2 cachorros, um desses vira-lata bom de ter em um sítio, então precisa ser uma casa, apartamento com boa varanda ou cobertura.
  • Preferencia que seja perto de alguns colégios, caso eu acabe criando raiz.
  • Hospital (emergencia) privado a manos de 15 minutos de carro.
  • Nao preciso morar em grandes centros, trabalho remoto para o exterior.

Somente pelo último item da lista, eu já teria me mudado.

On 20/04/2024 at 13:09, Convidado Anônimo disse:

Por conta do criterio 2, imóveis relativamente novos ou reformados nao saem por menos de R$ 2M no Rio de Janeiro (Barra da Tijuca, Botafogo, Gávea, Lagoa). Cedo demais para subir o padrao de vida para uma moradia que custa 2M?

Não sei se faz sentido para quem tem R$800mil investidos mais um imóvel sem liquidez de R$300/400mil comprar um imóvel de R$2milhões financiado, mesmo com uma renda de R$50mil/mês.

On 20/04/2024 at 13:09, Convidado Anônimo disse:

Outras opçoes de moradias descente no rio de janeiro (estado) que nao estou vendo?

Nesta não consigo ajudar muito, pois basicamente só conheço a cidade do Rio de Janeiro e Petrópolis. Não sei como é morar em Petrópolis, mas meu cunhado mora lá e vamos sempre e gostamos muito.

On 20/04/2024 at 13:09, Convidado Anônimo disse:

Gostaria de calcular a partir de qual mês empata se eu desistir do financiamento no meio e vender o imóvel financiado.

Se entendi bem a dúvida, se você fizer um financiamento e quiser vender o imóvel, depois de quanto tempo a "entrada+parcelas pagas" o dinheiro que você ficar após liquidar o financiamento será o mesmo que da "entrada+parcelas pagas". É isto? Se for, provavelmente só vai acontecer se o imóvel valorizar acima do juros do financiamento mais todas as despesas inerentes à venda (corretagem e imposto sobre ganho de capital), então é bem difícil de responder sem números.

Espero ter ajudado.

E LEMBRANDO, MINHAS RESPOSTAS FORAM PESSOAIS, O QUE EU FARIA SENDO VOCÊ. NÃO É RECOMENDAÇÃO DE FAZER OU NÃO FAZER.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Flavio Prado


Acho que consegui baixar o padrao de imovel que estamos buscando. Minha vontade era ir pro interior, mas a patroa faz questao da confusao da cidade grande.

Muitíssimo obrigado pelo ponto de vista. Vou seguir ponderando.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

já pensou em alugar seu imóvel ? 
as vezes a pessoa vai morar e gosta tanto que decide comrpar (aconteceu comigo)

vc pode usar esse aluguel para ajudar a pagar o lugar onde vc gostaria de morar (uma ideia)

ja considerou comprar imóvel em um leilao ? eu vendo e compro sempre (mas com objetico diferente do seu) e digo que vale a pena , no fim das contas vc consegue vender se for o caso e lucrar bastante

eu to passando por uma situaçao parecida entre ficar em sp capital ou sair do país 
tenho uma filha de 11 meses e a cada dia dá menos vontade de morar aqui 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...